DOSBox 0.73

35 Comentários

Hoje deu-me uma daquelas pancas nostálgicas para jogos antigos (quem nunca teve uma?) e ao ver o post do ScummVM aqui no Pplware, veio-me à cabeça um software que já tinha visto antes. Esse software é o DOSBox.

DOSBox 0.73

O DOSBox é um emulador de DOS com suporte a gráficos, som, joysticks, … Ele permite correr a maior parte dos jogos e aplicações que correm no ambiente DOS. Assim pode jogar aquele jogo de DOS que lhe tirou muitas horas de sono e que nos modernos sistemas operativos não funcionam.

A melhor parte de tudo isto é que o DOSBox está disponível para o Mac OS X, Windows e Linux.

Ao iniciar o DOSBox vemos a clássica interface do DOS.

DOSBox 0.73

Vou demonstrar, no Mac OS X, como correr um jogo (um dos meus favoritos, o Commander Keen 4). Primeiro temos de montar a drive para correr o jogo. Para isso guarde o seu jogo numa pasta nos documentos, por exemplo.

Depois escreva no DOSBox “mount c /users/”o seu username”/Documents/”nome da pasta””. Após isso deve aparecer uma mensagem de sucesso.

DOSBox 0.73

Agora está pronto para abrir o seu jogo. Apenas terá de o fazer como se tivesse no ambiente de DOS normal. Para navegar até ao jogo faça “c:” e depois faça “cd (pasta do jogo)” e depois corra o executável.

DOSBox 0.73

Depois é só queimar mais algumas pestanas neste clássicos.

DOSBox 0.73

Nota final, se quer reviver os melhores clássicos da era DOS, o DOSBox é a sua solução!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Mac OS X, Linux
Download [Mac OS X]: DOSBox 0.73 [4,8 MB]
Download [Windows]: DOSBox 0.73 [1,4 MB]
Download [Linux Gentoo]: DOSBox 0.73
Homepage: DOSBox

Partilhar:
Tags:

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Computed Life

    não vi muito esses tempos de MSDOS, por isso não tenho saudades e inda bem que desenvolveram a interface gráfica lool

    Cumps

    1. Avatar de Filipe Chaves
      Filipe Chaves

      graças a Xerox que desemvolveu a interface grafica, e foi melhorada pela apple e roubada pela microsoft.
      bONS tempos de estar a escrever
      cd jogos
      jogos»cd fight.exe- e o jogo começava.

      ja agora alguem se lembra do fight, duke nukem, kart e cenas do genero.

      gostaria de os baixar e voltar a jogar.

      1. Avatar de WiseMax
        WiseMax

        Acho que ainda tenho muitos por aqui…. Nem dá para falar de todos, a maioria está em diskette, alguns em CD.

        Lembram-se dos primeiros Duke Nukem (plataformas)?…
        E o Duke Nukem 3D?… Kickass!… I came here to chew gum and kick ass and I’m all out of gum!… LOL! 😛

        E o Command & Conquer, Red Alert, Warcrfat II?…

        E o imortal Dune 2?…

        E o Doom?… E o Doom II?

        E o Wolfenstein 3D?… Hã?

        (Hoje passo essa tralha toda e sofro com os pixels quadrados… mas ainda é um curte!)
        ~
        E os que eu deixei de fora?…

  2. Avatar de Tiago Sá

    Deixem-me chamar à vossa atenção o seguinte:

    http://en.f1-live.com/f1/en/headlines/news/detail/090820094154.shtml

    O YouTube será o patrocinador principal da nova equipa de formula 1, USF1, a começar para o ano. A Google está em todas!

    1. Avatar de A friend
      A friend

      São empresas espertas…
      O sucesso de uma empresa está na publicidade…
      em Portugal é que se acha o contario..

      Trabalhei numa empresa que os primeiros cortes orçamentais que se fez foi na publicidade…
      caso para dizer..”no comments”…..

  3. Avatar de goncalo s.
    goncalo s.

    usei isto no meu curso para programar em assembler.
    usava o masm

    cumps

  4. Avatar de Guezt
    Guezt

    Para quem quer reviver clássicos ainda mais antigos tem também : http://www.zxspectrum.net/

    1. Avatar de Pedro Gonçalves
      Pedro Gonçalves

      Ohhh… isto sim!!!
      Bons velhos tempos… Jogos em cassetes…
      Eheheh…
      Tempos perdidos a afinar a maquina com uma chave de fendas… tempos perdidos a programar GWBasic.
      Muita tarei levei por em vez de estar a dormir estar a jogar Spectrum!

      1. Avatar de Guezt
        Guezt

        Pois, também eu levei tareias hehe
        Ainda fui dos felizes contemplados com um zx 128k +2. Mas a maioria do pessoal que eu conheço tem um 48k. Aliás tenho um aqui mesmo ao pé de mim hehe

    2. Avatar de Pedro Gonçalves
      Pedro Gonçalves

      Mas o meu Spectrum era muito inovador…
      Pois já tinha teclado ergonómico (de tanta pancada levar)! LOL
      Eu devia era cobrar pela patente” eheheh

    3. Avatar de tsa

      Eu também tinha um 128 k com disquetes com dois lados

  5. Avatar de A friend
    A friend

    Bem já tinha saudades deste logo do MS-DOS!…

    Obviamente que para todos a interface gráfica foi a melhor coisa que apareceu, mas quem mexeu muito em linha de comandos, consegue ainda hoje entrepretar certas falhas do Windows de forma mais rápida porque percebe o seu funcionamento…!

    Ver o Leopard a correr o MS-DOS é algo estranhamente perfeito…
    Leopard o sistema do momento, e Ms-Dos aquele que marcou quem cresceu a aprende-lo…

    Jogos, embora fosse algo antes do meu tempo, marcou-me mais o Spectrum!! Load ” … Cassete a rolar… e cruzar os dedos para que chegasse ao fim e o jogo entrasse!!

    E claro mais tarde Family Game, Nes…e sem duvida.. MEGA DRIVE!! 😀 …

  6. Avatar de deepHouse
    deepHouse

    Obrigado pelo post!

    Bons tempos no meu velhinho 386 a correr Windows 3.11 e jogar estas relíquias =)

    Aqui fica um link para quem quiser “sacar” algumas delas:
    http://www.dosgamesarchive.com/

    Cumprimentos.

  7. Avatar de MrTEK
    MrTEK

    Daniel parecias que estavas adivinhar…

    Ontem estava a falar com o vitor sobre montagem de um 486DX e estava a procura do MSDOS e Windows 3.11… acho que este mesmo é o mesmo da nostalgia hehehe

  8. Avatar de Hugo Cura
    Hugo Cura

    Lotus III, Prince of Persia, Ironman, Fury of the furries,Quarantine, Redball, Dyna Blaster, DukeNukem :D:D omg que saudades…

  9. Avatar de Vitor B.
    Vitor B.

    Nada como “sacar” legalmente um jogo! Ainda para mais se perdémos horas, dias em frente a eles..
    Monkey Island 2, Dune 2, DOOMs, Wolfensteins … sim, eu já sou cota 😉

    Um excelente site para reviver os clássicos http://www.abandonia.com/

  10. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    O DosBox não é opensource?

  11. Avatar de Rick45
    Rick45

    ca estou eu a encontrar os meus velhos vícios. se alguém me puder dizer o nome do jogo k aparece na ultima imagem agradecia

    1. Avatar de Pedro B.
      Pedro B.

      É o Commander Keen 4 (:

      1. Avatar de Rick45
        Rick45

        obrigado 😉

  12. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    Commander Keen FTW (rima e é verdade)! 😉

  13. Avatar de cativaweb

    Lembrou-me tbm do passado(não muito distante) Onde tudo era mais simples e muita vezes mais interessante.

  14. Avatar de César Lopes
    César Lopes

    como ponho isto com teclado pt-pt?

    1. Avatar de WiseMax
      WiseMax

      O DOS?…

      Keyb pt

      1. Avatar de WiseMax
        WiseMax

        Keub PO, desculpa lá, enganei-me a escrever

        1. Avatar de WiseMax
          WiseMax

          Bolas e enganei-me outra vez! LOL!!!

          Keyb PO

          (deve ser o meu Mac a sabotar)

  15. Avatar de Carlos
    Carlos

    Este programa NÃO é freeware! O programa é livre e de código aberto, o que é bastante diferente de freeware.
    Ok, para muitas pessoas isto é uma treta, e depois? Depois é que as notícias não são para agradar, mas sim informar.

    A licença é a GNU GPLv2, não é muito difícil, pois não?

  16. Avatar de NewGen
    NewGen

    Sabes o que podias fazer, uma especie de MS DOS class, escolhias um dia de semana e nessa dia, davas uma aulinha de DOS, aquele windows, sem windows!!! do genero, como aceder a uma pasta, como trabalhar com o autoexec.bat e mais uns segredinhos… eu tb sei pouco disso, mas não me importava de aprender!!!

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Brevemente 🙂

  17. Avatar de darth_paul
    darth_paul

    epá, façam um favor a voces mesmos e saquem masé um Frontend para o DOSBOX, que configurar essa porcaria (desculpem, mas é o nome para isso. qualquer programa tão irritantemente complicado/trabalhoso/deficienteme como o dosbos nao merece oitro nome. a nivel de interface o pior emulador alguma vez criado)

    saquem “D-Fend Reloaded”:
    http://dfendreloaded.sourceforge.net/

    1. Avatar de Aspegike
      Aspegike

      Quantas vezes não tive de andar a configurar o “autoexec.bat” e o “config.sys” por causa de alguns jogos que pediam para libertar mais memória (himem e lowmem)…
      Era a loucura… lol
      Nos dias de hoje pouca gente sabe os principais ou, pelo menos, os mais elementares comandos MS-DOS; tenho a certeza que se perguntar a um puto o que é o DOS ele nem faz a mínima ideia e então se perguntar o que é um ZX Spectrum ainda menos.
      Belos tempos…

    2. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Vê-se mesmo que não passaste por isso. O DOSBox é um excelente emulador, fiel e bastante mais facilitado que o que realmente emula: o MS-DOS.

    3. Avatar de Aspegike
      Aspegike

      Estive a experimentar o DOSBOX e descobri que em vez de andarmos a escrever linhas de comandos para montar a drive com imagem do jogo, basta copiarem o ficheiro executável do DOSBOX (ou o atalho que cria no ambiente de trabalho aquando da instalação) para a pasta do jogo que quiserem e depois só têm de arrastar o ficheiro executável do jogo (por norma *.exe ou *.bat) para cima do ícone do DOSBOX. Voila! Eis que o DOSBOX monta automaticamente.

      😉

  18. Avatar de Nelson Filgueiras
    Nelson Filgueiras

    Daniel, primeiro parabéns pelo post foi o melhor sobre o assunto que eu encontrei. Ele me fez chegar perto de um grande sonho, voltar a jogar Warcraft II Ondas de Terror. Tenho o CD original e a expansão. Instalei do jeito que você ensinou e funcionou direitinho… Porém na hora de executar o jogo ele não reconhece a unidade do CD e não deixa eu jogar. Você sabe como eu faço para habilitar o cdrom no DOSBOX?

  19. Avatar de WiseMax
    WiseMax

    Nelson, isso é que é preguiça, LOL

    Vou dar-lhe uma citação do README (que V. devcia ler mesmo, meu amigo!):

    Q: My CD-ROM doesn’t work.
    A: To mount your CD-ROM in DOSBox you have to specify some additional options
    when mounting the CD-ROM.
    To enable CD-ROM support (includes MSCDEX):
    – mount d f:\ -t cdrom (windows)
    – mount d /media/cdrom -t cdrom (linux)

    In some cases you might want to use a different CD-ROM interface,
    for example if CD audio does not work:
    To enable SDL-support (does not include low-level CD access!):
    – mount d f:\ -t cdrom -usecd 0 -noioctl
    To enable ioctl access using digital audio extraction for CD audio
    (windows-only, useful for Vista):
    – mount d f:\ -t cdrom -ioctl_dx
    To enable ioctl access using MCI for CD audio (windows-only):
    – mount d f:\ -t cdrom -ioctl_mci
    To force ioctl-only access (windows-only):
    – mount d f:\ -t cdrom -ioctl_dio
    To enable low-level aspi-support (win98 with aspi-layer installed):
    – mount d f:\ -t cdrom -aspi

    In the commands: – d driveletter you will get in DOSBox
    – f:\ location of CD-ROM on your PC.
    – 0 The number of the CD-ROM drive, reported by “mount -cd”
    (note that this value is only needed when using SDL
    for CD audio, otherwise it is ignored)
    See also the next question: The game/application can’t find its CD-ROM.

    Q: The game/application can’t find its CD-ROM.
    A: Be sure to mount the CD-ROM with -t cdrom switch, this will enable the
    MSCDEX interface required by DOS games to interface with CD-ROMs.
    Also try adding the correct label (-label LABEL) to the mount command,
    where LABEL is the CD-label (volume ID) of the CD-ROM.
    Under Windows you can specify -ioctl, -aspi or -noioctl. Look at the
    description of the mount command in Section 4 for their meaning and the
    additional audio-CD related options -ioctl_dx, ioctl_mci, ioctl_dio.

    Try creating a CD-ROM image (preferably CUE/BIN pair) and use the
    DOSBox-internal IMGMOUNT tool to mount the image (the CUE sheet).
    This enables very good low-level CD-ROM support on any operating system.