CryEngine 3 rumo ao sistema operativo Linux?

13 Comentários

Por Cláudio Catarino para o Pplware

Ao longo destes últimos tempos, temos observado o fantástico trabalho, levado a cabo pela Valve com o objectivos de trazer para o sistema operativo do pinguim o melhor do mundo do gaming.

No caso do CryEngine ganhar suporte para Linux, poderemos ter no futuro jogos como MechWarrior Online, Monster Hunter Online, Sniper: Ghost Warrior 2, Ryse, Star Citizen, Warface…entre outros..disponíveis via Steam.

cry_00

Recentemente foi publicado no site oficial do Cryteck , a oferta de emprego para um programador – ver aqui para a plataforma Linux para trabalhar, em Frankfurk, numa versão de um motor 3D . Tal informação levanta indícios  que a empresa pretende portar o motor CryEngine 3 para Linux..

A Cryteck atualmente detém o motor mais potente utilizado no mundo dos jogos, o CryEngine 3, onde o vemos em ação no jogo Crysis 3, que leva a jogabilidade e a realidade durante o jogo a uma dimensão impressionante, nunca antes vista.

cry_01

Se a ideia da Crytek for levar o seu melhor motor ,ou mesmo só levar os seus jogos até ao mundo Linux,com a quantidade de jogos aliciantes que dispõem, certamente outras grandes empresas iram seguir o mesmo caminho.

Acham que a Cryteck está a fazer uma boa aposta? Será que o Linux poderá vir a ser a plataforma de eleição do gaming no PC (ou outros dispositivo) daqui a uns 2 anos?

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Micael Vinhas
    Micael Vinhas

    Dois anos? É tão provável o Linux ser a plataforma gaming de eleição nos próximos dois anos como Portugal sair da crise no mesmo período.

    1. Avatar de António Reis
      António Reis

      Sinceramente já espero disto a muitos anos … ainda só tenho o Windows instalado devido a jogos sinceramente … deste que experimentei linux pela minha primeira vez ( Red Hat 7.0 ) a muitos anos adorei, só não tenho como SO de eleição devido aos jogos.

      1. Avatar de Micael Vinhas
        Micael Vinhas

        Eu não desgosto do Ubuntu, Linux Mint e por aí, mas ainda não vejo grandes vantagens em utilizá-los. Quanto aos jogos, dois anos é uma previsão claramente irrealista, primeiro porque só agora é que começam a aparecer jogos a sério para Linux, e segundo porque conquistar mais quota de mercado em 24 meses é apenas utopia, até porque a Microsoft não irá estar propriamente a dormir nesse período. Para o Windows 8.1 já é esperada uma versão melhorada do DirectX (11.2), para além de melhoramentos a nível de performance do sistema. São muitos anos a dominar o mercado. Para os vencer, serão necessários outros tantos, e nem sequer é garantido que isso aconteça.

        1. Avatar de António Reis
          António Reis

          Mas não vamos esquecer uma coisa … a nova versão do DirectX, segundo a M$ só vai estar disponivel para o Windows 8, por isso acho que sim que anda a dormir, a obrigarem as pessoas a mudar de SO só porque lhes apetece ( digo eu 😛 ).

          Sejamos sinceros a M$ já anda a dormir a alguns anos, um grande exemplo foi do desastre inicial da Xbox one, só alterou algumas coisas porque as reservas foram uma miseria entre outros exemplos

      2. Avatar de Claudio
        Claudio

        Eu acredito que o linux ja esta razoavelmente bem servido de games. E isso esta crescendo dia após dia. Eu mesmo larguei mão do windows de vez depois que vi que diablo 3 via wine tem um rendimento muito melhor do que no windows nativamente. E não é só isso, a segurança e estabilidade do linux é 100% melhor. Além de não ter que ficar formatando mês após mês como o windows.

        Jogo de boa no linux todos meus games favoritos, diablo 3, dishonored, amnesia:a machine for pigs, skyrim, e logo logo metro last night \o/

  2. Avatar de Miguel Marques
    Miguel Marques

    No meu ver sim!
    1º SO mais estável do planeta.
    2º Recursos ceifados ao sistema.. Poucos!

    Portanto se a Cryteck começar a passar os titulos dos seu jogos para Linux. excelente.
    Nas palavras de Rick (Bogart) em Casablaca ” Louie, I think this is the beginning of a beautiful friendship…”

    😀

    1. Avatar de QUIM
      QUIM

      eu por um lado espero bem que nao!

      SO mais estavel do planeta? e poucos recursos ceifados ao sistema?

      Confesso que nunca instalei num Desktop mas ja instalei no meu Vaio, seguramente mais de 15 distribuiçoes/variações de Unix/linux, desde Ubunto ao FreeBSD e só tenho a dizer que é Sistema Operativo mais instavel, pesado, e complexo demais…

      No windows, instalo e mesmo sem instalar drivers, nao é tao instavel do que o linux…

      nao faço ideia se é do portatil, que apesar de ter 5 anos no windows 8 ( veio com o vista, e instalei o 7 e agora o 8 e sem problemas de maior) nao se comporta muito mal…

      É preciso ser-se um Linux Master, e recompilar todo o kernel só para funcionar no meu pc, ou devo ter o pior pc para linux?

      1. Avatar de André Viana
        André Viana

        Antes de mais é Ubuntu.

        E sim, podes ter um computador com bastantes incompatibilidades, mas dou te o exemplo do meu:

        Ubuntu 13.04 64bits, sem drivers proprietários da AMD (portanto usa os drivers opensource feitos pela comunidade linux e os da placa Intel HD 4000), counter strike source nativo pela steam, graficos todos ao máximo (até tenho acesso a opções graficas que nao consigo aceder no windows 8 no mesmo computador)
        Experimentei um mapa pesado graficamente, com muitos entities e objectos a depender de calculos de fisica
        Windows 8 x64 com drivers proprietarios: 30 fps de média no mapa
        Ubuntu 13.04 x64 sem drivers proprietarios: 150fps de média no mapa

        Se há mais duvidas, experimentei usar a placa integrada intel no windows e obtive 50fps
        Com drivers proprietários no ubuntu consegui 160fps (10 a mais) mas tem uma grande latência no rato sendo impossivel jogar certos jogos

        1. Avatar de MrT
          MrT

          Boas olha tenho uma configuração identica no meu laptop (Grafica ATI HD6550 + Intel HD 3000), e no ubuntu 13.04 x64 não consigo utilizar a grafica da ATI, ele identifica tudo, mas não consigo alterar. Já tentei instalar drivers proprietarias, mas depois dá erro e fica em low graphics (ou algo identico)/sem ambiente grafico, só linha de comandos…

      2. Avatar de Miguel Marques
        Miguel Marques

        Não vou dizer que possa ser to teu portatil, até porque normalmente maquinas antigas ganham uma nova vida, quando instalado Linux.
        Isto se o utilizador souber o que está a fazer.
        Porque instavél? Estamos a falar de Windows?
        certamente o amigo deve viver num universo paralelo ou então certamenete não deve saber do que fala.

      3. Avatar de Rui
        Rui

        Também tenho um Vaio e tenho os mesmos problemas com os drivers, mas aí é a Sony que se porta mal como a Apple ao impedir as empresas dos componentes de fornecerem drivers. Se queres instalar algum driver num Vaio, tens de o fazer pelo portal do Vaio!
        Este portal tem um enorme defeito, se te vendeu o portátil com o Windows Vista x32, dificilmente vais poder ter drivers x64 ou até para outro SO!!!
        Eu para o meu Vaio Z31 nunca vi drivers para Linux!!! Apesar disso tenho o Ubunto 13.04 e funciona perfeitamente, mas com algumas limitações….. tudo por causa de drivers que estão em falta e que a Sony não disponibiliza!!!

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          A apple porta-se tanto mal, que oferece os divers para Windows num disco, e para Linux, não há peça nenhuma da apple que não tenha drivers open source.

  3. Avatar de NT
    NT

    Bem é uma BOA aposta.

    Agora só basta é saber se a tão “esperada” steambox (Segundo rumores que seguem na net a Steam estará a preparar uma ‘consola’ e pelo que se sabe irá correr linux) vai sair para o mercado, se sim essa máquina com a possibilidade de jogar BONS jogos e o windows a fazer cada vez mais a fazer borrada penso que irá ser um grande BOOST para o linux, espero que associado a isso não venham lá os “malezinhos” e se começe a ouvir falar de vírus para linux.