Criadora do Cyberpunk 2077 processada nos EUA pelos problemas no jogo

14 Comentários

Aquele que parecia ser um fim de ano fechado a chave de ouro, está a tornar-se num verdadeiro pesadelo para a CD Projekt Red, criadora do jogo Cyberpunk 2077.

Depois de toda a polémica, agora a empresa foi alvo de um processo nos Estados Unidos da América devido aos vários problemas do jogo.



Entenda a polémica…

Para contextualizar, nomeadamente para quem ainda não percebeu o que se passa, o jogo Cyberpunk 2077 foi lançado no dia 10 de dezembro. Mas desde logo começaram as polémicas.

O desenrolar de críticas iniciou quando uma revista gaming francesa divulgou a sua primeira análise ao jogo para as consolas PlayStation 4 e Xbox One, onde classificou o jogo como um autêntico fracasso. Também vários jogadores em todos o mundo teceram comentários negativos e exigiram mesmo o reembolso do seu dinheiro.

Os problemas detetados estão relacionados com várias falhas e bugs que, por conseguinte, alteram ou não mostram as texturas, provocam baixa resolução, paragens, bloqueios, atrasados na interface, etc.

A Sony acabou mesmo por remover o título da PlayStation Store e deu início aos reembolso. Por sua vez, a criadora do jogo, CD Projekt Red, anunciou várias atualizações para resolver estes problemas. E um grupo de fãs também desenvolveu uma Mod com várias melhorias para ajudar a encontrar uma solução.

CD Projekt Red processada devido aos problemas no Cyberpunk 2077

Devido a todos os problemas apresentados no jogo, a empresa CD Projekt Red foi agora processada nos EUA.

A ação foi imposta na passada quinta-feira num tribunal da Califórnia pelo escritório de advogados Rosen Law, sediado em Nova Iorque. A firma representa assim os investidores que compraram as ações da criadora do jogo entre 16 de janeiro e 17 de dezembro de 2020. Os advogados pedem que o processo seja enquadrado como ação coletiva.

No processo, os advogados acusam a CD Projekt Red de fazer declarações “falsas e/ou enganosas” acerca do Cyberpunk 2077. Em suma, a empresa é acusada de não ter divulgado informações suficientes acerca dos bugs do jogo, além de não ter mencionado que este era “virtualmente impossível de jogar” na PlayStation 4 e Xbox One.

Segundo o processo, a criadora do jogo terá alegado que o Cyberpunk 2077 estava “completo e jogável” em janeiro de 2020, embora tenha sido adiado para setembro.

489078061-Cyberpunk-2077-class-action-via-Polygon

Num caso específico ocorrido durante uma videoconferência, onde foi anunciado novo adiamento, o presidente e CEO adjunto da CD Projekt Red, Adam Kiciński, afirmou que “não havia problemas” com o jogo para as versões da PlayStation 4 e Xbox One. Desta forma, num comunicado de imprensa, os advogados referem que as declarações da criadora foram “materialmente falsas” e “enganosas”.

A 11 de dezembro as ações da CD Projekt Red caíram drasticamente. E, segundo o processo, quando os problemas começaram a surgir, os investidores “sofreram danos” devido ao preço de mercado “artificialmente inflacionado”.

Como indemnização, os advogados estão a pedir um montante não divulgado. Mas, para além disso, pedem ainda que todos os investidores lesados contactem o escritório.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Aposto que a empresa precisava de mais fundos para melhorar o jogo e por sua vez achou que o colocar já no mercado iria resolver isso. Bem, quem o comprou mais cedo ou mais tarde o verá com menos bugs pois está em constante correção, o problema é a “frustração” dos consumidores . Quem comprou GTA V viu ao longo dos anos problemas serem corregidos e com CP 2077 é a mesma coisa, vai demorar mais a ficar bom mas os clientes de hoje são vem diferentes dos dá 6 anos atrás, muitos fazem um 31 para xingar o projecto que é promissor mas que saiu do ovo cedo demais para virar cisne

    1. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      Na reunião com os investidores a CDPR disse que o problema não era nem a falta de fundos nem a falta de pessoal. A CDPR sabia que o jogo não estava pronto, os devs partilhavam a mesma opinião, o prazo dado era impossível de ser cumprido. Um jogo com o nível de ambição que o CP2077 tinha, precisava bem mais de 4 anos de desenvolvimento.

  2. Avatar de Reis
    Reis

    Pena não terem processado a Konami quando fizeram o PES 2014, que foi uma valente porcaria.

    1. Avatar de xtremis
      xtremis

      A diferença talvez seja que a Konami não disse que o PES 2014 era algo nunca visto, o próximo passo da evolução nos jogos de futebol xD

      1. Avatar de Reis
        Reis

        Ai, não. Andavam com os vídeos descarados a mostrar que era um sucesso, para acabar de enganar os consumidores. Estão é a dever um jogo de graça aos consumidores!

  3. Avatar de Ana
    Ana

    Também se podia processar a Visual Science pela bacoradae de do F1 1998 da Psx…
    Pois F1 1997 esteve no top de vendas em Portugal durante mais de meio ano…
    Quanto a este tipo de artigos repetitivos nesta altura do campeonato sobre este jogo mostra mais uma vez o vazio de ideias inovadoras e frescas… Ficamos com os artigos gaiato de consolas sem novidades realmente diversas e inovadoras ficando preso apenas a uma espectativa apenas…

  4. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Há muita gente sem nada para fazer …

  5. Avatar de Sergio
    Sergio

    É simples, os investidores que devolvem as ações a criadora do jogo, CD Projekt Red, pelo valor da compra.
    Tal como foi feito aos jogadores não satisfeitos que fizeram devoluções.
    Ou os investidores que esperem, as ações devem subir a medida que os bugs são resolvidos e as vendas aumentarem.

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não entendo a choradeira. Eu esperei, vi reviews e notícias e depois decidi não comprar. Simples.
    Se melhorarem talvez o compre…e mais barato.

    Por vezes não entendo as pessoas!

  7. Avatar de Al capone
    Al capone

    o golpe que deram esta a comecar a correr mal

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu acredito que lá por 2077 estará tudo resolvido… quiseram foi apressar as coisas 🙁

  9. Avatar de Hidelberto
    Hidelberto

    Tanta choradeira por um jogo…sao os mesmos que compram o fifa todos os anos que é basicamente igual ha mais de 10 anos. So atualizam o nome dos jogadores e as vezes nem isso! O jogo está fantastico e corre a 1440p a 100fps com tudo no maximo no meu incluindo raytracing.

  10. Avatar de Fo
    Fo

    Jogo da treta tal como previsto.