Blizzard vira-se para o Linux?

34 Comentários

Correm rumores por essa Internet fora de que a Blizzard está a preparar o lançamento em 2013, de um jogo para Linux.

Apesar de ainda serem apenas rumores, a ideia não tem nada de anormal e se pensarmos bem até faz algum sentido.

Mas vamos ver algumas pistas … que podem ser conclusivas no obter de alguma conclusão!


Prova #1

O primeiro indicio pode ser descoberto no recente lançamento do Cliente Linux do serviço de distribuição digital de jogos da Valve, o Steam (ver aqui). Ora o aparecimento do Steam no Sistema Linux traz entre outras coisas, um novo mercado bastante atractivo para as editoras de jogos e a Blizzard, como qualquer outra não se poderá dar ao luxo de ignorar tamanha hipótese de ganhar assim mais uns bons milhares de jogadores dos seus títulos.

Prova #2

Por outro lado e, conforme o Pplware aqui anunciou, temos a forte hipótese de lançamento da Steam Box, uma nova consola de jogos lançada pela Valve e com sistema operativo … Linux.

Prova #3

Já são conhecidos diversas grandes editoras que afirmaram o seu interesse em apostar em títulos para Linux, como por exemplo a THQ (Saints Row, Company Of Heroes, …).

Prova #4

São conhecidos problemas antigos que a Blizzard já teve no passado com gamers que jogavam World of Warcraft em Linux recorrendo ao Wine e surgindo uma versão nativa para Linux, esses problemas deixarão de existir e a relação entre Blizzard e gamers será reatada. Aliás, sempre foi também conhecido um cliente Linux desenvolvido pela Blizzard para WoW, apesar de nunca ter sido oficialmente lançado.

Veredicto:

Cabe a cada um de nós tirar conclusões e chegar a um veredicto final mas, como diz o ditado popular “onde há fumo, há fogo” e acredito fortemente que estes rumores se baseiam em algo de concreto.

Homepage Blizzard

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe Neves

    A Blizzard pode-se dar ao luxo de ignorar jogadores que usem Linux, sim. Os 3 jogos deles continuam a fazer rios de dinheiro, e nao sei ate que ponto desenvolver algo para Linux compensa em termos de investimento.

    A Steam Box ja foi anunciada oficialmente.

    Referir a THQ como uma grande editora que pretende lancar versoes Linux no seu jogo… nao e um bom exemplo. A THQ esta na falencia e eles mal conseguem arranjar dinheiro para conseguir distribuir os seus jogos, quanto mais para desenvolver versoes Linux.

    Ate pode ser que seja verdade, mas nao sei ate que ponto a Blizzard estaria interessada em desenvolver outro projecto, visto que ja estao a desenvolver algo que sera lancado a medio/longo prazo.

    1. Avatar de MrT
      MrT

      Pois no caso da THQ, até pode ser uma boa ideia coltarem-se para o Linux.
      Não tenho 100% de certeza no que vou dizer. Mas para windows provavelmente deve de ser preciso pagar licenças, já em linux é tudo aberto. E no caso de a consola da valve ser lançada, pode ser uma boa aposta ser a primeira ou das primeiras empresa (excluindo a propria valve), a ter um leque de jogos para esta consola.
      Pode requerir algum investimento inicial, mas mesmo assim deve de ser baixo, penso….

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Isso das licenças não sei, mas mesmo a virarem-se para linux não fazem dinheiro nenhum. Não lhes compensa.

        1. Avatar de Carlos Carvalho
          Carlos Carvalho

          Ricardo ,

          Uma boa tarde , as estatísticas do final do ano de jogadores na plataforma Linux ainda em versão beta e com os pedidos de licenças ainda por satisfazer já eram 420.000 , este artigo foi publicado no Pplware , por isso Ricardo quando esta ou outra software house alargar a sua plataforma para outras distribuições que não sejam Ubuntu , porque há que frisar que para além dos constrangimentos com as licenças existe também o constrangimento de a mesma só estar disponível para a distribuição Ubuntu que neste momento nem é a que mais utilizadores tem , por isso não sei se é assim tão descabido e sem a importância que tu lhe quiseste dar .

          Cumprimentos

          Carlos Carvalho

        2. Avatar de Pedro Pinho
          Pedro Pinho

          Não fazem porquê? o dinheiro deles não é nas vendas dos jogos, é mais nas mensalidades.

  2. Avatar de Luis Mendes
    Luis Mendes

    Apesar de achar que isso são mais conjecturas do que outra coisa qualquer.

    Vocês esqueceram-se de referir que os jogos da blizzard já correm todos em OSX, que não é mais que um BSD (digamos um primo do linux), ou seja, portar uma aplicação OSX para Linux escolhendo uma distribuição tipo Ubunto como vez a Valve não devia ser nada dificil.

  3. Avatar de Alyton Sogero
    Alyton Sogero

    Wow! Agora vou dar ambush por ssh, cuidado ai gente!

  4. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    O Windows 8 foi a melhor coisa que aconteceu ao Linux.

    1. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      É que foi mesmo!!

    2. Avatar de Belmira Dimas
      Belmira Dimas

      Com toda certeza. Finalmente o bom e velho linux vai poder mostrar o valor muito superior em termos de sistema operacional.Tenho o CD original do windows 7 Home Premium, mas como testei muitas distros linux por 1 ano, quando me dei conta percebí que não conseguia mais manter o windows por mais de 1 mês no meu PC. Migrei de vêz p/ o linux e espero e torço “MUITO” para que o linux passe a receber o valor que ele sempre mereceu.

  5. Avatar de Ikari-pt
    Ikari-pt

    Nenhuma dessas “Provas” é verdadeiramente uma prova, e pouco tem a ver com a Blizzard, a unica que têm relação é mesmo a ultima, o que não quer dizer muito pois uso o wine para muitos jogos de outras empresas.

    Podíamos substituir o nome da empresa por qualquer outra e fazer o mesmo artigo,não vejo fumo nenhum.

    1. Avatar de Anonym
      Anonym

      “Podíamos substituir o nome da empresa por qualquer outra e fazer o mesmo artigo,não vejo fumo nenhum.” Concordo plenamente!

      Até pode ser verdade, não digo que não, mas todas estas “provas” nada têm a ver com a blizzard, mas apenas com um crescendo do investimento de empresas de jogos para Linux, o que já se suspeitava…

    2. Avatar de Pedro Pinto

      …a ver vamos daqui a uns dias! Fica o registo para posterior referencia 🙂

  6. Avatar de joana

    a coisa esta a aquecer.

  7. Avatar de Jose
    Jose

    Tendo em conta que o número de jogadores nos jogos deles cada vez é mais pequeno, seria uma boa estratégia.

  8. Avatar de Hugo
    Hugo

    O problema de Linux, posto nas palavras de representantes da Blizzard há uns anos, era a incapacidade de haver um garante de uniformização da base dos sistema a ser desenvolvido. Diversas distribuições Linux, mesmo dentro da mesma distribuição Linux existir bibliotecas ou versões diferentes usadas entre cada utilizador, existir diferentes combinações de hardware a suportar, etc, impedindo de existir realmente uma framework única de trabalho embora o SO seja o mesmo. Tendo em conta que sendo um jogo oficial e pago a Blizzard teria de garantir o suporte isso seria um esforço de titan, pelo que a blizzard abandonou o lançamento do client do WoW de linux. Não esquecer: a partir do momento que a Blizzard lance um client linux vê-se obrigada a dar suporte a ele (legalmente obrigada), o que torna virtualmente impossível dar suporte a todas as combinações ditas acima…. Agora se for numa distro uniforme e já suportada para o efeito de jogos (steam) a história é outra. Quer seja um SO inteiro quer seja somente a framework da plataforma que a steam possa disponibilizar, há uma framework única de trabalho comum a qualquer distro ou combinação, e aí só terão de dar suporte ao client nessas condições, limitando imenso o esforço (des)necessário. No fundo acaba por ser algo semelhante ao o que o DX trouxe ao Windows.

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Hugo ,

      A família Debian é muito vasta e a maioria das distribuições baseia-se nesta família , logo esse problema que colocas fica bastante reduzido , depois haverá que contar com a RED HAT / Fedora e com a Open Suse , depois as restantes distribuições representam um nr, marginal e provavelmente a comunidade encontrará uma solução para resolver o problema , já a muito que se fala numa reunificação dos formatos dos pacotes , pode ser que seja desta , o Linux é o Kernel por isso da compatibilidade de todas as distribuições pode ser transversal e já o é em milhentos casos só que os pacotes da família Debian estão no formato DEb outros estão em YUM caso da Suse outros estão em RPM , mas em qualquer uma dessas distribuições podes instalar a mesma aplicação que normalmente é compilada por cada uma das comunidades , mas basta que saibas compilar e fazes o download da fonte e depois compilas no formato da tua distro .

      Resumindo parece ser mais complicado do que realmente é e como disse mais de 80% das distribuições são da família Debian/Ubuntu .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

      1. Avatar de Dat55
        Dat55

        deixa fazer uma pequena correcção: yum não é um tipo de pacote, mas sim um gestor de pacotes como o apt ou pacman.
        Debian based =.deb
        Red hat based( red hat, fedora, suse)=.rpm

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Eu sei que o problema fica reduzido, mas mesmo entre a mesma distro e a mesma versão as coisas podem mudar, posso escolher um outro repositório, criando n situações de incompatibilidade por usar versões de lib diferentes (ou que substituem as que uso). Eu usei durante imensos anos o gentoo mesmo por isso, caso tivesse problemas a instalar algo por incompatibilidades de libs não precisava de saltar o sistema de gestão de pacotes da distro, bastava-me criar um ebuild à medida para o que queria instalar, experimentar num ambiente chrooted que tinha na máquina para confirmar que instalava e desinstalava correctamente e avançava depois para a instalação na máquina mesmo. Entre distros o risco aumenta ainda mais, muitos usam repositórios próprios, com definições muito próprias onde instalar cada pacote (umas instalam libs no /usr/lib, outras instalam-nas no /usr/local/lib, e por aí em diante), e quem depois tem de dar suporte a isso acaba por ser obrigado a ter isso em conta. Havendo uma plataforma que crie uma camada de abstração entre o SO e essas peculiariedades e o que está a ser instalado facilita imenso, e é isso que digo no meu comentário. O suporte é dado nessas condições e não tendo de olhar para o client do jogo e o SO como um todo.

  9. Avatar de Kingdra
    Kingdra

    Bons dias a todos.

    Ora para quem não sabe o wow já de si tem um client nativo para linux, que andou em teste nos betas do wow vanilla. A blizzard não lançou e citando eles porque, ter que dar suporte a milhentas distribuições de linux ao mesmo tempo era um grande custo para a empresa e um grande desperdício de recursos humanos então o client nunca saiu.

    Já agora, o único projecto conhecido da blizzard actualmente e o titan, um suposto mmorpg e para alem do seu code name não se sabe mais nada por isso não, não estou a ver isso acontecer.

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      O problema não é as varias distribuições , o problema é de quem fala das coisas sem perceber delas .

      existe 3 sistemas de instalação automáticos em Linux
      o mais comuns são DEB e RPM , a diferença não é muito e é fácil de portar, alias ate se pode instalar um pacote deb num sistema RPM desde que sejam jogos ou programas que não seja sujeitos a dependências não padrão dos sistemas .

      e depois existe os bin e run

      que geralmente são utilizados para jogos em linux , e funcionam em qualquer distro e do tipo um .exe do windows .

      por isso podem utilizar um sistema padrão para todas distribuições o mais indicado é o bin isto no caso de jogos .

      se utilizarem o bin é fácil de fazer uma versão de instalação para DEB ou para RPM .

      1. Avatar de Kingdra
        Kingdra

        Dude not my words.

        Quem afirmou isto foi mesmo um dev da blizzard por isso ya, não sei, se calhar ate sabem o que e que estão a dizer, porque quem já andou ou anda no mundo de linux já sabe que cada distro tem os seu próprios problemas, e que por vezes diferem entre si por variadíssimas razões eu próprio já passei por isso.

        1. Avatar de Glink
          Glink

          dude tens 3 ramos diferentes, e não são assim tãaao diferentes, se é pelo instalador, usa-se o .bin ou .run é igual em todas e sim o CMatomic tem razão no que diz

          1. Avatar de Kingdra
            Kingdra

            Mas eu não estou a falar dos instaladores, estou mesmo a falar do os em si todos eles divergem entre si.

  10. Avatar de Pedro Pinho
    Pedro Pinho

    Se realmente acontecer, será um grande passo para o linux, pois é uma grande empresa. Para mim seria fantástico pois continua a ser o meu único entrave que me leva a usar windows, para correr na perfeição WoW.

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Epa ate concordo que o o jogo faça o port para Linux mas se não levar atrás o curse ou outro qualquer não sei se terá grande adesão.Epa é uma pena que o curse não funcione tão bem em mac como em windows.Vamos esperar para ver

  12. Avatar de K
    K

    A única coisa que acho de interessante nisto é a possibilidade de a Blizzard levar outras companhias de jogos de “arrasto” e fazer com que a moda de jogo em linux pegue de vez. Pelo que percebo, nunca pegou verdadeiramente por não ser interessante desenvolver, o que levou a que a coisa nunca massificasse. Já espero ver esta tendencia a inverter à muito.

    De resto, a blizzard não tem nada que me interesse minimamente e a forma como eles tem tratado os clientes deles tem sido deplorável. Joguei WoW durante anos e não me arrependo. Mas deixou de ser interessante quando a blizzard achou que por os jogadores a fazer a mesma coisa repetidamente durante meses tinha piada, entre outros. Tornar o jogo uma obrigação e não diversão é o mesmo que me tratarem como um saco de dinheiro. Senti me insultado, perdeu todo o interesse e não tenciono voltar.

    Não melhorou quando lançaram o fiasco mais conhecido como Diablo3. Comprei e detestei. Detestei o jogo que se resumia a um grind massivo sem interesse (isto pode ser debatido, mas é ao que se resume), detestei o facto do jogo ter sérios problemas de performance (injogável, mesmo) em sistemas que passavam largamente os requisitos recomendados, detestei a forma como fui tratado pelo suporte e que nunca tive solução, detestei o facto que querer devolver o jogo mas não o poder fazer por ter ficado associado a minha conta da battlenet, coisa que a blizzard fez questão de me dizer que é definitivo.

    Passei ao lado do starcraft2, não posso falar desse.

    Ou seja, a blizzard, que outrora considerei a melhor software house do momento, está agora entre as piores. Talvez voltem a melhorar em lançamentos futuros mas não me podia estar mais nas tintas para o que eles possam fazer com a oferta actual deles.

    TL,DR: Tratar clientes como sacos de dinheiro não funciona.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Activision.. cof..

  13. Avatar de Jorge Costa
    Jorge Costa

    Nenhuma dessas “provas” é uma prova LOL!

    A prova é a seguinte.
    A blizzard já têm um cliente do World Of Warcrfat desde o ano 2011. Esse cliente é usado internamente na empresa e já se falou muito disso. O não lançamento desse cliente para fora foi a questão das distribuições, problemas que poderia ter com Hardware (Tal como a Steam tinha e a Nvidia veio ajudar) e a falat de utilizadores. COm o crecer dos utilizadores no mundo Linux e com a Steam já disponível a Blizzard vai querer ser também uma das empresas pioneiras a desenvolver grandes jogos para o Linux. O Jogo que vai sair este ano certamente vai ser o Word of Warcraft.

    Abraços

  14. Avatar de Alucard
    Alucard

    No caso particular da Blizzard não vejo provas, vejo muito fumo mas sem fogo por enquanto.
    No caso do Steam para Linux, o facto de ainda estar em beta e já ter mais de 400 mil utilizadores, deixa-me optimista para o sucesso desta empreitada. Apesar do suporte oficial ser apenas para Ubuntu, foi lindo ver a comunidade das várias distros, Fedora, Gentoo, SüSE, etc a empacotar rapidamente o cliente Steam para as suas distribuições.
    E é como o Carlos disse, basta à Valve suportar as duas principais famílias: Debian e Red Hat. Actualmente suportando o Ubuntu seria trivial estender o suporte ao Mint ou mesmo ao Debian.

  15. Avatar de NT
    NT

    Boas…
    Mais uma “prova”, aqui à uns tempos (semanas ou meses…) A blizzard estava ‘descontente’ com o windows 8.
    http://kotaku.com/5929569/blizzard-isnt-happy-with-windows-8-either
    http://www.tomshardware.com/news/Rob-Pardo-Gabe-Newell-Windows-8-Catastrophe-Blizzard,16478.html

    Acho que muitas dessas companhias se querem afastar da microsoft porque a mesma tem agora uma appstore, em que os ‘fabricantes’ de software têm que respeitar certas normas para estar na loja… e sim pagar…

    Quanto ao pessoal se ‘queixar’ dar suporte a minhentas distribuições, vejam lá o caso da Steam que foi lançado para ubuntu e já está a correr em minhentas distros.
    Tendo em conta que os ‘tops’ da blizzard são o mmorpg até secalhar podem ter um cliente ‘opensource’ que o pessoal das distro possa olhar e por isso a funcionar.
    Mas acho que enquanto não existirem OEM’s a fazer bons pcs préinstalados com linux (e não estou a falar de PC’s de super baixa gama com uma distro discontinuada) e ter uma boas base de jogos o pessoal vai sempre pensar que linux é aquela coisa de programadores e geeks informáticos.

  16. Avatar de Hugo
    Hugo

    Problema principal é conseguirem dar supporte a todas a distribuições, visto que cada distribuição tem a sua maneira optimizar/usar certas libs.

    Podem é criar eles uma distribuição própria e só dao supporta para essa 😀

  17. Avatar de zekaao
    zekaao

    A Blizzard baniu clientes do jogo Diablo 3 por estarem a jogar em SO Linux Alegando que quem o fazia era para utilizar BOT e outros tipos de cheating. Acredito que alguns o fizessem mas banir só Porque o SO não é Windows ou MAC sem provas de BOT ou outro tipo de cheating …?
    Basta um grande dar o primeiro passo o resto vai atrás. e acredito que mais e mais contribua para o crescimento das Distro de Linux. BEm HAja STEAM.