Apple pretende fazer do Mac um líder no mundo dos videojogos

5 Comentários

Durante décadas, os Macs, computadores da Apple, não se deram bem com os jogos. Contudo, isso começou a mudar com os lançamentos surpresa do Resident Evil 4 Remake e do Resident Evil Village. No entanto, esse foi apenas o primeiro passo de uma estratégia que se tornará ainda mais ambiciosa com o passar do tempo.


Numa entrevista à Inverse, vários funcionários da Apple discutiram como os jogos se tornarão, em breve, um pilar do Mac. Grande parte da sua ambição baseia-se na confiança que têm nos processadores Apple Silicon, cujo desempenho gráfico tem dado saltos significativos de ano para ano.

O Apple Silicon mudou tudo. Todos os Macs com Apple Silicon podem agora executar jogos AAA de forma fantástica. O Apple Silicon transformou os nossos sistemas principais e proporcionou enormes melhorias gráficas com o M1, o M2 e agora o M3.

Afirmou Gordon Keppel, diretor de marketing da empresa.

Entretanto, Leland Martin, diretor de marketing de software da Apple, afirmou que os chips Apple Silicon facilitaram o desenvolvimento de jogos para o Mac. Foi por isso que a Capcom e a Kojima Productions aderiram – e não serão as únicas.

De acordo com Martin a oferta de modelos com gráficos integrados e discretos tornava o processo de desenvolvimento mais complexo. Isso fez com que as empresas e estúdios de jogos se distanciassem do Mac. No entanto, todos os chips Apple Silicon têm a sua própria GPU integrada, independentemente do modelo.

Levar os jogos para além do Mac da Apple

Além disso, o Apple Silicon é um hardware completo que se estende para além do Mac. Como resultado, um jogo desenvolvido no iOS pode ser facilmente transferido para o Mac e vice-versa. Foi precisamente isso que aconteceu com o Resident Evil 4 Remake e o Resident Evil Village.

Se olharmos para a linha Mac de há uns anos atrás, havia uma combinação de GPUs integradas e discretas. Isso pode aumentar a complexidade quando se está a desenvolver jogos. É preciso considerar várias permutações de hardware diferentes.

Atualmente, eliminámos isso completamente com o Apple Silicon, criando uma plataforma de jogos unificada para iPhone, iPad e Mac. Quando um jogo é concebido para uma plataforma, é um processo simples levá-lo para as outras duas. Já vimos isso com jogos como Resident Evil Village, que foi lançado primeiro no Mac e depois no iPhone e iPad.

Disse Leland Martin.

No próximo ano haverá mais empresas de jogos a aderir ao Mac

Este esforço da Apple está realmente a gerar interesse por parte das empresas de jogos. O próprio Martin diz que o lançamento do Game Porting Toolkit, uma ferramenta que permite emular jogos de PC no Mac, recebeu um feedback muito positivo da comunidade de programadores.

Vimos o interesse de programadores e editores, como a Kojima Productions (Death Stranding) e a Annapurna Interactive Games (Stray), em saber como tirar partido das duas partes do Game Porting Toolkit. Quando se descarrega este kit de ferramentas, ele é composto por duas partes.

Há um ambiente de emulação: introduz-se um jogo existente do Windows e vê-se como pode correr bem no Mac. A segunda parte é o conversor de shader Metal, que ajuda os programadores a converter o seu código de shader para Metal. Eles elogiaram a sua utilidade e o facto de lhes ter poupado muito tempo no seu processo de desenvolvimento.

Portanto, tudo indica que em 2024 haverá mais empresas de jogos a aderir ao Mac. Com a Capcom, a Kojima Productions e a Annapurna a bordo, outras seguirão o exemplo.

 

Leia também:

Dica: Saiba como pode utilizar o iPhone como microfone para um Mac

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Boa sorte com isso lol.

    Embora se os portáteis da apple fossem em conta não me importaria de ter um

    1. Avatar de Tretas
      Tretas

      veja o preço de um “Gaming” de topo de gama e depois faça a comparação.

      1. Avatar de Luis Henrique Silva
        Luis Henrique Silva

        Não precisa de ser topo de gama, um portátil com uma rtx de entrada já é um pouco melhor em jogos que um mac.
        Eles só ultrapassam na edição, longividade de bateria e outras coisas, porque gaming…. puf.

  2. Avatar de PeFerreira
    PeFerreira

    Se eles deixassem de tretas e inovassem no suporte a eGPU no Silicon, isso é que era de valor.