Alien Arena 2009

70 Comentários

Está aborrecido? Com bastante stress devido ao trabalho que exerce no dia-a-dia? Não tem onde descarregar toda a sua energia? Então porque não iniciar-se no extermínio de uma raça extraterrestre hostil que ameaça exterminar o nosso mundo? Não pagará nada para ajudar a salvar a humanidade!

O Alien Arena é um jogo sobre licença open source do estilo FPS. Este título usa o sempre actual tema de não sermos a única raça no infinito universo, onde o nosso planeta parece tão pequeno em tamanha imensidão.

A história do jogo é passada numa realidade paralela, onde no ano de 1950 alegadamente a terra é invadida por extraterrestres (sim aqueles clássicos com a cabeça grande e estatura pequena), acompanhados dos seus monstros mecânicos.

Mas o que faz o Alien Arena um jogo tão especial, além de ser gratuito? Para já ao contrário do que se poderia esperar não usa nenhum motor open source da empresa Id Software que tanto tem contribuído para a comunidade.

Este jogo vale-se do seu motor CRX, que a cada versão que vê a luz do dia, recebe melhorias significativas ao nível da jogabilidade, efeitos especiais e fluidez do próprio jogo.

O ambiente multiplayer característico do Alien Arena convida a um convívio com os seus amigos, mas poderá também treinar com os bots que o jogo disponibiliza, que diga-se de passagem estão cada vez mais inteligentes em cada versão que é lançada.

Se gosta de uma experiência online, poderá ligar-se à internet e sem mais custos poderá jogar contra jogadores de todo o mundo. Ao contrário de alguns jogos gratuitos em que muitas vezes os servidores têm muito poucos jogadores ligados, o Alien Arena parece ter adquirido uma legião de fieis seguidores ao longo dos últimos anos. Algo que é bem merecido, dado este ter-se tornado num jogo livre e multi plataforma com qualidade.

Esta versão contém as seguintes novidades:

  • GLSL per-pixel lighting
  • OpenAL 1.1
  • Suporte Ogg-Vorbis.
  • Efeitos de pós processamento de framebuffer GLSL .
  • Scoreboards redesenhados.
  • Novo HUD.
  • Ficheiros de música ambiente agora em stereo para uma experiência mais emergente.
  • Sete novos mapas e dois novos jogadores que pode escolher
  • Light volumes.
  • Sistema Voice taunt
  • Efeitos sonoros Doppler.

Aqui fica um video para os “Trailer addicts”

Como nota final e apesar não ser especialista na área de jogos (apesar de saber do que gosto), este jogo na minha opinião pouco fica atrás em relação a alguns jogos comerciais do género. O detalhe dos cenários e o ambiente sonoro, criam uma atmosfera adequada e característica deste jogo open source. Acreditamos que o entretenimento proporcionado pelo Alien Arena 2009, lhe irá proporcionar horas de tempo bem passado.

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux
Download: Alien Arena 2009 [200MB] [Win]
Download: Alien Arena 2009 [202MB] [Linux]
Homepage: Alien Arena

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gilberto
    Gilberto

    Mais um de uma série que fazem parte de um processo de incrementação da violência e a consequente destruição da própria raça humana. São esses jogos que criam monstros como os neo-nazistas, os homófobos, os assassinos em série e outras aberrações. Só posso lamentar.

    1. Avatar de zaxz
      1. Avatar de r0cki
        r0cki

        Mas tristeza porquê? Triste és tu… Só porque o primeiro comment menciona: “nazis, homófobos e assassinos em série” já é tristeza? Wtf, é que nem no artigo principal fala disso…

        Enfim, mais um nerdzito da Internet…

        1. Avatar de nfu
          nfu

          Pelos vistos só há “neo-nazistas”, homófobos e assassinos em série desde a década de 90, aquando do aparecimento deste tipo de jogos…

          É cada comentário mais triste que até dá dó…

    2. Avatar de masked

      Discordo muito da sua opinião.
      Penso que este tipo de jogos, se for jogado por pessoas com a idade apropriada, não trás maldade nenhuma ao mundo.
      Para além disso, eu duvido que “os neo-nazistas, os homófobos, os assassinos em série e outras aberrações” tenham jogando jogos de vídeo deste género.
      Há sempre pessoas fora do comum, mas isso também haveria sem computadores ou jogos de vídeo violentos.

      Em relação ao jogo, fico muito feliz por ver a comunidade de gaming para linux estar a aumentar a olhos vistos. : )

      1. Avatar de jr
        jr

        Conforme diz no artigo acho que é uma forma de aliviar o stress e de passar o tempo. Enquanto se está a jogar não se anda a “destruir a raça humana”. Também duvido que estas aberrações tenham jogado ou até mesmo brincado com espadas e pistolas de plástico em crianças.

      2. Avatar de Alexandre Pinto
        Alexandre Pinto

        Que eu saiba no tempo do Hitler eles ainda não tinham jogos de computador… Que eu saiba… Não tenho bem a certeza! 😛

    3. Avatar de BaronRojo
      BaronRojo

      É isso tudo e um pacote de batatas fritas sff

    4. Avatar de Olly
      Olly

      Acho a sua afirmação um pouco redutora (no mínimo), existem milhões de utilizadores de jogos deste género, inclusivé eu… e não vejo nenhum sentimento nazi, homófobo ou mesmo anti-social a “conquistar” o mundo. Mais, pela experiência que tenho, até cria laços de amizade entre pessoas de todo o mundo… qualquer sentimento referido na sua afirmação é fruto, isso sim, da sua educação (ou falta dela). Aí sim, esses sentimentos podem vir ao de cima ao jogar um jogo destes. Mas culpar um CrossFire ou um AlienArena por colocar uma arma nas mãos de um adolescente, é um exagero brutal. Tenho pena que pense desta forma.

    5. Avatar de pem
      pem

      So deixo uma pergunta, e os filmes que as vezes passa na TV, em plena tarde em que há mortes e coisas do género também fazem mal ou é só os jogos???

      1. Avatar de Aspegike
        Aspegike

        Filmes?!
        Basta ver os telejornais diariamente, para sermos massacrados não só com relatos, mas também, com imagens violentíssimas a em horários que as crianças podem assistir… Querem melhor exemplo que este?!

    6. Avatar de Starkiller
      Starkiller

      Exacto culpem os jogos de tudo… o próprio Hitler era viciado em GTA…

      1. Avatar de Olly
        Olly

        Jogava era com um “jew mod”.

    7. Avatar de Vítor M.

      Gilberto… que se passa? Um dia mau? É que descarregar essas preocupações humanistas, pacifistas e harmoniosas num jogo, remete-te automaticamente, para a formação de um exercito de mártires, a caminho do mundo perdido entre o Tigre e Eufrates.

      Mas no tempo do nazismo, já haviam estes jogos?

      É escusado dizer que na cozinha há facas, certo?

      Forte abraço e bom jogo 🙂

      1. Avatar de Sharp Random

        Acho que o ponto é a capacidade de alienação.

        Compreendeu, não ? Alien-ação.

        .

        1. Avatar de Barros
          Barros

          loooooooool Bem (a)tirado! 😛 😉

          1. Avatar de The Duke
            The Duke

            LOLOLOL.

    8. Avatar de Skilo
      Skilo

      Vais-me dizer as histórias para crianças de antigamente não eram violentas. Desde o lobo que come a avozinha, a baleia que come o pai do pinoquio e pai que leva os filhos para a floresta e os abandona à sua sorte.
      Já para não falar daquela música do Sebastião que chega a casa e dá porrada na mulher.
      Cresce e aparece Gilberto. Não são os jogos nem o filmes que transformam as crianças em assassinas, mas sim a educação que lhes é dada em casa. Sempre vi filmes de terror e joguei este tipo de jogos e nunca fui violento.

    9. Avatar de jr
      jr

      Não sabia que já existiam consolas de jogos quando apareceram os nazis. Sempre a aprender.

    10. Avatar de JCarvalho
      JCarvalho

      Vamos falar de uma forma séria por favor. O Gilberto levantou uma questão pertinente, não sejam tolos ao rejeitá-la só porque parece absurda para quem sempre conviveu com este tipo de tecnologias.
      É de recordar que num passado bem recente esta questão era levantada e muitos, como o Gilberto, a consideravam desta forma.
      Ainda assim e porque nada melhor que a literacia, deixo-vos aqui algumas leituras, para os mais interessados.
      Um abraço.

      http://comedu.blogspot.com/2009/06/os-videojogos-jogos-podem-aumentar.html

      http://www.euromeduc.eu/spip.php?article197&lang=en

      1. Avatar de Duarte
        Duarte

        Nunca fui muito adepto de jogos pelo que não me sinto atacado de qualquer forma. Simplesmente, acho exageradas as comparações.

      2. Avatar de jr
        jr

        Acho que estas questões continuam a ser levantadas até nos casos de armas de brincar. O caso aqui é diferente já que é um jogo não indicado para crianças. Sendo assim a questão deixa de ter fundamento. Vamos deixar de ver filmes de terror? E que tal deixar de ver o telejornal? Tudo demagogia.

      3. Avatar de UKN
        UKN

        Outro …

        Na queiram sair de casa não …

    11. Avatar de Duarte
      Duarte

      Antigamente brincava-se “às espadas” com paus e era cada carga de lenha. Jogos de computador, filmes… lol Beba um copinho que isso passa.

    12. Avatar de Demon
      Demon

      jogo jogos violentos desde pequeno e hoje não sou nada violento.
      os jogos, principalmente os online, aumentam o trabalho em equipa, fair play, serve para fazer amizades, entre muitas outras coisas.
      uma pessoa não se vai tornar violenta por jogar um jogo, para isso essa pessoa já tem que ter violência dentro de si.

    13. Avatar de João Rodrigues
      João Rodrigues

      LOL

      O PPLWARE acabou de ganhar um “Diácono Remédios”

      1. Avatar de João Carvalho
        João Carvalho

        Cum raio, não discordo totalmente pois cada um é como cada qual e ah que goste de fazer o que vê nos jogos, mas a maneira de como foi escrita da-me vontade de sacar o jogo, mandar um tiro e de seguida vou cortar os pulsos para a varanda e matar toda a gente que lá passar em baixo com os talheres da cozinha.

        Calma jventude.

    14. Avatar de UKN
      UKN

      Se achas que sim … faz um favor à humanidade e não tenhas filhos …

      Não são os jogos que criam as personalidades das pessoas mas a educação a começar pelos pais …

      Ou esqueces-te que a educação começa em casa ?!

    15. Avatar de José
      José

      O Hitler jogava à sueca ?

  2. Avatar de Ganondorf
    Ganondorf

    Tb há a Redeemer? lol

  3. Avatar de Jhzx
    Jhzx

    Há tantos jogos excelentes mas que acabam por morrer porque a diversão está em jogar Online e se os jogos não são muito conhecidos e têm comunidade muito pequena torna-se aborrecido

    Pode ser que haja sorte com este…

  4. Avatar de El Kabong
    El Kabong

    Sim…. a culpa é sempre dos jogos e nunca das situações de violência (doméstica ou não) ou mau ambiente caseiro em que algumas crianças crescem.
    Talvez os jogos, Sr. Gilberto, se tenham tornado no bode espiatório para muitas situações deveras impensáveis que as crianças presenciam e que nunca são conhecidas por alguem que tenha o poder de tomar medidas.

    Quanto ao post em si, pelas imagens que vejo, os aspecto dos jogos já está a melhorar qualquer coisita desde o meu último comentário Sr. Rui 😉

  5. Avatar de Denzil Ferreira

    Já agora, gostaria de acrescentar que também é possível joga-lo em Mac OS.

    É sacar a versão Linux e correr este patch:
    http://elrata.110mb.com/codered/Alien_Arena_7.0-MacOSX.zip

    Contudo, no site da Alien Arena:
    The official MacOS port has been indefinitely postponed. However, apparently someone has indeed ported Alien Arena to the Mac, and released a patch. Download the linux version above, then apply this patch. We cannot guarantee this will work.

    Bons jogos!

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Obrigado Denzil Ferreira, fica a tua nota feita 😉 .

      Continua com boas dicas como essa 🙂

  6. Avatar de sight
    sight

    uhm, sou so eu que nao consigo correr o jogo em linux? “Falha de Segmentacao” ao inicializar o som.

    1. Avatar de Rui Oliveira

      sight

      instala os seguintes pacotes copiando e colando a seguinte linha na consola (assumindo que estás a usar ubuntu):

      sudo apt-get install build-essential libcurl4-openssl-dev libopenal-dev fakeroot devscripts debhelper dpatch libsdl1.2-dev libglu1-mesa-dev libgl1-mesa-dev libjpeg62-dev libxxf86vm-dev libxxf86dga-dev libxext-dev libx11-dev

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Culpem os pais, nao culpem a televisao, nem muito menos a escola. A educação começa em casa… O que nos chega todos os dias aos olhos, ouvidos e cabeça é genericamente aquilo que o senso comum quer… E o que ele quer todos nos sabemos…

    1. Avatar de Skilo
      Skilo

      Subscrevo …
      E acrescento também alguns professores. Um fim-de-semana desdes fui acampar. Cheguei num sexta tudo calmo e sossegado. Na manhã seguinte, foi o desastre, onde um grupo de muidos com uns professores, armarão a tenda. Era “estouro” com uma bola, quase que acertaram na minha filha de 3 anos. E quem é que andava aos estouros não eram os alunos mas sim os professores, sem respeitar ninguem que se encontrava no parque. E ainda se achavam cheios de razão ignorando as reclamações.
      Os Pais, os Professores, são os grandes responsáveis pela conduta dos muidos. E não os jogos, os filmes, etc.
      Zelem por mostrar aos vossos filhos os verdadeiros valores(Respeito, seriedade, educação, entre outros …).
      Ainda não experimentei o jogo, para comentar sobre o mesmo. Nem sequer o conhecia … Depois passo por aqui.

  8. Avatar de pph
    pph

    Bastante inspirado no unreal, sempre a abrir.

  9. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    É um joguito interessante embora tenha uma jogabilidade um pouco precária… primeiro que se acerte … também pode ser falta de jeito!

    As armas também têm um demasiado contraste entre umas e outras… deviam de ser mais “homogéneas” …

    De resto 5* … os gráficos são espetaculares… fazem.me lembrar o Quake… E o céu cósmico faz-me lembrar o American Mcgees Alice… lol

  10. Avatar de Gilberto
    Gilberto

    Pelo menos consegui abrir um debate sobre a questão.
    Claro que as abordagens não foram muito sérias e é evidente que os jogos não são os únicos detonadores da violência urbana que temos presenciado na atualidade.
    Mas todos tivemos conhecimento de casos concretos cujos desfechos sangrentos foram comprovadamente originados nos jogos.
    Vamos analisar com mais seriedade essa questão.

    1. Avatar de Duarte
      Duarte

      Para começar detonador não me parece a expressão mais correcta. Poderão ser catalisadores e para tal o problema já tem que vir de trás.
      Quanto aos casos sangrentos comprovadamente originados nos jogos! Sim. Mas quanto consegue enumerar?

      1. Avatar de Gilberto
        Gilberto

        Não vou discutir linguisticamente qual palavra seria mais correta entre detonador e catalisador.
        O fato indiscutível é que a violência está intrinsicamente ligada a humanidade desde os seus primórdios pois como já disseram, os nazistas não conheciam ou jogavam tais jogos.
        Ora, em algo que já está em ebulição, não me parece saudável ‘jogar mais lenha na fogueira’ e é isso que a maioria desses jogos faz, uma escancarada apologia à violência, ao crime e a impunidade.

        1. Avatar de Duarte
          Duarte

          E os exemplos?

        2. Avatar de Joao
          Joao

          E que tal pensares que os jogos violentos são apenas um escape para as pessoas que falas libertarem a sua violência em vez de irem libertá-la para a rua ?

          O ser humano é violento, quer queiras admitir ou não, não é um jogo ou um filme que vai mudar alguma coisa. As ideias estão lá, como deste o exemplo dos nazis, os jogos e os filmes são apenas uma desculpa para alguém dar quando há violência.

          1. Avatar de Duarte
            Duarte

            O Gilberto deve achar que devemos ocupar o nosso tempo livre com coisas mais produtivas e que não apelem “violentas”, tipo rezar, e temos que respeitar a opinião dele. Mas deixa que te diga que quando era miúdo e a minha mãe me obrigava a ir à catequese… aí sim… saía de lá e o que me apetecia era começar a matar, a torto e a direito.

    2. Avatar de kendimen

      “Mas todos tivemos conhecimento de casos concretos cujos desfechos sangrentos foram comprovadamente originados nos jogos.”
      Desculpa lá, estás a brincar, não?
      E eu que pensava que tinham sido feitos por pessoas com perturbações mentais, assim como os que se inspiram em filmes, séries ou desenhos animados, etc… ou só porque sim!!!

      1. Avatar de Gilberto
        Gilberto

        Claro que são pessoas com perturbações mentais que assim ficaram de tanto jogar esses famigerados jogos.

        1. Avatar de kendimen

          Como é isso? Então jogar jogos violentos PROVOCA perturbações mentais?!?!?!? Em que te baseias para dizer isso, já agora?
          Começo é a ficar com medo de ti, meu caro, se tens uma mentalidade tão frágil como as que descreves!

    3. Avatar de UKN
      UKN

      Já que és brasileiro, e aqui não quero levantar problemas racistas, achas que o problema da extrema violência das favelas brasileiras se deve aos videojogos ?!

      Ou à educação base que não têm, à pobreza extrema e à rejeição da sociedade ?!

      1. Avatar de Gilberto
        Gilberto

        Esses jogos chegam aos locais mais pobres do mundo, inclusive nas nossas favelas.
        Só que os casos de violência mais absurdos são na maior parte praticados por pessoas da classe média acima.

        1. Avatar de Me2
          Me2

          Fundamentação ? …

  11. Avatar de Explosivo

    Pareceu-me bem o jogo. Mesmo não sendo adepto de FPS acho que vou experimentar pois além de ser gratuito pareceu-me ter boa visualização gráfica. =)

  12. Avatar de RATUEIRA
    RATUEIRA

    Quantos males no mundo nao foram poupados quando a alguem lhe deu vontade de dar uns tiros ou roubar qq coisa ou dar uns caldos naquela velhota que se chiba sempre que chegas c’os copos… e essa vontade passou depois de queimar umas pestanas no GTA … lol

    Vejam os jogos como uma vivencia impossivel e não como um incentivo a qq coisa…

    Não é por jogar tetris que desejo ser um contrutor civil ou um tecnico da LEGO!

    cumprimentos…

  13. Avatar de UKN
    UKN

    Este e o Nexuiz são muito bons. Já costumo mandar umas jogatinas à que tempos e que me lembre ainda não andei à pancada a ninguém por me sentir mais violento … a não ser no paintball onde não há piedade 😀

    Já agora fica o repto aos pacifistas de sofá …

    Ficarei eu mais torrado da mioleira se jogar mais jogos violentos ou se jogar paintball dado que aqui inflijo de verdade danos ao “inimigo” (ou levo do mesmo) … qual me irá tornar o próximo psicopata aqui da zona … ? É que convém saber … para tomar a decisão certa … que eu sou meio doido … mas só meio.

  14. Avatar de dajosova
    dajosova

    Pese embora os jogos ou filmes violentos podem influenciar negativamente na atitude de algumas pessoas/crianças, não será apenas culpa dos jogos mas sim de outros factores como a educação em casa, más companhias na escola, etc., aliás como já foi referido.

    Deve haver bom senso quando se fala em violência dos jogos de vídeo e se relaciona isso directamente com o que foi escrito no 1º comentário.

    Não façamos disto uma tempestade num copo de água mas não nos esqueçamos que cada vez mais vivemos numa sociedade materialista em que se vão perdendo cada vez mais os valores humanos/familiares.
    E ainda que isto seja uma outra questão/discussão, é preferível promover mais determinados valores em detrimento da satisfação individual.

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      Errata:
      Onde se lê “podem influenciar negativamente na atitude” deverá ler-se “possam influenciar negativamente a atitude”.

      P.S.:
      Gostaria de desenvolver mais o meu raciocínio pacifista mas o UFC está prestes a começar! 😀

      1. Avatar de Gilberto
        Gilberto

        Em sã consciência, não há como desvincular os jogos violentos da própria atitude violenta da humanidade da atualidade. É evidente que existe uma gama enorme de outros fatores virtuais e concretos do ‘modus vivendi’ da atual sociedade globalizada que chamamos de ‘civilizada’. A ausência de valores e de uma formação de caráter verificada nas últimas décadas é na realidade a causa de todos os males.
        Todavia, nada disso isenta os jogos de uma grande parcela dos malefícios. Achar que tratam-se de inocentes passatempos é no mínimo falta de visão.

        1. Avatar de dajosova
          dajosova

          Concordo em absoluto! 😉

        2. Avatar de c0demaster
          c0demaster

          Tenho mais medo de um puto que passa a tarde a ver as “Tardes da Júlia” do que um puto que passa a tarde a matar aliens no pc.

          1. Avatar de Olly
            Olly

            Agora meteste-me medo.
            Quem é que tem coragem de ver esse tipo de programas?
            Esses programas sim, são os culpados de haver nazis de 88 anos aos tiros aos seguranças 😛

        3. Avatar de Olly
          Olly

          Tenho de concordar contigo 🙂

        4. Avatar de kendimen

          “Em sã consciência, não há como desvincular os jogos violentos da própria atitude violenta da humanidade da atualidade.”
          “Todavia, nada disso isenta os jogos de uma GRANDE PARCELA dos malefícios. Achar que se tratam (sim, corrigi) de inocentes passatempos é no mínimo falta de visão.”

          Continuo atónito com as tuas afirmações!!! É mesmo para levar a sério?
          Já não me respondeste a algumas perguntas, mas faço mais uma: como justificas que em milhões de crianças, jovens ou adultos que nunca na vida viram sequer um PC, consola ou sequer televisão, de paises sub-desenvolvidos, também se verifiquem actos violentos (e não excepcionalmente)?

  15. Avatar de francisco
    francisco

    é possivel instalar pela consola ?

  16. Avatar de mushi
    mushi

    Os 2 jovens que mataram 100 pessoas no liceu de Columbine jogavam Doom!!

    omg! let’s blame id software!

    Será esta paranóia tipica dos países do continente americano?
    🙂

  17. Avatar de JPOS
    JPOS

    E que tal o pessoal comentar a jogabilidade do jogo…ou fazer algum tipo de comparação….pontos positivos, negativos….

    Acabei de ter uma aula de história…

    Brigado

    Cumprimentos à malta

  18. Avatar de deep
    deep

    Triste é ng comentar o essencial, o JOGO em si que era a funçao deste post axo eu.
    Quanto á violencia, nao é dos videos jogos nem dos filmes, é parte da maneira de ser do Homem, resta-nos é tentar controlar essa violencia e canaliza-la para (lol) esse tipo de JOGO.
    Abraço

  19. Avatar de NX.Boy
    NX.Boy

    Tem como jogar oline?
    como faço para ativar essa funcinalidade?
    quem poder me responder!
    agradeço desde já!