10 jogos antigos e clássicos… que deixaram saudade! – Parte 2

137 Comentários

Depois da primeira parte deste artigo, ver aqui, muitos foram aqueles que sentiram a nostalgia e saudades dos tempos em que jogaram os 10 jogos recordados.

Os comentários encheram-se de muitos outros nomes de clássicos que decidimos agora recordar numa segunda parte.

Preparem o coração… pois este artigo está repleto de memórias!

10 jogos antigos e classicos que deixaram saudade



Vamos então ficar com o segundo conjunto de 10 jogos antigos, clássicos e que deixaram (muita) saudade. No entanto, decerto que muitos ainda os jogam! Vamos ver:

Commandos

Commandos

O famoso jogo de estratégia Commandos ficou famoso após trazer ao jogador cenários fantásticos em redor de uma história, durante a II Guerra Mundial, com muitas missões, personagens e acessórios característicos.

A saga Commandos ainda está bem viva mas, decerto, a primeira expansão, designada Behind Enemy Lines, foi a que mais marcou os gamers mais antigos.

Ora recordem:

Super Mario Bros.

Super Mario Bros

Mais que um clássico, o Super Mario Bros. é praticamente um ícone do mundo dos jogos.

Mario é a personagem principal, criada em 1981 por Shigeru Miyamoto, entrou em mais de 200 jogos, sendo que, o primeiro foi, o também clássico Donkey Kong, que também iremos, noutro artigo, recordar,

Super Mario Bros nasceu há 30 anos, em 1985 pelas mãos da Nintendo.

Haverá alguém que nunca jogou Super Mario? Não acredito!

Gobliiins

Gobliiins

Digam-me, por favor, que também se lembram deste jogo… é que eu era completamente viciada e fascinada por esta história, pelos objectos, pelas acções… por tudo!

O pequeno jogo de 1991 contava a história de Goblins que tinham que fazer diversas combinações para conseguirem avançar de nível, fazendo com que o jogador usasse a sua lógica e perspicácia.

Para minha felicidade, descrobri que está também disponível para Android!

Recordem aqui:

The Sims 1

The Sims

Eu sei que já me referi a muitos jogos como sendo ‘o meu preferido’ mas a verdade é que tenho muitos, é difícil escolher só um!

E o The Sims 1 tem um lugar bem especial no meu leque de recordações. O jogo que simula a vida real, apresentava gráficos e pormenores super cativantes. Podiamos criar a nossa casa, decorá-la, criar o nosso Sim, criar relações, casar, ter filhos, ou adoptar… infinitas possibilidades.

Ainda jogo, actualmente o The Sims 4 mas… o primeiro nunca se esquece! Ah e, sim, usava os cheats!

Quake

Quake

Ao estilo do Unreal Tournament, Quake é também um jogo do género FPS (First Person Shooter), criado em 1996, tendo tido várias expansões até à actualidade.

Para além da jogabilidade, Quake também ficou famoso por ter sido o primeiro jogo com todos os gráficos modelados em 3D.

Sinta a nostalgia com este vídeo:

 

Sensible Soccer

Sensible Soccer

Este foi um dos primeiros jogos de futebol para computador e que contou com diversos fãs pelos quatro cantos do planeta.

Com um aspecto super retro, mas moderno na altura, o Sensible Soccer foi bastante popular nos anos 90, tendo tido diversas versões.

Os mais perspicazes, devem ainda lembrar-se das jogadas mais eficazes…

Vamos recordar?

3D Pinball Space Cadet

3d pinball space cadet

Este foi um famoso jogo de Pinball que veio juntamente com, o também popular SO da Microsoft, o Windows XP.

Foi desenvolvido pela Cinamatronics e lançado em 1995. O jogo era super simples de jogar e fazia as delícias dos amantes deste género de jogos.

Lembram-se?

Little Big Adventure

Little Big Adventure

Este pequeno jogo de aventura e acção foi lançado em Outubro de 1994 e vendeu cerca de 400.000 cópias.

Little Big Adventure tinha como personagem principal o Twinsen, um boneco vestido de azul no qual o jogador poderia activar 4 modos diferentes: normal, desportivo, agressivo e discreto.

Caesar III

Caesar 3

Mais um daqueles jogos que estão, definitivamente, no meu TOP de jogos preferidos.

Adoro o Caesar III, é fantástico construir a nossa cidade romana, colocar as casas que vão evoluindo à medida que  têm mais edifícios, entretenimento, plaza, jardins, mercado recheado de produtos, aplicar as quintas, dar festas em honra de diversos deuses… um sem fim de possibilidades.

Apesar de haver o 1 e o 2, este para mim foi, sem dúvida, o melhor.

Há uma semana voltei a instalar e… sim, estou viciada outra vez!

 

Paradise Café

ParadiseCafe

Ponderei bastante antes de colocar aqui este jogo mas, de facto, é um dos poucos jogos portugueses e que foi jogado por um significativo número de pessoas.

A mecânica do jogo de 1985, lançado pela Damatta, é bem conhecida por todos aqueles que o jogaram e, quem se lembra da frase “Reinaldo, este não quer pagar“?

Por questões óbvias, este não terá vídeo. Mas nada que uma pesquisa não resolva!

Conheciam todos estes jogos? Que outros clássicos gostavam de ver recordados?

Comentários

137

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Não estou a ver:

    Street Fighter;
    Sonic;
    Fifa 94;

    E então em 3D:
    Virtua Cop
    Virtua Fighter
    Virtua Tennis
    Virtua Racing

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Sem esquecer do Elifoot!!!!

      1. Avatar de TiagoDM
        TiagoDM

        O Elifoot é sem dúvida um grande!!

    2. Avatar de Marisa Pinto

      Não podemos por todos de uma só vez ehehe, ficam esses guardados para uma próxima 🙂

      Obrigada!

      1. Avatar de Kowalski
        Kowalski

        Marisa querida e jogadora profissional, eu adorava o Super Mario, o FIFA 94, Street Fighter, Mortal Kombat e o 3D Pinball.

        Você quase me mata do coração com essas recordações! Vou ouvir “Saudade”, da Cesária Évora… 😀 😉

      2. Avatar de Catarino
        Catarino

        Uma ideia Marisa Pinto seria colocar os jogos mais jogados por consola/tipo. (não sei se é viável a ideia mas ficava tudo organizado, e poderia existir uma consola por semana por exemplo com lista de jogos 😀 )

        exemplo:

        Nintendo -> Super Mario
        Mega Drive -> Sonic
        Master System II -> Alex Kidd
        Wii -> Tenis
        Xbox -> Kinect Adventures
        PS1 -> Crash Bandicoot
        Nintendo 64 -> Zelda Ocairina of Time
        PC -> Age of Empires
        Jogos Arcada -> Puzzle Bobble

        etc etc

        1. Avatar de John
          John

          Boa ideia !!!

      3. Avatar de Costa
        Costa

        gostava de voltar a encontrar um jogo a preto e branco em que a nave era um triangulo e disparava para meteoritos, e ao carregar no botão a meio entre o joystick e o botão de disparar a nave desaparecia e aprecia no mesmo sitio, e assim escapava aos meteoritos. istofoi nos anos 70/80

    3. Avatar de Iurie Solomon
      Iurie Solomon

      might and magic 3 tb se jogava mto na minha terra

  2. Avatar de JJ
    JJ

    The Sims 1… se não estou em erro, foi o primeiro jogo que comprei a meias com a minha irmã.

    E claro 3D Pinball Space Cadet, grandes scores que tinha, tal não era o vicio… LOL

  3. Avatar de André
    André

    Comandos sem dúvida era um grande jogo, como também Age of Empires. E um jogo que marcou varias gerações tambem que foi o Contra e nas máquinas de jogos o Outzone também um grande jogo.

  4. Avatar de nepper
    nepper

    Commandos (toda a saga) provavelmente o jogo que mais gostei de jogar 🙂 “yes sir” / “Ok Sir”

    Sensible Soccer & Quake também perdi algumas horas 🙂 🙂

    1. Avatar de Hugo Serras
      Hugo Serras

      Commandos = Top game

    2. Avatar de old but gold
      old but gold

      Comprei a saga toda na steam sales deste ano por 1,29 só para relembrar mas sinceramente nao gostei muito do comandos 3 agora os outros 3 é do melhor

      1. Avatar de nepper
        nepper

        Eu só não gostei (aliás detestei) do Commandos 4: Strike Force, que era um FPS

        1. Avatar de old but gold
          old but gold

          Deve ser o 3 que eu tou a falar tens o primeiro depois tens a expansão depois tens o 2 e depois o 3. Ou existe mesmo o 4 e eu desconheço xD

    3. Avatar de PMS
      PMS

      Commandos sim, mas sobretudo este (o primeiro)
      Os outros desiludiram bastante…

    4. Avatar de John
      John

      Eu faltei a algumas aulas do prof Carvalho à pala do quake e do dune II . Principalmente durante o inverno … as manhãs brigantinas são bem frias …

      maia 😉

      1. Avatar de nepper
  5. Avatar de Hugo Serras
    Hugo Serras

    Como é óbvio, se fossemos colocar todos os jogos que nos trazem certas nostalgias, ficariamos aqui a postar mensagens durante semanas.
    Concordo que existem outros jogos igualmente incríveis para a época que se viveu, ou até mais, mas estes foram e são grandes jogos . Houve melhores e piores, como em tudo.
    Parabéns, mais uma vez.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      :))) Vai haver mais edições, com certeza 😀

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Mais uns para a lista:
        SimTower
        SimCity 2000 e o SimCity 3000
        Lotus
        Test Drive
        F1 (não me lembro se tinha mais algum nome…)

        1. Avatar de Jleitao
          Jleitao

          Amigos pf não se esqueçam do sádico mas intemporal Carmageddon 😀
          do Titus the fox, Prehistoric, etc…

      2. Avatar de To Ventura
        To Ventura

        Outro jogo simples, mas viciante, passei muitas horas. UGH
        http://www.bestoldgames.net/eng/old-games/ugh.php
        Nem me lembro até que nível cheguei, mas tinha umas quantas folhas cheias de passwords.. (Para quem não conhece, para cada nível mostrava uma password, para não termos que jogar tudo de início)

      3. Avatar de nitrofurano
        nitrofurano

        os mais obscuros também merecem ser citados! ainda não vi ninguém falar do Bouken Roman para NEC-PC8801! 😀 (também foi lançado para MSX)

  6. Avatar de StockMan
    StockMan

    ah e o famoso Warcraft 7

  7. Avatar de João Coelho
    João Coelho

    Sensible Soccer 😀

    1. Avatar de José
      José

      Alguém chegou a participar nos torneios na Amadora? 🙂

  8. Avatar de Krasy
    Krasy

    falta o wolfenstein grande classico

    1. Avatar de eleck
      eleck

      o wolfenstein já foi falado na primeira parte, agora o doom 3d e claro dukenukem 3d é que faltam ai

  9. Avatar de RF
    RF

    Falta aí também:
    O 1º Grand Theft Auto que data de 1997,
    Duke Nukem 1 de 1991 e o 3D de 1996,
    Doom de 1993,
    Dune II de 1992,
    Transporter tycoon de 1994..

    Estou mesmo velho… :'(

    1. Avatar de aa
      aa

      Não se esqueçam do Transport Tycoon Delux

    2. Avatar de Carpet Mancha
      Carpet Mancha

      DUNE 2 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! SAVAGE MEMORIES!

  10. Avatar de Alberto Esteves
    Alberto Esteves

    Command & Conquer
    Heroes of Might and Magic III – o melhor de sempre, até foi reeditado para HD

  11. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    Ooohhh, O little Big Adventure – Um dos primeiros jogos de aventura gráfica fenomenais ! Adorei esse jogo.
    Apesar de possuir uma Mega Drive, joguei muito Super Mario !

    Oooh, o Quake ! Pela noite dentro a assustar-me com os montros !

    Commandos – Muito bom jogo ! As missões eram geniais !

    – Grandes titulos que faltam aqui, mas estes foram parte da minha adolescencia !

    Estou velho, já percebi. Mas nesta altura, os arrepios que era de jogar estes jogos a primeira vez ! Bons tempos, bons tempos ! Esta malta nova já não tem estes prazeres !

    1. Avatar de Bruno Santos
      Bruno Santos

      Uma coisa que recordo muito destes jogos (não só estes) era o som a 8 bits ! Ooohhh, memórias !

      1. Avatar de Marisa Pinto
    2. Avatar de TiagoDM
      TiagoDM

      Nem só pelos jogos em si, mas pela época… agora os miudos têm escola o dia todo, já n brincam na rua, o tempo e o espaço são muito diferentes daquilo que eram, daí que mesmo que ainda estivéssemos “no inicio dos jogos de computador”, não ia ser a mesma coisa… perdem-se umas coisas, mas decerto que se ganham outras, todavia, “o tempo já não volta atrás” (só para quem o já viveu e o recorda .. com a ajuda deste post!! :))

  12. Avatar de João Lemos
    João Lemos

    Obrigado pela nostalgia :’)

  13. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    A minha lista que me deu muitas e muitas horas bem agarrado
    Pharao + Expansão Cleopatra
    Caeser 3
    GTA 1 e London
    Quake 2
    Elifoot

    Bons velhos tempos ….

  14. Avatar de Rodrigo Pedro
    Rodrigo Pedro

    Eu ando numa de fazer alguns jogos antigos, um deles é o commandos, vou na missão 13.
    Atenção que o commandos 1, expansão e 2 não funciona no Win10 é necessário recorrer a uma máquina virtual.

    Há dois meses terminei, pela primeira vez o Tomb Raider I, agora estou a jogar o II.

    Falta referenciar o Sim City 2000, Theme Hospital e Transporter Tycoon (OpenTTD).

    1. Avatar de Sim Sim!!!
      Sim Sim!!!

      “Atenção que o commandos 1, expansão e 2 não funciona no Win10 é necessário recorrer a uma máquina virtual.”

      nem mesmo recorrendo á funcao para correr o jogo em modo de compatibilidade com o Windows 8 ou 7….?

      1. Avatar de Rodrigo Pedro
        Rodrigo Pedro

        Nem mesmo recorrendo à compatibilidade. Testado na versão steam, nas outras non-steam deve ser igual.
        O erro que dá é por causa do directx (v5), diz que não encontra quando se executa o jogo.

        http://steamcommunity.com/games/6800/announcements/detail/138835717992102019

    2. Avatar de Makimba
      Makimba

      Que máquina virtual usas?

    3. Avatar de nepper
      nepper

      Eu estou, desde ontem, a jogar o Commandos num Win 10 64 sem problemas

      1. Avatar de Makimba
        Makimba

        onde arranjaste o jogo?

  15. Avatar de old but gold
    old but gold

    Falta ai o Theme Hospital e o jogo que desfazia amizades o grande Contra (quando jogavas a dois dava para roubar vidas ao colega caso não tivesses nenhuma xD)

    1. Avatar de prof
      prof

      Ah… e o “primo” desse, o Theme Park?

      Gostaria de ver aí na lista o simples mas muito Colonize:

      h++p://galfar.vevb.net/wp/wp-content/uploads/2012/05/ColonizeDos2.png

      1. Avatar de old but gold
        old but gold

        esse por acaso desconheço mas a parte que mais curtia no jogo era quando metias o codigo na impressora e a receptionista dizia no micro “the hospital administration is cheating ” xD

  16. Avatar de Arthur Gomes
    Arthur Gomes

    Para minha surpresa, vi Gobliiins disponível na Google Play Store para Android. Boas risadas e recordações com os anõezinhos
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dotemu.gobliiins

    1. Avatar de Hugo Serras
      Hugo Serras

      Companheiro,

      Já ganhei o dia com a tua dica.

      Abraço

    2. Avatar de António Paiva
      António Paiva

      Não sei de deva colocar isto aqui, mas cá vai…

      http://play.mob.org.pt/game/gobliiins_trilogy.html

  17. Avatar de xico fininho
    xico fininho

    Super Mario foi o jogo que mais horas colei na minha infância. Tinha uma consola daquelas que se comprava nos chineses por 5 contos e vinha com uma cassete que trazia 999.999 jogos ou coisa assim.

    Além de super mario era duck hunt e um jogo de tanques em que tinhamos de proteger uma águia

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      O jogo de tanques é muito provavelmente o Battle City da Namco para a NES. Essas consolas dos chineses eram clones da primeira Nintendo, a NES, e foram a iniciação de muita gente em Portugal nos videojogos.

      A minha para além desses também tinha Dr. Mario na memória, um jogo de puzzle, e o clássico do “motocross” Excitebike.

  18. Avatar de Rafael Ramos
    Rafael Ramos

    The Curse of Monkey Island
    Postal

  19. Avatar de Krasy
    Krasy

    então e o snake para nokia não deixa saudades ou o mine sweeper , pacman space invaders
    haaa nostalgia ( tou mesmo velho)

    1. Avatar de nitrofurano
      nitrofurano

      saudades tenho é do Monaco GP nas arcades, aquilo foi feito só com discrete circuitry, sem processador nenhum! 😉

  20. Avatar de RATAX
    RATAX

    Ainda guardo religiosamente o meu AMIGA 500 de 1987, com 1Mb, repito 1Mb de ram, ao qual mais tarde adicionei uma placa aceleradora com um disco rígido de 40Mb e mais 1Mb de ram.
    Ainda funciona e passou o ano 2000 sem bugs!
    Guardo também umas centenas de disquetes.
    Grande máquina, excelentes aplicações e fantásticos jogos!
    Lembram-se dos LEMMINGS?…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      ehehe o Lemmings foi divulgado na 1ª parte deste artigo 😀

      1. Avatar de RATAX
        RATAX

        Pois é não tinha lido…

    2. Avatar de JN
      JN

      Joguei Agony até dizer chega num AMIGA 500 e nunca me fartei! Cada nível revelava uma imagem fantástica digna das capas dos LP das mais emblemáticas bandas de heavy metal.
      Comandar aquela coruja era viciante!

    3. Avatar de jorge silva
      jorge silva

      o meu primeiro pc, dito pc. estou velho mesmo looool

    4. Avatar de Marco
      Marco

      quem ano se lembra desse icone do amiga??? Super monaco grand Prix, o meu prieiro jogo para o amiga 500.

      R-Type qualquer um, Exolon

    5. Avatar de nitrofurano
      nitrofurano

      falar de Amiga sem mencionar a trilogia Shadow of the Beast é um crime! 😀

  21. Avatar de luis reis
    luis reis

    Kokotoni Wilf, match day, match point, chuckie egg2,R Type todos para o Spectrum 48k, Shemmue, Sonic , phantasy star on line para dreamcast

    1. Avatar de Alain Pedro
      Alain Pedro

      Yes! tava a ver q ninguem falava no Spectrum! 🙂
      Lords of Midnight/Doomdark’s Revenge, Exolon, Head over Heels, Elite, RebelStar, as ‘text adventures’… grandes tempos! não esquecer de ter á mão uma chavinha phillips pra regular a cabeça do leitor… lol
      O Shenmue 1 e 2 tb foram grandes jogos… tou á espera de oportunidade pra voltar a jogar com emulador.

    2. Avatar de nitrofurano
      nitrofurano

      poucos falam dos jogos espanhois para zx-spectrum, eram excelentes! 🙂

  22. Avatar de Joao
    Joao

    Boa tarde a todos.
    Tenho a recordação de um jogo que apenas joguei num daqueles CD’s que vinha ai com uns 10 demos, deixo a imagem de como era +- a estrutura.
    O objectivo era recolher as bolas cinzentas e amarelas para depois atacar o castelo contrário.
    https://www.dropbox.com/s/a92maykh2f1cr6n/Sem%20T%C3%ADtulo.png?dl=0
    Alguém me consegue ajudar com o nome ?

    Abraço

    1. Avatar de mythic
      mythic

      na net existe 1 emulador chamado NAME32 trás milhares de jogos de arcada , as veses vou la matar saudades de alguns , mas dava-me jeito um joystick dos antigos para alguns

  23. Avatar de Ruben
    Ruben

    Velhos tempos em que jogava Super Mário Bros. e ao 3D Space Cadet (ainda tenho no meu Windows 8.1, eheheh).

    Sugiro que no futuro incluam na lista o Microsoft Train Simulator, um excelente jogo de simulação de comboios de 2001. 😉

  24. Avatar de José
    José

    Cannon Fodder… ha alguns anos saiu o 3 mas nada como o primeiro

  25. Avatar de José
    José

    e Duke Nukem 3D, os 3 primeiros Warcraft, o AV

  26. Avatar de mythic
    mythic

    Paradise Café bons tempos, mas falta ai super pang, bomberman, goldem axe ,arkanoid,

    1. Avatar de José
      José

      pang e bomberman xiii era tb o dyna blaster

    2. Avatar de nitrofurano
      nitrofurano

      Paradise Café merecia um remake! 😀

  27. Avatar de someone
    someone

    Age of Empires
    Pharaoh
    Grand Thief
    Tomb Raider

  28. Avatar de José
    José

    e os “point-and-click”: Sam&Max, Monkey Island, Simon the Sorcerer, Larry

    1. Avatar de nitrofurano
      nitrofurano

      o Larry 1 é um clássico! 🙂

  29. Avatar de Primi
    Primi

    Counter strike
    Half life
    Tanks (snes)

  30. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    O 3D Pinball Space Cadet como referido foi inicialmente lançado no Windows ME

    1. Avatar de Sidónio Ressurreição
      Sidónio Ressurreição

      Não foi não. Esse jogo foi lançado na expansão Plus! do Windows 95, pouco tempo depois de ter saído o Windows 95.
      As pessoas não sabem e pensam que pelos gráficos que o jogo é mais recente, mas esse jogo já tem 20 anos.

  31. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Parabens pela coragem de colocar o paradise cafe. Foi O JOGO portugues.
    e parabens a damatta gostava de ler um entrevista de quem produziu o paradise cafe.

    1. Avatar de João
      João

      Voce e muita gente, aparentemente…

      Infelizmente ninguém sabe ao certo quem são… Os tipos do Universo Spectrum andam a procura dos programadores

      1. Avatar de nitrofurano
        nitrofurano

        “Os tipos do Universo Spectrum andam a procura dos programadores”?

  32. Avatar de José
    José

    Prehistorik – primeiro jogo que joguei num PC com msdos (na escola secundaria, no PC do prof. que tinha um disco de 10MB, em que se tinha de executar o comando “park” para estacionar a agulha :D)

  33. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    GluGlu, PolePosition, Saboteur, Indiana Jones and The Fate of Atlantis, Zynaps, Wolfenstein

    1. Avatar de nitrofurano
      nitrofurano

      tentei começar a desenvolver uma versão do Pole Position para ColecoVision, desisti no começo! 😀 (mas postei qualquer coisa no forum do AtariAge! 😀 )

  34. Avatar de Vlad
    Vlad

    Shadow Of The beast
    A saga do Moneky Island
    Rick Dangerous I e II
    Toki
    A saga dos Dizzy

  35. Avatar de Tripax
    Tripax

    Paradise Café sem dúvida em 89 90 na spectrum , e de seguida o super mario bros na Nintendo Nes.

  36. Avatar de Humberto
    Humberto

    Elifoot II esse foi um clássico!!
    Championship Manager 2
    Crash Bandicott (não sei se as consolas contam :P)

    Assim de momento estes são os que me lembro 😉

  37. Avatar de Joel Pinto
    Joel Pinto

    Ainda à uns tempos instalei e vejo-me à nora para passar o 1º continente de Settlers II:GOLD EDITION

    É fantástico

  38. Avatar de PP
    PP

    Deixo aqui duas propostas que não vi ainda lembradas, California Games e um jogo de basket que dava pelo nome de Lakers vs Celtics
    1º jogo multiplayer que levei a sério NetStorm: Islands at War o meu nickname: Merlin 🙂

  39. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    eix Cesar III, perdi muitas horas xD, falta ai o civilizations II

  40. Avatar de PP
    PP

    Quando fui ver os globlins para android num comentário acima, dei com o Another World… que clássico!!!

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dotemu.anotherworld

  41. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    Alguém jogou The 7th Guest e The 11th Hour ? A 3D já na altura, cheios de puzzles ?

    1. Avatar de Hugo Serras
      Hugo Serras

      O 7th guest foi mesmo um grande jogão. O 11th não cheguei a jogar

  42. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    – The lost vikings
    – Day of the tentacle
    – X-com UFO Defense
    – Leisure Suite Larry

    oohh memórias

  43. Avatar de Charles
    Charles

    F1GP
    Transporte Tycoon
    Dune 2
    1° Command & Conquer

  44. Avatar de Charles
    Charles

    Que memórias fantásticas que este artigo trás!
    Obrigado…

  45. Avatar de Nuno Fonseca
    Nuno Fonseca

    Aqui ficam mais alguns jogos antiguinhos que eu costumava jogar e que, quando bate a saudade, ainda jogo:

    – Paratrooper
    – Golden Axe
    – Warcraft
    – Civilization
    – Colonization
    – Premier Manager 2
    – Tank Wars
    – Gauntlet II
    – Jetpack
    – Lotus 3
    – Raider
    – Alley Cat
    – FIFA 94

    1. Avatar de nitrofurano
      nitrofurano

      Lotus é excelente sim! 🙂

  46. Avatar de Rui
    Rui

    Já aqui foi referido, mas o Warcraft para mim foi dos jogos de estratégia mais bem conseguidos e engraçados que joguei, e então os sons que eles davam sempre que clicavamos em cima dos bonecos 🙂

  47. Avatar de Alexandra Oliveira
    Alexandra Oliveira

    Para mim sem dúvida commandos ganha isso tudo, é fenomenal e passei umas boas horas colada 🙂

  48. Avatar de leo
    leo

    Boas escolhas, o commandos era espetacular, puxava pela cabeça e dava para completar as missões recorrendo a estratégias sempre diferentes, não me lembro de muitos jogos com essa possibilidade.
    Seria interessante fazerem um top jogos retro por estilo de jogo (fps, rpg, etc) ou por consola.

  49. Avatar de Pedro
    Pedro

    Theme Hospital
    Atomic Bomberman
    Streets of Rage
    Mortal Kombat
    Revenge of Shinobi
    Combat Cars
    MicroMachines
    Sonic’s
    Um de futebol na Nintendo q o gajo rematava uma bola de fogo ….LOL

    1. Avatar de Pedro Marques
      Pedro Marques

      Micro Machines era fantástico.

      Ainda passei umas boas tardes com os meu amigos cada um a tentar empurrar os carros dos outros para fora da mesa, móvel, etc. 4 gajos agarrados a um teclado non-stop, só parar para comer uma fatia de pizza e continuar.

      1. Avatar de José
        José

        ainda tenho na memoria uma pista em cima duma mesa de snooker 😀 4 no teclado era esse e o dyna blaster

    2. Avatar de Alucard
      Alucard

      Futebol na Nintendo seria o Nintendo World Cup? 😉

  50. Avatar de Pedro Carvalho
    Pedro Carvalho

    Para quem quiser relembrar de muitos
    http://www.bestoldgames.net/eng/

  51. Avatar de John
    John

    Oh Marisa, grandes “tomates” para por o Paradise Café nesta lista 😉

    Kudos !!!

  52. Avatar de João
    João

    Pena ninguém conhecer os autores do Paradise Café ao certo…

    Aparentemente os fulanos do Universo Spectrum tem algumas pistas mas suponho que nada certo, visto que andam à procura destes para uma entrevista: http://zxspectrum.com.pt/paradisecafe.html

    Seria giríssimo podermos obter algumas respostas…

    1. Avatar de João
      João

      Como é que nós (pplware) poderíamos tentar descobrir alguma coisa??? Alguém tem alguma ideia diferente da deles???

  53. Avatar de Tiago Louro
    Tiago Louro

    E ninguém se lembra do Perestroika?

  54. Avatar de Daniel Silva
    Daniel Silva

    Contra!

    1. Avatar de nitrofurano
      nitrofurano

      Contra, da Konami?

  55. Avatar de mythic
    mythic

    e agora mais nostalgico! quem não se lembra de por uma k7 com o jogo a carregar , sair de casa e dar uma volta com os amigos, ir brincar,cafe e chegar a casa e com sorte o jogo ja estar carregado e pronto a jogar? tantas secas apanhei com os jogos em k7

    1. Avatar de José
      José

      lol ou isso e dar erro e termos de voltar ao inicio… e o 128k q tinha jogos que era os 2 lados da k7?

    2. Avatar de Klinscky
      Klinscky

      E das vezes que ficava a carregar e depois no fim “brecava” e aparecia algo como ‘R Tape Loading Error’? Haha, os gamers de Spectrum tinham que ter muita paciência!…

      1. Avatar de José
        José

        a inveja que tinha de quem tinha um commodore amiga

      2. Avatar de Norberto
        Norberto

        Load “” irá lembrar algo? Fazia batota na k7 rebobinando até certo ponto e tentava de novo, costumava dar certo! O meu era um Timex 2048

  56. Avatar de Legolas
    Legolas

    Fiz uma matéria a 2 dias no meu blog sobre Little Big Adventure
    http://ordemdazoeyra.blogspot.com.br/2015/08/old-but-gold-001.html

  57. Avatar de Makimba
    Makimba

    Boas

    Passados tantos anos alguem me pode dizer a razão das explosões no final de cada nivel do Super Mário?

    1. Avatar de Makimba
      Makimba

      E onde vou arranjar o Commandos?

    2. Avatar de Catarino
      Catarino

      Penso que as explosões seja fogo de artificio (fireworks)

      1. Avatar de Makimba
        Makimba

        O numero de explosões tinha a ver com qualquer coisa que se fazia durante o nivel. nunca cheguei foi a perceber o que!

  58. Avatar de Blestud
    Blestud

    Passei o Little big Adventure todo, mas foi o 2! que saudades <3

  59. Avatar de fneves
    fneves

    Foi bom rever este loop de comando de vozes de commandos! Adoro! 🙂 consider it done! “Ai poletza”:P agora ver videos no sapo é de perder a paciência

  60. Avatar de jose anjos
    jose anjos

    Toda a saga Championship Manager, Aliens vs Predator, Far Cry…

  61. Avatar de Carlos Alberto
    Carlos Alberto

    Onde anda o Golden Axe, Manic Miner, Exolon, Chuckie egg !?!?!!?

  62. Avatar de Telmo
    Telmo

    Klapaucius 😀

  63. Avatar de brucetuga
    brucetuga

    Assim de repente lembrei-me do fantástico Need for Speed – Porsche Unleashed que me “pregava” ao computador até conseguir adquirir todos os Porsches que o jogo tinha …
    Mas jogos como F1GP – o primeiro de todos – ou a saga Diablo I e II bem como Age of Empires, Dune ou Command and Conquer acho que não se esquecem 😀

    1. Avatar de nitrofurano
      nitrofurano

      não sei se foi só comigo, depois de ter jogado Daytona USA nas arcades fiquei meio desiludido com o Need for Speed…

  64. Avatar de ZeTolas
    ZeTolas

    E do tempo do Doom não esquecer o fantástico Hexen: Beyond Heretic de 1994-95… Bons tempos…

  65. Avatar de Abrishjohns
    Abrishjohns

    Mario bros é o jogo favorito de todos, gostaria de poder jogá-lo novamente em meus smartphones?

    Best Regards DA2 MOD