Zoom: Escolas começam a banir a plataforma de videoconferências

49 Comentários

A plataforma de videoconferências Zoom é uma das mais populares e também uma das mais completas. No entanto, os sucessivos problemas de segurança revelados têm vindo a estragar a reputação desta plataforma. Os responsáveis já vieram anunciar que todas as vulnerabilidades estão a ser tratadas, mas será que este anúncio vem tarde?

De acordo com algumas informações, há já escolas que começaram a deixar de usar o Zoom! A escolha recai agora sobre o Teams da Microsoft.

Zoom: Escolas começam a banir a plataforma de videoconferências


No mercado existe atualmente uma panóplia de plataformas para reuniões e aulas online. A plataforma Zoom é a mais popular pelos bons e maus motivos. Esta plataforma tem mostrado algumas fragilidades ao nível da segurança e há já mesmo escolas a começarem a usar alternativas.

Segundo informações, alguns agrupamentos de escolas nos EUA estão a banir o Zoom. Destaque para o (grande) agrupamento de Nova Iorque e o condado de Clark, em Nevada. Outros, como o Edmonds School, no estado de Washington, e o Alpine School, em Utah, estão a repensar as suas políticas sobre o uso do Zoom. A alternativa recai, sem surpresas, para a plataforma Teams da Microsoft.

Zoom: Escolas começam a banir a plataforma de videoconferências

O Zoom é uma das plataformas mais populares para videoconferências. Os cuidados a ter com esta plataforma são muitos e nesse sentido deixamos aqui 5 dicas a ter na utilização da plataforma em teletrabalho.

Depois de informarmos que a app para iOS enviava dados para o Facebook. da existência de um bug para Windows que permite roubar o utilizador e password do sistema, foi recentemente revelado que circulam na internet milhares de gravações “privadas”. De relembrar também que uma vulnerabilidade podia dar acesso à câmara e ao microfone. Referimos também que há milhares de gravações “privadas” do Zoom na internet.., no entanto, este não é um problema apenas da plataforma.

Leia também…

TOP 5: Plataformas fantásticas para reuniões e aulas online

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de O Monstro Precisa de Amigos
    O Monstro Precisa de Amigos

    A Ordem dos Advogados portuguesa gosta da insegurança do Zoom. Hoje conferência do CDP às 15h e amanhã outra.

    1. Avatar de Rizzo
      Rizzo

      Ferramentas de teletrabalho sao excelentes mas em portugal os tugas sao preguicosos e em casa ficam a dormir ate as tantas e não fazem nenhum. Horario de almoco de 2h so mesmo na tugalandia, aqui no UK 15-20min chega

      1. Avatar de O Monstro Precisa de Amigos
        O Monstro Precisa de Amigos

        Epah, que comentário mais irracional… O que é que isso tem a ver com o que eu disse? É por eu ter dito que as conferências são às 15h? O que é isso tem de estranho? Ó jovem, estás a falar com um profissional LIBERAL, que se está nas tintas para horários rígidos, por isso se me apetecer almoçar durante três horas, almoço. E deixa-me que te diga, todos os dias lido com imensas pessoas e creio que não conheço assim tantas que disponham de duas horas para almoçar, se é que conheço alguma. De resto, a tua crítica ao trabalhador da Tugalândia é-me indiferente porque eu não vivo para o trabalho. Se a tua vida é trabalho, muito trabalho e só trabalho, parabéns e bom proveito, mas lembra-te que daqui a poucos anos vais estar debaixo da terra como toda a gente e a tua vida honrada e laboriosa não interessará para na-di-nha.

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        vai apanhar no pacote do almoço.

      3. Avatar de Joao
        Joao

        Se é por horas de trabalho que pretendes avançar e criticar a “malandrice” tuga, eu apesar de ser empregado de uma empresa portuguesa, trabalho deslocado em vários países da Europa e as 15h30 ficamos sozinhos nos ecritórios até as 18h, 19h que é normalmente a nossa hora de sair cá… e almoçamos também em 30 minutos juntamente com eles… por isso não vás por horas de trabalho sff…

      4. Avatar de CF
        CF

        Fala por ti, eu almoço ao mesmo tempo que trabalho e trabalho 12h/dia!

        1. Avatar de J.P.
          J.P.

          És um Rambo do escritório!! Parabéns. Toda a gente vai cantar histórias disso dos teus grandes feitos muitos anos depois de ires p outro mundo.

    2. Avatar de TREGO
      TREGO

      Já agora que trabalhas tanto, e em Portugal não se faz nada, porque é que estás na net em horário laboral e não estás a trabalhar. Eu estou a ver este site às 19 horas

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Bem feita…
    Zoom e meet não prestam… não têm 1080p ou 4k

    1. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Sim, o 1080p e o 4K são realmente uteis para uma reunião do dia-a-dia

    2. Avatar de Rizzo
      Rizzo

      Para que queres 4k numa videochamada? Isto e para trabalhar não para trocar ideias de maquilhagem

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Então vamos subir, e o 8K?????
        Juro estou farto da estupida qualidade destas plataformas, só lag!!!

        Sim para trabalhar/estudar é necessário qualidade!

        1. Avatar de Say Wha.....????
          Say Wha…..????

          mais qualidade de upload de vídeo mais lag pode haver.
          Se não tens uma boa internet ou um pc e monitor que sequer suporte a resolução emitida do outro lado… guess what… vais ter lag…
          não é assim tão simples… nem vantajoso…

        2. Avatar de Mario Alturas
          Mario Alturas

          Não confundir a “beira da estrada” com a”estrada da beira”:

          A qualidade da “video chamada”, é uma coisa, a qualidade da “imagem da video chamada” é outra. Penso que seja facil de qualquer pessoa entender,… até mesmo para mentes pequenitas….

      2. Avatar de NT
        NT

        Depende da profissão 😀 😀 😀

  3. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Nunca percebi porque usavam o zoom em vez do Teams. No teams pode-se colocar conteúdo, manipula-lo em tempo real, de uma forma interactiva. Integração com todas as ferramentas da Microsoft nomeadamente PowerPoint e onenote. Para os professores com uma simples mesa digital torna-se perfeita.
    Além demais as escolas que aderem ao pacote de educação da acesso ao office 365 para professores e estudantes.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      A resposta à tua dúvida é simples…é o resultado da “campanha” que se faz na net contra produtos da Microsoft. Muita gente prefere usar “novidades” que a publicidade vai destacando e “despreza” produtos de uma grande empresa com provas dadas! Feitios…

      1. Avatar de mlopes
        mlopes

        uma questão: é possível trabalhar com o teams sem ter uma subscrição com a microsoft?

        1. Avatar de Alvaro Campos
          Alvaro Campos

          Sim, podes participar numa equipa como elemento externo, DESDE que a organização assim o permita
          Tem tudo a ver com permissões.

          1. Avatar de Rizzo
            Rizzo

            Podes nada. Tens que ter subscricao 365 da microsoft. O zoom e gratis

      2. Avatar de R
        R

        Concordo com o que escreveu, mas pergunto (sem ter grande conhecimento) se Teams é e manter-se-á gratuito? É que não me parece…
        Além disso, parece-me que a facilidade com que se começa a utilizar o zoom será muito maior do que o teams. Ainda agora fui explorar e “aderir” ao teams não funcionou…
        Nesse aspecto a Microsoft tem de melhorar. Facilidade em começar a utilizar é meio caminho andado.
        Compraram há uns anos o Skype e poderiam tê-lo melhorado imenso, o que não aconteceu. E surgiram alternativas…
        Actualmente ouço muitas queixas sobre o Skype – infundadas?

        1. Avatar de Alvaro Campos
          Alvaro Campos

          O Skype Pessoal, o que a Microsoft comprou, não é a base da videochamada do Teams, além disso uso diariamente e não tenho tido problemas nem com o Teams.
          No Teams a base da videochamada é o Skype for Business que é baseado no Microsoft Lync e deverá ser descontinuado em 2021/22.
          O Teams não passa de um agregador de ferramentas. O que ele trás de base de simples utilização e aprendizagem (conversas e agendamentos) mas facilmente complicamos pois achamos que temos sempre de criar equipas e nem sempre isso é necessário.
          Eu posso fazer uma reunião simplesmente com uma conversa e, nessa conversa, colocar ficheiros ou adicionar participantes
          Nada disto é complicado
          Complicado fica se liga o complicometro!
          Há escolas (mais Universidades!!!) a criar equipas quando basta criar agendamentos e o professor adicionar os alunos para dar aulas.

          1. Avatar de ze
            ze

            Só asneiras Alvaro, porque achas que fizeram o rebrading de Lync para Skype for Business? Não deves conhecer a qualidade de chamada no tempo do Lync.
            Skype, S4B, Teams, são a nível de optimização de bandwith a melhor solução de videocall no mercado, desde que existem.

    2. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      A principal das razões é a quantidade de imagens de participantes (webcams, se me entendes) em simultâneo.
      No Teams o número de imagens de participantes é de 4 indo alterando sempre que alguém fala e recebendo o focos (para já porque deverá passas para 8 e depois, fala-se…, para 20) enquanto que no Zoom são 50, acho.
      Para mim isso é problemático pois é fácil numa aula de universidade ter mais que isso e facilmente deixamos de ver pessoas e passamos a ver selos… Por vezes nem vemos qual o aluno que está a falar.
      4 imagens em simultâneo é pouco, sem dúvida, mas acima de 10 ou tens um ecrã gigantesco ou passas a ver imagens do tamanho de selos.
      Nota, não falo de apresentações mas sim das imagens dos participantes

  4. Avatar de Manuel Palito
    Manuel Palito

    A FCCN já se pronunciou? há anos que usa o COLIBRI como um serviço de colaboração que permite realizar reuniões à distância entre dois ou mais participantes da comunidade académica e científica, permitindo a realização de reuniões, trabalhos de grupo, aulas e tutoriais, através da internet.

    1. Avatar de R
      R

      Tive curiosidade e fui ter aqui: https://www.fccn.pt/colaboracao/colibri/
      Ao clicar em “Website Colibri” sabem onde vai parar? Ao site do Zoom.
      O url do link é este: https://webconf-colibri.fccn.pt/

      1. Avatar de Alvaro Campos
        Alvaro Campos

        🙂
        Sim, o Colibri deixou de ser um projeto Tuga e passou para um prestador de serviços americano
        1º andou a namorar a Adobe, com o Connect, e agora fixou-se no Zoom
        Será para durar ou vai voltar a mudar?

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Acabou o Adobe Connect, porque o ZOOM revelou-se bem melhor que o Adobe e não valia a pena estar a gastar dinheiro em dois sistemas de videoconferência. Um dos pontos em acabar o Adobe e passar só o ZOOM foi H323 !!!!

  5. Avatar de R
    R

    Muitas das gravações existentes na internet foram os próprios utilizadores a colocarem…
    Não estou a defender a Zoom, mas quer-me parecer que se tornou um alvo a abater.

    1. Avatar de Rizzo
      Rizzo

      Faz lembrar o fappening do icloud mas depois foi se a descobrir que ninguem usava 2 fatores como seguranca e as passwords eram 1234. Ponham pass no zoom que fica seguro

      1. Avatar de Say Wha.....????
        Say Wha…..????

        Agora não tens opção. É obrigatório pass

  6. Avatar de Luis Martins
    Luis Martins

    Boa tarde
    Devido à atual situação em que estamos tenho usado o Zoom, de uma forma regular em conferências com várias dezenas de pessoas. Tenho notado sim, é que existe uma tremenda incompetência ou quiçá falta de know how, em saber configurar sessões Zoom para que não seja possível ao mero utilizador participante algumas funcionalidade como por exemplo a gravação das sessões. É claro que se o utilizador pode “por defeito” gravar as sessões isso vai possibilitar a que possa publicar esses conteúdos onde quiser, e depois dizem que a culpa é do zoom.
    A meu ver, esta ferramenta mais avançada ao nível as potencialidades em relação à concorrência. Tem é uma configuração mais complicada e que para o mero utilizador comum, não é fácil de compreender.

    1. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      PST!
      Podes restringir o acesso às gravações no Zoom, no Teams, onde quiseres mas nada te impede que do outro lado um utilizador com um qualquer software de gravação de ecrã grave…
      Repara que o Windows 10 tem uma ferramenta para isso!!!! Já ouviste falar no Win+G? Foi criado para gravar os jogos para depois os publicar no YouTube pelo gammers…
      Depois temos os tradicionais Camtasia e seus primos
      O facto de não permitir a gravação não faz com não seja gravado
      O Teams resolve melhor isso ao alertar que a videochamada está a ser gravada tendo em conta o RGPD (aparece um pequeno texto com isto no topo da reunião) o que faz com que haja logo alguém a exigir que a gravação pare!
      MAS, mais uma vez, nada me impede de gravar o meu ecrã, nada mesmo!

      1. Avatar de JJ_
        JJ_

        No Zoom também aparece uma mensagem a dizer que a reunião esta a ser gravada.

        E nada impossibilita que um utilizador, uso programas de gravação do desktop ou até mesmo um equipamento de filmagem externo apontar para o monitor, para gravar uma videoconferência seja ela feita em que plataforma for (Zoom, Teams, Skype, etc…)

        Praticamente todos os relatos sobre a dita falta de segurança do Zoom, é por culpa da má utilização da plataforma. Sei de casos, de malta que anda a passar ID/Senhas para reuniões via Whatsapp para pessoas que não eram suposto ter essa informação, mesmo que nesses casos que conheço, não existir um verdadeiro problema nisso. Mas mostra que o problema passa pelo comportamento inseguro das pessoas… e depois culpam as plataformas/serviços.

  7. Avatar de Alex
    Alex

    E Discord/Slack não seriam opções funcionais?

    1. Avatar de Rizzo
      Rizzo

      Discord para trabalhar? Isso e para jogos. Para trabalhar precisas de partilhar ecra e documentos editaveis em tempo real não e para falar em jogos meu toto.

      1. Avatar de Francisco Arsénio
        Francisco Arsénio

        Oh toto, caso não saibas o discord tanto podes enviar arquivos como recebê-los e também podes fazer partilha de ecrã e usar Webcam.

      2. Avatar de Alex
        Alex

        Bem num ambiente de dev usamos o discord. Funciona perfeitamente. Meetings etc…

      3. Avatar de Nandin
        Nandin

        o Rizzo sempre a deixar o rasto da comédia por aqui , ainda se pelo menos fossem inteligentes os comentários, mas nada disso só TrOLICES umas atrás das outras

    2. Avatar de ze
      ze

      Tens Teams com custo bem mais reduzido e oferecido às escolas, Slack foi moda hipster, assim que vieram os tubarações slack ficou para fortune 500 e empresas com bolsos fundos para terem N soluções.

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Bom e barato não há.
    Querem fazer reuniões confidenciais sobre uma plataforma gratuita, agora aguentem-se.

    1. Avatar de EC
      EC

      Lamento, mas há: Jitsi.org
      É opensource e pode ser alojado no teu proprio server.

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    Para utilizações públicas como conferências de imprensa ou aulas, em que as questões de confidencialidade não sejam relevantes o zoom continua a ser uma boa opção.

  10. Avatar de luisnuxx
    luisnuxx

    Zoom e de longe muito melhor que as solucoes alternativas em muitas frentes.
    Na empresa onde trabalho mudamos do webex para zoom a varios anos atras e a qualidade das reunioes melhorou do dia para a noite.
    Tambem temos office 365… mas nao usamos o teams (mesmo sendo oferecido na subscricao. E muito limitado e penoso) … usamos Slack Enterprise + Zoom enterprise.

    Estamos todos muito satisfeitos.

    1. Avatar de luisnuxx
      luisnuxx

      A Integracao do Slack com o zoom funciona 5 estrelas. uma maravilha mesmo

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Se tinha essa situação na sua empresa, provavelmente tinha a ver com a qualidade da sua rede ou com a configuração do software. O facto é que o WebEx é a plataforma de eleição em tudo o que são empresas grandes, sem quaisquer queixas, e por alguma razão.
      A Cisco é sempre mais cara que a concorrência… às vezes tenta-se poupar e subscrever serviços inferiores, ou não pagar a quem os sabe por a funcionar como deve ser. Tudo se paga, de uma forma ou de outra.

      1. Avatar de luisnuxx
        luisnuxx

        Trabalho numa das FORBES 2000 e posso dizer que nao e questao de dinheiro ou configuracoes. O software e muito superior e a qualidade de imagem/som tambem.. nas ultimas semanas porem o zoom tem estado sobre fogo relativamente a problemas de seguranca, que senao resolver rapidamente, ai a concorrencia vai ganhar alguns clientes.

  11. Avatar de Bezainas
    Bezainas

    E de repente o Teams é que é !!!
    Uma porcaria que aterra o PC por completo
    Que com 4 utilizadores laga que mete nojo
    Ui..e a segurança?! Os outros são todos maus, o teams é que é seguro.

    A NSA agradece às empresas deste mundo por lhe cairem na sopa. Melhor é impossível
    É de tirar o chapeu à microsoft, porque enfiar o teams no office 365 é genial.

  12. Avatar de J.P.
    J.P.

    Isto parece mais uma guerra da concorrência pelo mesmo serviço onde os videos das conferências podem descair mais para o lado dos US ou da China.