Zero Rating: Quando vai perder o trafego gratuito para sites e apps?

13 Comentários

O Zero Rating é uma prática comercial utilizada por alguns operadores de serviços de acesso à Internet via rede móvel. O volume de dados de serviços e aplicações específicas está incluído no limite mensal do volume de dados dos utilizadores. Mas, esta modalidade vai acabar! Saiba quando…

Zero Rating: Quando vai perder o trafego gratuito para sites e apps?


​Zero Rating acaba a partir de 8 de junho de 2023

Em cumprimento da deliberação do regulador do setor das comunicações eletrónicas, ANACOM sobre as ofertas zero rating e similares em Portugal no contexto da Internet aberta, a partir do dia 8 de junho de 2023 deixa, na generalidade dos casos, de haver tráfego gratuito nas redes móveis para apps e sites, pelo que o tráfego utilizado será descontado ao plafond de internet móvel.

Esta deliberação da ANACOM é de aplicação transversal ao setor das comunicações eletrónicas, afetando, tanto a MEO, a NOS, a VODAFONE como os demais operadores que prestam o serviço de internet móvel.

Zero Rating: Quando vai perder o trafego gratuito para sites e apps?

No caso da MEO, apps como a MEO Cloud, MEO Drive, MEO Home, MEO Wallet e my MEO, bem como os sites meo.pt, moche.pt e uzo.pt deixarão, assim, de ter tráfego gratuito na rede móvel da MEO, passando o tráfego de utilização/navegação nos mesmos a ser descontado ao plafond de dados.​​

O serviço de TV MEO Go Fora de Casa não foi abrangido pela deliberação da ANACOM pelo que continuará a efetuar tráfego sem gastar plafond de internet móvel da MEO.​

Leia também…

Tarifários: É o fim das ofertas “Zero Rating” em Portugal

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Danyyel
    Danyyel

    Só sei que quando acabaram com o tráfego gratuito fiquei logo a pagar mais todas as semanas

  2. Avatar de CódigoEW
    CódigoEW

    Finalmente, agora ajustem lá os pacotes de trafego de internet que isto é uma vergonha…

  3. Avatar de Tony
    Tony

    Devem ajustar os preços para não pagarmos um extra por algo que já não iremos usufruir.

  4. Avatar de Filipe
    Filipe

    O meu plafond subiu de 500MB para 15GB por mês, boa.
    Na verdade, era de 500MB + 15GB para as tais apps, e perdi 500MB. Contudo, raramente gastava 1 GB nas apps. De certa forma melhorou.

    1. Avatar de Oh
      Oh

      +1
      Eu notei imenso a diferença. Embora não tenham ido “abaixo” sem nos f#?# mais um euro, a verdade é que isto nunca deveria ter existido em primeiro lugar. Agora até me sobra GB de net, quando antes tinha que andar sempre a controlar e optar por usar apps da treta (whatsapp) para não gastar.

      Finalmente a ANACOM apertou com eles!

    2. Avatar de Zé

      +1. Também me vai acontecer o mesmo, e o preço mantém-se. Para mim esta alteração foi uma vantagem.

  5. Avatar de EU
    EU

    MEO Drive não precisa de net

  6. Avatar de Silva
    Silva

    Já não era sem tempo acabarem com esses tarifários, que para além de serem caros é ridículo as restrições que fazem.
    Isto deveria ser como em alguns países da Europa que grande maioria dos tarifários não tem limite de tráfego e é ajustado a utilização de cada um

  7. Avatar de nhecos
    nhecos

    Na maioria dos casos não era “zero rating” mas um plafond restrito a meia dúzia de aplicações. Uma restrição que não fazia qualquer sentido do ponto de vista de custos para o operador já que a diferença entre servir 1GB de dados no facebook ou no youtube é quase irrelevante. O operador fica é sem a capacidade de fazer acordos com essas plataformas (leia-se: cobrar) para que estas fiquem mais aliciantes para os seus clientes.

  8. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Dia 8 de Junho de 2023,ora bem.E quanto ao 5G,se as operadoras de telecomunicações derem ao pedal,mais hora menos hora começa-se a pagar no segmento móvel.Não me admiro muito.Não deve faltar muito tempo para isso. 😐

  9. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Uma coisa que não fazia sentido nisto, por exemplo, o youtube não contava para tráfego. Se eu partilha-se a net com o portátil para ver youtube já contava como tráfego… Qual o sentido? Estava a consumir youtube…. No meu caso já deixei de ter o tráfego especial, passaram de 5GB para 30GB.

  10. Avatar de Eu
    Eu

    Por 20 euros ha tarifários com tráfego ilimitado, chamadas sms e
    dados moveis. daha