YouTube testa anúncios que não podem ser fechados nos smartphones

31 Comentários

A publicidade tem sido um tema recorrente no YouTube. A Google está numa corrida para terminar com os bloqueadores e quer assim obrigar os utilizadores a verem anúncios. Agora, há uma nova medida, mas que afeta os smartphones. O YouTube está a testar anúncios que não podem ser fechados.



Nova publicidade nos smartphones

O YouTube está a experimentar uma nova forma de apresentar os seus anúncios em dispositivos móveis, o que provavelmente desagradará aos utilizadores da versão gratuita. Este é mais um passo na campanha iniciada e que quer forçar a publicidade de forma constante.

Os anúncios do YouTube já são intrusivos, mas a plataforma parece querer ir ainda mais longe. Ao que tudo indica, a plataforma removeu a opção de fechar determinados anúncios que aparecem ao lado dos vídeos, pelo menos para alguns utilizadores.

Quando um anúncio horizontal aparece na aplicação móvel do YouTube, é comum surgir uma barra lateral, exibindo produtos ou links para um website. Até então, bastava tocar no pequeno “x” no canto superior para a fechar. Mas, de acordo com Anthony Higman no X, essa opção aparentemente desapareceu por completo.

O YouTube está a ir longe demais?

Na prática, o anúncio ocupa agora metade do ecrã e não pode ser fechado. Portanto, é impossível voltar ao vídeo em ecrã inteiro sem esperar que o anúncio termine. Esta pequena mudança altera radicalmente a experiência do utilizador, que já está cansado das inúmeras interrupções publicitárias.

Nem a Google nem o YouTube deram qualquer explicação oficial sobre esta mudança. Uns consideram-na um simples teste, outros uma tentativa de aumentar a taxa de cliques neste tipo de anúncios. De qualquer forma, esta alteração prejudica ainda mais a experiência de visualização, especialmente em dispositivos móveis, onde o espaço do ecrã já é limitado.

Entre o combate aos sequestradores de contas e bloqueadores de anúncios, o YouTube está a tornar-se cada vez mais agressivo. Se esta remoção do botão “fechar” se tornar generalizada, poderá desencadear uma nova onda de descontentamento entre aqueles que ainda não subscreveram o Premium.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    A google a quer enfiar o anuncio pela guela abaixo.

    Tem uns anuncios que o a google permite que incentiva os casinos ilegais e golpes como chicken road e companhia limitada e isso a google esta nem ai

  2. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Sinceramente, o youtube já irrita mesmo com os anúncios, é triste os governos não porem mão a isto, mas estão-se a marimbar para isso pois eles também ganham com isso.

  3. Avatar de Pedro Soares
    Pedro Soares

    Porra so testam pragas. E que tal testarem coisas que interessam aos consumidores?

  4. Avatar de OraBolas
    OraBolas

    por isso até tenho youtube desactivado

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      +1
      Só uso o Newpipe no telemóvel, melhor decisão que fiz!
      Super light, consegui importar os meus canais, e nem mais uma única publicidade ou lentidão!

  5. Avatar de Love Root
    Love Root

    A galinha de ovos de ouro, prestes a ir para a panela.
    Eu já há muito tempo que acabei com a maior parte do galinheiro Google, e outros futuramente irão fazer os mesmo.
    Devagarinho se cresce, devagarinho se morre.

  6. Avatar de cK
    cK

    Está a ficar incomportável. Venham as alternativas ao YouTube.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Quase impossível.

  7. Avatar de Gringo Bandido
    Gringo Bandido

    Acho piada aos capitalistas a se queixarem da publicidade! o barulho audio e visual e a desinformação do lado mercantil devia de ser a vossa religião!

    1. Avatar de a tua tia
      a tua tia

      Aqui está um politiqueiro bem perigoso para a sociedade. Pele de cordeiro mas prestes a cometer atrocidades se lhe dessem poder.

      1. Avatar de Gringo Bandido
        Gringo Bandido

        Continua a ignorar os bandidos psicopatas capitalistas que desgovernam este mundo que vais longe…

  8. Avatar de Anung
    Anung

    Não percebo, há anos que o youtube vem vom esta conversa quase que mensalmente e eu continuo a ver youtube sem qualquer anúncio.

  9. Avatar de Tug@Tek
    Tug@Tek

    Convençam-se de uma vez por todas, não existem almoços grátis.
    Tudo que é grátis, em regra, é pago pela publicidade ou com a venda dos dados do utilizador.
    Mau, é quando se paga, por um produto ou serviço e mesmo assim tem publicidade, isso sim é criticável.

  10. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Grande negócio é o que é, então o Youtube cobra as empresas para “obrigar” os utilizadores a verem publicidade, mas se o utilizador pagar não vê, ou seja as empresas podem estar a pagar e ninguém ver, a isto chama-se venda da banha da cobra, não há um regulador que veja isto?
    Para mim é tipo um ponto de honra, não comprar nada que veja no Youtube.

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Por acaso (quando via anúncios no YouTube), fazia questão disso, aqueles anúncios que me eram enfiados á força, garantia que não comprava! cheguei a mudar alguns hábitos de compra!

  11. Avatar de Zgbizs
    Zgbizs

    Se e’ em dispositivos moveis, e’ na app, solução, via web. Mas eles são burros, meteram na cabeça que a pub e’ vista pelas pessoas, sim adoramos ver publicidade, pois, pois… Outro cancro e’ a selvajaria de vídeos falsos, chegam a anunciar modelos novos de carros puramente inventados.

  12. Avatar de Zgbizs
    Zgbizs

    Da’ vontade de dizer a alguém que pensa publicitar no Youtube, e’ meramente tempo e dinheiro perdidos, ninguém vê.

  13. Avatar de CuMuna
    CuMuna

    Capitalistas? Onde? Só vejo corporativistas.

  14. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Youtube Premium, para quem quer estar a ajudar a plataforma e os criadores. E a maior parte da publicidade (da plataforma) desaparece. A publicidade colocada nos vídeos pelos próprios criadores é que infelizmente não desaparece.

    1. Avatar de a tua tia
      a tua tia

      Chama-se a isso inteligência. Em vez de fazer com que as pessoas desliguem os videos ou usem blocks, incorporam diretamente e pelo que já vi, sem chatear muito. E se for preciso fica mais tempo que os anúncios do ytube que ninguém vê e ninguém quer saber.

  15. Avatar de Amante de ads
    Amante de ads

    Se acabarem com os bloqueadores 100% acaba o youtube para mim, é simplesmente impossível usar youtube com ads

  16. Avatar de Paulada na xarecax
    Paulada na xarecax

    para quem tem iOS não consigo ajudar, mas para quem tem um melhor sistema operativo do mercado só digo:
    YouTube ReVanced

    De nada…

  17. Avatar de bst
    bst

    Um browser com bloqueador de anúncios integrado resolve isto, sem a necessidade de youtube premium, twitch turbo, … Abram os olhos. Quando pararem de dar dinheiro a estes buracos negros, acabam com o gozo na cara dos clientes. “Suportar a plataforma e os criadores”? Não gozem com as pessoas. O dinheiro dos anúncios do youtube não vai para os criadores.

    Os criadores recebem apenas e só de sponsors. O youtube paga migalhas. Quando as pessoas se aperceberem disto, os youtube premium vão baixar.

  18. Avatar de VAOpoK
    VAOpoK

    Vêsse no desktop!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Devias começar a escrever só em inglês LOL

  19. Avatar de Manuel Gomes
    Manuel Gomes

    Não podem ser fechados?? podem!! Ou queres ver que vão impedir de fechar a aplicação Youtube?

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Mesmo só lendo o título essa tentativa de piada é bastante básica LOLOL

  20. Avatar de mamba
    mamba

    É só usarem o BraveBrowser. Bloqueia tudo, em PC, iOS, Android, tudo.

    De nada.

  21. Avatar de Sergioa
    Sergioa

    vai ser bonito quando a app encravar e nao haver nenhuma possibilidade de reiniciar o dispositivo.
    Mais bonito quando aquecer… enfim, google a ser google