“Yanny” ou “Laurel”? Afinal o que se ouve neste audio clip?

54 Comentários

“Yanny” ou “Laurel” é a questão do momento! Depois de várias ondas virais, apareceu agora um audio clip que tem gerado algum debate na Internet. Muitos dizem ouvir simplesmente Yanny, outros Laurel e outros afirmam que no PC ouvem Yanny mas no smartphone ouvem Laurel.

Afinal é Yanny ou Laurel?


Foi na rede social Reddit que apareceu pela primeira vez este audio clip que tem gerado várias opiniões. Segundo dados disponibilizados, após uma onda de partilhas, registou-se que a palavra “Laurel” foi ouvida por 330 mil utilizadores, enquanto a palavra “Yanny” foi ouvida cerca de 310 mil vezes.

Qual a razão do audio clip gerar confusão?

De acordo com RolandCamry, o autor do áudio, a palavra que é referida no ficheiro de audio, que foi criado no site vocabulary.com, é Laurel. No entanto, devido à má qualidade da gravação, criou-se quase um enigma.

Por outro lado há quem refira que tudo é uma questão de frequências. Na prática se ouve “Yanny” significa que o seu sistema auditivo está a processar uma frequência mais aguda, enquanto que para quem ouve “Laurel” o sistema processa uma frequência mais grave. O audio clip faz um mix das duas. 

Se quiser experimentar basta carregar na imagem seguinte para aceder à ferramenta disponibilizada pelo New York Times.

As explicações estão dadas e certamente que haverá outras teorias por essa Internet fora. A verdade é que um “simples” audio clip tem gerado uma boa discussão.

E voce o que ouve? “Yanny” ou “Laurel”?

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    Claramente Yanny…

    1. Avatar de Hugo Rodrigues
      Hugo Rodrigues

      Claramente Laurel… lol.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Já vieram cientistas explicar este fenómeno com a perda que nós temos da capacidade auditiva conforme a idade. No fundo, se estiver boa, ouve-se Yanny. Se já tiver alguma perda, ouve-se Laurel (deixamos de ouvir, aos poucos, as frequências mais agudas com o decorrer da idade). Mas ouvir um ou outro, depende também da qualidade do dispositivo onde isto esteja a ser reproduzido. Por isso, chegar a conclusões mais sérias entre um ou outro, é relativo. No fundo é meio que mais uma “palhaçada” inventada por alguém, e partilhada nas redes sociais, por quem tenha demasiado tempo livre.

      1. Avatar de David
        David

        O fenômeno em si ainda é um mistério o porque de acontecer , está a confundir, explicação , é não é um palhaçada da NET e psicologia e um fenômeno psicologico ,o seu comentário demonstra pouco conhecimento da mesma .

  2. Avatar de João Terra
    João Terra

    E qual o objectivo em que este assunto se basea?

    1. Avatar de David
      David

      Psicologia.

    1. Avatar de Arkan
      Arkan

      deusito, who cares ? not like go to heell

      1. Avatar de David
        David

        Porque diz isso acha que a mente humana não interessa é isso ?Se fosse um gadget novo aí já era outra conversa? porque o total desinteresse na mente e consciência humana?

  3. Avatar de JL
    JL

    Tudo tem a haver com o pitch do som. Mais alto, ouve-se Laurel, mais baixo é Yanny.
    Acontece que existe variação de audição de pessoa para pessoa, e o ponto de pitch deste som está na zona de maior variação.

    1. Avatar de David
      David

      É um pouquinho mais complexo mas é por aí agora o porquê de acontecer isso sim é ainda mistério….

  4. Avatar de Jobz
    Jobz

    Move along…. this is not the audio that you’re looking for

  5. Avatar de André Dias
    André Dias

    Laurel

  6. Avatar de Arkan
    Arkan

    quando fiz semana passada ouvi 3x yanii, ontem ouvi 10 laurel…..entao eu tenho duvidas desse teste

  7. Avatar de Pronto-socorro
    Pronto-socorro

    Nem uma coisa nem outra, eu ouço qualquer coisa como: yelly.

  8. Avatar de Tester
    Tester

    Sem dúvida Laurel, no entanto entendo o porquê do Yanny…é apenas o som metálico distorcido devido ao high pitch

  9. Avatar de David
    David

    É ainda um mistério para a ciência não o fenômeno mas a sua causa

    1. Avatar de Pronto-socorro
      Pronto-socorro

      Eu apostaria na perda de capacidade auditiva. Com a idade deixamos de ouvir os agudos. Ouvir Laurel poderá ser um sinal de que o sistema auditivo não está a prcessar essas frequências mais altas. Mas não se aflijam, estou só a chutar…

      1. Avatar de David
        David

        O porque de ele acontecer é um mistério como nem por isso dependerá da capacidade de onda cerebral no momento.

        1. Avatar de Pronto-socorro
          Pronto-socorro

          Boa, é um mistério mas tu já sabes que a minha teoria está errada 😀

          1. Avatar de David
            David

            Não foi isso que disse o mistério não é que acontece aí estás praticamente no alvo,o mistério é o primeiro de acontecer.

          2. Avatar de Pronto-socorro
            Pronto-socorro

            Não quero ser mauzinho, mas tu pontuas tão mal as frases que eu sinceramente tenho dificuldade em compreender aquilo que escreves…

          3. Avatar de David
            David

            Tenho dislexia procesamento cerebral muito rápida….

  10. Avatar de GM
    GM

    Mais uma mer**ce das “redes sociais”! Nem vale a pena preocpar-mo-nos com o assunto.

    1. Avatar de David
      David

      Psicologia é neurociências não lhe interessa é isso.

      1. Avatar de GM
        GM

        Não interessa nem deixa de interessar. O tema em causa é isso mesmo que eu disse. Que é que interessa o que cada um houve do trecho sonoro? Nada!
        O mote mesmo, é a “virose” nas “redes sociais” e a importância e relevância que as mesmas, e paralelamente outras entidades, digamos, mas credíveis, dão ao assunto.

        1. Avatar de David
          David

          Não lhe interessa tudo bem ,porque veio comentar, não acha que está a descriminaçar certas áreas do conhecimento principalmente aquela que lhe permite se conhecer a si mesmo e aos outros?

          1. Avatar de GM
            GM

            O tema em análise não tem nada a ver com Neurociência. É apenas um “mistério”, como os autores originais do assunto o apelidaram. Para mim, não é mistério nenhum, é a fusão de dois ficheiros audio, apenas. Basta o deslize do ponteiro numa direcção e noutra para se encontrar o ponto de mudança das gravações.
            E já agora, uma sugestão: tente aprender a escrever e a pontuar devidamente. Para alguém interessado em ciência, logo, com formação, deixa muito a desejar quanto à liguística diz respeito. Pelo que li, outro participante deu a mesma sugestão. Bom Domingo.

          2. Avatar de David
            David

            GM,mas sabe o que está dizer.onde viu isso ,do que vi é sim um fenômeno pode dizer onde está essa prova do que diz, é mais o senhor se leu o que o outro senhor disse devia ter lido a resposta dislexia sabe o quê é sem sim deve saber que a inteligência do dislexico é assim da média, não sabia que a inteligência era avaliada por pontuação ,mas uma coisa lhe digo a sua resposta demonstra ser um pouco egocêntrico bem como o preconceito , demonstra ser alguém que avalia não o conheçimento mas sim se as as pessoas seguem as normas neste caso linguística ,deve acreditar em que existem melhores e piores pessoas a cerebral…!?

  11. Avatar de Audiom
    Audiom

    Consegue-se ouvir os 2 considerando da variação que lhe colocares. Porque? Porque o áudio não é o mesmo embora digam que sim. É o que se chama difusor de redes sociais

    1. Avatar de David
      David

      Olá,podes dizer onde tiveste essa informação é que segundo sabei até agora a frase original era laurel …e acontece um fenômeno cerebral ouditivo.

  12. Avatar de JJ_
    JJ_

    Assim como existem imagens que causam ilusões ópticas, dando-nos a impressão de observar determinada cor, movimento ou coisa, que não realidade não são.
    Isso pode ser feito também com o som.

    1. Avatar de David
      David

      É fascinante como grande parte desses fenômenos ainda são um mistério o humano ainda esconde muitos e fascinantes mistérios.

      1. Avatar de Esperto
        Esperto

        Não e nenhum mistério deve se a capacidade das pessoas em ouvir frequências mais baixas. Eu oiço yanny claramente a uma frequência mais alta já oiço laurel.

        1. Avatar de David
          David

          Pode ouvir claramente de um neurociêntista quê é um mistério o porquê.abracos

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Muita gente a focar-se nas capacidades auditivas das pessoas e muito poucos a dar ênfase à capacidade reprodutiva dos aparelhos em casusa.

  13. Avatar de Nelson Costa
    Nelson Costa

    Eu ouço, trash trash trash trash

  14. Avatar de José Canastro
    José Canastro

    Ouvi marmanjo. Fiquei ofendido.

  15. Avatar de Rafael Reis
    Rafael Reis

    Já ouvi os dois e fico sempre de boca aberta quando há alteração com a mesma gravação e o mesmo equipamento de som. É um mistério que não consigo explicar. Agora ouço Laurel, mas quando acordei ouvi Yanny. Estranho!

    1. Avatar de David
      David

      O maravilhoso mundo cerebral.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Saturação audirivae

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        *auditiva

  16. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Claramente Lorel.
    Podem encerrar o debate.

  17. Avatar de David
    David

    Fico triste ou reparar como um grande número de pessoas das áreas das engenharias desconhece por completo a psicologia e a neurociências , chegado a ter um comportamento de total renegar das mesmas,isso sim é um mistério?

  18. Avatar de Daniel Sebastiao
    Daniel Sebastiao

    Através da coluna do meu portátil eu oiço a palavra “Laurel”, mas através dos headphones eu oiço “Yanny”,

  19. Avatar de Luis Borges
    Luis Borges

    Teste engracado:
    1 – experimentem primeiro nos dois extremos
    2 – comecem num extremo qualquer e muito devagar vao mexendo o ponteiro ate ao outro extremo
    🙂

    1. Avatar de GM
      GM

      Tal e qual. É simplesmente a fusão de duas gravações distintas. Dependendo da direcção que arrastas o ponteiro, consegues ouvir o ponto de transição do som, e da palavra que se ouve.

      1. Avatar de David
        David

        Onde foi buscar essa informação,pelo que vi a palavra é só uma é temos aqui um fenômeno psicologico.

  20. Avatar de Carlos
    Carlos

    Numa determinada frequência, por vezes ao pensar em laurel, ouvia laurel. Depois pensava yanny e ouvia yanni.

  21. Avatar de Elementarq
    Elementarq

    Eu oiço os dois em simultâneo, provavelmente porque o meu cérebro já está mentalizado para isso.

    1. Avatar de David
      David

      Mentalizando que é isso ?na ciência não existe isso .

  22. Avatar de Danilo
    Danilo

    Escuto Laurel, e quando coloco em Yanny eu escuto Yaui.

    1. Avatar de Paulo S.
      Paulo S.

      Tal e qual.