Wolfenstein 3D está de volta e chegou à Internet

20 Comentários

Quantos de vós se lembram de passar horas agarrados aos vossos velhos computadores de secretária? Eram horas em que não adiantava falar connosco pois estávamos concentrados a passar níveis e níveis de jogos com ambientes gráficos que hoje são considerados básicos demais e que não interessam a ninguém!

Pois esses tempos podem ter voltado! Está disponível para qualquer internauta o velhinho Wolfenstein 3D e para qualquer browser.



O Wolfenstein 3D foi agora convertido para uma versão disponível web, acessível em qualquer sistema operativo e para qualquer browsers, para comemorar o seu vigésimo aniversário.

Para os que não o conhecem, este jogo foi lançado no ano de 1992, pela id Software e estava preparado para correr no velhinho DOS. Os seus gráficos, à altura, foram uma pequena revolução e este foi um pioneiro dos jogos da FPS.

Foi dos primeiros jogos a apresentar modelos tridimensionais e a sua história assenta na fuga de um agente secreto norte americano de uma prisão alemã, durante a segunda guerra mundial, e na sua luta contra os soldados do exercito nazi que vai encontrando nos labirintos que tem de percorrer para concretizar essa fuga.

Durante o jogo podia ir recolhendo objectos e ajudar para concretizar a sua missão.

Este foi também um jogo que trouxe para os nossos computadores e para os jogos que aí corriam o tema da violência. Nada que se possa comparar à que podemos encontrar nos dias de hoje, mas já aí surgia sangue e formas mais sádicas de matar os nossos oponentes.

Se foram dos que perderam horas e horas a jogar ao Wolfenstein 3D, esta é uma excelente forma de recordarem aquele que foi um dos pioneiros da arte de fazer jogos para computadores.

Se nunca jogaram ao Wolfenstein 3D, então não deixem passar a oportunidade de testar e avaliar o avô dos modernos jogos. Vejam como a tecnologia evoluiu e a distancia que separa um título que foi uma revolução em 1992 e os actuais títulos que fazem as vossas delicias.

Quanto a mim, vou gastar mais umas horas até terminar o Wolfenstein 3D!

Homepage: Wolfenstein

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Silva
    André Silva

    Um marco na história dos videojogos.
    Já foi há 20 anos, incrível!

    Um artigo nostálgico para muitos. Gostei 🙂

  2. Avatar de Nuno Miranda
    Nuno Miranda

    Brutal, perdi a noção que já se passaram 20 anos.
    Um clássico obrigatório.

  3. Avatar de Sergio
    Sergio

    muitas horinhas

    1. Avatar de Hugo Cura

      Muitas mesmo! 😀
      No meu fantástico 486DX2 66MHz, com som no PC Speaker! ui!
      Quando aquelas portas escondidas abriam, normalmente no sítio daquelas bandeiras/pinturas nas paredes, até me arrepiava 😀

      Ainda vou dar uns tiros para recordar.

  4. Avatar de SexOnaSal
    SexOnaSal

    tava eu a ser “consumido” xD

  5. Avatar de João
    João

    Alguém sabe se o truque MIL funciona? =P

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    dá para fazer a batota do MIL? 😉

    1. Avatar de Fred
      Fred

      once a cheater always a cheater 😛

  7. Avatar de Jorge Leão de Sousa
    Jorge Leão de Sousa

    Sem dúvida um jogo memorável, lembro-me de passar um bom bocado a jogar isso com o meu pai, ambos espasmados com o ambiente gráfico 3d! No entanto tivémos que desistir porque devido à fraca qualidade do motor 3d, ambos ficámos com enjoados e com dores de cabeça!! Os primórdios do 3d, lindo!

    1. Avatar de Manuel Serol

      Acabei de ter essa má experiência de enjoar ao jogar este jogo no site mas não me recordo de na altura isso me ter acontecido.

      Grande jogo do tempo em que eramos mais miudos 🙂

    2. Avatar de André Sousa
      André Sousa

      Afinal não estou sozinho nestes enjoos e dores de cabeça… Mas não só neste jogo, mas em alguns FPS mais recentes também.

      Quanto ao jogo, é memorável, nem PC próprio tinha na altura e ficava pasmado quando via os primos a jogar disto…

    3. Avatar de Hugo Cura

      Quais enjoos qual quê… é “semprabiáre” 😆
      Acabei de passar o 1º nível e abri 2 passagens secretas 😀
      Btw, já nem me lembrava dos cães, mas assim que o vi recordei a atrapalhação com que jogava quando os encontrava! hehe

  8. Avatar de Renato Guerreiro
    Renato Guerreiro

    Joguei-o quando saiu e passava horas a tentar descobri os locais secretos, a versão para o iPad é fenomenal… Grande Jogo!!!

  9. Avatar de santiago
    santiago

    o primeiro jogo da minha vida

  10. Avatar de Paulo Bastos

    Quando vi o Wolfenstein 3D pela primeira vez nem queria acreditar na qualidade dos gráficos e a jogabilidade nem se fala, um grande marco dos videojogos, se não fosse este jogo se calhar ainda não havia FPS para ninguém, hail John Carmack.

  11. Avatar de Emerson
    Emerson

    Uma coisa que me lembro é que tinha passagem secreta dentro de outra passagem secreta e assim por diante…

  12. Avatar de Entidade
    Entidade

    Altamente!
    Gastei horas e horas, centenas de horas no wolf3d. Lindos anos 90. 😉

  13. Avatar de Antonio
    Antonio

    Também já está disponível para iOS de forma gratuita!

  14. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    este é o culpado… de eu ainda hoje gostar de FPS’s,
    P’ra mim foi a invenção da roda.
    já gora, o MIL parece que não dá, mas “who cares?”, aí vão mais umas horitas de wolf3D

  15. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Eu para apanhar sustos era o Doom mas este foi metralhar até ao fim. E o Carmageddon? HAHAHAHAHAHAHAHA

    Adorava ser como o Max Damage e atropelar toda a gente (raio das velhas desviavam-se sempre)…