WhatsApp volta à carga com as mudanças na sua Política de Privacidade

21 Comentários

A mudança que o Facebook quer impor na política de privacidade do WhatsApp tem-se revelado um pesadelo para a empresa. Esta tem levado os utilizadores a fugirem deste serviço e a procurar alternativas onde os seus dados estejam protegidos.

Para estancar esta alteração não desejada, o WhatsApp acabou por colocar em pausa a mudança. A novidade é que vai haver ainda mais informação sobre as novas políticas que estão a caminho.

WhatsApp Facebook Política Privacidade mudanças

O Facebook vai retomar a mudança no WhatsApp

Foi no início do ano que o Facebook começou a alertar os utilizadores para a mudança que ia aplicar no WhatsApp. Na prática, colocou de forma clara o que já realizava e revelou que irá partilhar os seus dados com outros serviços da empresa, algo que os utilizadores não querem.

Claro que de imediato começou uma migração que levou os utilizadores para as apps concorrentes. Falamos do Telegram, do Signal e de outros, sempre com a promessa de mais segurança, de mais privacidade e de não partilha de dados. O WhatsApp sempre negou estas diferenças.

WhatsApp Facebook Política Privacidade mudanças

Mudança na Política de Privacidade vai acontecer

O WhatsApp acabou por colocar em pausa esta mudança, mas tudo parece agora voltar à forma inicial. A nova Política de Privacidade vai mesmo avançar, mas com muito mais informação e ainda mais clareza no processo de aceitação da mesma.

Do que o WhatsApp revelou agora, nas próximas semanas será mostrada uma notificação aos utilizadores. Esta dará acesso a toda a informação, mais clara e que os utilizadores vão poder ler de forma mais calma para poderem tomar a sua decisão.

WhatsApp Facebook Política Privacidade mudanças

Mudanças vão acontecer muito em breve

Com esta nova mudança, o WhatsApp prepara a mudança que se sabe estar a chegar. Esta estava inicialmente prevista para 8 de fevereiro e agora foi reagendada para 15 de março. Nesse dia, para poder usar o serviço do Facebook é obrigatório concordar com a nova Política de Privacidade.

Mesmo estando os utilizadores europeus protegidos pelo RGPD, esta será uma mudança importante. O Facebook já tem acesso a muitos destes dados, mas agora tudo fica claro e com a autorização dada pelos utilizadores. Assim, toda a migração que tem acontecido é normal e até esperada.

WhatsApp volta a insistir na privacidade e publica diretamente na app dos utilizadores

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    WhatsApp removido. Signal e Wickr a bombar.

    1. Avatar de RAM
      RAM

      Finalmente alguém com Wickr

    2. Avatar de Pegulho
      Pegulho

      É pena que no Wickr e Sinal tenhas apenas dois contactos em cada…

      1. Avatar de Euéquesei
        Euéquesei

        Pegulho, no Wickr tenho realmente poucos contactos mas no Signal tenho quase todos os que tinha no Whatsapp.
        Os que não querem instalar o Signal, mandam-me SMS, ás quais não respondo e ligam-me, que tb não atendo.
        Euéquesei

  2. Avatar de KarlMarxNunca Trabalhou
    KarlMarxNunca Trabalhou

    O WhatsApp já fazia isso desde que foi comprado pela Facebook… não sei o espanto…

    1. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      Não, não fazia… é melhor informares-te melhor… sabes o que são contratos assinados?

  3. Avatar de Zé da Esquina
    Zé da Esquina

    Se não houvesse melhores alternativas ao whatsapp até poderiam ser arrogantes ao ponto de quererem humilhar os seus milhares de utilizadores, mas felizmente pra nós, temos o melhor aplicativo de mensagens Signal.
    Força Signal, a tua hora está a chegar

  4. Avatar de Rodrigo Maia
    Rodrigo Maia

    Não sei qual o problema de privacidade, se todas as app não têm privacidade alguma.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      O Whatsapp é que não tem nenhuma mesmo lool.
      Tem? Telegram é encriptado quando fazes conversa secreta e esta banido em certos paises porque razão? 😉

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Supostamente o WhatsApp também, pelo menos diz nas mensagens que são encriptadas.

        1. Avatar de Joao Ptt
          Joao Ptt

          São cifradas, mas não é o utilizador que controla a chave privada… logo a empresa pode interceptar e decifrar as conversas se quiser.

        2. Avatar de Rodrigo Maia
          Rodrigo Maia

          dizer é uma coisa ehehehe agora a realidade é outra 🙂
          Nem Telegram, nem signal nem nenhuma aplicação é fiável.

      2. Avatar de Rodrigo Maia
        Rodrigo Maia

        Tens razão pode ter encriptação, mas nada te garante que és espiado
        Melhor Melhor é não ter smartphone.

  5. Avatar de barta
    barta

    Quem já aceitou anteriormente, pode cancelar???

    1. Avatar de Zétaro
      Zétaro

      Todas as pessoas que aceitaram e apagarem as suas contas de Whatapp antes da data definida para os novos termos entrarem em vigor não estão abrangidas por estes novos termos.
      Isto para dizer: Apaga a conta antes da data e depois desinstalar a aplicação!

  6. Avatar de António
    António

    Quem não tem Facebook também é afetado?

  7. Avatar de SergioFerreira
    SergioFerreira

    Da primeira vez que começámos a receber as notificações no WhatsApp, recebi 3 vezes a dita notificação a perguntar se eu aceitava… Contactei por mail para saber se, quem está na União Europeia, se tem de aceitar e se, deveríamos sequer de estar a receber a notificação com a opção de aceitarmos os termos novos. A resposta só a recebi há uns dias atrás e evadiram por completo a minha pergunta…ou seja, não responderam. Apenas me dizem que “Nossos Termos de Serviço e nossas Políticas de Privacidade serão atualizados para usuários do WhatsApp em todo o mundo e entrarão em vigor no dia 15 de maio de 2021. ”

    Afinal em que ficamos? Estão, de forma indirecta a dizer-me que, mesmo na União Europeia, vamos ter de aceitar oa novos termos?…ou, ao estilo já algo habitual do Facebook, evadiram a pergunta para que nos sintamos algo forçados a ter de aceitar os termos, mesmo quando não precisamos de o fazer?!

    1. Avatar de Zétaro
      Zétaro

      Infelizmente o que eles querem fazer com estes novos termos de uso é formalizar com o consentimento do utilizador de que podem recolher dados e partilhar com o “ecosistema” Facebook.
      Apartir do momento em que eles não destingem quem tem de aceitar os termos ou não (Europa ao abrigo do GDPR) demonstra o que eles fazem a nível de tratamento de informação, não destingindo também que dados podem tratar/vender ou não.
      Em ultima instância eles sempre podem dizer em tribunal que foram os utilizadores que consentiram em continuar a usar a aplicação mesmo com estes novos termos.

      Esta para rebentar um Cambridge Analytica 2.0!

      1. Avatar de SergioFerreira
        SergioFerreira

        “Esta para rebentar um Cambridge Analytica 2.0!”

        Faz sentido, sim : )

  8. Avatar de jorge
    jorge

    Eu acho que so os anormais é que usam estas aplicaçoes, eu pago 35€ por mês de assinatura, tenho 3 Gb de internet, sms, mms ilimitadas para USA, A, F, PT, ES, CH, FL, A, incluindo chamadas, apenas pago para os numeros 0848 xx xx, ao preço de chamada local, para que vou eu querer essa merda.

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Existem conversas que necessitam de privacidade, sejam elas de negócios, assuntos pessoais, seja o que for e falar disso por chamada de voz não é mesmo nada recomendável.
      Para isso existem alguns aplicativos, quase todos eles fora do mainstream, com elevado grau de privacidade.
      A saber, Jabber/XMPP com routing através da rede TOR, Element, que utiliza a plataforma Matrix e Wickr Me.
      Briar e Session são tb alternativas válidas.
      Óbvio que tudo isto serve de pouco se tiver um keylogger no telefone a fazer screen de tudo o que escreve e recebe.
      Mas isso já é outra história com outro tipo de players e não interessa andar aqui a falar disso.