WhatsApp pode ser o próximo a ser bloqueado na Rússia

7 Comentários

Fruto da guerra na Ucrânia, a Rússia tem estado cada vez mais isolada no panorama internacional. Ainda assim, quer manter a sua posição e tem tomado várias medidas contra os serviços que as grandes tecnológicas oferecem no país. Uma nova informação dá como certo que o WhatsApp poderá ser o próximo a ser bloqueado na Rússia por Putin.

WhatsApp Rússia bloqueado Putin

Um legislador russo que regula a indústria de TI disse WhatsApp deve preparar-se para deixar de oferecer os seus serviços no país. Anton Gorelkin, vice-presidente do comité de TI da câmara baixa do parlamento, disse que é muito provável que o WhatsApp seja colocado numa lista de software restrito.

A proprietária do WhatsApp, a Meta, é designada como uma organização extremista na Rússia. Este país já proibiu o Facebook e o Instagram desde 2022. Assim, acaba por ser quase natural e até esperado que o WhatsApp seja o próximo a entrar na lista de serviços indesejados e proibidos no país.

Esta semana, o presidente Vladimir Putin emitiu uma diretiva para que o país restrinja ainda mais software (incluindo aplicações de comunicação) proveniente de “países hostis” que sancionaram a Rússia. Esta deverá ser aplicada até 1 de setembro. Gorelkin disse que o WhatsApp será provavelmente um desses serviços.

WhatsApp Rússia bloqueado Putin

Em junho, Putin assinou uma lei para criar uma aplicação de mensagens afiliada ao Estado que se ligará aos serviços governamentais. Esta é parte de um esforço de longa data para depender mais dos serviços russos e menos de empresas tecnológicas estrangeiras.

Muitas destas retiraram-se do quais ou reduziram a sua presença depois de a Rússia ter invadido a Ucrânia em 2022. Gorelkin sugeriu que forçar o WhatsApp a deixar de operar na Rússia poderia ajudar a aplicação apoiada pelo Estado a ganhar mais quota de mercado e a ser usada de forma mais alargada.

A Meta ainda não respondeu a esta situação e nem se sabe se o fará. Esta é ainda apenas uma ideia, mas que poderá tomar força nas próximas semana. Somente contra a decisão final é que se saberá se efetivamente o WhatsApp passará ou não a ser um serviço banido na Rússia.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lito
    Lito

    Resumindo, um ditador não quer que as pessoas usem um software que permite trocar ideias e fazerem denúncias.

  2. Avatar de Ivo
    Ivo

    A Rússia está prestes a bloquear o WhatsApp, seguindo os passos da proibição ao Telegram, Facebook e Messenger. Num país onde a comunicação livre está a tornar-se alvo, o arsenal digital dos cidadãos está cada vez mais limitado.

    A Meta foi rotulada como “organização extremista”, justificando a exclusão de seus serviços. O Telegram, criado por russos, já foi banido antes e continua sob mira. Resta o quê? Signal, Line, WeChat? Alternativas com pouca expressão local ou associadas a regimes igualmente censórios.

    Neste contexto, a pergunta é: o que sobra?

  3. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    A Rússia, um país grande a caminhar a passos largos para o regime coreano! Não sei o que anda a população a fazer, tão caladinha, tão obediente, tão subserviente, e as universidades russas, o que fazem? Aceitam assim serem governadas por um velho doente, tão vazio quanto as plásticas que tem, é isso a Rússia atual!

    1. Avatar de Contador
      Contador

      Tu farias o mesmo. Deixa de te armares em herói. Falar dos outros é fácil. Queria ver-te no lugar deles. Ficavas manso que nem um cachorro acabado de nascer.

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    Como se as redes sociais fossem o mais importante das nossas vidas. Surgiram como forma de comunicar entre familiares, amigos e conhecidos, mas rapidamente se transformaram num grande big brother, devassando a nossa privacidade. Usadas politicamente para manipular populações, incentivar revoluções e disseminar a mentira… Há mais vida para além delas!

  5. Avatar de Antunes
    Antunes

    organização extremista? vindo de quem vem lol. Contudo a Meta é uma organização criminosa e o don já devia estar a cumprir pena há muito tempo. já agora que se f Putin e o seu regime autoritário.

  6. Avatar de Joachim
    Joachim

    olhem oque se esta a passar no brasil e outro pais que se esta a tornar uma ditadura de esquerda