Afinal o WhatsApp não vai ter publicidade! Pelo menos por agora

12 Comentários

Apesar da maioria dos utilizadores não gostar, a decisão de trazer publicidade para o WhatsApp parecia uma certeza. O Facebook queria monetizar esta sua ferramenta e por isso resolveu tentar seguir este caminho.

De acordo com as mais recentes informações, este poderá não ser já o cenário e muito terá mudado. Não é ainda que a publicidade chega ao WhatsApp, ficando a dúvida se esta é uma decisão final.

WhatsApp publicidade facebook empresas serviço

Afinal não vai haver publicidade no WhatsApp

Foi no final de 2018 que um alto quadro do Facebook confirmou o futuro do WhatsApp. Este passaria a apresentar publicidade, ainda que apenas na área dos Estados, garantido assim a monetização desta app e deste serviço.

Os trabalhos foram de imediato iniciados, nunca tendo chegado a ser mostrado qualquer produto final. Agora, e segundo informações recolhidas pelo Wall Street Journal, estes trabalhos foram interrompidos.

Há vários meses que a equipa criada para identificar a melhor forma de apresentar publicidade foi desmantelada e estes trabalhos colocados em pausa. O impacto é de tal forma grande que todo o código produzido foi removido da app e deixou de estar acessível.

WhatsApp publicidade facebook empresas serviço

O Facebook quer que este serviço se foque nas empresas

Claro que o Facebook não parou de procurar formas de tornar o WhatsApp como uma fonte de rendimento. O seu foco mudou para a criação de ferramentas para se ajustar às necessidades das empresas e dos negócios.

Assim, deverá surgir em breve um rol de novidades nesta área. Será a forma deste serviço se ajustar e fornecer uma forma de comunicação com os clientes, enquanto permite que estes façam a gestão de contactos.

Depois da saída dos seus fundadores por discordar da forma como o WhatsApp estava a ser gerido, esta é mais uma mudança importante. Curiosamente fica a dúvida se este é um fim definitivo ou apenas uma pausa. Por agora deverá ficar parado, mas quem sabe um dia retorna.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Digo Eu
    Digo Eu

    O telegram a ter cada vez mais aderentes terá alguma coisa a ver com o caso?

  2. Avatar de Filipe Rafael
    Filipe Rafael

    Mesmo que tenha publicidade não me vai aparecer nenhuma! Muito menos com um bloqueador de publicidade instalado.

  3. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    É uma pena. Eu queria estar a conversar como os meus amigos sobre comprar um carro novo e levar logo com anúncios de stands virtuais pois privacidade é coisa que não está no vocabulário deles.

  4. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Como é que o Whatsapp se financia então, se não mostrar publicidade?
    Vende os contactos, vende as conversações?

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Tendo em conta que a empresa Facebook não é exactamente pobrezinha acho que eles podem (embora não o queiram!) manter o serviço totalmente gratuito e sem publicidade sem que a empresa realmente fosse à falência por isso… e aliás poderiam até integrar toda a plataforma à volta do WhatsApp (eventualmente modificado para que se adapte da melhor forma… por exemplo deixar de estar associado directamente a números de telefone e sim a um nome de utilizador/ identificador próprio que pode ser agregado às diversas redes e aplicações do grupo Facebook).

    2. Avatar de Cristiano Quintela
      Cristiano Quintela

      Podiam vender um serviço premium, com mudanças estéticas, remoção de limites de tamanhos de anexos, etc.

    3. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      A ideia do whatsapp , desde o inicio, foi sempre a segurança ( ok, isto pode ser discutivel ) mas principalmente por se manter gratis e sem publicidade… agora o facebook querer aquilo a render… vai contra todos os principios…assim tanto, que os fundadores abandonaram o barco!

  5. Avatar de GM
    GM

    Não me afecta. Deixaram de suportar o SO do meu telefone. Têm menos um utilizador da plataforma.

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Alguém sabe porque o Facebook não tem a opção de pagar para remover a publicidade? Tanto da aplicação como do web site. E isto extensível ao Instagram, WhatsApp e tudo o mais que tenha ou venha a ter publicidade.
    A Facebook quer ganhar dinheiro, assim recebiam o dito dinheiro na mesma e deixavam a malta que tem dinheiro, está disposto a gastá-lo e não quer ver publicidade, feliz.

    Quanto a bloqueadores de publicidade, sim, nos web sites até costuma resultar bem, mas nas aplicações infelizmente não parece resultar, pelo menos ainda não consegui que funciona-se excepto aquela publicidade da Google que algumas aplicações utilizam… já testei vários serviços e normalmente as aplicações nem abrem, tenho que testar novamente pode ter sido problema temporário com os DNS’s quando estava a testar ou assim.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Experimenta o PiHole, na maioria dos casos consegue bloquear os anuncios nas apps sem problemas.

  7. Avatar de ahramis
    ahramis

    E, afinal, a versão para Ipad ficou nas lonas?

  8. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    O Facebook e respectivo messenger meti no lixo a mais de 2 anos. Se esta App meter publicidade segue o mesmo caminho.