WhatsApp já está com medo? Empresa diz que serviço é seguro…

66 Comentários

Os responsáveis pelo WhatsApp podem ter dado um “tiro no pé”. Depois do anúncio sobre a partilha de dados com o Facebook, são milhares os utilizadores que têm procurado alternativas… e elas existem!

Os números de downloads do Telegram e Signal têm disparado e o WhatsApp até já veio reforçar que é uma ferramenta de conversação segura.

WhatsApp já está com medo? Empresa diz que serviço é seguro...


WhatsApp justifica-se e publica infográfico sobre “seguraça” do serviço”

O WhatsApp sempre foi uma das ferramentas mais populares do segmento da comunicação. Tal não significa que seja a melhor, até porque, ferramentas como o Telegram, oferecem todas as funcionalidades (até mais completas) e uma segurança a outro nível. Com a mudança de política anunciada, o WhatsApp tem assistido ao forte crescimento da concorrência.

A empresa já percebeu que os clientes não gostaram das mudanças e lançou recentemente um infográfico a justificar que o WhatsApp é realmente seguro e que o Facebook não terá acesso às suas mensagens.

WhatsApp já está com medo? Empresa diz que serviço é seguro...

Um novo infográfico partilhado pela empresa destaca que o WhatsApp não consegue ver mensagens privadas ou ouvir ligações e, portanto, nem o Facebook o conseguirá. Também revela que o WhatsApp não mantém registos de que os utilizadores estão a enviar mensagens ou a ligar, não pode ver a localização partilhada, não partilha informações de contacto com o Facebook e que os grupos do WhatsApp permanecem privados.

Tal como já revelamos aqui, o serviço do Facebook está a perder popularidade e os downloads desta app caíram 11% nos primeiros sete dias de 2021, em comparação com a semana anterior. Este ano de 2021 poderá ser marcante para as gigantes da tecnologia, em especial para o Facebook e para os seus serviços, com a concorrência a apresentar soluções muito robustas e de “confiança”. Por agora os utilizadores parecem ter avançado para o Telegram, Signal e até para o Discord.

Leia também…

WhatsApp excluirá a sua conta se não aceitar a partilha de dados com o Facebook

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de N1ldo
    N1ldo

    Vou migrar totalmente pro Telegran só por protesto embora já uso o Telegran há muito tempo em simultâneo, a partir do dia em que me bloquearem por não aceitar vai ser 100% Telegran.
    Que aliás é infinitamente melhor que o WhatsApp, pena não ser tão popular.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      concordo é mesmo pena as pessoas nao migrarem todas de uma vez

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        Migrarem de vez e fazerem delete da conta no faceboo e twitter

      2. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        Migrarem de vez e fazerem delete da conta no facebook e twitter

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      É melhor porquê? o que uma aplicação de mensagens pode melhorar em relação ao Whatsapp ou outro qualquer? tirando o facebook do meio

      1. Avatar de Victor
        Victor

        – Chamadas e videochamada diretamente do PC
        – Criação de pastas de forma a manter organizadas as conversas (Pessoal, Família, Trabalho, +18, Canais)
        – Sala de áudio em grupos (tipo Discord)
        – Open Source
        – Ocultação do Nº de telemóvel

        entre outras

      2. Avatar de Leal
        Leal

        O único e maior problema do whatsapp chama-se facebbok

        1. Avatar de Leandro Neves
          Leandro Neves

          Concordo, porque depois que o Facebook o adquiriu impôs tantas limitações ao aplicativo, que o sufocou… Caso suspendam todas estas limitações, retorno ao seu uso…. Acabaram com um excelente produto.

    3. Avatar de VaGNaroK
      VaGNaroK

      Se quiser uma lista de canais e grupos úteis me mande um “oi” no telegram chamando na área de busca por @VAGNaroK.

    4. Avatar de Redin
      Redin

      Não será melhor começar a fazer o backup do WhatsApp antes de ser bloqueado?

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Se aparecerem mensagens repetidas, foi o sistema que deu erro e eu estava a voltar a escrever

    5. Avatar de Redin
      Redin

      Não será melhor começar a fazer o backup do WhatsApp antes de ser bloqueado?

      1. Avatar de Maria Augusta oliveira de Almeida Waqued
        Maria Augusta oliveira de Almeida Waqued

        Vou continuar usando whatsapp, pelo menos por enquanto.

    6. Avatar de Redin
      Redin

      Não será melhor começar a fazer o backup do WhatsApp antes de ser bloqueado?

    7. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Não concordo com a nova política…
      Mas não digam que o Telegram é melhor.
      As mensagens fo telegram estão no servidor deles, seja lá quem “eles” sejam e não estão encriptadas…
      As do WhatsApp estão no vosso telemóvel encriptadas com uma chave que só vocês têm…

      1. Avatar de Leandro Neves
        Leandro Neves

        Quem te garante que as mensagens não estão replicadas no BigData da Facebook ou da Google?

  2. Avatar de Thomas
    Thomas

    Too late xD

  3. Avatar de Nuno
    Nuno

    Sou um deles, vou mudar para o signal e até porque me irrita o whats app não adicionar funcionalidade para não tirar utilizadores ao mensseger

  4. Avatar de Rui
    Rui

    já agora alguem que use o signal me saber dizer se o signal usa a API das bubles do android 11?

    1. Avatar de Leal
      Leal

      Sim, foi adicionada essa função recentemente para siportar o android 11

  5. Avatar de Jonny
    Jonny

    Façam um artigo com as diferenças do Signal e do Telegram. Quero decidir qual vou escolher para o futuro. Obrigado.

    1. Avatar de Leal
      Leal

      Segurança e privacidade Signal, pirataria Telegram. Telegram não usa ciptografia por padarão, o Signal sim. Signal é de código aberto, Telegram não. Vasta ver o que o Signal colecta dos utilizadores, zero.

      1. Avatar de Rui B.
        Rui B.

        Telegram também é código aberto. https://telegram.org/apps

        1. Avatar de cross
          cross

          Nope. apenas certas partes do código são. O software nos servidores e a encriptação não são.
          Mais, o owner do Telegram está a ficar em maus lençois pois tem aceite milhões de investimento de accionistas e foi revelado que usou para uso próprio. Agora os investidores querem o retorno e ele não existe.

        2. Avatar de Pedro F.
          Pedro F.

          Telegram é parcialmente aberto. Mas o servidor onde guardam as mensagens não encriptadas ninguém sabe o que faz com elas…
          Se fosse chinês já estava banida por meio mundo…

      2. Avatar de KodiakShadows
        KodiakShadows

        És daqueles que acreditas em empresas sem fins lucrativos ,já estou a ver. ahahaha!!!

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Fiz essa pesquisa e optei pelo signal o telegram parece me mais fama que outra coisa.

  6. Avatar de Mike Oliver
    Mike Oliver

    Eu aceitei os termos do whatsapp. O que me acontece agora?
    Se desisntalar a app dos dados não serão partilhados?
    Já usava o telegram e signal, posso deixar de usar simplesmente o whatsapp?
    Obrigado desde já

  7. Avatar de Tony
    Tony

    Eu também aceitei os termos do whatsapp? Há problema
    O que tenho de fazer?

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu também já uso Telegram à bastante tempo. Ontem deixei de vez o Whatsaap.

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Andei a investigar e perceber qual o melhor entre o Signal e o Telegram, E parece-me que o Telegram tem tudo o que o Signal tem mais algumas funcionalidades que o tornam mais “user-friendly”.

    A famosa questão dos das conversas ponto a ponto que implementadas pelo Signal, são disponibilizadas pelo Telegram com nome de “Chat Secreto “

    1. Avatar de Leal
      Leal

      Pois é, mas a maioria não vai utilizar o chat secreto, enquanto isso, todo o resto está lá nos servidores do telegram, e quando o telegram permite instalar a mesma conta em vários aplicativos, isso pode se tornar um grande problema,

      1. Avatar de Maria Augusta oliveira de Almeida Waqued
        Maria Augusta oliveira de Almeida Waqued

        Vou continuar usando o whatsapp.

    2. Avatar de Leal
      Leal

      Pra não mencionar que o Telegram está sinalizado pela comissão Europeia como um aplicativo que promove a pirataria, ou seja, acredito que em pouco tempo, ou o Telegram muda de rumo, ou será bloqueado na União Europeia e em mais países do mundo, tenho dito.

  10. Avatar de Rikko
    Rikko

    Quem aceitou os termos do WhatsApp mesmo que desinstala lo e instalar o signal vai ser seguido pelo Facebook e todos os seus movimentos serão registados.

    1. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Já eram. E quem não aceitar os novos termos e tiver o Facebook fica igual…

  11. Avatar de Jorge Abreu
    Jorge Abreu

    Tanto o Telegram como o Signal são péssimas escolhas. Aliás, ambos são proprietários. O Telegram tem apps opensource mas o servidor é proprietário.
    O servidor do Signal é opensource mas não existe uma única aplicação opensource para ele, embora existam algumas apps parcialmente opensource (de nada adianta isso).
    O Telegram usa um protocolo de encriptação absolutamente ridículo, além de que só o aplica nos chamados “Chats secretos”, os quais, de resto, não passam de um mero projecto de chat em grupo.

    Tanto o Telegram como o Signal são centralizados, não distribuidos. Querem fazer um teste? Tentem vocês mesmo instalar e correr um servidor Telegram ou Signal…
    Quem migrar para Telegram ou Signal continuará pois a ficar totalmente nas mãos de um único operador, um único servidor, um único ditador, que hoje poderá ser mais benévolo e amanhã menos…

    Solução: há várias… Se apenas se pretender instant messaging (ou seja, o mesmo tipo de funcionalidades que um WhatsApp, um Skype, um Signal, um Telegram, etc), então a actual melhor solução é, sem dúvida nenhuma, o XMPP. Para desktop ou laptops há vários excelentes clientes, e para todos os sistems operativos. Eu recomendaria Gajim ou Dino.
    Para Android recomendo o “Conversations”, mas descarregado a partir do F-Droid.

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      E depois falas só com dois colegas de trabalho geeks e deixas de ter namorada.

  12. Avatar de Jorge Abreu
    Jorge Abreu

    Tanto o Telegram como o Signal são péssimas escolhas. Aliás, ambos são proprietários. O Telegram tem apps opensource mas o servidor é proprietário.
    O servidor do Signal é opensource mas não existe uma única aplicação opensource para ele, embora existam algumas apps parcialmente opensource (de nada adianta isso).
    O Telegram usa um protocolo de encriptação absolutamente ridículo, além de que só o aplica nos chamados “Chats secretos”, os quais, de resto, não passam de um mero projecto de chat em grupo.

    Tanto o Telegram como o Signal são centralizados, não distribuidos. Querem fazer um teste? Tentem vocês mesmo instalar e correr um servidor Telegram ou Signal…
    Quem migrar para Telegram ou Signal continuará pois a ficar totalmente nas mãos de um único operador, um único servidor, um único ditador, que hoje poderá ser mais benévolo e amanhã menos…

    Solução: há várias… Se apenas se pretender instant messaging (ou seja, o mesmo tipo de funcionalidades que um WhatsApp, um Skype, um Signal, um Telegram, etc), então a actual melhor solução é, sem dúvida nenhuma, o XMPP. Para desktop ou laptops há vários excelentes clientes, e para todos os sistems operativos. Eu recomendaria Gajim ou Dino.
    Para Android recomendo o “Conversations”, mas descarregado a partir do F-Droid.

  13. Avatar de VaGNaroK
    VaGNaroK

    Quem quiser uma lista de canais e grupos úteis no telegram me mande um “oi” na área de pesquisa global por @VaGNaroK

  14. Avatar de Henrique
    Henrique

    Eu sou totalmente de acordo com o abandono do whatsapp e tudo o que seja serviços do universo facebook.
    Mas só assim por acaso, sabem que na europa não seremos afetados por estas medidas “alegadamente”? Basta ver e primeira linha do disclaimer: https://www.whatsapp.com/legal/updates/privacy-policy/?lang=pt_pt

    1. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      Por acaso estava a estranhar que ainda ninguém tenha falado disto!

    2. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      Por isso mesmo é que vou deixar até ao ultimo dia para ver o que eles fazem… porque eles na europa não querem mexer…da irlanda ( onde estão os servidores do face ) veio essa ordem para a UE…vou esperar!

  15. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Estou a aguardar que me encerrem a conta por ainda não ter aceite as novas políticas que eu salto para outro. Alternativas não faltam

  16. Avatar de E não só
    E não só

    Tarde demais para vir com conversas dessas. E não é só a quebra de privacidade, é também a publicidade que segundo dizem, ia começar a aparecer no whatsapp

  17. Avatar de Fabio
    Fabio

    Eu não faço ideia se aceitei ou não, no entanto há alguma forma de verificar isso e cancelar ?

  18. Avatar de Miguel
    Miguel

    Recebi agora:
    Telegram surpassed 500 (https://t.me/durov/147) million active users.
    In the past 72 hours alone, more than 25 million new users from around the world joined Telegram.

    Quero ver as empresas Americanas a Banir o Telegram…hehehe Até o Putin tentou no passado banir e nao conseguiu.

  19. Avatar de PTO
    PTO

    Diz o vosso artigo: “…são milhares os utilizadores que têm procurado alternativas”

    Milhares? Mas alguém acredita numa noticia que diz que o WhatsApp está com medo por causa de milhares terem deixado a aplicação? O WhatsApp perde e ganha milhares de utilizadores todas as semanas.

    Com medo por causa de milhares? Deixem-me rir!

    O WhatsApp perde e ganha milhares de utilizadores todas as semanas

    1. Avatar de Pedro V
      Pedro V

      Só mais uma vez:
      O WhatsApp perde e ganha milhares de utilizadores todas as semanas.

  20. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Threema também é uma boa alternativa ao WhatApp, para ricos porque custa 3,99 euros (pagamento único)… sim, já tem o código fonte disponível ( https://github.com/threema-ch ), e sim teve uma análise de segurança ao seu código fonte feito recentemente em Novembro de 2020 ( https://threema.ch/en/blog/posts/audit-2020-en )… e não têm de partilhar o número e/ ou e-mail… tem um identificador próprio… e sim é tudo cifrado e autenticável ponto-a-ponto, e tem voz, texto, vídeo.

  21. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Threema também é uma boa alternativa ao WhatsApp, para quem é rico e tem 3,99 euros para pagar uma vez.

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      É uma boa alternativa sim. Eu tenho.
      Só tenho pena que não tenha destruição de mensagens…

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Sim, não tem destruição de mensagens… é algo que é um pouco contestado porque dá uma falsa sensação de segurança, mas se ambos os lados usarem a aplicação oficial e não houver nenhum outro lado onde fiquem armazenadas localmente então até é uma funcionalidade interessante… mas lá está, o Threema até ao momento não foi convencido a aplicar tal funcionalidade, e se adicionarem é só mesmo por pressão dos utilizadores/ empresas… e não me admirava que tivessem avisos explícitos que não podem garantir que a mensagem é efectivamente apagada em todas as circunstâncias… mas para já eles não querem adicionar essa funcionalidade.

        É uma pena eles cobrarem para se aderir ao serviço, poderiam só cobrar caso quisessem associar o número de telefone ao utilizador porque isso realmente tem custos para eles verificarem se o número é mesmo da pessoa com o envio da mensagem escrita.
        Por outro lado cobrarem para se aderir ao serviço tende a afastar os spammers até ver.

  22. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Eu neste momento estou a entre o Signal e o Telegram e estou a a ver o Wire, que faz parte de um dos fundadores da Skype se não me engano. Tudo vai depender dos meus contactos

  23. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Seguro? Seguro??!! Como lá é seguro se nem funciona se não der acesso aos meus contactos todos. É que nem existe opção de adicionar manualmente um número, tem de vir dos contactos.

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      O mais seguro é, conforme disseram acima, o xmpp.
      Mas como quase ninguém usa, vai se para o menos mau, que é o Signal.
      O Wickr é melhor que o Signal, não precisa de números de telefone ou emails, é por username.

  24. Avatar de Nastor10
    Nastor10

    Olá. Com tanta informação a minha pergunta é: o whatsapp continua a ser seguro para utilização, ou não?

  25. Avatar de Nastor10
    Nastor10

    Olá. Com tanta informação a minha pergunta é: o whatsapp continua a ser seguro para utilização, ou não?

    1. Avatar de Vítor M.

      Seguro não o deixará de ser, mas com a partilha de informações entre estes serviços da mesma empresa, os utilizadores começam a ver que há cada vez mais promiscuidade com os seus dados.

      1. Avatar de Mike
        Mike

        Vítor, e que dados é que serão partilhados com o Facebook? O Whatsapp já era do Facebook, por isso não irão saber mais do que já sabem! Tanto alarido e continuam a usar Facebook, Instagram e afins…

        1. Avatar de Vítor M.

          Mas então para que servem as ações da UE? Nessa ordem de ideias, que não digo que estás errado, é tudo para “inglês ver”.

          Agora, a haver regras de aquisição e fusão, elas deverão ser cumpridas. Mas…

  26. Avatar de Frederico Dionísio
    Frederico Dionísio

    Olá.
    Como simples utilizador, e perante a avalanche de informações que surgem sobre os apps mais seguros e os menos seguros, a minha pergunta simples e objectiva é: continuar a utilizar o whatsapp é seguro ou estaremos mesmo a comprometer a segurança da nossa informação?
    Desde já muito obrigado.

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Eu sempre disse mal do Whatsapp neste mesmo site, e sempre fui criticado pelos do costume.

      Estamos agora a ver quem tinha razão… Não é Sr. Victor M.?
      Queira perdoar colocar o C em Victor, mas não escrevo segundo as regras do Aborto Ortográfico.
      Cumps…

      1. Avatar de Vítor M.

        Uma coisa é dizer mal sem factos e sem argumentos reais. Dizer que o Whatsapp é mau, que espia a tua vida, onde está a novidade? 🙂 Portanto, fazer uma crítica é importante mas com preocupações legítimas e, acima de tudo, factuais. Eu sempre te disse, em mais que um momento, que quando usas um software gratuito (ou serviço) o produto és tu.

        Sobre o acordo ortográfico do C no Víctor, esse acordo ortográfico é de 1990. E sim, muitas vezes usas as alterações que foram introduzidas nesse AO. Portanto 😉 é uma no cravo e outra na ferradura 😀

        Cumps…

  27. Avatar de asdasdasd
    asdasdasd

    A app que se forem ás definições diz “from FACEBOOK” partilha dados com o facebook?…. tou chocado.