Vodafone vai aumentar os preços já a 1 de março de 2023

59 Comentários

É cliente Vodafone? O aumento de preços está a acontecer em vários segmentos da sociedade. A culpa é da COVID-19, da guerra entre a Rússia e a Ucrânia e da inflação, que têm obrigado as empresas a redefinir estratégias.

Depois da MEO ter anunciado que ia aumentar preços, agora é a Vodafone.

Vodafone vai aumentar os preços já a 1 de março de 2023


Vodafone: aumento máximo de 7,8% no valor global da fatura

“O setor das telecomunicações tem sido fortemente afetado pelo atual contexto macroeconómico e geopolítico, do qual resultaram aumentos significativos nos preços da energia e das matérias-primas. Este facto, associado à subida da taxa de inflação, resulta em aumentos expressivos nos custos operacionais e de manutenção e gestão da rede de suporte à prestação dos nossos serviços”, refere a Vodafone.

Nesse sentido, a empresa irá atualizar o preço dos serviços de telecomunicações prestados aos seus clientes a partir de 1 de março de 2023, com um aumento máximo de 7,8% no valor global da fatura, conforme os serviços subscritos e de acordo com os termos e condições previstos no respetivo contrato.

Vodafone vai aumentar os preços já a 1 de março de 2023

A Vodafone Portugal refere que a atualização foi calculada com referência à taxa de inflação, baseada no Índice de Preços no Consumidor referente ao ano 2022 e publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística.

A informação sobre os novos preços estará disponível a partir de 30 janeiro 2023.

A Vodafone é uma operadora móvel multinacional inglesa com sede em Londres e a sua subsidiária portuguesa tem sede no Parque das Nações, em Lisboa, Portugal. A Vodafone tem, atualmente, participações em 25 países e redes parceiras em mais 42 países.

MEO, NOS, Vodafone: Há uma plataforma para cancelar contratos

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Security
    Security

    A taxa de inflação que tanto falam, reflete-se também no salário dos colaboradores? Ou serão eles também esquecidos da inflação?
    Esse argumento da inflação não cola sempre, principalmente quando se vê que apenas inflacionam para os mesmos de sempre.

    1. Avatar de Ze Nandoooo
      Ze Nandoooo

      Verdade. Pior é que quando vês um Estado a tentar combater a inflação, mas a ajustar os preços dos impostos com base nessa mesma inflação…

      1. Avatar de blablaefactos
        blablaefactos

        Diz la quais os impostos, que aumentaram em 2023 ao nivel da inflaçao media de 2022 ( p ex ao mesmo nivel destes aumentos das operadoras e afins)???

        1. Avatar de Ze Nandoooo
          Ze Nandoooo

          Impostos poderá não ter sido a melhor palavra, mas podemos trocar por serviços.

          https://pplware.sitedev.pt/motores/preco-das-inspecoes-aumentou-saiba-quanto-vai-pagar-em-2023/

          “O aumento das tarifas no próximo ano deve-se à taxa de inflação, argumenta o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) na deliberação publicada em Diário da República […]. resultando numa taxa de variação média anual (sem habitação) de 7,53%”

        2. Avatar de Tabonitota
          Tabonitota

          Gostava depois quando deixarmos de ter inflação, se estes preços irão depôs baixar. Sei que para subir faça sentido mas para descer também deveria haver. Enfim ….

          Nota: quem perceber de economia saber que subir salários ao nível da inflação só fará com que que está última ainda suba mais. Scala mobile em Itália há uns anos atrás. Basta ver inquérito aconteceu. Escalada da inflação com subida dos salários sempre a correr atrás. Infelizmente temos que mudar hábitos , e ajudar quem precisa e está no limiar da pobreza (4 milhões de portugueses?).

          1. Avatar de Ze
            Ze

            Ja tivemos uma crise e quando acabou os preços das coisas nao voltaram atras, portanto vai ser igual.

        3. Avatar de blablatouadormir
          blablatouadormir

          IUC, ISV e IMT aumentaram ~4% em 2023

          Por isso sim, os impostos também foram ajustados com base na inflação, ainda que num valor percentual diferente das operadoras.

    2. Avatar de icked
      icked

      Claro que sim. Como recebem o ordenado minimo têm sido aumentados todos os anos /s

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Só aqueles com salário mínimo, todos os outros vai depender da boa vontade da empresa. De qualquer forma, um colaboradora que receba 800€ brutos, após descontos, vai receber menos líquido do que alguém que receba o salário mínimo.

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Aumentar salários na proporção da inflação não gera bom resultado. Quem trabalha acha certo, mas do ponto de vista económico não é nada bom. Isso gera uma espiral de inflação. Em Itália faziam isso desde 1977 até ao início da década de 90 e deu muito mau resultado.

  2. Avatar de k
    k

    Este aumento também se aplica a contratos celebrados entre 01/01 e 28/02?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não, a Vodafone até hoje sempre honrou os contratos. Quem fizer contrato com o preço antigo, paga o mesmo até ao final. Sempre foi assim. Ao contrário da MEO, que aumenta os preços durante a vigência do contrato. Penso que a NOS também faz como a Vodafone, mas não tenho a certeza.

      1. Avatar de patanisca
        patanisca

        Desta vez não será assim. Os clientes antigos também estão a receber as notificações de aumento.

      2. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        A não ser que nas condições do contrato esteja explicito a actualização dos preços com base na inflação!
        Assim mesmo que tenha acordado 40€ / mês, com este novo ponto (que já foi actualizar nos contratos novos em 2023 e renovações) o preço de pagamento irá sempre aumentar.

        Vejam as vossas condições contratuais a Alínea F ponto nr 2:
        2. Os preços aplicáveis ao serviço, bem como as
        tarifas, a duração dos períodos de utilização e
        todas as suas características constam do tarifário
        em vigor, o qual será facultado ao Cliente no
        momento da assinatura do presente contrato e
        está disponível para consulta em vodafone.pt ou
        através do Serviço de Apoio a Clientes,
        constituindo para todos os efeitos parte integrante
        do presente contrato.

        De modo a suportar os investimentos anuais efetuados na rede e nos produtos e serviços que a Vodafone presta, os preços aplicáveis ao serviço serão atualizados no 1o trimestre de cada ano, por referência à taxa de inflação calculada com base no Índice de Preços no Consumidor, publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no valor mínimo de 50 cêntimos (IVA incluído).

        O Ponto 7 da Alínea F também diz:
        7. O cliente reconhece e aceita que o direito de resolver o contrato sem pagamento de encargos previsto no número anterior não se aplica: (i) nos casos de mera atualização de preços nos termos referidos na cláusula F.2. ;

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Podiam também deixar a nota que qualquer cliente ‘impactado’ por esta inflação tem o direito de rescindir a linha sem ter de pagar o que quer que seja (estando fidelizado).

    1. Avatar de qwertyuiopus
      qwertyuiopus

      Espera por essa sentado. Nem para dar um desconto aos clientes fidelizados prestes a renovarem o contrato.

      Bem, mais um aumento, é a guerra meus amigos, vem tudo da Ucrânia.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A Vodafone não sobe o preço a contratos em vigor. Nunca o fez. Será para as novas adesões, ou renovações após 01/03/2023. A MEO é que aumenta durante a vigência do contrato.

    3. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      A não ser que nas condições do contrato esteja explicito a actualização dos preços com base na inflação!
      Assim mesmo que tenha acordado 40€ / mês, com este novo ponto (que já foi actualizar nos contratos novos em 2023 e renovações) o preço de pagamento irá sempre aumentar.

      Vejam as vossas condições contratuais a Alínea F ponto nr 2:
      2. Os preços aplicáveis ao serviço, bem como as tarifas, a duração dos períodos de utilização e todas as suas características constam do tarifário em vigor, o qual será facultado ao Cliente no momento da assinatura do presente contrato e está disponível para consulta em vodafone.pt ou através do Serviço de Apoio a Clientes, constituindo para todos os efeitos parte integrante do presente contrato.

      De modo a suportar os investimentos anuais efetuados na rede e nos produtos e serviços que a Vodafone presta, os preços aplicáveis ao serviço serão atualizados no 1o trimestre de cada ano, por referência à taxa de inflação calculada com base no Índice de Preços no Consumidor, publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no valor mínimo de 50 cêntimos (IVA incluído).

      O Ponto 7 da Alínea F também diz:
      7. O cliente reconhece e aceita que o direito de resolver o contrato sem pagamento de encargos previsto no número anterior não se aplica: (i) nos casos de mera atualização de preços nos termos referidos na cláusula F.2. ;

      Cumps.

  4. Avatar de Rui Soares
    Rui Soares

    Estranho (ironia), a MEO também vai aumentar em 7,8% o meu contrato…
    Mas isto não é nada concertado, nada…
    Coincidencias do cara… caraças.

    1. Avatar de Tiago Rodrigues
      Tiago Rodrigues

      A MEO vai aumentar 3%.

      1. Avatar de Rui Soares
        Rui Soares

        Email enviado pela MEO para mim, aumento de 7,8%.

        1. Avatar de Tiago Rodrigues
          Tiago Rodrigues

          Na minha fatura apenas referia 3%.
          Mas renegociei o contrato, fiquei com mais dados 10Gb no único cartão associado, + 500MB Down + 100 Up, ( em toda a casa mesmo sem fios, Router Fibergateway Wi-Fi 6, mais box 4K android ( fora a Apple TV 4K 64GB que já tenho deste 2020 ( adquirida a pronto pagamento ), por 40,99€, quando antes pagava 37,49€.
          Logo não estão a aumentar 7,8% em relação a mim…

          1. Avatar de Tx2
            Tx2

            Os aumentos na meo é so em fevereiro

      2. Avatar de Santos
        Santos

        Errado, recebi email da meo e vai aumentar 7,8% e mais 0,50€ mais IVA por cada cartão de telemóvel adicional..

        1. Avatar de Rui Soares
          Rui Soares

          Não mencionei a parte dos 0,50€ por cada cartão de telemovel adicional…

  5. Avatar de costathepigy
    costathepigy

    O aumento de preços está a acontecer em vários segmentos da sociedade. A culpa é da COVID-19, da guerra entre a Rússia e a Ucrânia e da inflação,e do governo ps e associados que têm obrigado as empresas a redefinir estratégias.

    1. Avatar de João Silva
      João Silva

      Diz me lá se a culpa dos equipamentos eletronicos terem galopado de preço é culpa do Costa? Nomeadamente tudo o que seja networking galopou de preço que foi uma coisa abismal.
      Mas pronto, é fácil culpar.

    2. Avatar de blablaefactos
      blablaefactos

      “…e do governo ps e associados que têm obrigado as empresas a redefinir estratégias…”. Mais um que come gelados com a testa. Le com atençao (se conseguires perceber alguma coisa, pq ha gente que inculca mitos na cabeça e dp so acredita na fé e no pai natal), o ultimo relatorio da OXFAM, apresentado ha dias no forum de davos. Sempre aprendes alguma coisita, independentemente de quais governos estao no poder.

    3. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Tudo como estava previsto com a plan_demia. Por isso existiram os confinamentos dourados. Tudo continuará de acordo com a agenda 2030, para isso existe a informação oficial. Segue o rasto do dinheiro e chegarás sempre aos mesmos.

      1. Avatar de Ze Manel
        Ze Manel

        Mais um…
        As pessoas fazem a propria agenda 2030, subscrevem serviços de tudo e mais alguma coisa. qq dia até para ir á casa de banho subscrevem papel higiénico as a service

    4. Avatar de Rui partes
      Rui partes

      Inflação é causada unicamente pela mal gerência de “pandemia” com lockdowns.

  6. Avatar de Jorge pais
    Jorge pais

    Para ser mais fácil para todos. Sim está previsto nas condições gerais de venda o eventual aumento face às vicissitudes atuais. A única maneira de não ter este aumento é, claro está, mudando de tarifário para algo mais barato , o que nem sempre é possível e de outro lado faz uma fidelizaçao. Em contrapartida como já foi dito , os clientes dispões de 4 meses para rescindir os contratos com exoneração de pagar o que quer que seja. Em relação a salários nada aumenta. Pena este sector ser super descartável pelos governos e o pessoal que trabalha no mesmo não ser unido.

  7. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    A mim não vai aumentar porque garantiram-me durante 24 meses, aquando fiz a adesão ao RED infinity Giga por 24,90€ no período da Black Friday!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Cuidado, às vezes aumentam na mesma e dizem-te, se quiseres podes rescindir.

    2. Avatar de mamba
      mamba

      Não é bem assim. Todos os anos existem acertos dos valores das faturas tendo em conta a inflação.
      Costumava era ser 1% ou 2%, não longe disso. Sempre foi assim.
      A atualização dos valores tendo em conta a inflação costuma estar descrita no contrato. Vai ver isso bem.

    3. Avatar de Tiago Rodrigues
      Tiago Rodrigues

      A mim garantiram-me 24 meses sem aumentos.

      Caso contrário, rescindo!

      Simples!

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        E vão manter. A Vodafone nunca fez aumentos durante a vigência do contrato. Quem é cliente Meo é que está acostumado (mal, diga-se de passagem) a que aumentem os preços durante o período do contrato.

        1. Avatar de João Fernandes
          João Fernandes

          Errado! Está explícito no contrato que os preços são revistos no primeiro trimestre do ano à taxa de inflação! Recebi um email a dizer que o preço do meu serviço vai ser revisto… Sou cliente Vodafone. Portanto a Vodafone vai sim aumentar preços durante o período de contrato.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Não, o João Fernandes não está correcto. O que o David Guerreiro disse, sim está correcto. Sou cliente Vodafone à anos, já fiz 4 ou 5 renovações de contrato. Durante a vigência do contrato, o que foi acordado inicialmente, fica até ao final. Já me aconteceu em renegociações depois do contrato sofrer aumentos, mas depois de acordadas as condições, nunca fizeram aumentos.

            Este ano será estreia, e por ter sofrido aumentos da MEO desta forma é que mudei para a vodafone. Aumento de quase 8% não cabe na cabeça de ninguém quando o contrato foi renovado à 4 meses atrás… Até parece que o preço da energia não estava já esse quando me apresentaram o pricing.

          2. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            @Pedro!

            Se estiver no contrato aumentos de ano a ano, haverá aumentos de ano a ano e é legal!!!

            Qual é a dúvida?!

            Ponto F nr 2!
            Veja o seu contrato! Está explicito!

            Tudo o que acontecer depois é cortesia ou não da Operadora. Ponto.
            Depois pode dizer o que bem lhe entender, mas veja o ponto F nr 2 do seu contrato!!!

            Claro como a água!

          3. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            @Pedro:
            P.S.:
            Acabei de consultar o meu contrato antes da renovação:
            Não mencionava qualquer aumento anual pela inflação!

            Em 2023 no novo contrato já menciona!

            Obviamente se não menciona eles garantem o valor até ao final do contrato!

            Tendo esse ponto explicito só por cortesia a vodafone altera o que quiser! Ponto!

        2. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          O que o João Fernandes disse está correcto!!

          Garantem-te mas:

          A não ser que nas condições do contrato esteja explicito a actualização dos preços com base na inflação!
          Assim mesmo que tenha acordado 40€ / mês, com este novo ponto (que já foi actualizar nos contratos novos em 2023 e renovações) o preço de pagamento irá sempre aumentar.

          Vejam as vossas condições contratuais a Alínea F ponto nr 2:
          2. Os preços aplicáveis ao serviço, bem como as tarifas, a duração dos períodos de utilização e
          todas as suas características constam do tarifário em vigor, o qual será facultado ao Cliente no
          momento da assinatura do presente contrato e está disponível para consulta em vodafone.pt ou
          através do Serviço de Apoio a Clientes, constituindo para todos os efeitos parte integrante
          do presente contrato.

          De modo a suportar os investimentos anuais efetuados na rede e nos produtos e serviços que a Vodafone presta, os preços aplicáveis ao serviço serão atualizados no 1o trimestre de cada ano, por referência à taxa de inflação calculada com base no Índice de Preços no Consumidor, publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no valor mínimo de 50 cêntimos (IVA incluído).

          O Ponto 7 da Alínea F também diz:
          7. O cliente reconhece e aceita que o direito de resolver o contrato sem pagamento de encargos previsto no número anterior não se aplica: (i) nos casos de mera atualização de preços nos termos referidos na cláusula F.2. ;

          1. Avatar de Narciso Miranda
            Narciso Miranda

            No meu contrato só tenho o seguinte nos pontos 2 e 7 da alinea F:

            2. Os preços aplicáveis ao serviço, bem como as tarifas, a duração
            dos períodos de utilização e todas as suas características constam
            do tarifário em vigor, o qual será facultado ao Cliente no momento da
            assinatura do presente contrato e está disponível para consulta em
            vodafone.pt ou através do Serviço de Apoio a Clientes 16 912 (tarifa
            aplicável), constituindo para todos os efeitos parte integrante do
            presente contrato.

            7. O direito de resolver o contrato sem pagamento de encargos
            previsto no número anterior não se aplica nos casos de mera
            atualização de preços por referência à taxa de inflação anual
            verificada, nem nos casos em que as alterações sejam propostas
            exclusiva e objetivamente em beneficio do Cliente.

    4. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Garantem-te mas:

      A não ser que nas condições do contrato esteja explicito a actualização dos preços com base na inflação!
      Assim mesmo que tenha acordado 40€ / mês, com este novo ponto (que já foi actualizar nos contratos novos em 2023 e renovações) o preço de pagamento irá sempre aumentar.

      Vejam as vossas condições contratuais a Alínea F ponto nr 2:
      2. Os preços aplicáveis ao serviço, bem como as tarifas, a duração dos períodos de utilização e
      todas as suas características constam do tarifário em vigor, o qual será facultado ao Cliente no
      momento da assinatura do presente contrato e está disponível para consulta em vodafone.pt ou
      através do Serviço de Apoio a Clientes, constituindo para todos os efeitos parte integrante
      do presente contrato.

      De modo a suportar os investimentos anuais efetuados na rede e nos produtos e serviços que a Vodafone presta, os preços aplicáveis ao serviço serão atualizados no 1o trimestre de cada ano, por referência à taxa de inflação calculada com base no Índice de Preços no Consumidor, publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no valor mínimo de 50 cêntimos (IVA incluído).

      O Ponto 7 da Alínea F também diz:
      7. O cliente reconhece e aceita que o direito de resolver o contrato sem pagamento de encargos previsto no número anterior não se aplica: (i) nos casos de mera atualização de preços nos termos referidos na cláusula F.2. ;

  8. Avatar de Jota
    Jota

    Daí ser (muito) importante a Autoridade da Concorrência impedir a compra da Nowo pela Vadafone!

    1. Avatar de Tiago Rodrigues
      Tiago Rodrigues

      Sem dúvida!!! E em breve temos mais 2 operadores em Portugal!
      É uma questão de tempo…

      As frequências foram vendidas, por isso, em breve estão aí!

      Estejam atentos!

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Infelizmente, duvido que impeçam. Podem exigir que as frequências do 5G sejam alienadas, nada mais do que isso.

  9. Avatar de Wolfheart
    Wolfheart

    Matérias primas com preço pré-guerra – https ://www.dinheirovivo.pt/mercados/materias-primas-ja-estao-em-niveis-pre-guerra-mas-alivio-vai-demorar-a-chegar-as-familias-15616631.html
    Gostaria de saber se depois os preços voltam a baixar…

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Mas os preços dos transportes estão mais caros (pese embora o combustível já ter estabilizado)!

  10. Avatar de Hali
    Hali

    Acho piada as culpas…
    Covid ,Guerra, só falta as alterações climáticas.

    Eu gosto é de ver o mesmo produto vendido em dois locais diferentes, vindo do mesmo sítio com diferença de 40% no preco

  11. Avatar de marcelo rebelo de sousa
    marcelo rebelo de sousa

    sem stress o costa o medina e o galabinha tem tudo sobre controle

  12. Avatar de Luis
    Luis

    As operadoras mais cara da Europa vão novamente subir os preços? Que notícia chocante…
    e os salários dos trabalhadores da vodafone, sobem na mesma medida?

  13. Avatar de Dalex
    Dalex

    Basta aumentarem uns meros Gigas e um router ou box nova que muitas pessoas já não se lembram destes aumentos. Voltar aos preços que estava é que já não volta.

  14. Avatar de sergio
    sergio

    agora só falta a “NOS”, certamente também vai aumentar preços

  15. Avatar de Luis
    Luis

    Podem me definir o que querem dizer com aumentos nas telecomunicações? De que serviços falam?
    Muito obrigado!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não falam de serviço nenhum. Dizem que vão subir preços e depois chutam para 30 de Janeiro para o cliente se esquecer até lá.

      Prática desleal no mínimo.

  16. Avatar de José Machado
    José Machado

    A NOS já avisou os clientes do mesmo através de um email enviado no dia 9. Mas dizem que só sabem o valor final do aumento no dia 23, a quando do anúncio da taxa final de inflação.
    https://cliente.nos.pt/info/condicoes/televisao site onde os clientes iram saber o valor do aumento.

  17. Avatar de Fábio
    Fábio

    Todos os tarifários. Sejam estes por contrato ou não.

  18. Avatar de Antonio
    Antonio

    VERGONHOSO o que as empresas ditas “monopolistas” conseguem fazer em Portugal. Enfim, os governos servem para estas situações, na fiscalização e regulação do mercado, ou não!

    PS: Nos, Meo e Vodafone aumentam de igual e são tudo do mesmo saco!

    QUEREMOS PREÇOS IGUAIS A ESPANHA