Vodafone: é o fim do ADSL! Aposta total na fibra ótica

33 Comentários

Como a fibra ótica, que hoje já chega a 5 milhões de casas e empresas no país, a Vodafone concluiu com sucesso a transição progressiva dos seus últimos clientes ADSL, proporcionando-lhes uma experiência de uso de maior qualidade e fiabilidade.


A descontinuação desta antiga tecnologia de transmissão fixa de dados, cuidadosamente planeada e executada para minimizar o impacto nos clientes, abrangeu praticamente todo o território de Portugal continental.

Quando se iniciou este processo, há cerca de um ano, havia 10 mil clientes ligados através de ADSL – apenas 1% da atual base de clientes do serviço fixo da Vodafone, que já é de 1 milhão.

O desligamento e a desmontagem dos equipamentos das 179 centrais que permitiam à Vodafone prestar este serviço só se iniciou após a migração para outras tecnologias, como fibra ótica (FTTH), acesso fixo através de 5G (5G FWA), entre outras.

A Vodafone iniciou a disponibilização do acesso à tecnologia ADSL em janeiro de 2003, dirigida numa primeira fase ao segmento empresarial, que assim beneficiou de “uma ligação de internet de elevada velocidade a um baixo custo”.

Na altura, o ADSL (sigla em inglês para linha digital de assinante assimétrica) era uma tecnologia recente de banda larga que permitia a transmissão de dados assimétricos sobre linhas de telefone convencionais (o denominado “cobre”).

Entre 2004 e 2015, o ADSL foi a principal forma de acesso à internet de banda larga fixa no país, tendo a partir daí sido progressivamente ultrapassado por alternativas mais modernas, como o modem cabo e a fibra ótica – tecnologia esta em que a Vodafone apostou fortemente a partir de 2010, com a construção da sua rede própria.

A evolução tecnológica dos últimos anos, possibilitando velocidades e largura de banda incomparavelmente mais elevadas, além de uma conexão mais estável e robusta, resultou num aumento muito significativo na experiência de uso, tornando obsoletas (e por isso com um número cada vez mais diminuto de clientes) as ligações ADSL.

Na linha da migração para tecnologias de comunicação mais rápidas, eficientes e de qualidade superior, em junho de 2023 a Vodafone foi a primeira operadora do país a anunciar o desligamento progressivo da sua rede 3G, um processo que se iniciaria um ano depois para garantir uma transição o mais suave possível.

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    já só a MEO mantém ADSL
    até a NOS está a matar o DOCSIS e passar tudo a fibra
    à MEO é conveniente manter o ADSL, tipicamente zonas sem concorrência e onde vendem o full package

    1. Avatar de filipe
      filipe

      E onde é que foste buscar essa informação? A MEO tem a decorrer desde há cerca de 7 anos o phaseout do cobre para Fibra/SAT/5G e a data prevista para conclusão é 2030. Portanto, qual é a tua fonte?

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        2030 target, adiado para 2035 quando já ninguém precisar de fibra?
        basta veres que não há mudanças a ofertas adsl da MEO, queres melhor fonte que factos?

        1. Avatar de filipe
          filipe

          Portanto, queres comparar a VDF que iniciou o phase out do cobre à 1 ano com 170 centrais de origem e ~10k clientes com as ~2000 centrais que o meo tinha e que à data do ano passado ainda tinha ~100k de clientes ligados.

          Atualmente não existem praticamente vendas ADSL na generalidade das centrais ainda em funcionamento portanto não sei onde vais buscar sequer a informação da oferta ADSL se manter quando não se aplica para a generalidade das centrais ainda ativas. Vais ao site ver? Então liga para a MEO e tenta comprar um serviço ADSL para uma zona sem Fibra e vem aqui dizer o que te apresentaram…

          As operações de phaseout são realizadas por fases de comunicação até ao desligamento total por falta de resposta do cliente. Não se poem a migrar sem consentimentos à toa e só em ultima fase é que são efetuados os desligamentos com aviso previo! E digo-te já que a MEO está bem empenhada em concluir o objetivo.

          Quais sao mesmo as tuas fontes de factos?!

          Agora explica-me lá tu qual é a tua estrategia de migrar 100k clientes num ano!

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Simples, o problema está nas renovações que não apresentam alternativas

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Isso é FALSO.
      MEO ainda mantêm ADSL, em zonas onde não há fibra. Entre 2016 e 2022, colocaram 80000km de fibra e abriram 530 novas centrais. Mesmo assim, a cobertura, no interior, é de 94%, quase 80%, acima, de qualquer outra operadora. NOS partilha a fibra (que tenha sido paga, com fundos públicos e/ou europeus). Vodafone, não instala serviços físico em 74% das aldeias. Apesar de terem cobertura móvel, nem Vodafone, nem DIGI, lá tem cobertura fixa.
      Mesmo na margem sul, do Tejo, Almada e Seixal, há 48%, dos 2, que não tem rede fixa, Vodafone. Digi ainda é nova e ainda nem 3%, dos grandes centros urbanos, tem cobertos… nem prevêem chegar, até 2035. Onde moro, há MEO. NOS podia cá colocar mas, precisava pagar 653 euros, para montarem uma caixa, distribuidora. O conselho foi ficar pendente e quando aparecerem 3-4 clientes, a operadora já paga essa caixa, para ligar à central… a 8km daqui. Digi… não está previsto ter cobertura, até 2035.
      Onde passo férias (Guarda), só há MEO (fibra, junto à junta de freguesia, e ADSL (resto da aldeia, com 40 residentes)). Até para ter rede móvel, a junta teve de pagar 2 antenas… 4G.

  2. Avatar de RuiRuelas
    RuiRuelas

    Então as pessoas que tem adsl vão passar todas a ter acesso a fibra é isso? Duvido muito

    1. Avatar de João H.
      João H.

      Não.

      Cancelam
      Migram para FTTH caso exista cobertura.
      Migram para 5G

    2. Avatar de Fernando
      Fernando

      RuiRuelas, do que se retira do texto, o processo já foi concluído, e o ADSL foi desligado, portanto os clientes ADSL Vodafone transitaram para fibra…

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Não. E a explicação está no artigo.
      “(…) migração para outras tecnologias, como fibra ótica (FTTH), acesso fixo através de 5G (5G FWA), entre outras.”

    4. Avatar de Eu
      Eu

      Para a próxima tente ler tudo o invés so do cabeçalho…

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        “Aposta total na fibra ótica” o título diz total, no texto fala em outras tecnologias sem ser apenas fibra. A dúvida até que nem é descabida.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          A fibra é a base de todas as tecnologias.

          1. Avatar de 652mga
            652mga

            Por acaso deves ter te esquecido do satélite… Como pensas que as transmissões em directo, como o futebol, chegam a casa?

    5. Avatar de TiagoC
    6. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Para quem tinha, onde não exista cobertura de FTTH, foi oferecido um router 4G (ou 5G, por mais 9 euros mensais), com o mesmo serviço, incluindo televisão IPTV.
      O resto já possuem fibra. 98,5% dos clientes Vodafone ADSL eram nos grandes centros urbanos. Esses já possuem ligações fibra. Vodafone ADSL mal saiu, dos grandes centros urbanos. 96% das aldeias, nunca tiveram acesso a ela, mesmo quando era só por rede de cobre.

  3. Avatar de Marko
    Marko

    Podiam era apostar em manter os clientes, queria fazer upgrade de tarifário e de router para wifi 7, meu espanto quando me pedem 120€ pela deslocação técnica para trocar o router… Ok… Mais uns mesitos e digo-lhes os 120€ deslocação técnica!
    Digi e adeus!

    1. Avatar de pescada nova
      pescada nova

      estou com a Nowo (ainda sem fazer a migração para a Digi) e é muito boa

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Confirme que tem cobertura… já soube de muita gente, a quem a DIGI prometeu cobertura fixa, afinal é router móvel, que come 650% mais electricidade, que os wifi e tem limite de 10 utilizadores, ligados em simultâneo.

    3. Avatar de V@
      V@

      Meu caro, foi o que fiz dois meses atrás. Meteu-me nojo a atitude da MEO e eu já era um cliente bem antigo. Cancelei pois felizmente já não tinha fidelização desde o ano passado. Fiz download de uma APP e paguei por mbway no dia em que o técnico veio cá a casa instalar. Tudo pela APP e SMS e sem conversas de marketing. Pago 1/3 do que pagava antes, dobro de velocidade da NET e dados móveis ilimitados. Nunca mais vou querer um único produto desses tipos.

    4. Avatar de Marko
      Marko

      Sim confirmo, na minha zona tem fibra o meu vizinho instalou no Sábado passado e é fibra…
      Eu pago cerca de 160€ com canais desportivos anual, o meu pacote dá 99€ e qualquer coisa mais repetidor de sinal e 3 telemóveis, quer dizer ia ser fidelizado 24 meses e ainda tinha de pagar para fazerem o favor de lá ir trocar o router… Na minha cabeça não entra mas pronto!
      Na NOS durante décadas nunca me pediram tal coisa, e assim sendo com mais peixe no mar e mais em conta assim que possa já lhe digo como é… Os preços já são baratos e ainda querem chular mais ainda!

  4. Avatar de Motorizado
    Motorizado

    O SNR desceu abaixo de 6dB e a linha morreu 🙁
    R.I.P ADSL, bons tempos.

  5. Avatar de John Travolta
    John Travolta

    Mudem para Linux! Tem velocidade internet muito mais rapida

  6. Avatar de Jonesy
    Jonesy

    Este texto deve ter sido fornecido pela propria operadora (publicitário) … “O desligamento e a desmontagem dos equipamentos das 179 centrais que permitiam à Vodafone prestar este serviço só se iniciou após a migração para outras tecnologias” .

    Não foi verdade! Foi dado ultimato aos clientes em que x data ia ser desligado, e apenas fui contactado no dia anterior ao desligamento (o que foi sem tempo suficiente para a troca para outra tecnologia), e a solução de fibra só ficou 15 dias disponível apos o desligamento (e devem ter feito o mesmo na maioria das zonas, aqui simplesmente atrasou mais do que o que devia, e não fui o único afetado).

    “A evolução tecnológica dos últimos anos, possibilitando velocidades e largura de banda incomparavelmente mais elevadas, além de uma conexão mais estável e robusta, resultou num aumento muito significativo na experiência de uso, tornando obsoletas (e por isso com um número cada vez mais diminuto de clientes) as ligações ADSL.”.

    Novamente texto 100% publicitário, em 20 anos que tive ADSL apenas tive 4 falhas de serviço que demoraram mais de 5min, agora com Fibra em 3 meses ja fiquei sem net 5 dias, sendo que o tempo menor foi de 6h, e praticamente falha todas as semanas pelo menos durante uns 15min. Tb a velocidade de “FIBRA” fornecida na zona de onde vivo, apesar de ter contratado 500Mbs de download situa-se diariamente entre os 18Mbs e os 60Mbs.

    Verdade que nada é perfeito, e que na maioria das situações até possa ter ocorrido na perfeição, no entanto não é mar de rosas como “passado” no texto, e ao invés de “…proporcionando-lhes uma experiência de uso de maior qualidade e fiabilidade” simplesmente removeram uma alternativa que aqui funcionava simplesmente na perfeição (o facto de estar a menos de 500m da central obviamente ajudava), substituindo por opções que de qualidade e fiabilidade são inexistentes.

    Tanto que antes apenas tinha ADSL e estava feliz e contente, e agora sou obrigado a ter 2 ligações WAN no meu router (Fibra + 4G) para conseguir ter sempre serviço de internet que na realidade a maioria das vezes funciona praticamente a mesma velocidade (com exceção do upload que pelo menos e mais rápido).

    Pontos Maus:
    1. o pacote fibra base ficou mais caro que o servico de adsl que pagava
    2. tenho mais indisponibilidades (regulares)
    3. para ter total disponibilidade de internet tive de contratar +1 servico móvel para compensar (o que passou a ser ainda mais caro – serviço 5G que aqui tb é miserável, pior que ADSL sem dúvida)

    Pontos Bons:
    1. o upload ficou 10x mais rápido

    Conclusão : ADSL removido – Boa sorte

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, e press release da Vodafone.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      cheira-me que tens problemas de instalação ou da fibra, tenho contratada fibra da Vodafone desde 2012 e nunca tive problemas, nem de velocidade nem de indisponibilidade, e já troquei de casa 4 vezes nesse periodo de tempo, hoje tenho 1000/400 mbps e consigo débitos superiores
      já rede móvel, depois da digi, Vodafone é dos piores, depois de muitos anos a ser cliente Vodafone por causa dos pacotes de roaming que costumavam ser mais abrangentes, hoje e devido aos eSIMs, começo a considerar diferentes cenários

  7. Avatar de B@tm@n
    B@tm@n

    Vão cedo! XD

  8. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Ou então quem não tiver cobertura de fibra, Stalrlink.

  9. Avatar de Tito Portugal
    Tito Portugal

    Como disse a MEO num contacto comigo, “Vivo numa zona branca, onde não há previsão de fibra”, ou seja tenho que continuar a usar o serviço ADSL com uma internet de até 24Mb, que na realidade nem chega por vezes aos 10Mb, quando tive que renovar o contrato fui informado que o serviço ADLS seria descontinuado em breve e eu teria que passar para o serviço Satélite pois não tenho fibra e nem há previsão, ou seja um passo para atrás. Pago uma serviço de péssima qualidade com um preço que ronda os 70 euros. Ha!!! na minha aldeia tem pelos menos 4 caixas PDO nos poster, mas a Meo diz que não há fibra, então cheguei a conclusão que é fibra dedicada.

    1. Avatar de BB
      BB

      Chegaste a equacionar Starlink?

      1. Avatar de Tito Portugal
        Tito Portugal

        Ainda não.

  10. Avatar de Andre
    Andre

    Agora era remover todos os cabos de cobre que só estorvam

  11. Avatar de 1 palmo na testa
    1 palmo na testa

    Oque Vodafone alega é falso,qual transição qual quê

    Transiçao é quando migram o serviço do cliente.
    E sei perfeitamente de casos em que enviaram carinha a avisar que iam cancelar o serviço, só é apenas isso. Não houve transição. Não aumentaram rede fibra para dar solução.

    Tudo da mesma laia.