5G já chegou a Lisboa! Vodafone Portugal colocou primeira antena

64 Comentários

A ANACOM disponibilizou temporariamente espectro que permite a realização destes testes em ambiente real.

A Vodafone Portugal colocou hoje ‘no ar’ a primeira antena 5G do País. Localizada no seu Edifício-Sede, no Parque das Nações, em Lisboa, a rede 5G da Vodafone fica desde já disponível para que todas as Empresas, Universidades e startups que integram o centro de inovação Vodafone 5G Hub possam testar os seus projetos.


Apenas três meses depois de ter realizado a primeira ligação 5G em Portugal com o protótipo de um smartphone 5G, a Vodafone dá agora mais um significativo passo no percurso que tem vindo a desenvolver na preparação do lançamento comercial da quinta geração móvel.

A Vodafone realça a disponibilidade demonstrada pela ANACOM em responder positivamente ao pedido de utilização temporária de espectro na faixa dos 3,6GHz, para que sejam testadas em ambiente real todas as possibilidades que esta tecnologia vai trazer.

5G já chegou a Lisboa! Vodafone Portugal colocou primeira antena

Com a instalação da primeira antena 5G, colocada ‘no ar’ com a Ericsson – parceiro estratégico da Vodafone Portugal para o desenvolvimento do 5G –, serão assim disponibilizadas as tecnologias Massive MIMO e ‘beam forming’, duas das inovações que suportarão a próxima geração de comunicações móveis.

Estas características permitem que a rede seja distribuída de forma muito mais seletiva e direcionada, maximizando a capacidade de propagação, diminuindo interferências e permitindo tirar o máximo partido do espectro disponível.

Saber mais sobre o 5G

A rede de testes 5G tirará, igualmente, partido da atual rede 4G da Vodafone, considerada consecutivamente como a melhor rede móvel do País por vários estudos independentes. Distinções conquistadas, também, graças ao plano de modernização da rede móvel da Empresa, com a instalação de equipamento 5G ready e que colocam a Vodafone na melhor posição para liderar a implementação da quinta geração móvel em Portugal.

Até ao final do ano, a Vodafone Portugal instalará mais antenas 5G entre Lisboa e Porto, como a já anteriormente anunciada na FEUP.

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    vodafone … sempre na frente !!!

    1. Avatar de Blue Beast
      Blue Beast

      Nem mais.FTW Vodafone !! 😀

  2. Avatar de iDroid
    iDroid

    video qulity? – segunda foto, zona 5g

  3. Avatar de McGoms
    McGoms

    Vodafone sempre em primeiro..

  4. Avatar de Francisco Pinto
    Francisco Pinto

    Se disponibiliza-sem o e-sim é que era!

    1. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      *Disponizilizassem

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      Se não tiveres um telemóvel compativel com 5G não te serve de nada lool, há com cada um..

      «rede 5G da Vodafone fica desde já disponível para que todas as Empresas, Universidades e startups que integram o centro de inovação Vodafone 5G Hub possam testar os seus projetos»

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Mesmo que tenhas, também não serve.

      2. Avatar de Stony
        Stony

        Uma rede destas tmb não é para ser usada em conteudo no telemovel seria um desperdicio, por isso é de assumir que seja um hotspot daqueles de cartão para testar a rede… e até é uma boa alternativa po pessoal que só quer internet em casa se os planos forem acessiveis

  5. Avatar de Francisco Pinto
    Francisco Pinto

    *Disponibilizassem

  6. Avatar de Samuel
    Samuel

    Então foi por isso que a TDT estava uma porcaria

  7. Avatar de AJCS
    AJCS

    Sem dúvida a melhor operadora em Portugal.

  8. Avatar de Luis
    Luis

    5G , 20GB Download 10GB Upload Delay 1MS… Incrível, e isto tudo com 30GB de Tráfego 😀 😀 Wakeup

    1. Avatar de Nildo
      Nildo

      kkkkkkk tá sendo generoso não é?
      meu plano vodafone tenho 3Gb kkkkkkkkkkk

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Tens 3GB porque queres… queres mais compra e paga.

      2. Avatar de Diogo
        Diogo

        Tenho 10GB + 5GB Apps + 15GB Apps.

        Só 3GB?

        1. Avatar de Nildo
          Nildo

          Sim…
          Tenho 30Gb para redes sociais e 3Gb para o resto, quando na verdade deveria ser o oposto, pois o que mais gasta é o youtube e este gasta dos 3gb.

  9. Avatar de Abel
    Abel

    Lá vem um aumento do número de cancros por 100 pessoas em Lisboa.

    1. Avatar de EC
      EC

      Acho engraçado estes tipos de comentários sem nenhum fundamento.
      A expressão “radiação dos telemóveis” muitas vezes é utilizada para assustar e não informar. A tecnologia 5G está no intervalo de ondas de rádio (seguras) do espectro eletromagnético e é muito diferente da radiação ionizante (luz solar e raios-X) que pode alterar o DNA e aumentar o risco de cancro como resultado de exposição intensa ou prolongada.

      1. Avatar de Luís Graciano Calisto Afonso
        Luís Graciano Calisto Afonso

        Este comentário de EC, só prova que está mal informado…
        e não é só o aumento do cancro como diz o Abel, é os diabetes, as dores de cabeça, o cansaço, as dores articulares, irritação da pele, a falta de ar e por ai fora!
        O comentário do Abel tem como fundamento 50 anos de estudos científicos.
        é ir a https://www.5gspaceappeal.org/the-appeal

        1. Avatar de Follow
          Follow

          Radiação não ionizante não possui energia suficiente para nos afectar dessa maneira, não, não irá causar cancro.
          Estudou Física no seu secundário? Se estudou e esteve atento, é exactamente isto que o EC referia. É o que está válido perante a comunidade científica.
          Recebe mais radiação num dia de praia, viagem de avião ou a comer uma banana do que um dia inteiro sentado junto a uma antena destas que até utilizará a frequência já existente do tdt.
          PS, não seja submetido a raios X, ouvi dizer que matam mais do que ajudam a curar. (lol)

          1. Avatar de Luís Graciano Calisto Afonso
            Luís Graciano Calisto Afonso

            sim abelha…

        2. Avatar de Follow
          Follow

          Pronto, é caso para dizer, estudasses! LoL
          Nem todos podem ser investigadores. Há quem tenha que estar ao balcão.

          1. Avatar de Luís Graciano Calisto Afonso
            Luís Graciano Calisto Afonso

            um concelho; põe o router na mesinha de cabeceira e dorme bem!

          2. Avatar de Follow
            Follow

            Já o tenho lá, tenho sistema de APs mesh com 4 nodes pela casa da Cisco com controladora wifi. Se achas que o 5Ghz do router tem a ver com o 5g, olha lol estudasses ainda mais! LoooooL

            Não te esqueças do chapéu de alumínio à saída de casa. LoL

            E dá te feliz não seres o meu vizinho, porque com este sistema de APs Irradiava a tua casa toda! LOL

  10. Avatar de Luís Marques
    Luís Marques

    Vamos verificar os efeitos nefastos do 5G com cancros e tudo mais

  11. Avatar de Marco
    Marco

    Alguem sabe quando o galileo gps estara a funcionar a 100%? Supostamente a precisão dele sera de 30cms em condicoes ideais contra os 3 metros atuais. Como adepto de running e cycling seria algo muito interessante de ter

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Na mesma altura dos carros a hidrogénio.

  12. Avatar de Carlos
    Carlos

    Bem podem investir na implementação do eSim em Portugal, tenho um iphone adquirido na vodafone com eSim em que não posso usufruir de todas as funcionalidades porque não implementam eSim em Portugal, não sei qual a dificuldade da Vodafone em implementar eSim se já têm este serviço noutros países.

    1. Avatar de NotaFanboy
  13. Avatar de Ricardo Vieira
    Ricardo Vieira

    Pois… 1ms de resposta, 20Gbps, em linha recta e sem qualquer edifício entre o equipamento e a antena.

    O 5G é muito bonito… mas a quantidade de antenas necessárias, na minha opinião deixa muito a desejar.

    Eu antes da fibra, tinha 4G da MEO (com 200GB de plafond, porque o meu ADSL era muito fraco) usava Netflix, Xbox Live e muito sinceramente não tinha muita razão de queixa. Talvez entre as 21h e as 22h, mas de resto, sempre impecável, com velocidades por volta dos ~50Mbps e pings de ~18ms.

    A ver vamos.

  14. Avatar de Gonçalo F
    Gonçalo F

    Isto é um perigo para a saúde pública e humanidade em geral. Esta tecnologia emite radiações que o corpo humano não conseguirá suportar a médio-longo prazo.

    Vamos ser obrigados a adaptar os nossos corpos tecnológicamente para podermos viver com estas tecnologias, pois o caminho é nos tornarmos meio homem meio máquina e sem alma.

    Esta tecnologia não pode avançar pois representa o princípio do fim!

    1. Avatar de EC
      EC

      A tecnologia 5G está no intervalo de ondas de rádio (seguras) do espectro eletromagnético e é muito diferente da radiação ionizante (luz solar e raios-X) que pode alterar o DNA e aumentar o risco de cancro como resultado de exposição intensa ou prolongada.

      1. Avatar de Juan
        Juan

        Mais um ao serviço $$ da Cabala

  15. Avatar de Z/OS
    Z/OS

    Lá vai o número de cancros aumentar e o pessoal assobia para o lado, todo contente, desde que tenha net, está tudo bem…

    1. Avatar de MrZ
      MrZ

      Comentario feito a partir do meu pombo correio

  16. Avatar de Ricardo Vieira
    Ricardo Vieira

    A vodafone se preocupe em primeiro lugar melhorar as comunicações no distrito de Leiria e cidade. Desde Janeiro de 2019, semana sim, semana não, é clientes sem internet, sem televisão e sem comunicações fixas é sem GSM. Melhorem as infraestruturas. Quem tudo quer, tudo perde…

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Quem e que mora em Leiria? Mude se para Lisboa ou Porto e vai ver que temos das velocidades mais rapidas da Europa.

      1. Avatar de Ricardo Vieira
        Ricardo Vieira

        Eu moro em Leiria. Lisboa, Não ! Porto, Sim ! Leiria, SIM ! Só comentei porque acredito que alguém da Vodafone vai ver o meu comentário e pode chamar atenção dessa mesma pessoa em melhorar o problema que existe no distrito de Leiria. Tentar não custa nada.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          Porque Lisboa não? E so a melhor cidade para viver e trabalhar em Portugal. Leiria é uma aldeia com meia duzia de pessoas logo e normal que nem se dêem ao trabalho de tentar melhorar o servico

          1. Avatar de soeira
            soeira

            Esse tipo de comentarios são infantis, eu vivo numa pequena aldeia onda a qualidade de vida e muito superior a qualquer cidade ainda existe o chamo liberdade

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Não deves andar muito pela Europa. Além de que velocidade com serviços mediocres de pouco serve.

    2. Avatar de leo
      leo

      Eu moro em Leiria e não tenho tido problemas nenhuns..

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Mas ele ten, portanto esse reparo não serve de nada para o caso.

  17. Avatar de Mestre Gonçalves
    Mestre Gonçalves

    se a alguns metros destas antenas das operadoras a voltagem por metro(quadrado) for em média 3 volts e a frequência a ser usada for de aprox +27.5Ghz como nos EUA estamos a falar do verdadeiro 5G até lá é só fantochada para enganarem os consumidores.

    1. Avatar de Celso Costa
      Celso Costa

      Essa notícia é fake…

      1. Avatar de Rui Jamu
        Rui Jamu

        Fake é a tua cabeça!

    2. Avatar de mike
      mike

      a noticia em si julgo ser fake(o 5g n foi o culpado aqui) mas que o 5G é um problema de saude publica é e há vários estudos que o comprovam.
      pessoal , informem se.é bastante obvio.

  18. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    Para reiterar, título enganador. Já muitas antenas 5G foram colocadas.

    1. Avatar de Vítor M.

      Tu estás a falar verdade e a Vodafone, em comunicado está a mentir? 😀

  19. Avatar de Pedro Barbosa
    Pedro Barbosa

    As antenas 5G é só uma pequena parte do resto da rede 5G que está planeada. As antenas nem vão ser a maior inovação no 5G, acho que ainda é publicidade um bocado enganosa porque não vão ser só as antenas que vão permitir pôr exemplo latências de menos de 1 ms. A rede 5G standalone propriamente dita só estará pronta no fim de 2020.

  20. Avatar de Catarina Braz
    Catarina Braz

    Radiação perigosissima relacionada com cancros e outros problemas de saúde graves. Em alguns países proibida, noutros inumeros casos em tribunal. Tribunais que por sua vez eles mesmos reconheceram a gravidade e seriedade da situação. Comemoramos mesmo o quê desculpem?Não percebi…

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      Desde que os animais consigam fugir para outros sítios mais seguros não problema! Se for grave como dizem os estudos os animais são os primeiros a fugir!

    2. Avatar de Carmo
      Carmo

      Concordo com o seu post. É perigoso. Ficamos microwaved.

    3. Avatar de EC
      EC

      Informe-se cientificamente antes de comentar. A exposição as estes tipos de radiações são muito baixas e biologicamente insignificantes.
      Se queres manifestar a tua preocupação por agentes que provocam o cancro e outros problemas de saúde graves porque é que não falas de outras coisas que realmente são prejudicais, como, por exemplo o açucar? Está mais que comprovado em 80 anos de estudos que é um dos grandes responsáveis no crescimento de tumores malignos, mas isso ninguém se preocupa…

    4. Avatar de Luís Graciano Calisto Afonso
      Luís Graciano Calisto Afonso

      é isso tudo!

  21. Avatar de Antonio
    Antonio

    A Bélgica bloqueou o 5G. Efeitos na saúde levantam preocupações. 5G requer instalação de várias antenas numa curta distância o que expõe as pessoas a um aumento de frequência electromagnética. 3G, 4G, 5G, WiFi, etc

    1. Avatar de EC
      EC

      É fake! Informe-se primeiro! A Bélgica não baniu o 5G. A cidade de Bruxelas é que tem padrões de radiação excessivamente rigorosos que inibem todo o desenvolvimento de tecnologias de RF, incluindo o 4G.

      É claro que os limites rígidos dos telemóveis são uma reação exagerada. Não há ciência que demonstre que a radiação do telemóvel é perigosa.

      1. Avatar de Juan
        Juan

        Mais um ao serviço $$ da Cabala

        1. Avatar de Follow
          Follow

          Concluo que não terminou o ensino secundário do Agrupamento geral. Caso tivesse, teria aprendido em física o que são radiações ionizantes e não ionizantes.

  22. Avatar de Joao Paulo
    Joao Paulo

    Leiam com atenção e parem para pensar…. Tirem as vossas próprias conclusões…
    “Rede 5G: Os ratinhos da Índia… somos nós!”

    https://www.leca-palmeira.com/5g-os-ratinhos-da-india-somos-nos/

  23. Avatar de Carmo
    Carmo

    Concordo com o seu post. É perigoso. Ficamos microwaved.

  24. Avatar de Que interessa?
    Que interessa?

    Venham com o 5G para perto de mim e vão ver as antenas a arder na televisão! Estudos provam que é prejudicial à saude e estão a instalar sem o consentimento das pessoas! Vai haver destruição!