Vivaldi – Um novo concorrente ao Chrome, Firefox e outros

31 Comentários

O segmento dos browsers é ainda liderado, sem margem para qualquer dúvida, pelo Internet Explorer. O browser da Microsoft tem conseguido aguentar-se no topo mas o Google Chrome e o Firefox da Mozilla têm vindo a crescer, segundo dados da netmarketshare.

Recentemente foi anunciado o Vivaldi, um novo browser para utilizadores avançados.

vivaldi_00


Depois da Microsoft apresentar o Project Spartan, eis que aparece mais um novo browser que promete revolucionar este segmento já em 2015. Com o nome Vivaldi, este browser pertence ao ex-CEO e co-fundador da Opera Software Jon von Tetzchner (que saiu da Opera em 2011) e tem várias características interessantes.

Ao nível das funcionalidades, esta browser permite combinar vários separadores num único, permite registar anotações no próprio browser (tal como o Spartan da Microsoft), as cores dos separadores adaptam-se à cor do site visitado, Speed Dial para acesso rápido aos sites nos favoritos, personalização da interface a vários níveis, bookmarks com capturas de ecrã, entre outras.

Personalização da interface a vários níveis

vivaldi_03

Cores dos separadores adaptam-se à cor do site visitado

vivaldi_02

Actualmente o Vivaldi ainda está na versão “Technical Preview” mas pelo que testamos está já num nível bastante interessante.

No futuro há intenções deste browser ter já um cliente de e-mail, um serviço de chat, suporte para dispositivos móveis, suporte para extensões, etc.

vivaldi_01

Disponível para Windows, Mac e Linux, o Vivaldi tem como base o projecto Chromium (com motor Blink) e a interface recorre tecnologias web tradicionais como é o caso do Node.js, HTML5 e React.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Alguém
      Alguém

      Sim, que parece ter sido esquecido.

      Não percebo porque anda tudo atrás do novo design horrendo do Windows… O Vivaldi até pode ter bom, mas é feio que se farta! Tem o mesmo aspecto nos restantes OS?

      1. Avatar de WPMM
        WPMM

        Preferes icons 3D, coisas a mexer, cores berrantes, etc? Isso está fora de moda – e ainda bem.

        1. Avatar de Alguém
          Alguém

          Não. Prefiro ícones 2D flat e cores monocromáticas, mas não rejeito outras cores, desde que não vivas.

          De qualquer forma, não me referia a ícones nem cores; referia-me ao desenho no seu todo da aplicação.

          1. Avatar de JJ

            Porque é esse “desenho” que esta na moda.

            Basta, olhares para os sites da Internet, todos estão a seguir esse estilo gráfico.

            Quer queiram, quer não, o estilo gráfico implementado pela Microsoft, é um estilo moderno, esta na moda e enquadra-se muito bem no paradigma actual das tecnologias.

          2. Avatar de Alguém
            Alguém

            JJ, gostava de encontrar sites desses, porque não me lembro de ver um único. Deve haver imensos…

        2. Avatar de Kabindas
          Kabindas

          “fora de moda” ? Seja o que isso for … são os users que a definem e aprovam. Veja-se o flop do metro do W8

          1. Avatar de JJ

            Deve ser, por ser um flop, que o design que a Microsoft implementou com o Win8, torno-se a “métrica” que esta a ser seguindo actualmente para o design dos sites.

            E o mais curioso é que é os designs que a Microsoft desenvolve para os seus sistemas, são os que influenciam o design dos sites e de programas, independentemente da plataforma.

            Isso já acontece, pelo o menos de forma mais evidente, desde do Windows Vista.

          2. Avatar de MM
            MM

            o flop?! O W8 foi quem mudou a moda!!
            Hoje em dia tanto Android e OSX/iOS são flat porque seguiram a tendência.

          3. Avatar de FG
            FG

            Foi para rir essa, OS X e iOS flat?

            Então porque é que está tudo cheio de gradientes e transparências?

      2. Avatar de Olly
        Olly

        É uma questão de gosto apenas. Pessoalmente concordo com o WPMM

        1. Avatar de Mota
          Mota

          Exatamente é gosto. Mas quando se passa dias em inteiros a navegar online (ou até a usar o browser em servers) é interessante ter uma interface agrável.

      3. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Eu por acaso sou “do contra”, achei super interessante o aspecto. Falta saber se é rápido …

  1. Avatar de João P.
    João P.

    Tantos browsers.. deviam eram juntar alguns, assim ficavam só 2 ou 3, mas bons!

    1. Avatar de knom
      knom

      tem que haver diversidade!!
      se não era tudo igual a tudo so com duas ou tres marcas

      1. Avatar de Armando
        Armando

        Mas o nome do browser até dá a entender o contrário, já que Vivaldi foi acusado por Straviski de ter reescrito o mesmo concerto vezes sem conta, com ligeiríssimas alterações. De facto, a maioria dos browsers que andam por aí são cópias uns dos outros e descendem do Chrome ou Firefox. Se este tem por base o projecto Chromium, então, é mais da mesma música…

        1. Avatar de JJ

          É como as distro linux… tem todas por base 3 ou 4 distro maiores. O resto é o repete do repete. É por essas e por outras que o linux não sai do mesmo registo a anos.

          Tendo em conta que o “criador” deste foi o mesmo do Opera, acho que pelo o menos devia ter feito algo mais de raiz…

  2. Avatar de Tmp198
    Tmp198

    O bom e velhinho Opera está de volta!
    E veio sem novidades algumas, excepto a “cara lavada” e mudança de nome no “B.I”, mas pelo menos já temos algo atualizado ao clássico Opera 12.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Uso o 12.17 nada como ter os favoritos dentro de pastas na lateral se nao mudar o opera mudo eu Vivaldi

  3. Avatar de jedi
    jedi

    parece me igual ao opera. lol

  4. Avatar de Luís Costa
    Luís Costa

    O browser está engraçado, mas falha no ponto mais importante… a rapidez

    1. Avatar de Mota
      Mota

      e extensões.. por agora.

    2. Avatar de okapi
      okapi

      Até agora não houve um browser que me fizesse deixar o FF, mas este foi de todos eles o que mais me agradou. Este é um browser interessante, com algumas melhorias e um bom markting pode vir a marcar o seu espaço com o tempo. Quanto a ser lento, eu não noto, mas é não esquecer que ainda é uma versão “Technical Preview” a fazer lembrar o velhinho opera de “cara lavada”.

    3. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Luis Costa, ja testaste? Com que impressão ficaste?

      Há algum site onde se possa testar a rapidez dum browser em todos os campos (e se possível em vídeo HTML5 ou flash)?

      O meu portátil antigo que serve de media center é fraco (AMD E-450, 4 GB RAM), e em streaming no browser (html5 ou flash) o IE é substancialmente mais rápido que Chrome/Firefox…

  5. Avatar de Osvander
    Osvander

    SlimJet é um navegador melhor que todos por ai, até do que o chromium.

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      “Osvander”,meu caro,o Slimjet Web Browser acabou de actualizar ontem,Quarta-feira,28 de Janeiro de 2015.Apresenta neste momento a versão 2.1.7.0.Um abraço e,já agora,excelente artigo,Pedro Pinto,como sempre. 🙂

  6. Avatar de MM
    MM

    Já experimentei no Mac e deu um erro e nunca mais ficou bom… já o desinstalei.

  7. Avatar de Tiago Filipe
    Tiago Filipe

    Fez-me tanto lembrar o Maxthon, pelo menos a barra é, e dividir o ecrã também…

  8. Avatar de wishmaster
    wishmaster

    Pena que esteja lento…mas também não vamos ser precipitados, isto é só uma tech preview!!!

    Fui dos primeiros a usar o FF e o Opera. Há anos que uso maioritariamente o Opera, só quando algo n funciona neste browser é que uso outro.

    Quanto às velocidades, prefiro segurança…tem que ter uma velocidade razoável, naturalmente. Mas acho que compensa perder um pouco na velocidade e estar mais seguro, se bem que o último Opera é bem rápido.

  9. Avatar de killdare
    killdare

    Muito rápido,deixou o FF e o Chrome na poeira.

  10. Avatar de Jet7
    Jet7

    Pode parecer um bocadinho lento, mas tão cedo não volto ao Chrome… Que é lento como tudo!! 😀