Vigilância do Facebook pode chegar ao ponto de saber quando fez sexo pela última vez

40 Comentários

O Facebook e a Google são muitas vezes associados como autênticas máquinas de vigilância dos utilizadores. O mais recente indicador nesse sentido é referente ao Facebook. Segundo as últimas investigações, a rede social recolhe vários dados, inclusivamente da atividade sexual dos utilizadores.

A captação deste tipo de dados levanta várias questões éticas e morais, que se tornam especialmente graves tendo em conta a incompetência do Facebook em proteger os dados dos seus utilizadores no passado.


O alerta foi dado pela Privacy International, uma organização sem fins lucrativos em prol da privacidade. Esta organização britânica investigou a atividade que diversas apps enviam para o Facebook. Na seleção destas aplicações, destacam-se as usadas por mulheres para registar o ciclo menstrual, atividade sexual e demais informação sensível.

As aplicações em questão, Maya e MIA Fem, estão a partilhar estes dados com o Facebook para efeitos de publicidade. Mas levantam-se várias questões morais nos seus atos. Segundo o apurado, a partilha de informações e dados através do SDK do Facebook vai muito mais além do que seria expectável e razoável. Além disso, o tratamento que a empresa da rede social dá aos dados é uma incógnita.

As informações partilhadas vão desde o estado de espírito de humor, até aos ciclos menstruais e à atividade sexual do utilizador. A somar a isto, partilham também a intenção de o utilizador engravidar, e alguns dos seus hábitos que são submetidos na aplicação: beber café ou água, fumar e derivados são apenas alguns exemplos.

Especificando os dados transmitidos, a Privacy International descobriu que as apps partilham categoricamente a atividade sexual do utilizador que é submetida na aplicação. Esta informação, que devia ficar alojada localmente, é assim partilhada com o Facebook sem o conhecimento do utilizador.

Estas informações não só incluem a atividade sexual, mas também a indicação se no ato foi usado algum tipo de método contracetivo.

O Facebook já reagiu a esta notícia. Assim, em declarações ao BuzzFeed News afirmou que ia averiguar a situação. Além disso, referiu que podia estar em causa uma violação dos termos de serviço por parte dos programadores das apps. Para efeitos de publicidade não podem ser transmitidas informações sensíveis e dispensáveis para o normal funcionamento do serviço.

Estes problemas de segurança e privacidade não são novos…

Facebook: mais de 400 milhões de números de telefone expostos graças à fuga de dados

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Quem usa o facebook é como se tivesse levado um chip no rabo a nascença, está 100% controlado.
    Enfim…

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Idem aspas para quem usa Google.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Tambem sabem quando faço sexo?
        Ainda bem que só uso a pesquisa deles.

        1. Avatar de bill ze
          bill ze

          No windows é só ligar a camara .

        2. Avatar de Manuel
          Manuel

          Ainda bem que uso o Bing e o Hi5. Graças a deus! Meu rico Windows 98

        3. Avatar de Costa Jaquim
          Costa Jaquim

          LOL, a google sabem mais do que tu pensas sobre ti, só por causa das tua simples pesquisas…

          Mas pesquisa melhor sobre esse assunto… mas depois eles vão saber que tu pesquisas-te sobre isso… LOL.. cuidado…

          Que paranóia…

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Basta pensar para perceber que eles não conseguem esse informação sem mais nem menos, ou então ler o artigo e perceber do que se trata. Passaste ao lado das duas.

      1. Avatar de Lopes
        Lopes

        Ler e interpretar o texto dá trabalho. Leem o título e toca a escrever comentários…

    3. Avatar de pauloj
      pauloj

      hehehehe,…. +1
      O povo esta com bom humor,…

  2. Avatar de Libido
    Libido

    Estou descansado! Não faço sexo. Faço amor

  3. Avatar de Filipe
    Filipe

    A julgar pelos comentários, ninguém leu o artigo.

    Aqui vai: o título diz que “Vigilância do Facebook pode chegar ao ponto de saber quando fez sexo pela última vez”.

    O artigo, por sua vez diz que “O alerta foi dado pela Privacy International, uma organização sem fins lucrativos em prol da privacidade. Esta organização britânica investigou a atividade que diversas apps enviam para o Facebook. Na seleção destas aplicações, destacam-se as usadas por mulheres para registar o ciclo menstrual, atividade sexual e demais informação sensível.

    As aplicações em questão, Maya e MIA Fem, estão a partilhar estes dados com o Facebook para efeitos de publicidad[…]”.

    Primeiro, a própria organização que supostamente partilhou isto já foi indiciada por ter elementos a partilhar informação privada em diversos sites dos mesmos e pelo telegram.

    Segundo, sem defender o indefensável, os dados chegam ao facebook por terceiros. Algo que aposto que está naquelas “letras pequeninas” que ninguém lê. Mas ainda existem muitas pessoas que não aprenderam que não se deve fazer login em apps com o facebook pois ao ter o login feito há partilha de dados.

    Como não sei que equipa de segurança informática é que o facebook tem (devem ser estagiários de algum curso profissional), já são conhecidos por muitos nós os vários problemas de fuga de informação que muitas vezes nem cifrada está.

  4. Avatar de Jota
    Jota

    A próxima vez que me bloquearem a conta e me pedirem para fazer o upload documentos de identificação, vou processa-los!

    1. Avatar de Riasa
      Riasa

      Vais processar o tanas. Deixa de ser tangas.

    2. Avatar de Zé Duarte
      Zé Duarte

      Manda documentos falsos. É o que todos fazem.

      1. Avatar de Jota
        Jota

        Assim podem eles processar-me! 😉

  5. Avatar de Jose Rodrigues
    Jose Rodrigues

    Oh Salazar volta que estás perdoado.

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      Devia ter vivido no tempo do Salazar, com índices de pobreza brutais, taxas e de analfabetismo sem paralelo na Europa, com uma percentagem diminuta de alunos universitários, sem liberdade e acesso ao exterior, censura de livros e cultura em geral, cadeia e tortura para quem se exprimia contra o regime, proteção de grupos económicos com prejuízo para todo um povo ….enfim, uma DITADURA! Só um privilegiado dessa altura, ou ignorante, ou mentecapto faz afirmações como a sua.

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Olha que “proteção de grupos económicos com prejuízo para todo um povo”, ainda hoje se mantém.

      2. Avatar de Louro
        Louro

        Está na moda defender Salazar, o argumento mais comum é que o país estava cheio de dinheiro na altura e agora está nas lonas.

        Pois, eu se deixar de gastar dinheiro no meu bem estar, em alimentacao, numa casa, carros, gadgets e afins também tenho uma conta cheia de dinheiro.

        Confesso que quando Salazar foi eleito o maior portugues de sempre, senti vergonha de dizer que sou Portugues.

  6. Avatar de Rubass
    Rubass

    Eu não uso o Facebook, no entanto, se isso for mesmo verdade, está rede não vai durar muito.

  7. Avatar de MataRatos
    MataRatos

    Grande coisa!
    Até a minha vizinha do lado sabe 1º que o facebook.
    Votos CCM

    1. Avatar de JacareDTR
      JacareDTR

      Na Musgueira houve um massacre

  8. Avatar de Cabasso
    Cabasso

    O que eu gostava mesmo era que eles me dissessem quando é que vou fazer sexo.

  9. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    “As apps partilham categoricamente a atividade sexual do utilizador que é submetida na aplicação.”

    Então se submeteram la os dados, é normal, pensava que tinham uma forma magica de chegar a essa conclusão…nada de mais.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      É o mal de pensarem coisas…

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    A cmtv sabe 1o que o face 🙂

  11. Avatar de Realista
    Realista

    31 de Fevereiro…

  12. Avatar de Daniel
    Daniel

    A privacidade depende, principalmente, do utilizador… Existem centenas de formas de se ocultar pesquisas pessoais, e não temos, qualquer tipo de obrigatoriedade de usar dados pessoais fidedignos, para se usar um PC… Ou seja, o Google sabe, aquilo lhe dizemos… Se nada dissermos, pouco saberá.
    Numa altura em que tanto se fala de privacidade, o tema até soa descabido… Se tivermos em conta que muitos dos que se queixam da falta de privacidade, publicam centenas de fotos, mas férias… Mas cada um com a sua ideia…
    Não tenho PC próprio nem smartphone, mas uso ambos, em cenário laboral… Profissionalmente, até sabem bastante sobre mim… Pessoalmente, pouco devem saber…

    1. Avatar de censo
      censo

      É exatamente isso. E depois temos os media a ajudar à festa. Mas ninguém sabe ir às “definições” das aplicações que usa, ninguém explora o sistema operativo, etc. Só querem estar ligados à rede e partilhar a sua vaidade com a dos outros : foto na piscina a ver quem tem melhor tempo, as pernas mais compridas ou a piscina maior, fotos das férias com indicação clara da localização para ver quem foi para mais longe, fotos das festas para ver quem bebeu mais copos e quem tirou mais selfies…parvoíces deste género. E depois…a privacidade !!

    2. Avatar de Luís Martins
      Luís Martins

      O que diz está certo caro Daniel quando ao comportamento do povo que pública tudo nas redes sociais.
      Mas não concordo quando se refere que a privacidade depende principalmente do utilizador, pois eu como um utilizador avançado das tecnologias pois sou especialista em segurança sei que mais de 99% do povo e talvez v.exa não faz a mínima ideia do que se tem fazer para proteger a sua privacidade e segurança.
      Já tive em tempos um site dedicado à defesa da privacidade e da segurança na internet e redes de telecomunicações , e pelo que constatei pouca gente está preocupada com esses temas só entram em pânico quanto alguém lhes assalta as contas bancárias ou cartões de crédito ou algumas fotos comprometedoras.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Não estou, de forma alguma, a retirar responsabilidade às empresas, no entanto, caro Luís, muitas das vezes as pessoas fornecem dados pessoais de forma leviana, por qualquer razão, válida ou não…
        Ainda há poucos dias se falava que o Facebook expôs, por falha, vários números de telefone, publicamente… Mas, agora pergunto, porque se dá um número pessoal parts uma rede social? Não faz sentido algum……

  13. Avatar de censo
    censo

    Insiste-se sempre na mesma tecla : culpar as redes, culpar as empresas. E os utilizadores ?? Isto é (será) consequência do que a educação tem feito : nada. Hoje, a maioria da população sabe ler e escrever. MAs hoje, quem é que sabe usar o mundo digital ? Temos uma nova geração de analfabetos: os analfabetos digitais. O Facebook, o Instagram, o que quer que seja só sabe da nossa vida se nós lhe dissermos, a eles ou a terceiros. Não há vigilância nenhuma. Aqui, também os media tem culpa. Ninguem vigia ninguém, a não ser que queira ser vigiado.

    1. Avatar de Luís Martins
      Luís Martins

      Desculpe, mas o seu comentário é tipico de um
      puro analfabetoo de novas ou velhas gerações não interessa pois um analfabeto é um analfabeto em todas as gerações .
      V.Exa se não fosse um puro analfabeto deveria saber que há muitas aplicações que partilham os seus dados e o que v.exa faz com outras empresas sem que v.exa tenha conhecimento desse facto.
      Há muitos mas muitos anos que acompanho e estudo a violação da privacidade sem que quase ninguém se importe desse facto.
      Portanto o povo tem tudo o que merece pois pouco ou nada faz para defender e proteger privacidade e a segurança da informação.

      1. Avatar de censo
        censo

        Caro Luís, não faça de mim um espelho das suas frustrações. Sublinha que estuda e que trabalha na área desvalorizando quem sou ou o que faço para se sobressair na sua argumentação. Mas isso também não sabe. O utilizador é dono e senhor da sua privacidade. Deixe-me de teorias da conspiração. As aplicações partilham dados que nós, os analfabetos digitais (e todos o somos em algum aspecto) em dado momento resolvemos partilhar, deliberadamente ou por descuido. Já agora partilhe aqui com o pessoal os seus estudos e análises para conhecer o seu grau de alfabetização sobre a matéria. Ou só tem isso em papel?

  14. Avatar de Oscar Alho
    Oscar Alho

    Voi passar a tirar o smart watch… tem acelerometros…

  15. Avatar de O verdadeiro eu
    O verdadeiro eu

    Mas porque alguem colocaria numa app a ultima vez que teve relaçoes sexuais?

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Coisas de mulheres…e não é por causa do instagram 😛