Vender Media Players com o Kodi e add-ons piratas é ilegal

60 Comentários

O Kodi é provavelmente o Media Center mais popular da actualidade. Este projecto foi apresentado em Agosto de 2014 e, desde essa altura que se nota uma evolução muito significativa.

O Kodi tem vindo a ser usado para fazer parte de alguns Media Players mas a União Europeia alerta que se tiver add-ons piratas então é um equipamento ilegal.

best-kodi-addons-plugins


O streaming online continua a ganhar popularidade, tanto de fonte autorizadas como de fontes piratas. O Kodi é uma das plataformas que permite facilmente aceder a conteúdos piratas, graças aos muitos addons que estão disponíveis para esse efeito. No entanto, os responsáveis pelo projecto kodi já referiram, mais do que uma vez, que o kodi é apenas e só um media Center! Tudo o que é conseguido além disso, é da responsabilidade de quem desenvolve os addons para tal.

Tendo como foco a pirataria de conteúdos, a União Europeia, em particular o Tribunal de Justiça Europeu, alertou recentemente para o facto de que a venda de Media Players com o Kodi e addons piratas é ilegal, segundo refere o canal torrentfreak.

kodi_01

A questão foi levantada num caso que envolve o grupo holandês anti-pirataria BREIN e a loja Filmspeler.nl , que comercializa media centers com add-ons que permitem pirataria de conteúdos. Embora esses dispositivos não tenham qualquer conteúdo infractor armazenado, esses conteúdos podem ser facilmente acedidos através de addons que facilitam todo o processo.

Partilhar:
Tags:

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    QQ dia é ilegal ter computador.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Não percebi esta noticia!

    É ilegal vender com addons piratas ou é ilegal vender com o kodi?
    O kodi não tem nada de pirata, se depois as pessoas instalam addons terceiros que usam pirataria é outra historia, pplware podem explicar melhor?

    1. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      Só são ilegais os addons ilegais, kodi em si é legal

    2. Avatar de APereira
      APereira

      Sim é isso mesmo…é ilegal vender com Add-ons piratas ou que permitam o acesso a pirataria.

    3. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      O tribunal disse que o Kodi permite aceder a conteúdos ilegais. Por isso, não pode estar instalado nos equipamentos que são vendidos.

      1. Avatar de PTZulu
        PTZulu

        Um computador, um smartphone, e alguns frigoríficos também terão de ser ilegais no pais.
        Segue o mesmo raciocínio.
        Porque? Todos estes têm browsers. Os browsers permitem aceder a conteúdo pirada
        yeah! Go (un)law and (un)justice!

    4. Avatar de Pedro Pinto

      Kodi é legal. Kodi vendido com addons piratas pré-configurados…é ilegal

    5. Avatar de Antonio Caser
      Antonio Caser

      Eu acho que o Kodi é sim responsável pela pirataria, quanto ao uso de add-ons, simplesmente porque ele tem a “porta” aberta para executar esse recurso.

  3. Avatar de Kolman
    Kolman

    Obrigado, continuaremos a vender e a dar luta contra essas empresas de anti-pirataria.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      +1

      E à pala das imagens dos artigos, descobre-se mais addons pra instalar.
      Smooth.

      1. Avatar de Miguel Sousa
        Miguel Sousa

        Aqueles addons estão disponíveis na própria página do programa. Basta fazeres uma procura no fórum que arranjas canais de televisão e vod disponível em todas as línguas possíveis e imaginárias.

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Um dia destes proíbem os computadores, podem via a ter add-ons piratas

    1. Avatar de IT Consultant
      IT Consultant

      Muitos já os trazem!

  5. Avatar de Raul
    Raul

    Hipocrisia europeia!!!
    Vendam as boxes sem o Kodi, que depois a malta instala nas boxes e ou nos SmartPhones, assim como os add-ons. Não devem ter mais nada para fazer… Piratas são quem está nestes a tomar estas decisões.

  6. Avatar de Bruno
    Bruno

    Voltamos ao mesmo, é ilegal porque?? Porque o Estado não ganha com isso?? Aposto que se houve forma do Estado taxar, isto já não era tema para tópico. O Estado não tem que meter a mão em tudo que “mexe” com dinheiro.

    1. Avatar de David
      David

      A verdade é que o estado já taxa esses equipamentos.

      1. Avatar de Freitas
        Freitas

        Taxa se comprares cá, por norma eu compro fora.

    2. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Porque a empresa que vende não deve incentivar o acesso a conteúdos ilegais. Depois de comprares o equipamento, o que lá instalares é da tua responsabilidade. Agora, vir com um programa que basta aceder à configuração e encontram 1001 addons que funcionam com base em conteúdos com direitos de autor, já estão a incentivar as pessoas ao darem-lhe a conhecer o sistema.
      A legislação que foi aplicada, foi a mesma que foi aplicada aos programas que depende de torrents e dos quais existiram processos por causa de outras empresas incluirem o sistema de torrents nas suas operações. Se vai pré-instalado, a empresa está a promover a pirataria. Se o vendedor disser ao cliente “Quando activar o sistema, vá ao google e procure por Kodi.” passa a responsabilidade para o cliente.

    3. Avatar de MLopes
      MLopes

      mandaste o tiro ao lado. é questão não é o estado, são os [grandes] produtores de conteúdos.
      o estado cobra toda uma panóplia de impostos e taxas quando compras um equipamento destes. o problema é que os autores de conteúdos perdem dinheiro quando não compras/alugas os conteúdos e recorres à pirataria.

  7. Avatar de Modem2K
    Modem2K

    “Este projecto foi apresentado em Agosto de 2014”. Que disparate pegado, o Kodi é o mesmo que o XBMC que existe à muito mais tempo, apenas mudou de nome para se distanciar da referência à XBox (XBox Media Center).

    E obviamente, se o conteúdo é ilegal, vender conteúdo ou acesso a conteúdo ilegal continua a ser ilegal.

    1. Avatar de Vítor M.

      Este projecto, não só com a alteração do nome como de outros aspectos, foi apresentado em Agosto de 2014. Por isso, não é disparate nenhum. Estás errado novamente nesta tua afirmação “vender conteúdo ou acesso a conteúdo ilegal continua a ser ilegal.”

      O teu computador tem acesso a conteúdo pirata, faz dele um dispositivo pirata? Óbvio que não 😉 estás a misturar tudo e é errado.

      1. Avatar de um gajo na net
        um gajo na net

        desculpa mas sim é um disparate…

      2. Avatar de kekes
        kekes

        Lamento Vitor, mas tu estas a misturar tudo. O Kodi foi apenas um renaming do XMBC. A propria XBMC Foundation diz que o kodi tem origem de 2002 com o Xbox Media Player e posteriormente foi renombrada para XBMC em 2003. Eles continuaram com as versões existentes e com os nomes de codigo.

        Modem2K tem razão tambem no que diz, esta empresa esta a vender conteudo ilegal de forma directa atravez de stream, ou seja, a vender acesso a conteudo ilegal. É claro que a UE está a agir bem, pois não criminaliza o Kodi em si mas o que fazes com ele.

        Dou-te um exemplo em que há uma reacção incorrecta. Actualmente as 3DS podem ser hackeadas com CFW. O ebay proibe a venda de equipamentos com CFW mesmo que a finalidade do CFW não seja para piratear jogos. A UE, pelo que li, faz a distinção do meio e do fim, pelo que ” vender conteúdo ou acesso a conteúdo ilegal continua a ser ilegal”, vender com kodi não é ilegal.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Kekes parece-me que não percebes o PT. “Este projecto foi apresentado em Agosto de 2014 e, desde essa altura que se nota uma evolução muito significativa.” Alguém diz que foi criado nessa altura?
          É o Pplware que o diz que é pirata? É que gostam de complicar…

      3. Avatar de Modem2K
        Modem2K

        Vítor, eu seu que vocês não costumam, nem gostam, de dar o braço a torcer, mas aconselho-te uma leitura atenta da página https://en.wikipedia.org/wiki/Kodi_(software)

        Garanto-te que é informação bastante interessante e relevante. E é muito mais interessante do que andar apenas a bloquear pessoas e comentários aqui só porque não seguem a vossa opinião.

        Para além disso a venda de conteúdo pirata não o torna legal só porque é vendido. O meu computador em acesso a conteúdo pirata mas não vem de origem com uma aplicação a dizer: Queres pirataria? Clica aqui!
        É essa a diference entre a venda de um computador e a venda destas boxes com acesso direto à pirataria.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Modem2K, não foi o pplware que considerou isso pirata!!! Foi o tribunal Europeu…não compliques o que é simples.

      4. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        Sim “vender conteúdo ou acesso a conteúdo ilegal continua a ser ilegal.”

        Há quem venda cartões para ser ver tudo que é canal via satélite sem se pagar, e isso também é ilegal. Obvio que os media centers ou computadores não são ilegais, mas o software (add ons são)

        1. Avatar de Vítor M.

          Mas o Kodi é um media center, verdade? O resto, claro, tens razão.

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            É um media center com muitos pontos e vírgulas!!! É uma aplicacão com muita flexibilidade. Porque razão a Apple não autoriza está aplicação na appstore?? Só com jailbreak é que consegues instalar…

          2. Avatar de Pedro Pinto

            É um Media Center, aqui não pode haver qualquer dúvida. Os add-ons não são da responsabilidade da equipa responsável pelo Kodi.

          3. Avatar de kekes
            kekes

            Vitor o meu comentario está à 2h sem ser validado.
            Volto a repetir o que disse no meu comentario não aprovado, kodi é diferente de addons para kodi. O que está em causa é uma empresa que “presta” serviços piratas por meio do Kodi.

          4. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            Sim Kodi é um media center, e não é ilegal e não e o facto de existir plugins não muda nada. Se fosse assim, amazon fire, e Apple tv também eram ilegais por permitirem se conseguir instalar apps para ipTV

          5. Avatar de Pedro Pinto

            Sim, não é ilegal obviamente. Mas vender equipamentos com Kodi e com add-ons pré-configurados para acesso a conteúdos pirata…isso sim, é ilegal. É isso que está no texto.

      5. Avatar de J. Dias
        J. Dias

        Eu nem gosto muito de comentar nestes “blogs” de tecnologia, em que na maior parte das vezes dão informações erradas, mas.. O Kodi é o mesmo que o XBMC, tal como o Modem2K referiu. Vitor M. dizer que é um projeto que “não só com a alteração do nome como de outros aspectos” portanto é diferente do XBMC, é o mesmo que dizer que o Windows 10 é um projeto que nasceu em julho de 2015 (RTM), inicialmente Windows 9, mas afim de sanar possíveis conflitos a nível de programação a MS saltou o 9, logo já não continua na linha de desenvolvimento do Windows?!
        Agora a sério, mudar o nome e atualizar/adicionar funcionalidades não quer dizer que tenha nascido do nada nessa altura, não é a continuação do mesmo com outro nome. Os supermercados Modelo passaram a ser Continente, logo é algo totalmente novo? A Cabovisão agora é Nowo, e por ai fora.
        Este “blog” por vezes é bastante bom, há outras em que deixa muito a desejar…

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Chamem-lhe o que quiserem. 2004 marca o inicio do projecto Kodi…todos sabemos que derivou do XBMC, não sei qual a vossa dúvida.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, o que está em causa é o Kodi + add-ons pirata. Qual a dúvida? Add-ons sem kodi não servem para nada

  8. Avatar de kngt rd
    kngt rd

    Só eu é que não consigo achar bons add-ons.
    Sei que eles existem mas parece que estão completamente “underground”, se soubesse de add-ons de iptv, talvez filmes, series… não haja duvida que já estava a bombar uma box na Tv

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      Pois não deves ter pesquisado nada…. Iptv e uma coisa mas Addons como o exodus e básico

      Me

    2. Avatar de Mota
      Mota

      Dou-te uma dica..
      Vê a 2ª imagem do artigo.

      O google é amigo.

    3. Avatar de J.Frazão
      J.Frazão

      Exodus, Pancas, Casmart, TeamBlue, Specto…
      Google

    4. Avatar de Zequinha Cavaco
      Zequinha Cavaco

      instala uma build, como a pulse, ou outra semelhante e passas a ter todos os addons que precisas, para usar o kodi ou o spmc em pleno

    5. Avatar de Kngt
      Kngt

      Sim lá vem as piadas (Google isto é aquilo) simplesmente desisti à uns belos tempos, que todos os adds que tinha eram excelentes ,mas de um dia para o outro deixavam de funcionar

  9. Avatar de arbitro joao capela
    arbitro joao capela

    acho muito bem

  10. Avatar de Jonny
    Jonny

    E agora algo interessante… Ainda não entendi onde coloco aqueles códigos “#EXTINF…”. Alguém pode ajudar?

  11. Avatar de Carlos
    Carlos

    Se os canais que passam na Nós, Vodafone, Meo não repetissem tantas mas tantas vezes a mesma coisa que já enjoa. E dessem conteúdos novos constantemente a pirataria baixava muito.

  12. Avatar de diogo
    diogo

    o exodus está off. tem o spectro fork, genesis, pop corn, 1 chanel e muitos outros, o que não falta são addon para fimes. Para filmes instala o popcorn time.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Tá nada OFF, não enganes o pessoal. OFF tá o wareztuga lol

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Há algo para ver os canais portugueses e respectivos 100+ canais “extra”?

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        “Há” tudo, mas como é óbvio o propósito deste forum, post em particular, não é divulgar esse conteúdo.

      2. Avatar de Miguel Sousa
        Miguel Sousa

        Procura no fórum e nos “fóruns Kodi add”, podes precisar de mais de um e nem todos estarão disponíveis a tempo inteiro.

  13. Avatar de prodrigues
    prodrigues

    Sim Belmiro podes ver os canais todos portugas… fazes uma assinatura com um dos operadores e já tens tudo!

    toni da adega: não “vendem cartões”…. se compras um cartão não fazes nada de ilegal! O que vendem, isto sim muito mau, é acesso a canais dos vários operadores… são os chamados payservers e que em Portugal florescem!

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Não tenho tudo se assinar por uma razão: devido ao meu trabalho estou sempre a viajar, Angola, Europa, EUA, etc e daí que pagar uma assinatura não me traz nada. E como já falei com os operadores, nenhum oferece uma solução para o meu caso é dizem que fora de Portugal não devo ver TV portuguesa.

      Mas sou português e quero ver os meus canais portugueses, a não ser que Portugal já tenha adotado alguma lei de que mal se tem o pé fora já perde a nacionalidade.

      Honestamente às vezes conheço a entender alguns emigrantes relutantes em voltar, basta ver que são tratados como pessoas de segunda categoria …

  14. Avatar de luis santos
    luis santos

    Que chatice .. Agora os famigerados membros da apec –penso que seja este nome – vão criar uma nova cruzada .. Vai ser giro e vou acompanhar vendo o kodi

  15. Avatar de sakura
    sakura

    “”pré-configurados para acesso a conteúdos pirata…isso sim, é ilegal. É isso que está no texto.””

    compro 1 lenovo e não sei o que lá está…….

    o kodi ja era…de todas as formas temos via sat HDTV………

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Algum sitio com mais pormenores?

      1. Avatar de sakura
        sakura

        opemBox, hispasat

      2. Avatar de sakura
        sakura

        openBox, hispasat

  16. Avatar de Edmundo
    Edmundo

    Só gostaria de adicionar que para quem nao saiba e que se farta de divagar fazendo todo o tipo de comparaçao e nao percebendo a conjunçao kodi E addon ilegais (as duas condiçoes tem de se verificar) esta “lei” ou medida é direccionada para o infindável numero de Media Players/TV Boxes que sao vendidos por exemplo no ebay já com Kodi e addon ilegais instalados. Um caso muito comum é o da Amazon Fire TV stick com os mesmos. Estando desta forma o Tribunal de Justiça Europeu avisando que quem for apanhado a vender os mesmos poderá ter um problema legal.

  17. Avatar de rafael
    rafael

    Cá devia ser legal, para os impostos que pagas quando compras o SD Card .§