Variante XBB do SARS-CoV-2? Há uma mensagem FALSA a circular

18 Comentários

No mundo da internet o que não faltam por aí são fake news que levam à desinformação. Recentemente o Ministério da Saúde alertou para “uma mensagem fraudulenta” que circula nas redes sociais. A mensagem refere uma variante XBB do SARS-CoV-2.


Números da COVID-19 em Portugal continuam a aumentar

Se reparou numa mensagem que tem vindo a ser partilhada nas redes sociais sobre a variante XBB do SARS-CoV-2, ignore. Trata-se de uma mensagem falsa que não foi emitida pelo Ministério da Saúde, nem por nenhum dos organismos sob a sua tutela, segundo o gabinete da Ministra da Saúde.

Apesar da mensagem falta, os números da COVID-19 em Portugal continuam a aumentar. Segundo a SIC, seguindo a tendência de junho, nos primeiros quatro dias deste mês foram registados quase 2 mil casos, dos quais resultaram 38 mortes. A média de casos está acima do registado no inverno, mas inferior ao verão do ano passado.

A COVID-19 é uma doença infeciosa provocada pelo vírus SARS-CoV-2, do grupo dos coronavírus, que muitas vezes se manifesta com sintomas de infeção respiratória aguda. Os seus sintomas podem ser semelhantes aos de uma gripe, ou uma condição mais grave, como pneumonia.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Está quase a chegar a Setembro o povo tem que ser lembrado que tem que tomar a vacina.

    #fiqueemcasa
    #vaificartudobem

  2. Avatar de Profeta
    Profeta

    F*ck covid. A maior farsa a escala mundial. Com isso se prova que muitas insitituicoes podem ser comprometidas e os yes man da vida vao existir sempre. E isso e preocupante porque sao pessoas de topo que decidem o nosso futuro sem ninguem os conseguir parar.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Calma que está na hora de comprar mais uns milhões em vacinas, a publicidade da Pfizer tem que ser paga de qualquer maneira são milhões e milhões de €.

      https://www.meiosepublicidade.pt/2024/03/28/pfizer-concentra-criatividade-na-publicis-conta-vale-e13-mil-milhoes

    2. Avatar de Gringo Bandido
      Gringo Bandido

      “…sao pessoas de topo que decidem o nosso futuro sem ninguem os conseguir parar.” é pior que isso, ninguem está ao leme, vivemos à mercê do caos, ninguem nos protege de idiotas como tu infelizmente.

    3. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Sim, é uma farsa. Que o digam as minhas tonturas, dores de cabeça, dores no corpo, naúseas, garganta irritada e sinusite agravada. Sim, tirando isto, a porcaria do COVID é uma farsa. E felizmente não me dá para ter tosse ou desencadear asma. Mas pronto, vocês é que sabem.

      1. Avatar de Nirelle
        Nirelle

        Isso foi o que me aconteceu quando tomei a vacina. O resultado é a total certeza de que a próxima dose vai matar-me. O gosto de viver portanto podem ficar com a minha dose.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Total certeza? LOOOOOOL
          Curiosamente sei de quem tenha morrido com covid mas não com a vacina, no entanto não posso afirmar com total certeza absolutamente nada. Chama-lhe sensatez, probabilidades, inteligência…o que quiseres mas és livre de escolher o caminho da ignorância.

          1. Avatar de Nirelle
            Nirelle

            Vai dizer isso às famílias dos 10 que morreram até 4 dias após a vacinação

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Quem foram esses?
            Então mas por causa de dez (que aguardo que confirmes com factos credíveis) servem-te para ter certezas absolutas? LOLOL
            Faltaste às aulas de probabilidade e estatística rapaz.
            Eu também conheço uma pessoa que teve lesões relativamente complicadas depois da vacina…e então? O que prova isso?
            Sabes quantos morreram 4 dias depois da seleção perder? aiai…estudar não é tudo, mas faz bastante falta…

          3. Avatar de Profeta
            Profeta

            Hugo sabes que a exigencia de provas serve para os dois lados certo ? Tanto ele tem de arranjar provas de como foi a vacinacao que provocou essas coisas, como tu tens de provar que nao foi a vacinacao. Por isso nao te julgues mais esperto que os outros e vai la arranjar as provas que nao foram as vacinas que provocaram esses problemas de saude as pessoas, depois podemos discutir isso.

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ahh tu é que percebes disto afinal.
            Ok. Provas. Conheço 100 pessoas que não morreram depois da vacina…
            É suficiente para acabar com as certezas de que a vacina mata garantidamente LOLOL e pela vossa lógica estúpida seria suficiente para ter CERTEZAS de que não vai matar, o que também não se pode concluir.
            Agora a sério, estou a sentir vergonha de falar de algo tão óbvio.
            Certeza de que a vacina vai matar? Mas está tudo maluco?

      2. Avatar de Camões
        Camões

        Os sintomas descritos são derivados da hipocondría e só se revela em indivíduos com pouca imunidade cerebral. Mas não fiques assustado, já há cura e tratamento para esse tipo de doença.
        Desejo-te às melhoras.

        1. Avatar de MV
          MV

          Acho que deves estar a brincar. É humanamente impossível alguém ser tão estúpido.

    4. Avatar de Mauro F.
      Mauro F.

      Se é uma farsa, faça o favor de levar essa mensagem a todos quantos estão no cemitério. Provavelmente estão vivos e não sabiam. É por causa de gente estúpida que algumas doenças se tornam epidémicas, sendo a própria estupidez humana uma epidemia, com a agravante de não ser causada por um vírus, mas sim tratar-se de uma opção própria.

  3. Avatar de Tone
    Tone

    Os tribunais pelo mundo fora Jano provaram e vão provar… Está tudo a tombar pela purga farmacêutica… Fazer o reset na imunização e o pessoal apanhar doenças agora e dizerem que até cos cancros é normal, é triste… Os jornaleiros e os espalha brasas deviam estar todos em tribunal a pagar às famílias que perderam os familiares

  4. Avatar de Joao
    Joao

    Isto é o Novo Corona Virus?

  5. Avatar de Discípulo do profeta
    Discípulo do profeta

    Ninguém sabe ao certo os números de Portugal , mesmo as mortes , porque só conhecem os doentes que passaram pelos hospitais , até podem ser dez vezes mais …..mas o problema não está aí …..o problema está no que pode vir a acontecer …sinceramente espero que nunca , mas uma coisa ficou provada , é a primeira pandemia que não desaparece ao fim de 2 , 3 anos….e porquê ? A resposta chama-se vac….

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Isso mesmo, o problema são os não vacinados que andam por aí a espalhar a doença