Vale Eficiência: Há vales de 1300€ para eficiência energética

26 Comentários

O Governo de António Costa tem vindo a lançar alguns programas na área da sustentabilidade e eficiência energética. O programa “Vale Eficiência” enquadra-se num conjunto de medidas que visam combater a pobreza energética e reforçar a renovação dos edifícios.

A partir de hoje há vales no valor de 1.300 euros. Saiba como se podem candidatar.


Vale Eficiência: Há 20 mil vales de 1.300 euros cada

Estão abertas as candidaturas para os beneficiários do Programa Vale Eficiência do Fundo Ambiental. Nesta primeira fase, o programa Vale Eficiência terá disponíveis 20 mil vales de 1.300 euros cada, ao quais acresce o valor do IVA.

O presente Programa abrange famílias economicamente vulneráveis e em situação de potencial pobreza energética, que não residam em habitação social, nos termos do ponto 8 do Regulamento, para que estas possam melhorar o desempenho energético da sua habitação própria permanente e suas condições de habitabilidade. Este programa apenas está disponível no território de Portugal Continental.

Vale Eficiência: Tipologias de projetos a apoiar, limites e taxas de comparticipação

O presente Programa tem como objetivo apoiar intervenções das seguintes tipologias:

  • a) Substituição de janelas não eficientes por janelas eficientes, de classe energética mínima igual a “A”;
  • b) Aplicação ou substituição de isolamento térmico na envolvente do edifício de habitação, bem como a substituição de portas de entrada:
    • i) Isolamento térmico em coberturas ou pavimentos exteriores e interiores;
    • ii) Isolamento térmico em paredes exteriores ou interiores;
    • iii) Portas de entrada exteriores e de patim (portas de fração autónoma a intervencionar).
  • c) Instalação de sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias (AQS), de classe energética “A” ou superior:
    • i) Bombas de calor;
    • ii) Sistemas solares térmicos;
    • iii) Caldeiras e recuperadores a biomassa com elevada eficiência.
  • d) Instalação de painéis fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo.

Os critérios específicos de cada uma das tipologias acima indicadas constam do ponto 14 e Anexo I do Regulamento.

O pagamento do incentivo é efetuado por transferência bancária para a conta do fornecedor identificado no processo de submissão, sendo o beneficiário do vale notificado através do portal do Fundo Ambiental, assim que estejam reunidas as condições para o exercício do direito ao incentivo. Para se candidatar basta que aceda aqui.

Programa Vale Eficiência

Leia também…

Governo dá até 7.500 euros para melhorar eficiência energética da sua casa

 

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    Propaganda institucional?
    Portugal rumo à venezuelização.

  2. Avatar de Nuno Miguel Fernandes
    Nuno Miguel Fernandes

    Falta um aspecto importante, o mais importante digo eu, que são os critérios de elegibilidade desde logo que o candidato tem que ser beneficiário da tarifa social de electricidade o que exclui logo grande parte da população! Aqui quem recebe acima dos 5800 € / ano já e considerado rico!

    1. Avatar de Emanuel
      Emanuel

      Basta receber abono do miudo (nem que seja 4 escalao), e isso até há muitas familias medias a receber…

  3. Avatar de Xico
    Xico

    Agora sim
    Uma família vulnerável já pode comprar um sistema bomba de calor com a ajuda do estado
    Só pode ser para rir

  4. Avatar de Manuel
    Manuel

    Vales, subsídios, subvenções. O PS gosta de manter o povo agarrado à saringa xuxalista. Por isso que não desenvolvemos. Quando recebemos um biscoito (que nós pagamos) do nosso dono Costaline ficamos contentes. Que tal baixar o IRC e o IVA para dar mais força ao consumo e mais competitividade às nossas empresas? Deixa tar!

  5. Avatar de dqdq
    dqdq

    eu pago. metam na minha conta. mais uma menos uma…

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Propaganda Xuxa em acção, subsídios para todos e….. o último a fechar a porta que apague a luz!!!!!

    A diferença entre os países do norte da Europa (mais direccionados para a direita política) e os do sul da Europa (mais esquerdistas), é que os primeiros preocupam-se em enriquecer toda a população e acabarem dessa forma com os pobres, no sul da Europa querem acabar com os ricos e tornar-nos a todos pobres e subsidio-dependentes do estado!

    Agora comparem a estratégia e vejam lá quem é que se sai melhor!?!?!?

    1. Avatar de José
      José

      Já tivemos governos de direita e nem por isso ficaste mais rico…pelo menos eu não

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        sempre que tiveste governos de direita, foi para endireitar a m**** que o PS fez… logo, e pq o povinho português não vê isso, é impossível um governo que pega num país em ruínas, conseguir num mandato com que tenhas condições para ficares mais rico… foi muito fácil Costa chegar depois de Passos e começar de novo a dar a chucha ao zé povinho… só qd esta m**** der raia de novo, é que esse pessoal vai voltar a votar na direita

        1. Avatar de José
          José

          Tás muito nervoso a dar argumentações sem lógica nenhuma…que eu saiba foi o governo de Passos que fez mais asneira da grossa do que era suposto, uma vez que o FMI nem pedia tanto e ele lá exagerou a tirar mais um pouco daquilo que os portugueses já não tinham…Os governos são todos iguais só tens é de escolher aqueles que mentem menos e fazem menos asneiras e tanto a esquerda como a direita têm os seus flops

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            nervoso eu? não meu caro… de todo! e para clarificar, não tenho qq filiação partidária… Mas está à vista o que tantos anos de governos socialistas trouxeram a este país.

          2. Avatar de José
            José

            Carlos como te disse e volto a dizer tanto a direita como a esquerda fizeram asneiras, por isso estares a insistir que está à vista de toda a gente que só os governos socialistas é que estragaram tudo, desculpa lá mas estás a ser um bocado partidário de direita

  7. Avatar de Cbe
    Cbe

    Sempre os mesmos dos costumes que são beneficiados (salvo os desempregados que qualquer um pode ficar)
    Quanto mais benefícios lhes dão menos vontade eles terão de querer subir na vida, já que afinal têm tudo sem o menor esforço
    E quem trabalha e traz o dinheiro para o país, menos vontade terá de o fazer pois sabe que não se poderá beneficiar dos seus lucros
    É meio país a sustentar o outro, o que mata a competividade completamente
    Um dia a bolha vai rebentar

    1. Avatar de Eu
      Eu

      É pá, custa mesmo a acreditar que é assim.
      Andamos todos à mais de 40 anos a votar em dois partidos para o sistema quando no boletim de voto existem +/- uns 20.
      Temos manifestações e descontentamento quando nestes, uma grande maioria só sabe deitar abaixo o que lá está para colocar o que lá esteve.
      Quando a bolha rebentar, a ferida sara, o povo esquece e adivinha quem vai lá voltar?
      Agora digam lá se os abstencionistas é que não têm a culpa toda disto?
      No tempo da “outra senhora” o Fado, Fátima e Futebol era como na Roma Antiga que entretinham o povo para não reclamarem. Agora nem a esse trabalho se dão quando sabem que os seus principais opositores não aparecem para votar.

    2. Avatar de Eu Mesma
      Eu Mesma

      Qual desempregado? Trabalho há mais de 20 anos e tenho direito… e não pago poucos impostos! Tenho é dois dependentes a meu cargo, portanto cuido de quem há de pagar a sua reforma. Acho que merecemos.

  8. Avatar de Pedro L
    Pedro L

    É para quando a campanha e vales de troca de TV’s CRT/LCD por OLEDS ?

  9. Avatar de Infinity
    Infinity

    Eleições à porta

  10. Avatar de Cádoalto
    Cádoalto

    Não está a funcionar. Ou está sobrelotado ou é incompetência. O valor 1300+IVA (com instalação) nem dá para uma janela, quanto mais meia dúzia que uma casa tem.
    É propaganda para as autárquicas.

    1. Avatar de Emanuel
      Emanuel

      Ar condicionado…. dá para 2 divisões !

      1. Avatar de Eu Mesma
        Eu Mesma

        Não é aceite ar condicionado neste programa.

    2. Avatar de Joaquim Manuel Jesus da Costa Costa
      Joaquim Manuel Jesus da Costa Costa

      pode chegar a 3×1300

  11. Avatar de rm
    rm

    Areia para os olhos

  12. Avatar de AlexS
    AlexS

    Mais uma violação da Constituição. Artigo 13.

  13. Avatar de Eu mesma
    Eu mesma

    Recebi um dos primeiros vales a serem emitidos e aqui vai a minha experiência: primeira ronda de 20 emails enviados a pedir orçamentos para janelas eficientes (3 respostas: 2 a recusar porque era longe, 1 a adiantar valores do triplo dos que eu já tinha conseguido antes de saber que havia vales, numa empresa não participante), mais 30 ou 40 emails enviados para nova lista de fornecedores de janelas (6 ou 7 respostas, das quais a maioria recusa porque é longe, uma pede 25€ pelo orçamento, outra diz que nem orçamentos está a fazer, outra que dá um orçamento decente mas depois perguntamos pelo pagamento com o vale – que já estava referido no email inicial! – e diz que afinal aquela “loja” não trabalha com o vale); mais 20 emails enviados a fornecedores fotovoltaicos, visto que não se conseguem janelas, só um responde a dizer que não está a fazer orçamentos…. alguém pergunte às empresas afinal para que estão na lista!!! Já reportei ao ebalcão e quero saber onde denunciar porque só pode ser criminoso inflacionarem orçamentos!

    1. Avatar de Pedro V
      Pedro V

      Agora vai andar às voltas com email daqui, email dali, às tantas um atira culpas para o outro, enquanto a cidadã é a bola de ténis. No final deixam de responder porque não sabem o que fazer.
      Estes programas, da forma como são desenhados, são sempre para os amigos. Caem algumas migalhas para desconhecidos.