Vai viajar para Espanha? Já conhece a polémica “regra dos 42 pontos”?

72 Comentários

Espanha é logo “aqui ao lado” e por isso é fácil ir até ao país vizinho. No entanto, recentemente entraram em vigor novas regras que não são “muito simpáticas”. Sabia que agora tem de responder a 40 perguntas se for para reservar alojamento e 60 perguntas se quiser alugar carro?

Vai viajar para Espanha? Já conhece a polémica "regra dos 42 pontos"?


Espanha: “Regra dos 42 pontos” está a deixar turistas desanimados

As novas regras impostas pelo Governo espanhol não estão a agradar os turistas. As novas regras de segurança no alojamento entraram em vigor no passado dia 2 deste mês de dezembro e exigem um controlo mais rigoroso dos dados pessoais dos turistas.

As novas regras, batizadas como “regra dos 42 pontos”, obrigam hotéis e empresas de aluguer de veículos a registar diariamente os dados dos clientes e a conservá-los durante três anos.

Além do nome e apelido, qualquer pessoa com 14 ou mais anos deve fornecer informações adicionais, como sexo, nacionalidade, data de nascimento, número de passaporte, morada, contactos telefónicos e, em alguns casos, detalhes do cartão de crédito, refere o canal Postal. É ainda necessário indicar a relação familiar entre os viajantes.

Vai viajar para Espanha? Já conhece a polémica "regra dos 42 pontos"?

Todos os dados são enviados para as autoridades espanholas no prazo de 24 horas e os dados serão armazenados numa plataforma monitorizada pelas forças de segurança. As empresas que não cumprirem as novas obrigações irão enfrentar multas até 30.000 euros.

As associações hoteleiras espanholas têm vindo a criticar duramente tal medida.

Partilhar:
Tags:

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Antonio Ferreira
    Antonio Ferreira

    Passaram-se mesmo. Deve ser para passar o tempo de ferias a responder as 60 perguntas.

  2. Avatar de contraditorio
    contraditorio

    Querem ver que o Chega já chegou a Espanha 🙂 🙂 🙂

    1. Avatar de Rick IT
      Rick IT

      O chega é consequencia das politicas desastrosas do ps e psd. O pais ja devia ter tgv a madrid e vigo desee 2000

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      O Chega não defende nada disto, quem está no poder é a esquerda.

      O chega o controlo de entrada de pessoas não provenientes da União Europeia, por isso não tem lógica que o cartão de cidadão de Portugal não chegue em Espanha, a esquerda está mesmo atrofiada nesse país.

      1. Avatar de trolha333
        trolha333

        Exatamente.
        É justamente com a conivência da esquerda que permitem que muitos podres estejam a espalhar na nossa sociedade europeia mas o propósito é claro: deixar a sociedade padecer de certos males para depois o estado poder “ajudar”, controlando cada vez mais os cidadãos!
        Tirem as palas dos olhos!

      2. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        O Chega defende 700 milhões de turistas, com vistos, até 10 anos, por 200 euros cada. No caso de trabalhadores, o empregador decreta quantos precisa, paga 10000 a 500 milhões de euros e uma empresa (de um deputado do Chega) irá buscar 10 a 7 milhões, de trabalhadores, anualmente, fora da UE.
        É esta a proposta do Chega.

        1. Avatar de Nirelle
          Nirelle

          O Chega têm um líder que só cria fake news. A ultima é que uma multidão islâmica a atacar uma árvore de Natal em Lisboa, quando o vídeo é de 2019 e se passa no Cairo no Egipto sendo que eles estão a colher os presentes da arvore.

          Chega o partido das fake news. Votem nas fake news, votem Chega.

          1. Avatar de trolha333
            trolha333

            e desde quando o André Ventura disse que foi cá em Portugal. o teu comentário é truncado!
            Ele questionou se é assim aquele tipo de imigração que queremos em Portugal! Deixa de te armar em ignorante porque nem todos são como tu!

    3. Avatar de OutroChegano
      OutroChegano

      esse partido somente quer controlar a imigração ilegal não o turismo … maldita sabedoria 🙁

    4. Avatar de Mais um
      Mais um

      O Chega deveria ser nacionalista, mas infelizmente é só populista, por isso tem os dias contados. Quanto à devassa castelhana, espera aí, que já vou responder.

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    A esquerda cada vez mais enterra Espanha, para ir dormir uma noite a Espanha com o meu Cartão de Cidadão Português preciso de responder de 40 a 60 perguntas?

    Obrigado por avisarem, não faço questão de visitar Espanha!

    1. Avatar de Europeu
      Europeu

      Isto não são politicas da “Esquerda”, mas sim de partidos de extrema direita… Tipo os Burritos do chega…

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Regras impostas pelo governo espanhol, esta lei foi aprovado por quem afinal?

      2. Avatar de Fusion
        Fusion

        Estás só a falar porque sim ou és troll?
        É que Espanha é atualmente governada por malta de esquerda.

        Já agora nota de história para ti, atualmente a grande maior dos países que vivem sobre ditadura e alto controlo populacional são tendencialmente a esquerda para saberes.

        Se dúvidas da minha apalavra vai pesquisar. O Chega é efetivamente cocô, mas demonizar a direita e achar que a direita é que são os “maus”, esse pensamento ainda é pior que o Chega.

      3. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Que eu saiba quem está no poder é a esquerda e quem apoia que a ocupação de casas que está a acontecer em Espanha, a direita é totalmente contra estas coisas não inventes, no máximo podes culpar a direita por ser rígidos com pessoas que chegam de fora da União Europeia e que entram sem controlo nenhum.

      4. Avatar de TS
        TS

        Mas quem está a governar espanha é extrema direita? Não, é esquerda…

      5. Avatar de OutroChegano
        OutroChegano

        em espanha os (des)governantes são de esquerda e têm, na assembleia, o apoio da extrema esquerda, portanto, esse comentário é completamente falso

      6. Avatar de Mais um
        Mais um

        Tens razão “europeu” (existe esse povo?) o PSOE é um apêndice do CHEGA.

    2. Avatar de MACnista
      MACnista

      + 1!!!!!!!!!!

  4. Avatar de Europeu
    Europeu

    Como cidadão Europeu, isto só é estúpido….

    Espanhóis a serem espanhóis…

    1. Avatar de Mortágua Conspiracy
      Mortágua Conspiracy

      Não é assim tão estúpido…
      Graças às politicas de CACA dos últimos governos em Portugal , existem agora muitos “cidadão Europeus” que se calhar não não saber responder a essa perguntas … Acaba por ajudar um bocadinho na triagem .

    2. Avatar de Manu
      Manu

      Esquerdistas a serem esquerdistas!!

  5. Avatar de Fusion
    Fusion

    Várias questões, primeiro porquê? Qual a lógica disto?
    Segunda pergunta, isto não bate contra as regras do RGPD?
    Terceiro, existe algum controlo ou fact checking? Ou posso simplesmente dizer nesses questionários que venho de Hogwarts de vassoura a voar? Sinceramente não havendo fact checking era algo que escreveria, ninguém tem nada a ver o motivo de ir passar uma semana de férias para Espanha, até porque tanto quanto sei a circulação livre entre cidadãos europeus na União Europeia ainda é permitida e legal.

    1. Avatar de Rick IT
      Rick IT

      Faz me lembrar os tempos de faculdade quando ia para a biblioteca das meninas de psicologia e dizia sempre que vinha do japao para estudar cultura portiguesa. Nunca me disseram nada e quando me deram um olhar daqueles que percebiam marosca ja tinha pedido a minha miuda de la em casamento

  6. Avatar de Rir é o melhor remédio
    Rir é o melhor remédio

    Se exigirem isso aos migrantes que “apanham” a tentar entrar no País, “resolvem” o problema da sobrelotação das Canárias…

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      se não fosses xenófobo gostavas de ser, certo?

      1. Avatar de OutroChegano
        OutroChegano

        provavelmente iletrado como tu visto não teres entendido o comentário

  7. Avatar de Rick IT
    Rick IT

    Em portugal so fazem 2 perguntas. É emigrante muculmano ou brasileiro? Tem direito a casa, ordenado de 3000 euros sem trabalhar, carro, comida. É portugues? Va trabalhar malandro, 800 euros por 14h por dia e pagas 1200 euros por um quarto

    1. Avatar de OutroChegano
      OutroChegano

      mais um iletrado … leiam o artigo, é sobre turistas não a propósito de emigração

  8. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Isto aplica-se mesmo a cidadãos da União Europeia?! É que se assim for é só estúpido… Mas porque raio tenho que andar a forneceder dados pessoais, sem serem os habituais, para alugar um carro ou um hotel durante uns dias?! 40 a 60 perguntas? Vão querer saber qual a cor das cuecas que levo na mala de viagem? A sério… a Europa cada vez mais está a desabar em burocracia parva e sem sentido nenhum!

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Eu estive em Espanha o ano passado em Setembro para o casamento de um familiar, e agora recebi um pedido do proprietário do alojamento onde fiquei a pedir para preencher uma coisa destas, vai esperando.

      1. Avatar de Zé

        Eu era para ir a Vigo visitar uma “amiga” e passar lá a noite. Acho que vou pedir para ela vir até Valença 😀

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Se a amiga for BOA amiga, até respondia a 500 perguntas 🙂 🙂 🙂

      2. Avatar de OutroChegano
        OutroChegano

        grande treta essa … entrou em vigor no passado dia 2 deste mês e não tem efeitos retroactivos

      3. Avatar de Paulo
        Paulo

        Pediram mesmo? É que “As novas regras de segurança no alojamento entraram em vigor no passado dia 2 deste mês de dezembro…”, como escrito no artigo.

      4. Avatar de Naodou
        Naodou

        Na madeira também me pediram, mas como sou português não era obrigado

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          O alojamento foi daqueles que só te dão o código para abrires a porta e depois tens as chaves lá dentro .
          E na semana passada recebi uma mensagem pelo WhatsApp que foi por onde também recebi as instruções de como abrir as portas, o proprietário do alojamento a pedir para preencher umas coisas, como é obvio não abri o link, por isso parto do principio que é ou pode ser isto.
          Na altura foi pedido uma cópia do passaporte eu estranhei e a pessoa disse que era obrigatório em Espanha, pesquisei na internet e de facto é obrigatório.

  9. Avatar de andre
    andre

    como esperado, vai ter zero efeito para aquilo que pretendem, e dificultar a vida a milhões de pessoas de bem.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      É um pouco por aí.
      Quem vai para lá fazer “asneiras” de certo que não fica em hotéis, até porque câmaras e facilmente rasteáveis.

      Os restantes ilegais, não vão ficar em hotéis até porque não tem dinheiro nem documentação.

      Assumindo que esta lei é para controlar a entrada de pessoas com fins marados.

      Medidas para dizer que fazem alguma coisa, quando na verdade tem zero impacto.

  10. Avatar de Ricardo Abonado
    Ricardo Abonado

    Os muçulmanos deveriam ser alojados nos países de origem são uma grave ameaça aos direitos humanos ocidentais acordem ou ainda vão acabar num califado…

    1. Avatar de OutroChegano
      OutroChegano

      tal como acontece na sérvia e noutros países ocidentais com uma maioria de muçulmanos ??? deixem cá viver e trabalhar que vem por bem e “exportem” os outros

  11. Avatar de Vitor Azevedo
    Vitor Azevedo

    Em resumo… É só usar o território espanhol, sem parar e ir dormir a França.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Só la vamos defecar e prontos ficam com toda a informação que necessitam 🙂 🙂 🙂

  12. Avatar de Zé

    Mais uma razão para não ir a Espanha.

    1. Avatar de ze
      ze

      Ir a Espanha e dormir no carro lol ou na caravana, eles e que perdem no turismo.

  13. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    Nada a recear apesar do desconforto que pode causar cada vez mais necessário para bem da segurança das democracias ocidentais pelo que vemos e o que virá há que meter trancas nas portas !

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Fdx 60 perguntas e tu tendo um cartão de cidadão português? Idiotices de esquerda a querer apanhar eleitorado de direita mas nem sabem fazer um lei que a direita defenda.

    2. Avatar de SergioA
      SergioA

      E porque raio tenho de dar o numero de cartao de credito?
      Quem nao esta de acordo basta fazer queixa na UE como violacao dos direitos do cidadao UE (ou texto parecido).

    3. Avatar de Zé

      Não é bem assim. Tem de haver limites, e não me parece de todo que seja justificados estes dados todos. O próprio regulamento europeu estipula que os dados pedidos devem ser relevantes ao serviço prestado. Obviamente que cada estado pode impor as suas regras específicas, mas não deixa excessivo e possivelmente abusivo. Além disso, haverá realmente salvaguarda da segurança dos dados pedidos? É que desde a CM de Lisboa a mandar dados dos manifestantes para a rússia, já acredito em tudo (ou não acredito é em nada).
      Este ano fui passar uns dias ao Porto. Reservei e paguei pelo booking mas tive que pagar taxa turística e para o fazer teve de ser através de uma plataforma de uma empresa privada “parceira” da autarquia. Tenho 99,99% de certeza que os camelos da plataforma (ou da Câmara, já não digo nada) venderam o meu nome, número de telefone e email (também não tinham mais nada para vender) a uma daquelas “bases de dados” manhosas que depois revendem os dados para marketing.
      Obviamente que eu não tenho os meios da PJ e esta também não vai fazer nada, senão diria 100%. Contactei a CNPD que respondeu que não podem averiguar porque não sabem o que me estavam a vender… no futuro, taxas turísticas serão sempre pagas a dinheiro no alojamento, plataformas da treta nunca mais. Isto além de pagar taxa turística (sou contra por princípio) quanto mais no meu país. Daqui a nada quero ir ao shopping ou jantar a outra cidade e pago taxa também. fdx
      Por estas e por outras, Espanha fica riscada do mapa. Não faz qualquer sentido!

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Mas então isso pelo booking nao foi AL, porque a taxa é paga ao alojamento. O que se está a fazer muito é contratos de arrendamento de curta duração para não serem considerados AL e obrigam-te a preencher os tais dados que falas para uma espécie de contrato.

        É preciso ter cuidado com o que se escolhe ou perceber como anda esse mercado se nao queres os teus dados nas maos de qualquer um

  14. Avatar de António
    António

    É mesmo para ninguém lá ir. Por mim só se for dar um passeio e voltar logo.
    Good bye.

  15. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Eu não sou contra uma lei que controle os visitantes fora da UE, mas 60 perguntas é mesmo coisa de malucos de esquerda.
    Como cidadão da UE deveriam aceitar o meu cartão de cidadão e está feito, não existe perguntas para ninguém e era assim que a lei deveria ser, no que toca a pessoas fora da UE devem fazer uma série de perguntas como contactos e como entrou no pais e a sua situação legal.

  16. Avatar de Anung
    Anung

    Vão para espanha de barco de borracha junto com 20 ou 30 “jovens” sem documentos.
    Além de não ser necessário responder ás perguntas ainda vos pagam a estadia.

    1. Avatar de Veritas
      Veritas

      Acertou na mouche! Correctíssimo.

  17. Avatar de Vítor Hugo
    Vítor Hugo

    Não sei se têm noção, mas este controlo também existe em Portugal , são os chamados boletins de alojamento, têm regras diferentes mas é o mesmo princípio do controlo feito em Espanha:
    https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/portaria/2008-160313696
    https://www.hoteis-portugal.pt/docs/content/QEHVrhtb0120_vjbf6xi5VdLj36DB8Dw.pdf

    Mas isto mostra a ignorância generalizada dos Portugueses em geral e dos leitores do Pplware em particular, que passam o dia a comentar de forma boçal assuntos que desconhecem, quando estão a uma pesquisa na internet de distância de se elucidarem sobre os temas.

  18. Avatar de SergioA
    SergioA

    Algo me diz que so se aplica a cidadaos nao UE/Schengen.
    Porque se aplicar a cidadaos UE, arriscam-se a levar uma multa daquelas. E bem merecida.
    Toca a fazer queixa na UE para acabar com as manias.

  19. Avatar de José Sousa
    José Sousa

    E qual é o problema? No check in não é habitual mostrar o passaporte ou CC e deixar um cartão de crédito como garantia?

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Deverás que estás a comparar mostrar um documento de identificação, que é verificado on the fly, com 60 perguntas para responder?

  20. Avatar de Zé

    Bem, fui ler a lei e fica aqui para quem quiser:

    https://www.boe.es/diario_boe/txt.php?id=BOE-A-2021-17461

    Daquilo que li, o parentesco só é aplicável a menores (faz sentido).
    Os restantes dados, alguns acho “ligeiramente” excessivos, mais não são assim tão descabidos. São os normais nome, morada, contactos, números dos documentos….
    Curiosamente, e se eu li bem, é também aplicável a cidadão espanhóis, pois não faz qualquer ressalva.
    A restante burocracia é para o lado dos alojamentos.
    Os dados pedidos aos clientes no caso de estadia são:

    a) Nombre.
    b) Primer apellido.
    c) Segundo apellido.
    d) Sexo.
    e) Numero de documento de identidad.
    f) Número de soporte del documento.
    g) Tipo de documento (DNI, pasaporte, TIE).
    h) Nacionalidad.
    i) Fecha de nacimiento.
    j) Lugar de residencia habitual.
    – Dirección completa.
    – Localidad.
    – País.
    k) Teléfono fijo.
    l) Teléfono móvil.
    m) Correo electrónico.
    n) Número de viajeros.
    o) Relación de parentesco entre los viajeros (en el caso de que alguno sea menor de edad).

    Já há 20 anos, da primeira vez que fiquei na Galiza tivemos todos de mostrar o CC (ou ainda era BI?) e deixar contacto e morada.

    Depois uma breve pesquisa, parece-me que os maiores incomodados são (como sempre) os Brits. Por outro lado, podem bem deixar de vir charters de Brits. Eles já andam chateados de precisarem de passaporte e terem de pedir visto. Quiseram sair da UE, agora lerpem.

    1. Avatar de OutroChegano
      OutroChegano

      acrescento:
      – os maiores incomodados nem sequer vêm fazer comentários nesta notícia;
      – a quase totalidade das “comentadeiras” desta notícia nunca irá de férias (e trabalhar muito menos) a espanha, só vêm distilar ódio porque já estão aborrecidos de andar a passear a “maria” no shopping.

      1. Avatar de Zé

        Falam, falam e não vão ler nada. Aqui o grande assunto é a obrigatoriedade e as multas para os alojamentos. Para o cliente pouco muda.
        E basta ler os comentários que depressa percebemos que ninguém foi efetivamente ler a legislação.

  21. Avatar de semerodk
    semerodk

    Passeiem menos.

    Os turistas só fazem poluição.

  22. Avatar de Mario Silva
    Mario Silva

    A Espanha que continue a fazer destas coisas aos Europeus e qualquer dia só entram Etíopes no País.

  23. Avatar de tiago
    tiago

    Ainda hoje voltei de Madrid, fiquei 2 dias, e nao me pediram nada! Nem no hotel, nem no taxi, nem nos vários UBERs q apanhei!

  24. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Melhor para Portugal!! Mais turismo igual a mais emprego.

  25. Avatar de AlexS
    AlexS

    O ódio da esquerda a tudo o que não controlam.

  26. Avatar de Razor
    Razor

    Como n faço intenção de ir ate esse pais visinho, por mim ate podiam fazer 100 perguntas, tou nem ai para o que eles fazem. So se tiver perto para encher o deposito e poupar uns euros, de resto longe deles

  27. Avatar de flavio
    flavio

    Cá é feito algo muito parecido aos estrangeiros, os dados sao enviados ao SEF todas as noites tambem, em espanha foram ao extremo, mas nos nao estamos diferentes!

  28. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Isso mais parece uma visita à Coreia do Norte

    1. Avatar de Zé

      Há coisas com as quais não concordo, mas lê a lei espanhola.

  29. Avatar de luis
    luis

    O Real Decreto 933/2021, que entrou em vigor em 2 de dezembro de 2024, foi aprovado pelo governo espanhol, liderado pelo Partido Socialista Obrero Español (PSOE) em coaligação com o Unidas Podemos.