Vai instalar o Telegram? Espere, saiba o que disse o criador do Signal

29 Comentários

Quando se fala em plataformas de comunicação através de mensagens e não só, é comum dizer-se que o Telegram é um dos mais seguros. No entanto, há quem diga que não referindo até que o WhatsApp é mais seguro que o Telegram.

Moxie Marlinspike, criador do Signal, referiu recentemente que não concorda com o “título” de “plataforma mais segura” frequentemente atribuída ao Telegram.

Vai instalar o Telegram? Espere, saiba o que diz o criador do Signal


Telegram tem funcionalidades duvidosas…

Com as falhas do WhatsApp, o Telegram ganhou milhares de utilizadores. Além disso, o Telegram sempre foi conhecido por ser dos mais seguros no seu segmento.

O facto referir que as mensagens são cifradas e que não ficam armazenadas nos servidores, levou muitos a instalar e até a ficar fã da aplicação. No entanto, Moxie Marlinspike, criador do Signal, diz que não é bem assim.

Vai instalar o Telegram? Espere, saiba o que disse o criador do Signal

Numa publicação no Twitter, Marlinspike referiu que…

É incrível que após todo esse tempo, toda a cobertura dos canais informativos se refere ao Telegram como um app de mensagens criptografadas.

Malinspike refere que as mensagens enviadas e recebidas através do Telegram são armazenadas nos servidores da mesma forma em que são vistas na aplicação, ou seja, sem nenhum tipo de criptografia de ponta a ponta (E2EE), indicando que a proteção é mínima e que qualquer pessoa com privilégios no Datacenter da empresa pode aceder às mesmas.

Relativamente aos “Chats Secretos” no Telegram que utilizam a E2EE, Malinspike refere que o funcionamento é duvidoso. Malinspike chega mesmo a comparar tal funcionalidade com a que existe no Facebook Messenger.

Tal como acontece todos os anos, a App Annie recolheu informação sobre a utilização das aplicações móveis. A lista deste ano tem um vencedor imediato, em especial numa área que mais parece ter destaque. Falamos do Telegram, que conseguiu liderar na lista que mais utilizadores recebeu – saber mais aqui.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mais um iluminado a falar mal da concorrência, vou já acreditar nele.
    Apresentou 0 provas do que disse.

    1. Avatar de Vasco Mata
      Vasco Mata

      Concorrência? Não tenho ações em nenhuma nem faço programação em qualquer uma… Provas? Que provas poderíamos apresentar num caso destes? Só as dos especialistas em cibersegurança. E esses há muitos. É o que eles dizem. O Youtube está cheio de canais de cibersegurança que o afirmam. O sr. Miguel é mais um destes avatares da modernidade que contesta tudo e todos com a esperteza saloia do cursozito tirado na privada. E não sou nenhum iluminado. O preço da eletricidade em Portugal é muito caro. Que deus o ilumine, porque esse faz milagres: ilumina luzes fundidas.

    2. Avatar de Carlos Santos
      Carlos Santos

      lol 0 provas. está literalmente no github a implementação e esta opiniao foi já validada centenas de vezes.

    3. Avatar de Toder
      Toder

      Apresentou 0 provas, tu lês só o que queres, e acreditas só o que queres, é normal que és um iluminado

    4. Avatar de mlopes
      mlopes

      não precisa de apresentar provas de coisas que a própria telegram diz e escreve. é claro para qualquer user do telegram que as mensagens não são E2EE exceto se forem conversas secretas e também é claro que uma conversa de grupo não pode ser uma conversa secreta, basta ser utilizador da plataforma para perceber.
      assunto arrumado!

  2. Avatar de Vasco Mata
    Vasco Mata

    O Signal é muito mais seguro do que o Telegram. Superiores a estes dois são o Session (que não recolhe absolutamente metadado nenhum) e o Element, que é um dos clientes para a rede/plataforma Matrix. Não percebo o alarido. E não percebo opções como WhatsApp e Telegram. São modas de quem não sabe o que é exatamente privacidade na Internet.

  3. Avatar de juca
    juca

    A gente vem aqui na internet falar disso recorrentemente, já há anos e anos, apresentando todos os argumentos e dados, mas ninguém nos acredita. É preciso que alguém famoso repita nossas palavras para que o povo se manifeste…

    1. Avatar de Vasco Mata
      Vasco Mata

      É assim mesmo, Juca.

    2. Avatar de José
      José

      É o “Don’t look up” literalmente.

  4. Avatar de Luigi
    Luigi

    Vai comprar um BMW? Espere, veja o que diz este representante da Mercedes.

    1. Avatar de oh
      oh

      +1

      Haha é que é mesmo isto. E vou relembrar que este caramelo esteve envolvido no whatsapp e no protocolo de segurança do mesmo.. É só pra rir mas pronto.

    2. Avatar de mlopes
      mlopes

      é a própria telegram diz e escreve.
      é claro para qualquer user do telegram que as mensagens não são E2EE exceto se forem conversas secretas e também é claro que uma conversa de grupo não pode ser uma conversa secreta.
      assunto arrumado!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Qualquer utilizador sabe isso, e se quiser encriptação ponto a ponto usa chat secreto.
        Resumindo o Telegram tem funcionalidades para todos os gostos, querem encriptação ponto a ponto tem, querem encriptação cliente -cloud- cliente tem…
        A APP mais completa do mercado, claro que a concorrência facebookiana fica lixada 🙂

  5. Avatar de Tim
    Tim

    É incrivel ver que 99% das pessoas não percebe nada disto e não querem perceber.
    O que o Moxie disse é tudo verdade e fico incredulo como não sabiam disto e ainda pior, dizem que não acreditam mesmo depois dele explicar vezes sem conta em tweets diferentes.
    Quem nasce para 3 nunca chegará a 10.

    Gabo-lhe a paciencia para perder tempo a explicar estas coisas a quem nunca vai perceber.

    1. Avatar de mlopes
      mlopes

      verdade. qualquer utilizador do telegram que saiba ler o que o telegram apresenta percebe o que o moxie diz sem sequer precisar de ler o que ele diz.
      só as secret chats são E2EE e essas não são possíveis em conversas de grupo.
      ver faqs do telegram:

      “Q: So how do you encrypt data?
      We support two layers of secure encryption. Server-client encryption is used in Cloud Chats (private and group chats), Secret Chats use an additional layer of client-client encryption. All data, regardless of type, is encrypted in the same way — be it text, media or files.

      Our encryption is based on 256-bit symmetric AES encryption, 2048-bit RSA encryption, and Diffie–Hellman secure key exchange. You can find more info in the Advanced FAQ.”

      “Q: Do I need to trust Telegram for this to be secure?
      When it comes to secret chats, you don’t — just make sure that the visualized key of your secret chat matches the one in your friend’s secret chat settings. More about this below.”

      “Q: What if I’m more paranoid than your regular user?
      We’ve got you covered. Telegram’s special secret chats use end-to-end encryption, leave no trace on our servers, support self-destructing messages and don’t allow forwarding. On top of this, secret chats are not part of the Telegram cloud and can only be accessed on their devices of origin.”

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Só espertos aqui atrás do teclado.

    O programas de recompensas do Telegram está aberto a todos, provém lá que conseguem passar pela encriptação ponto a ponto em chats, vídeos, chamadas, sempre podem ganhar $100.000.

    https://core.telegram.org/api/end-to-end

    Esta guerra do criador do signal com o Telegram já não é de agora e já todos sabem que os chats não são com encriptação ponta a ponta por defeito, mas gostava de ver ele a quebrar a encriptação ponta a ponta do telegram… Falar sem provas é fácil!

    1. Avatar de Lurdes Sousa
      Lurdes Sousa

      O notável Miguel confunde encriptação com recolha de metadados. Além disso, há apps com encriptação P2P. Não se compreende o seu comentário.

      1. Avatar de oh
        oh

        Pois há, tipo a bela m3rd@ de trabalho que ele fez no whatsapp é prova disso. É tão boa que parece um queijo suíço de falhas.

        1. Avatar de Lurdes Sousa
          Lurdes Sousa

          As pessoas confundem segurança e privacidade. WhatsApp e Telegram são péssimos. Aconselho Session ou qualquer cliente para o protocolo Matrix, como o Element.

    2. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Somos todos espertos atrás do teclado, a não ser que tu escrevas à mão.

  7. Avatar de Shenmue
    Shenmue

    As pessoas só acreditam no que querem. Prova disso é o que se passa com o whatsapp e com a recolha de dados através deste e que as pessoas ignoram, só porque gostam da aplicação, ou porque os amigos, que de amigos não tem nada, lá estão.
    Quanto ao telegram, toda a gente sabe que não tem criptografia por padrão, aplicação que por vezes uzo, e é mais que verdade o que esse senhor criador do Signal diz, ninguém ou 99% das vezes, ninguém usa os chates secretos.
    Tem mais que razão quando diz que é uma aplicação duvidosa e que os administradores do serviço podem aceder às conversas dos utilizadores nos servidores.
    Mas aqui mais uma vez, as pessoas ignoram, só porque gostam da aplicação, ou porque é mais uma moda.
    Na minha humilde opinião, não compreendo como as pessoas se sujeitam a essa recolha de dados dessas aplicações, quando sabem que há alternativas bem mais seguras e a estas ignoram.

    1. Avatar de oh
      oh

      Eu consigo aceitar o termo de a “a mais segura” agora no que toca à privacidade? Por favor..
      Se tivesse muito preocupado com isso, permita o uso de username em vez do número de telemóvel.. é uma cena básica.

  8. Avatar de oh
    oh

    … a sério que vamos ouvir argumentos dum gajo que trabalhou no protocolo de segurança do whatsapp? Tipo.. whatsapp? Segurança?! Deixa-me rir.

    Se ele está tão preocupado com isto, porque é que não arranja meios de investir no signal e fazer dela uma app mais apelativa!? Por mais segura que seja (e atenção eu uso!) é tão limitativa a nível de funções como de ui e isso desmoraliza imediamente novas pessoas para o seu uso.

    Gosto do signal mas infelizmente para ele, o telegram atualmente é o que apresenta um equilibrio maior entre usabilidade/segurança.

  9. Avatar de JF
    JF

    Saiba mais sobre o aplicativo Signal criado pela Agência Central de Inteligência (CIA, pela sua sigla em Inglês):

    – How CIA Created Signal Messenger App

    https://greatgameindia.com/how-cia-created-signal-messenger-app/?utm_source=pocket_mylist

    1. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Agradeço-lhe a referência. Não conhecia este artigo.

  10. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    A encriptação deveria ser proibida. Um dia destes, encriptei a minha namorada e depois perdi a chave. Agora, não consigo aceder-lhe! Já tentei meter coisas em todas as ranhuras, mas NADA! Está totalmente encriptada!

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      @Carlos Silva, talvez a encriptação seja muita areia para a sua camioneta, um hacker mais novo e simpático têm melhor resultado, é melhor não espalhar muito essa noticia, é que os mesmo adoram desafios desses 🙂

      1. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        Nem que viesse com a sua mãezinha a conduzi-la era areia demais para a minha camioneta…

  11. Avatar de yamahia
    yamahia

    Não confio em rastaman’s