Vai de férias para o estrangeiro? Tenha o Cartão Europeu de Seguro de Doença

13 Comentários

O Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) permite ao seu titular obter os cuidados de saúde necessários durante uma estadia noutro Estado-membro, assim como Islândia, Noruega, Suíça, Reino Unido e Liechtenstein.

Já tem o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD)?


O CESD foi criado com o objetivo de simplificar a identificação do seu titular, assim como a da instituição financeiramente responsável pelos seus cuidados de saúde.

Este cartão é utilizado para obtenção dos cuidados de saúde que se tornem clinicamente necessários, tendo em conta a natureza das prestações a conceder e a duração prevista da estadia, evitando que o segurado seja obrigado a regressar prematuramente ao seu país de origem para receber os cuidados que o seu estado de saúde necessita.

Quem pode requerer o Cartão Europeu de Seguro de Doença? 

  • Os trabalhadores que se encontrem abrangidos por um regime de Segurança Social, os não ativos, os pensionistas e respetivos familiares
  • Beneficiários de subsistemas de saúde públicos
  • Beneficiários de subsistemas de saúde privados
  • Utentes do serviço nacional de saúde, no caso de não haver vínculo à Segurança Social ou a um subsistema de saúde público ou privado.

Já tem o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD)? É grátis..

Como pedir o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença online?

Os beneficiários da Segurança Social que têm Número de Identificação de Segurança Social, podem pedir o CESD na Segurança Social Direta, com palavra-chave ou Cartão de Cidadão para acesso ao serviço. Para tal basta aceder aqui.

Depois basta ir a Doença > Obter Cartão Europeu de Seguro de Doença.

Já tem o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD)? É grátis..

Pode também obter este cartão via app Segurança Social + Próxima. A aplicação Segurança Social + Próxima está disponível para sistemas Android e >iOS.

É importante saber que…

  • Cartão Europeu de Seguro de Doença não substitui o seguro de viagem;
  • Não cobre cuidados de saúde em locais privados;
  • Não cobre despesas de saúde se viajar expressamente com o intuito de obter tratamentos médicos;
  • Não garante tratamentos gratuitos. Cada país tem o seu próprio sistema de saúde, pelo que terá de pagar os custos (se os houver) em vigor no país que visita.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aves
    Aves

    Isto é para aceder ao equivalente ao SNS do país (da UE e mais alguns europeu) como se fosse um nacional do país.
    Não é um seguro de viagem como bem diz o post
    Viajar para fora da Europa sem seguro de viagem pode sair bem caro. Alguém contou num comentário há pouco tempo que o tratamento de um aneurisma custou 120.000€.

    1. Avatar de PAULO PEDROSO
      PAULO PEDROSO

      Eu fiz esse comentário, passou na sic inclusive essa reportagem.

      Em relação ao cartão de saúde europeu… Nunca vi vantagens, fui a um hospital publico em França não quiseram saber do cartão e depois chegou uma fatura em casa, e na Belgica foi exatamente o mesmo. Pouco ou nada esse cartão fez.

      1. Avatar de PML
        PML

        Tive um caso desses na EU. Enviei cópia do cartão depois em resposta ao pagamento e a dívida ficou sanada. Só para terem ideia, uma consulta de rotina numa urgência fica em cerca de 200€ (que é o que um estrangeiro paga em PT para um caso semelhante).

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Ou seja… Como se diz… A Europa a única coisa que funciona é cobrar impostos….

      3. Avatar de TiagoR
        TiagoR

        O cartão é a garantia que a fatura chega ao domicílio do utente em Portugal. O contrário é um maná por isso é que todo o mundo quer vir para cá ! Saúde,…. ! Tudo quase de borla !

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          é assim na maioria dos países da europa

        2. Avatar de PML
          PML

          Não é assim. As pessoas são tratadas se forem casos urgentes e o que acontece é isso. A fatura depois é enviada para a pessoa ou para o país dela, só que muitos desses países simplesmente ignoram. Muitas vezes os dados que as pessoas deixam também não dá para seguir o rasto a quem cobrar.
          Por exemplo, se fores um cidadão dos EUA e fores a um hospital, podes ter a certeza que vais ter uma bonita conta. Só o atendimento são 200€.

      4. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        não deviam saber o que lhe fazer, só tens de pagar taxas moderadoras

    2. Avatar de KS
      KS

      Depende dos países.

      Há uns anos fui de ferias ao Brasil, torci um pé. Fui no mesmo dia a um centro de saúde, em que me medicaram, e passado uns dias a hospital ser visto por um ortopedista, e fazer um raio-X, e no final paguei zero. Bem ou mal no Brasil, a saúde publica, tanto quanto sei não é paga, nem para locais nem estrangeiros.

      1. Avatar de PAULO PEDROSO
        PAULO PEDROSO

        Se fores Português o SUS (SNS Deles) é gratuito como o nosso, o Brasil tem N defeitos (assim como todos os países têm defeitos), mas saúde deles é gratuita e alem disso a saúde dentária tambem, alías é super comum em todas as comunidades ver pessoas com aparelho dentário, só pagam as manutenções que são super baratas (mesmo na economia deles).

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        não é paga mas é má, por isso quem vive lá só vai a privados, publico é só para baixa renda

  2. Avatar de Tone
    Tone

    Revolut Metal…. Tem seguro para tudo

  3. Avatar de dedro
    dedro

    Tive que ir a Itália em Fevereiro passado e pedi com antecedência o cartão para mim e para a minha mulher. O dela chegou o meu não. E sim, está tudo correto a nível de dados. Até hoje não chegou. Por acaso não foi preciso.