Vai aproveitar? Acesso à Internet da Starlink já está disponível em Portugal

142 Comentários

Há vários meses que a Starlink está a preparar o seu serviço de Internet. Com lançamentos regulares de novos satélites, a empresa de Elon Musk está a preparar a sua oferta, procurando atingir cada vez mais países e mais áreas do planeta Terra.

Esta proposta está cada vez mais próxima de estar pronta, com o serviço já acessível em vários países. Agora, e segundo o que a Starlink está a informar, o seu serviço de acesso à Internet está finalmente disponível em Portugal.

Starlink Portugal Internet serviço

A Starlink chegou finalmente a Portugal

Portugal está nos planos da Starlink desde o seu início. Mesmo procurando alcançar uma cobertura (quase) global, esta empresa que nasceu dentro da SpaceX tem dado uma atenção especial ao nosso país, onde se espera conseguir um acesso à Internet rápido e fiável.

Após ter aberto há alguns meses a subscrição do serviço, ainda só sondando o mercado, tudo parece agora ter mudado. Segundo o que a Starlink está a comunicar a todos os que mostraram interesse em usar o seu serviço, este está já disponível em Portugal.

Starlink da SpaceX já conta com mais de 500 mil pré-reservas e algumas são de Portugal

Serviço de acesso à Internet acessível a todos

A Starkink alerta na sua mensagem que os utilizadores podem esperar que as velocidades de transmissão variem de 50 Mb/s a 150 Mb/s. Esta será oferecida nos próximos meses, conforme melhoram o seu sistema. Haverá também breves períodos em que pode haver cortes de conectividade.

Informou ainda que à medida que mais satélites vão ser lançados, mais estações terrestres vão ser instaladas e o software de rede vai ser melhorado, a velocidade de dados, a latência e o tempo de atividade melhorarão drasticamente.

Limitações esperadas para o nosso país

Ao mesmo tempo que revela que o seu serviço de acesso à Internet está disponível, a Starlink deixa um alerta importante. Esta será, por agora, uma oferta limitada em Portugal. A empresa não refere de que forma será este limite. Informa ainda, que está a programar alargar a cobertura a outras zonas do nosso país entre meados e finais de 2021.

Estas são excelentes notícias para quem esperava a chegada deste serviço de acesso à Internet, com acesso via satélite. O preço estabelecido para esta proposta da Starlink é de 99 euros mensais, a que acrescem 499 euros de hardware e 61 euros de envio e Manuseamento.

Comentários

142

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Isto não é para o pessoal das cidades, ponham isso na cabeça.

      Isto é para o pessoal de aldeias e zonas urbanas onde o acesso a internet é escasso ou inexistente.

      Aqui poderá ser uma boa solução. O investimento inicial poderá ser caro, mas compensa para quem precisa de trabalhar ou ter uma alternativa as existentes.

      Ponto

      1. Avatar de RT
        RT

        A starlink não é feita para as aldeias, é feita na vista de ser uma rede premium, usada por quem quiser – e puder – pagar…

        1. Avatar de Filipe Serra
          Filipe Serra

          LoL é, tipo isso. Como o teu iPhone.

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        E tem de ser pessoal da aldeia com os bolsos cheios, pelo preço que custa…

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Onde, em Portugal, o serviço 4G não chega, nem ADSL??? Este tipo de serviço só justifica para alto mar e ponto final.

          1. Avatar de Samuel
            Samuel

            Tens noção que onde eu moro a 20 min de uma cidade, nem tenho ADSL e só chega 3G com velocidades inferiores a 1Mb? Nem toda a gente é privilegiada, agora imagina fazer home office com esta internet, que venha Starlink pra minha zona

          2. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            tens noçao dos preços da internet no interior claramente não tens ahah

          3. Avatar de airtup
            airtup

            Nem toda a gente vive em Lisboa meu caro.
            Vejo que conhece muito pouco de Portugal.
            Ponto final.

          4. Avatar de Nuno
            Nuno

            Caro Samuel, onde mora nenhum operador tem 4G aí?? Será mesmo???

        2. Avatar de Ricardo Silva
          Ricardo Silva

          Se for a população envelhecida então, estão nas suas sete quintas. Com as reformas de luxo de que usufrui a maioria desta população pagar um serviço deste será peanuts para eles.

          1. Avatar de Antunes dos santos
            Antunes dos santos

            Acredito plenamente no Samuel, eu em gouviaes tarouca ,tenho o servico unico possivel da zona que é a Nos por satalite e a internet nao chega a 0.8Megas ou seja menos de 1 mega, no telemovel nao existe 4G naquela zona apesar destas pessoas que não sabem o que se passa fora das cidades, existem sim muitas zonas sem cobertura. Esta seria uma boa opcao para quem nao consegue obter internet decente, porque nao existe vontade em colocar fibra naquela zona.

      3. Avatar de lapizrosa
        lapizrosa

        ele limitou-se a responde. No titulo diz ‘vai aproveitar’ e ele respondeu ‘nao’ . Aceita a resposta e nao desconverses

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “O preço estabelecido para esta proposta da Starlink é de 99 euros mensais,a que acrescem 499 euros de hardware e 61 euros de envio e Manuseamento.” Como ?? 99 euros por mês ?? Foge,mais vale ter ADSL.É muito dinheiro. 😐

    1. Avatar de Pedro Simões

      Tens de contar com a mobilidade que esta solução te oferece.

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Isso é verdade,Pedro Simões.Mas mesmo assim o preço é elevado.Além do que se tem de pagar de início para usufruir deste serviço ainda ter que pagar uma mensalidade de 99 euros é muito puxado. 😐

        1. Avatar de tiago
          tiago

          se tiveres 4 vizinhos que queiram boa internet so precisam, dividir em 4 e assim ja nao fica tao caro agora ne

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Mobilidade é como quem diz, aquilo precisa de muita energia, não dá para usar no meio do mato, a não ser com um gerador.

      3. Avatar de Sergio Goncalves
        Sergio Goncalves

        Mobilidade?!
        Muito mau servico e a um preco absurdo.
        Vai a Skydsl.eu e compara.

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          Skydsl? Up to 50mbps com céu limpo, 10 sendo a média, upload perto de zero, e 200 a 500ms de ping?
          Serviço fantástico.

    2. Avatar de PORTUGAL
      PORTUGAL

      Boa sorte a ter sequer ADSL em maior parte das aldeias . Eu e a minha ex vivemos numa aldeia onde nem rede existe.

      1. Avatar de Vitor Tavares
        Vitor Tavares

        Quer dizer que só podes escrever estes comentários quando vens à “cidade” fazer compras…

        1. Avatar de Chacal
          Chacal

          Tiveste muito bem

    3. Avatar de jonas
      jonas

      “Foge,mais vale ter ADSL.”
      Isso é se tiveres o serviço adsl disponível. Há sítios que nem rede dados móvel tens.

    4. Avatar de Tx2
      Tx2

      Mais vale ter ADSL? entre ter ADSL com velocidades 2mb de download e 200kb de upload e pagar 40€ ou 99€ por um serviço de jeito não sei não

      1. Avatar de Manuel da Costa
        Manuel da Costa

        Estive com um dos primeiros kits que foi usado perto de Castelo Branco (uma aldeia próxima de Penamacor), e o premium, tem muito que se lhe diga. Ao nascer do sol, ou vais virar a antena e tentas uma nova sincronia, que não a obrigue ficar para este ou horizontal, tens internet, se não, ficas 1 a 3 horas sem acesso. Ao pôr do sol o sinal é tão instável, que até dá jeito criar uma sombra lateral que corte a iluminação.
        Acerca das velocidades, sim, são rápidas mas, também aí há muitas limitações. Por exemplo se usares um programa que use a cloud e faças muitas operações, ficas bloqueado a 1mbs, durante dias, por “abuso de ligações”. E está no contrato que a empresa pode limitar os acessos caso detecte “abuso de ligações”.
        Além de que mesmo os 50mbs são teóricos, pois quantos mais clientes tenha, mais baixa será a velocidade, para manter a latência elevada…

        1. Avatar de diogo
          diogo

          vou confiar em ti ..lol abuso, parece a NOS

          sendo assim, dispenso

        2. Avatar de tiago
          tiago

          sabes que a starlink nao teem data caps

    5. Avatar de Coelho
      Coelho

      gastas mais em gasoleo se andares a passear..

  2. Avatar de ACS
    ACS

    Para quem vive no interior onde não há fibra parece ser um bom negocio. Para o resto muito caro.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Onde é que no interior a maior parte das pessoas têm 100 euros para pagar por este serviço ?? E só de internet ?? Se fosse internet+televisão,que é o pacote mínimo que toda a gente mais quer,ainda compreendia(apesar do preço absurdo da mensalidade, completamente desadequado à realidade financeira portuguesa,e logo no interior do país,onde se ganha uma côdea),agora só internet ?? E pagar tanto por ela ?? Não,nem no interior isto vai vingar.E digo mais,se fosse a nível nacional muito provavelmente nem vingava.Falo a nível geral.É que ninguém no seu perfeito juízo estará disposto a pagar 100 euros só para ter um serviço de internet por satélite,e se não me engano,nem dos 350 Mb/s passa.

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Até me enganei.Nem dos 150 Mb/s no máximo passa.Estava a ser “bondoso” demais ao acrescentar mais 200 Mb/s.

        1. Avatar de tiago
          tiago

          imagina ver tv em casa em 2021

      2. Avatar de jonas
        jonas

        “Onde é que no interior a maior parte das pessoas têm 100 euros para pagar por este serviço ?”
        1º – Ainda não entendes-te que isto não é um serviço “para a maior parte das pessoas”. ISto não é serviço a pensar nas velhinhas que vivem na aldeia e querem ir ao facebook.
        2º – Na tua ideia, no interior é só pelintras. OMG

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Vai ver o valor da pensão rural e percebes logo!! Isto é só para ingleses residentes em Portugal!!

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            São 200€, tenho familiares que recebem os tais 200€ e têm mais de 500mil € no banco, poupanças de uma vida de agricultura.
            Não conheço pobreza nos meios rurais, conheço sim formas de vida mais simples, pessoas com cultivos proprios e empregos manuais.

          2. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Vai dizer isso aqueles que perderam as poupanças e que só têm a pensão rural!!

      3. Avatar de Hélio Musco
        Hélio Musco

        Isto não é para o avozinho que tem cabras no monte. Muitos que preferem trabalhar remotamente vão poder agora ir para qualquer lado sem que a internet seja um problema.

        E sim, 100€ pode ser bastante, mas pagar uma renda numa cidade é muito maior.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Sim, realmente, é verdade. Em Lisboa pedem 1500€ de renda, vai para o interior e com 300€ aluga uma casa, e mesmo pagando os 100€ da Starlink pode trabalhar à vontade. Mas só mesmo nessas situações de malta que vive exclusivamente de trabalho remoto.

          1. Avatar de tiago
            tiago

            finalmente 1 comentario que faz sentido, claramente as pessoas que estao a comentar este post nao sabem os precos de rendas nas zonas mais rurais nem o quao caro e viver numa cidade e pela tuas contas pessoas preferem pagar 900€ para viver na cidade com boa net do que 400€ e viver no campo com boa net

      4. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Sabes o preço da internet no interior ? claramente não fazes a minima ideia

  3. Avatar de Fabio
    Fabio

    Isto é a fase do better than nothing beta…

    Esperem ate o serviço ficar realmente a funcionar em pleno…

    Finalmente alguem a trazer verdadeira competição ao mercado monopolista de internet…

    As grandes opeadoras a ficar de joelhos em 3, 2, 1…

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      “As grandes operadoras a ficar de joelhos em 3, 2, 1…” // “as operadoras ate vão dançar…” Então se as 3 operadoras de telecomunicações têm o monopólio por inteiro entre si acha que um serviço destes é que lhes vai trazer “dores de cabeça” ?? Ó homem,pense bem e não me faça rir.Até a NOWO nem se vai incomodar com isto e o seu quinhão a nível nacional é quase residual.

      1. Avatar de TslaBull
        TslaBull

        Vamos ver qual vai ser a primeira operadora a usar os serviços deles… 😉

    2. Avatar de Naopossodizer
      Naopossodizer

      Vais ver o prejuízo que eles vão ter…

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        só nos EUA já estão a faturar 1 milhao por mês e estamos na fase beta

        1. Avatar de Manuel da Costa
          Manuel da Costa

          Com um investimento de 73400 milhões, que poderá ultrapassar os 365000 milhões, quando a constelação estiver completa e os 591 sites terrestres operacionais, vamos ver quem é que vai ter lucro…

          1. Avatar de tiago
            tiago

            starlink vai ser a internet com mais utilizadores a nivel mundial se isso nao e nada meu deus

    3. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      A 99 euros mês e com problemas muito altos, as grandes operadoras vão-se rir.
      Este serviço será mais para aviões, barcos e locais remotos que tenham como objectivo ter redes wifi para os residentes. Mas, a Starlink limita a quantidade de ligações em simultâneo em cada acesso, o que está a impedir este serviço. Segundo consta, estão a preparar um novo, por 599 euros mensais, que não tem essas limitações e irá ter um router e outra antena que permitem cobrir 2km2 com wifi.

  4. Avatar de Fabio
    Fabio

    Quando o serviço custar entre 15 a 20€ mensais e com pings abaixo de 30 ms (com a vantagem de sem fidelização como atualmente ja o fazem) as operadoras ate vão dançar…

    1. Avatar de Nick
      Nick

      Eu aposto que em 5 anos vamos ter Starlink com rede grátis e serviços premium pagos. E’ a disrupção total que esperamos do Musk.

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        “Eu aposto que em 5 anos vamos ter Starlink com rede grátis e serviços premium pagos.” Ora bem,percebo a ironia.Bem mandada essa.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        A Starlink não tem tanta largura de banda que permita a sua massificação para concorrer com um operador, terás serviços premium sim, mas serão ligados a agricultura, industria, muito na base do IoT, será disruptivo porque o que tens hoje é sobre 4G e custa caro, talvez aí possa competir, mas com o 5G a entrar no esquema a concorrência vai ser muita por isso os serviços têm de ser diferenciadores.

    2. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      “Quando o serviço custar entre 15 a 20€ mensais…” Como ?? Mas você acha que um serviço de internet por satélite alguma vez vai custar esse preço ?? E da Tesla ?? Ó homem,ganhe mas é juízo !! Nunca na vida !!

      1. Avatar de jonas
        jonas

        “Mas você acha que um serviço de internet por satélite alguma vez vai custar esse preço ?”
        chama-se:
        Economia de escala.

        Vou explicar com um exemplo muito simples que até tu vais entender:
        1€ de 100 Clientes dá 100€
        0,01€ de 1000000 Clientes dá 10000€

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Não se aplica na Starlink!!

          1. Avatar de Meio Parvo
            Meio Parvo

            Como não? Foi justamente o que se passou com a Tesla. Primeiro um carro desportivo focado em entusiastas que permitiu a empresa viabilizar a expansão das operações e depois, gradualmente, alternativas mais baratas como o modelo 3. Sem falar no possível IPO da Starlink, podes com certeza esperar por um serviço muito mais competitivo nos próximos anos.

          2. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Alternativas baratas? Só se foi na concorrência!! Só alguém sem o mínimo de bom senso vai dar 50 a 100 mil euros para comprar um carro que se incendeia sem motivo aparente 😛

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Tens limitações tecnicas, não podes aplicar economia de escala a uma rede satelite.

          4. Avatar de Meio Parvo
            Meio Parvo

            Confudir valor e preço é um erro comum de fato.

          5. Avatar de Meio Parvo
            Meio Parvo

            Zé Fonseca A. – A utlização massiva de GPS e Radio e TV por Satélite são exemplos perfeitos do contrário do que dizes.

          6. Avatar de Manuel da Costa
            Manuel da Costa

            @Meio parvo
            Tens o nick certo…
            GPS, TV e Rádio por satélites NÃO TEM RETORNO!!! Usas meios terrestres que usam os dados enviados por satélites.
            Starlink tem retorno e exige comunicação constante entre uma antena terrestre, 1 a 4 satélites e 1 a 2 bases terrestres.
            Imagina o rádio do teu carro, compara com o teu telemóvel. Sabes que dentro do teu telemóvel está lá uma coisa que se chama cartão de comunicações e que é esse cartão de te regista para poderes usar as antenas que existam na região onde estás? O rádio capta as ondas que estão disponíveis e deixa-te ouvi-las, não precisa de procurar uma antena muito menos identificar-se nela. Um pouquinho mesmo muito muito muito básico era exigível a quem visita este site, parece que não é assim e cada vez está pior…

          7. Avatar de Meio Parvo
            Meio Parvo

            Amigo bem podes destilar as tuas inseguranças para outro lado, a questão é adoção dos serviços e não se lhes faltam transmissores ou receptores, a questão de engenharia de melhores e mais eficientes antenas é o tempo e não se é ou não possível. Tendo em vista o número total de satélites previstos por fase de operação do Starlink, em alguns anos isto já será uma coisa do passado. Se és como um cavalo e não consegues usar a imaginação o problema é seu.

          8. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            É isso Meio Parvo, e depois começam a apelidar o Musk de Completamente Parvo, precisavas de tantos satelites que não dava para ir à praia sem ter sombra 😀
            Pode ser possivel no futuro daqui a algumas decadas, hoje não é.

          9. Avatar de Meio Parvo
            Meio Parvo

            Zé repara que há 18 anos se alguém te dissesse que uma startup fundada numa garagem iria mudar o curso da mobilidade rodoviária e tornar-se um símbolo para a mudança do paradigma energético mundial, poucas pessoas acreditariam. Mas foi o que a Tesla fez, o avanço tecnológico leva décadas até atingir massa crítica mas quando acontece parece que foi da noite para o dia. No caso do Starlink acredito que estejamos somente no início de uma revolução nas telecomunicações, e tal como qualquer tecnologia o Starlink ainda tem muito a amadurecer, seja na dependência de estações terrestres que eventualmente tornem-se menores, mais eficientes e consequentemente mais baratas, às antenas que também deverão ser miniaturizadas ao serviço que deverá passar por melhorias para que se torne mais acessível.

          10. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Mas tu sabes o que são limitações?
            Um dia até podes deixar de ter essas limitações, mas não está no horizonte sequer, nem para chegar a 1 milhão de clientes a starlink vai conseguir nos proximos 10 anos, quando mais para massificar.
            Achar que a tesla fez alguma coisa é pura ignorancia, o que ditou a dita mudança de paradigma foi apenas politica e economia, a tesla calhou estar a brincar no segmento há muito tempo, e mesmo assim já viste que nem com 18 anos conseguem competir com combustão e hidrogenio? Limitações tecnologicas são muitas, e os EVs não são para já nem são para substituir os carros da maioria da população.

          11. Avatar de Meio Parvo
            Meio Parvo

            Ai simplesmente calhou da Tesla estar a brincar no segmento foi? Foi ao acaso que a empresa tornou-se das mais valiosas empresas do mundo, que o CEO tornou-se o homem mais rico do planeta, que as patentes tenham sido distribuídas e que grupos como a VW e PSA tenham se juntado a corrida pelos EV.

            Outro erro o H está longe, muuuito longe de se comparar com o EV em absolutamente tudo, esse teu argumento nem sequer faz algum sentido. Em Portugal ainda nem sequer tens postos de abastecimento de H.

            Eu compraria um par de óculos, limitada é a sua visão.

        2. Avatar de Manuel da Costa
          Manuel da Costa

          ERRADO.
          É que a rede que está montada, actualmente, permite pouco mais de 250000 utilizadores em simultâneo. É que a economia de escala que falas, ainda faltam montar 585 das 591 estações terrestres necessárias para a cobertura de 60% do planeta. Além de faltarem 130000 satélites. Basta ver que na Europa, o limite de adesões está fixado de 31000, pelo menos até Novembro deste ano. É que a estação francesa ainda não está totalmente operacional e há 2 que já deviam estar construídas mas, existiram queixas dos habitantes das proximidades que estão a atrasar a montagem. As 3 que são para montar em Espanha, ainda estão só no papel. A da Alemanha deve ficar operacional daqui a 1 ano. As 2 da Polónia e as 4 da Turquia devem ficar operacionais em 2024. Ainda precisam de mais 27 para cobrir toda a Europa.
          É que não é só terem os satélites lá em cima, são precisas estações terrestres para gerir o tráfego de dados, quantas mais estações melhores são os resultados… que terão um preço alto.

      2. Avatar de AJ
        AJ

        Se daqui 5 anos o serviço custar 49€ é excelente para quem não tem nenhuma alternativa…
        No meu caso tenho a sorte de ter 4G da NOS basicamente no meio do mato. Só para o acesso de internet são pouco mais de 25€…

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Mas se não respeitam as leis portuguesas, vai ser abusos capitalistas atrás de abusos capitalistas…. Se fizeres pirataria eles cortam-te o serviço mesmo que já esteja pago. A lei deles é a americana.

          Da mesma forma que abusam com as empresas como o google e facebook, em que atropelam todas as nossas leis de privacidade e liberdade de expressão, por a empresa ser americana, da mesma forma de que até o serviço de internet vai ser fornecido á maneira capitalista….

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            ” Se fizeres pirataria eles cortam-te o serviço mesmo que já esteja pago. A lei deles é a americana.”
            ha portanto, aqui em portugal é na boa então…

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Vai sonhando…

    4. Avatar de tiago
      tiago

      15 a 20 onde e que arranjas isso nem 4g nem adsl teem esses valores

  5. Avatar de SAMUEL
    SAMUEL

    Ola. Inscrevi-me em Fevereiro no beta. Também recebi esse email mas não consigo terminar a compra. Continua a dizer que só meados a fim do ano. Alguém conseguiu finalizar a compra?

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Já atingiram os 31000 disponíveis para a Europa. Tens de esperar que abram mais vagas (provavelmente só depois de colocarem mais 240 satélites em orbita).

  6. Avatar de Starnaute
    Starnaute

    Ora aqui está a solução para eu trabalhar online a partir do meu barco no meio do oceano.

  7. Avatar de Omg not again...
    Omg not again…

    Cuidado com a questão da mobilidade porque segundo me lembro das regras deles… O serviço fica “bloqueado” ao local de inscrição. A menos que isto tenha mudado… Não podem aceder de outros sítios.

  8. Avatar de Nuno Miguel Fernandes
    Nuno Miguel Fernandes

    Pessoal paga 40 euros para ter ADSL de 2mb e acha caro e cão pagar 100€ para internet satélite? Vai lá vai!e nas aldeias que é só gente rica

    1. Avatar de jonas
      jonas

      O problema é que há quem não tenha acesso a ADSL, será assim tão difícil de acreditar?

      Convém sair um bocadinho da cidade e ver o que se passa à nossa volta…

    2. Avatar de Ângelo
      Ângelo

      Quem está na cidade provavelmente paga 700-1200€ para alugar um T1-T3… Na aldeia, paga 300-500€, poupa o suficiente para investir um pouco mais na internet, numa alternativa ao ADSL ou rede móvel, que podem nem sequer conseguir ter em certas regiões.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Isso era tudo muito bonito, se o pessoal que vai para o interior não fossem aqueles que vão porque a vida tornou-se demasiado cara para o ordenado deles na cidade

    3. Avatar de tiago
      tiago

      internet que realmente funciona

  9. Avatar de João Plácido
    João Plácido

    Já existem há muitos anos sistemas de internet via satélite (geoestacionário) de vários Operadores (Eutelsat, etc.) com distribuidores que por sua vez comercializam “pacotes” de acesso com várias características (algumas muito interessantes).
    São a única alternativa para muitos que nem ADSL, nem 2, 3, 4 ou 5 G têm e estiveram isolados durante décadas (tinham que ir a um café a longos quilómetros para “actualizar a sua ligação ao mundo”).
    Apesar de ter vários defeitos, esta internet via satélite só “descolou” quando os preços ficaram à volta de 19,95€/mês já com IVA e com a capacidade de não “parar” por limite de tráfego (situação irritante que também existe em vários Operadores convencionais).
    Velocidades de 16 a 100 Mb/s (download, porque o upload para o público em geral é fraquito: 1 a 6 Mb/s) e tráfegos preferenciais (“priorizados”) de 8 a 350 GB/mês (consoante os Operadores/tarifários) e a capacidade de não desligar da rede por excesso de tráfego.
    Alguns tarifários são bem mais caros, mas o de 20/25€ por mês é muito popular. E inclui nalguns casos o aluguer de harware a 0€ e a oferta de instalação convencional por um profissional. Até surgem campanhas em que nem taxa de activação única inicial se paga.
    99€/mês com 550€ de hardware, mais a instalação (nem toda a gente tem capacidade/habilidade/conhecimentos para instalar convenientemente), só vai ter sucesso para Empresas no interior que necessitem de baixa latência, velocidade simétrica, e dados totalmente ilimitados.
    Também as pessoas com grande capacidade financeira irão mandar instalar e 99€/mês para eles é como 50 cêntimos para nós.
    Alguns apaixonados da tecnologia vão fazer um esforço para pagar essa quantia desajustada da realidade portuguesa.
    Não que 99€/mês não sejam justos para um sistema destes, mas o mercado habituou as pessoas a preços muito mais acessíveis e o Starlink vai ser um nicho de mercado.
    Ainda por cima, por enquanto, e tal como a tendência dos outros Operadores de internet via satélite (geoestacionário) o sistema está limitado (por controle de coordenadas via GPS) a um único local (não se pode usar na autocaravana ou levar para férias. Talvez libertem essa possibilidade no futuro, para o público em geral, mas não vai ser o mesmo preço).
    Primeiro apanham o mercado que tem necessidade ou dinheiro e depois vão ajustar tarifários (com menos velocidade, por exemplo) para captar clientes adicionais.
    Um trunfo é contratar com Operadores convencionais do tipo PT, etc.:
    Aí já vão ter um volume grande de vendas porque o Operador vai subsidiar ainda mais todo o conjunto (o hardware custa cerca de 1500 $ para produzir e é vendido altamente subsidiado, senão quase ninguém comprava).
    Para quem não está por dentro dos assuntos, aqui fica uma resenha do panorama actual e um pouco do futuro.

    1. Avatar de P
      P

      Obrigado pela clarividência.
      Realmente estou a ver este tipo de soluções em:
      – Herdades (que por acaso são no interior e normalmente detidas por pessoas que até podem pagar os 100€/mês).
      – remote workers (creio que na zona de Monsanto/Idanha-Castelo Branco) há alguns, em que são pagos aos preços globais e trabalham em aldeias remotas
      – Explorações agrícolas onde os NBIoT ainda não chegam lá

      Já me aconteceu estar a trabalhar sem rede 4G e ter de fazer 5Kms para ter 7Mbps de 4G… tem de se planear com antecedência o que é que se quer fazer quando se tiver ligação à net! mas isso foi há praticamente 10anos…

    2. Avatar de tiago
      tiago

      “necessitem de baixa latência” o que achas que 500ms e pouco

  10. Avatar de Alex
    Alex

    Então quando o sinal estiver mais estável aos fulanos que moram em aldeias é só dividir com os vizinhos , fazem la uma mini rede e todos ficam felizes :P.

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Se forem poucos vizinhos e poucos equipamentos dá…
      O serviço tem muitas limitações no número de ligações permitidas. Imagina que abres 5 janelas do browser, o teu vizinho abre outras 5, mais as ligações de um telemóvel que está a verificar se há actualizações e em contacto com as bases das apps, vais atingir o limite e o serviço bloqueia a ligação para 1mbs e que só te permite ter 100 ligações em simultâneo (pouco mais do que o que faz um telemóvel normalmente).

      1. Avatar de airtup
        airtup

        treta, so disparates pah

      2. Avatar de eu2
        eu2

        Se usares vpn não transformas todas as ligações em apenas uma?

      3. Avatar de tiago
        tiago

        sabes que nao e assim que funciona a internet certo

  11. Avatar de Andre Silva
    Andre Silva

    O pessoal por aqui acha que os acessos á internet é tudo como os caseiros. É ligar para o operador e instalam o acesso de borla.
    A NOS cobrava pela instalação de fibra quase 8000€ mais a mensalidade, SÓ de Internet. Isto numa localização remota sem fibra de qualquer outro operador. Ainda acham a starlink cara.
    Além de que num acesso empresarial pagam o aluguer do router do Operador.

    1. Avatar de Naopossodizer
      Naopossodizer

      Mas esse preço é normal, porque se eles não cobrarem pela passagem da fibra iam estar sempre no prejuízo, nas grandes cidades esse custo é divido por todos os clientes da zona.

      1. Avatar de tiago
        tiago

        cada produto de starlink custa 1500 para ser fabricado e vendem a 500, ja o preco de fibra e verdadeiramente um absurdo

  12. Avatar de Rui
    Rui

    Acho piada a malta dizer que isto é caro a comprar com fibra, obviamente que é, mas isso não é o mercado que concorre, concorre com ADSL de 2 ou 4 mb, em que há muita pessoa disposta a pagar mais para ter melhor, isto porque sim, há pessoas no meio do nada com dinheiro para isso, depois há as empresas e coletividades em áreas remotas, em que provavelmente já pagam isto ou mais para uma linha ADSL dedicada com performance muito inferior.
    É depois existe aquele público, que passou a estar em teletrabalho a 100% e que paga uma renda elevada numa grande cidade que pode ver nisto uma forma de se mudar para a casa de campo que a avó tinha no meio do nada, em que deixa de pagar 800 euros de renda e provavelmente faz um empréstimo de reabilitação de imóvel por 200 ou 300 mês…
    Existe mercado, agora só porque a solução não é de encontro às necessidades de 70%+ da população não venham dizer que não faz sentido…

  13. Avatar de Naopossodizer
    Naopossodizer

    Quando alguém fizer as contas ao custo de levar os satélites pro espaço, o custo dos satélites, e duração de vida do satélite que é 3 a 5 a anos, custo da infraestrutura aceder a NET (porque paga se), o número máximo de pessoas ligadas a cada satelite, e o número máximo de pessoas que vão aderir ao serviço.
    Vão ver que algo não bate certo.
    Já existe concorrentes com serviço mais barato, mas com pings maiores, não dá pra jogar mas nenhum jogador vai jogar por satélite na mesma….

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Para o espaço? lol.. a starlink é mais espaço sideral..

    2. Avatar de tiago
      tiago

      claramente um jogador consegue jogar com adsl de 1 mega certo

  14. Avatar de Emanuel Barros
    Emanuel Barros

    100€ é bastante razoável. Internet é um dos maiores impedimentos de arranjar uma casa longe de um centro urbano! E quando digo longe não é preciso ser muito longe…. Até para empresas.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Havendo o 4G em praticamente todo território nacional, este produto nao tem utilidade nenhuma em PT.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        4G em praticamente todo o território?? Essa foi depois de um copo de vinho certo?

      2. Avatar de Carolina Costa
        Carolina Costa

        tens que sair mais de casa e ir mais para certas zonas do país, vais ver que não ter rede é uma coisa normal em muiitas zonas remotas do país

      3. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Grande mentira.

      4. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        Claramente, fim de semana passado perto de Tomar os 4G serviram muito bem, 0.9mbps e 100ms

      5. Avatar de tiago
        tiago

        4g com data caps com velocidades estupidas e trafic shapping absurdo claramente este produto nao tem utilidade nenhuma

  15. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Eu vou, finalmente posso trabalhar da terrinha e poupar 300€ de renda e ainda fico com um qualidade de vida melhor

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Se trabalhares online…senão a essa “poupança” de 300€ tens subtrair também o gasto em deslocações para o trabalho e outras despesas inerentes! No fundo e contas bem feitas…não poupas nada! E o mais certo é a despesa aumentar em vez de diminuir…

  16. Avatar de António
    António

    E quando há uma falha? Recorremos a quem? Há apoio pós venda?

    1. Avatar de Vítor M.

      Penso que para operarem em qualquer país t~em de ter todos os recursos obrigatórios. O pós venda é um deles. Agora, tudo online, parece-me. Mas não difere de grande parte dos nossos serviços que temos por cá.

    2. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      O serviço deles é online ou por telefone (daqui é preciso saber francês/inglês e pagar uma chamada para França, em breve será possível fazer para Espanha, talvez antes do final de 2022 seja possível ligar para o Brasil, para usar o português).
      Falhas, costumam ser temporárias. Há alturas do dia em que a antena falha, devido à incidência do sol. Há o outro problema que é a antena ter de ficar fixa e não se poder deslocar para outros locais, o que será uma limitação para auto-caravanas.
      Além de que exige uma fonte de 450w para ligar o router e a antena.

  17. Avatar de Filipe C
    Filipe C

    Sistema muito caro, com mensalidade estupidamente cara, sendo que nem garante estabilidade dado que irá ter periodos de blackout, provavelmente como em tudo o que dependa de satélites, poderá ter interferências consoante o estado do tempo…
    Se alguem está mesmo entusiasmado com isto por cá, só pode ser por fanatismo. Com 50 euros já se tem tarifários com trafego ‘ilimitado’ de operadoras moveis podendo ser usado em qualquer parte do país onde haja cobertura de telemóvel, sem depender de eletricidade (usando no telemovel, hotspot, etc), nem de mini parabólicas.
    Claro que temos zonas sem cobertura 3G e 4G onde nenhuma das 3 operadoras lá chega nem por ligaçao telefónica, apesar deste cenário ser algo muito muito raro hoje em dia.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sem dúvida, é muito caro para o que temos em alternativa. Mas tem algumas aplicações muito interessantes. Por exemplo, temos um grupo de amigos que duas vezes por ano faz umas expedições por algumas zonas montanhosas e quase sempre internet (assim como sinal de GSM) é para esquecer. Este tipo de serviço pode ser muito importante. Como podemos comprar e suspender e reativar como quisermos, pode ser uma mais-valia em muitos cenários. Para o dia a dia em zonas urbanas e mesmo suburbanas, até mesmo em zonas do interior menos equipadas, é estupidamente caro.

      1. Avatar de Vitor Tavares
        Vitor Tavares

        Nesses cenário (e outros parecidos) estou de acordo que pode ser bastante útil! Mas acho graça a alguns comentários acerca da utilidade em “zonas remotas” em que a tecnologia existente é “lenta”! Nessas “zonas remotas” isto só será útil para empresas ali localizadas…porque todos sabemos que o chamado “interior” do País está cada vez mais isolado e é habitado (maioritariamente) por pessoas idosas,com muita iletaracia e a que esses serviços de nada valem. Se até as agências dos CTTs e bancáris vão encerrando aos poucos…

        1. Avatar de Vítor M.

          Essa parte temos de avaliar com algum cuidado. O interior norte, onde cada vez há mais turismo de habitação e turismo rural, não está assim tão desertificado. Mas não me aprece que seja algo, pelo menos para já, que vá ser uma “salvação”.

          1. Avatar de Vitor Tavares
            Vitor Tavares

            Continuo,em parte,de acordo…mas também sabemos que o turismo rural é,por enquanto,bastante sazonal e mesmo o chamado turismo de Inverno na Serra da Estrela é em muitos anos,talvez devido às alterações climáticas,quase inexistente na sua forma “normal”! E neve artificical não é a mesma coisa…abc. O Douro vai aguentando…mas por lá os problemas de conexão são muito raros!

          2. Avatar de Vítor M.

            Sim, é sazonal, é verdade. Tens o Carnaval, tens as férias de Páscoa, tens as férias de verão, tens a passagem de ano. Há ali alturas em que se facto estas nossas fantásticas zonas do interior são bastante mais povoadas. Contudo, lá está, esta tecnologia da SpaceX vai fazer falta, mas não nestes preços.

      2. Avatar de Manuel da Costa
        Manuel da Costa

        Não ajuda grande coisa. Ao mover a antena mais de 1km para fora da zona de registo, o sistema bloqueia o serviço até ser possível fazer uma reactivação… por telefone ou internet.
        Dá para terem uma no acampamento e pouco mais.

      3. Avatar de Manuel da Costa
        Manuel da Costa

        Falta dizer que precisam de levar um gerador para a montanha… são precisos 450w de potência para ligar o equipamento. Nem a bateria da maioria dos automóveis consegue suportar o que é preciso.
        Isto é mesmo para estar fixo numa casa de uma zona rural.

    2. Avatar de tiago
      tiago

      trafego ‘ilimitado’ a 1 mega nao e trafego ‘ilimitado’

  18. Avatar de francisco
    francisco

    Fiquei genuinamente interessado, até ver o preço.

  19. Avatar de Chacal
    Chacal

    Se pagar um dinheirão por NET é solução, então Portugal não está em crise.

  20. Avatar de Ivo Pinto
    Ivo Pinto

    Boa! 100€/mês é um bom preço. Cá na aldeia um contrata o serviço e partilha com 3 vizinhos. 25€/mês a cada um é um preço bastante razoácel.

    1. Avatar de Yolo
      Yolo

      E depois quem não paga os últimos 10 cêntimos? Pois, aí é que vai dar barraca…

      1. Avatar de Ivo Pinto
        Ivo Pinto

        é o subscritor do serviço 🙂
        50 mbpss dá bem para 4 casas que estavam habituadas a 2-3mbps

    2. Avatar de Ricardo Gonçalves
      Ricardo Gonçalves

      Tuga a ser Tuga ahahah

      1. Avatar de Ivo Pinto
        Ivo Pinto

        Isto é aquilo de que tanto se fala: “igualdade de oportunidades” 🙂

    3. Avatar de tiago
      tiago

      exatamente e so necessario uns Sistema Mesh TP-LINK Deco X20 e consegues por toda a gente com net na tua rua

  21. Avatar de Joaquim Pedro Gonçalves Silva
    Joaquim Pedro Gonçalves Silva

    Too expensive

  22. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    O pessoal do interior que mora perto de alguma cidade não podem fazer algo tipo isto?

    https://youtu.be/5bo5yyIcjlc

  23. Avatar de Daniel
    Daniel

    Anda aí muita confusão!
    O Starlink é um produto para um nicho de mercado… neste momento…. não é para fazer concorrência, pelo menos para já às operadoras nos centros urbanos ou em zonas já cobertas com ADSL ou fibra.
    Este produto é uma alternativa para zonas remotas normalmente rurais onde as operadoras consideram não ser viável investir em infraestrutura moderna para meia dúzia de potenciais clientes.
    Em Portugal, se calhar, nem nos podemos queixar muito, uma vez que comparado com outros países da Europa até nem estamos muito mal na cobertura de telecomunicações salvo em algumas regiões do interior.
    O alvo deste produto são regiões remotas em terra e por exemplo oceanos.
    Se fizerem um esforço, e pucharem pela carola, vão perceber que há um mercado de biliões para o Musk explorar só em transportes marítimos, ferroviários, aéreos e até nos carros tipo os Teslas ou concorrência.
    Se quiserem ler um bocadinho vejam este artigo one a SpaceX pede autorizxaçõa antenas de alta performance para uso em veículos, uso maritimo e aereo:
    https://min.news/en/tech/a38ae861b4728e4e3be2dd5c686ab28c.html
    Chamo a tenção também para este documento oficial da FCC one vem tudo explicadinho ao detalhe:
    https://fcc.report/IBFS/SES-LIC-INTR2021-00934/3877177.pdf

    Em relação ao que já tenho visto escrito sobre os sistemas VSAT, penso que muito provavelmente nunca trabalharam com um sistema desses porque estamos a comprar literalmente a Estrada da Beira com a beira da estrada.
    Começo por clarificar que além de outras funções, sou administrador local de uma rede IT a bordo de uma plataforma petrolifera a operar no Golfo Pésico, onde neste momento o nosso elo de ligação ao mundo (onde estou neste momento a escrever este texto) é uma ligação VSAT.
    As características de ligação são as seguintes:
    Downstream 4Mbps / Upstream 2Mbps ,latência média 650ms, jitter 32ms.
    Este serviço tem de dar para 20 computadores de trabalho, servidores, telemetria dos furos e respectivo equipamento de perfuração, além de serviço de internet para uma média de 80 pessoas (pode chegar às 120) a bordo.
    Escusado será de dizer que a internet nlaguns periodos do dia é uma miséria.
    Mais, se sonhassem quanto a empresa paga…. para não revelar dados confidenciais concretos, posso só dizer que a caução do Luís Filipe Vieira não chega para pagar a conta da internet da frota da minha empresa por ano.
    Claro que o serviço inclui, não só o link mas também serviços de segurança entre outras coisas, mas o grosso do montante vai para o VSAT link.

    O que posso dizer é que a comunidade offshore está bem atenta a esta tecnologia, e estamos na linha frente para Beta testers and Arabia Saudita assim que as autoridades locais permitirem o serviço
    Se quiserem ter uma ideia de quantos navios e infraestruturas marítimas estão em tempo real activas vão ver o site https://www.marinetraffic.com e imaginem só 10% a usar o sistema quanto é que este negócio não vai render só no mar, e poder financiar a evolução para um produto mais robusto, mais barato e no futuro a médio prazo poder a capacidade de dar uma tareia em algumas operadoras, nacionais e estrangeiras.

    Não fiquem ofendidos, pelo Musk pedir 500 paus pela antena e 100 paus pela mensalidade, se vivem na cidade, ou perto este produto não é para vocês, além disso neste momento o Starlink também não é para quem quer, é só para quem pode, e está disposto a ser Beta Tester com todas as vantagens e principalmente todas as desvantagens de estar a testar uma nova tecnologia!

    1. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Falas muito mas sabes pouco da realidade do país. Não é só no interior. Moro no Algarve, onde o povoamento é em geral DISPERSO. Sabes de algo? Não há net decente aqui na EN125. PONTO. Só nas cidades. A melhor internet aqui é ADSL com velocidades de download de 1Mb/segundo e upload de 400kbs. A 4G dá 300ms de ping, e baixas a menos de 1MB, a 3G idem. Pago o mesmo que todos os portugueses pelo pacote MEO, NOS ou Vodafone sem tirar proveito porque até a box da TV tem lag!. Starlink e é para já!

  24. Avatar de Ale
    Ale

    A quantidade de parvalhões portugueses que não conhecem Portugal é incrível.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Maior parte nem de casa sai, quanto mais da cidade..

  25. Avatar de pj Correia
    pj Correia

    + 1 x u l o….

  26. Avatar de Luís Espírito Santo
    Luís Espírito Santo

    Portugalé um país sui generis, habitado por um povo ainda mais especial. Leio muitos (esmagadora maioria) comentários em que os que os produzem estão muito preocupados com o acesso à Internet nas suas regiões visto que a oferta actual os deixa descontentes. E vêm no Tesla da Internet a sua salvação. Pagar 1200 euros por ano por um projecto de Internet que nem conhecem não os preocupa. Pagar 1/6 do salário mínimo só para aceder à Internet é “peanuts”. Se o pão aumenta 1 cêntimo “cai o Carmo e a Trindade”. O Costa sabe bem como deve “rebenhar” este povo. Ainda falavam dos 3 F’s…..

    1. Avatar de tiago
      tiago

      sabes que muitos portugueses pagam cerca de 9600€ so para poderem viver na cidade enquanto no campo podias pagar simplesmente 3600€ mas isto so sou eu a dizer certo

  27. Avatar de pj Correia
    pj Correia

    totalmente de acordo.
    há muito tempo que acho o mesmo, em Portugal querem todos andar de “nikes” quando o país (todos nós) nem produz para umas “sanjo”.

    1. Avatar de Ricardo Silva
      Ricardo Silva

      Outra coisa não seria de esperar quando uma considerável “maioria” segue voluntaria e descontraidamente o programa de obsolescência programada que as empresas implementam em muitos aspectos da vida quotidiana. O exemplo das comunicações móveis com os telemóveis é gritante. Sai o “novo modelo” e o que têm já é um charuto que não serve para nada (mesmo que a maioria das pessoas não aproveite 70% da capacidade de processamento do modelo em questão), e nesse caso, dois anos de utilização é literalmente tempo demasiado para usar um modelo “velho”. Depois queixam-se que existe muito lixo no planeta. Depois são todos a favor de “solucões inovadoras” (a salvação do povo) e os outros que sigam a tendência.

      Bom senso e caldos de galinha neste PT à beira mar plantado estão em baixa de stock – infelizmente.

      Novo riquismo instituido – o que cai bem nos propositos das empresas.

  28. Avatar de Brinkley
    Brinkley

    Já sei disto há pelo menos cerca de um mês, na altura a única forma de consultar a cobertura era usando as coordenadas GPS que o Google Maps dava.

    Seja como for, não compensa minimamente, penso até que hajam outras soluções satélite mais baratas (seja como for, embora a solução da Starlink possa ser um pouco mais avançada, não compensa o preço, tendo em conta os avanços tecnológicos a nível de cobertura das telecomunicações em Portugal).

    Isto só será útil para casos extremamente excepcionais (áreas remotas e extremamente isoladas).

    Estou certo que tecnologias como a fibra óptica em Portugal vão chegar a um ponto de cobertura de quase 100% em todo o território, reduzindo assim a utilidade e potencial deste serviço (Starlink) em Portugal (a conversa só poderá ser outra, se falarmos de Google Fiber ou algo semelhante, só aí é que haveria potencial para maior competitividade).

    Isto poderia ter utilidade em países de terceiro mundo (África ou assim), mas não sei como iria ser viável (a menos que houvessem financiamentos por partes de governos, como aconteceu com a Tesla/SpaceX que foram ajudadas/financiadas pelo governo americano, mas os EUA são um caso excepcional, ao contrário deles, nós na Europa temos regras e menos flexibilidade para as mudar).

    1. Avatar de tiago
      tiago

      tais como locais onde as empresas portuguesas acham que existe pouca populaçao e nao querem por fibra mas continuar a sonhar e sempre bom eu ja vou fazer a minha reserva porque 8 anos a esperar de fibra ja e demais

    2. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Não sabes do que falas. Apenas as cidades e algumas localidades tem cobertura ACEITÁVEL aqui. É a melhor solução para muitos no Algarve. Não há sequer fibra aqui e moro mesmo ao lado da EN125. A ADSL dá um lag descomunal, nao aguenta sequer a TV. 3G e 4G baixo a menos de 1mb/s. Alem disso para alugarmos casas a turistas sem internet é como vender carroças no sec21. Não são zonas tão excecionais como o que dizes. Agora que tenho opção, ou a NOS e a MEO me baixam o valor da conta PROPORCIONALMENTE à velocidade que tenho de Net ou perderam um cliente. Starlink all the way.