Utah quer bloquear pornografia nos telemóveis e tablets

27 Comentários

Os legisladores do Utah, Estados Unidos da América, estão a considerar, havendo já um projeto de lei, a possibilidade de bloquear a pornografia de todos os telemóveis vendidos no estado. O objetivo é que sejam adicionados recursos que bloqueiem os conteúdos.

A ser assinado, o projeto de lei irá ser aplicado a todos os telemóveis vendidos no estado a partir daí.

Utah quer proibir pornografia

Utah quer bloquear pornografia em todos os telemóveis

A pornografia é tema de sensível abordagem, por tudo aquilo que a rodeia e pelas suas encrencas legais. Aliás, várias são as vezes que ficamos a conhecer casos de conteúdos não convencionais, bem como redes de pornografia infantil completamente ilícitas, por exemplo. Então, alguns países tentam limitar o acesso à pornografia, apertando as leis.

Nesse sentido, o Utah está a considerar a possibilidade de bloquear a pornografia em todos os telemóveis e tablets vendidos no estado. Isto seria concretizado através de filtros de conteúdo, de forma a garantir o bloqueio da pornografia.

A proposta de lei exige que todas as fabricantes cumpram este requisito, estando sujeitas a enfrentar até dois mil dólares de multa. Além disso, serão penalizadas se alguma criança tiver acesso, a partir dos seus produtos, a “material nocivo”.

Utah

Assunto sensível que reúne opiniões divergentes

A ideia do projeto de lei tem recebido reações díspares. Os apoiantes alegam que a medida surgirá como uma proteção para os mais novos, que se podem ver expostos a conteúdo pornográfico.

Como explica Susan Pulsipher, não é difícil que uma criança encontre conteúdos pornográficos estando a navegar na Internet ou mesmo estando a procurar por eles. Para a representante republicana, uma criança exposta a pornografia verá as suas interações sociais afetadas a longo prazo.

Isto é apenas um passo na direção certa.

Disse Susan, reconhecendo que a lei não é a solução completa.

Além disso, também outras organizações se têm manifestado positivamente. Desde os líderes da Igreja que têm ressalvado os “danos da pornografia”, aos legisladores do estado que se têm dirigido à pornografia como uma crise de saúde pública, até ao grupo anti-pornografia National Center on Sexual Exploitation que defendeu, pela voz da diretora executiva Dawn Hawkins, que o estado:

…aprovou uma solução crítica e de senso comum para ajudar a proteger as crianças vulneráveis.

Por sua vez, os opositores consideram que se trata de uma invasão à liberdade de expressão. Samir Jain, por exemplo, diretor político do Center for Democracy and Technology, considera que, ao filtrar conteúdos legais, o estado levanta “imediatamente as bandeiras da Primeira Emenda”.

O governador republicano Spencer Cox tem até dia 25 de março para vetar ou assinar o projeto de lei que irá, segundo a sua porta-voz, “considerar cuidadosamente”. Entretanto, ainda que Spencer Cox assine o projeto de lei, o estado não poderá implementá-la, a menos que outros cinco estados promulguem uma lei semelhante.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de IRRD
    IRRD

    e venda de arma?

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      Ah isso não tem problema, é defesa pessoal LOLOLOLOL

      1. Avatar de AqueleAmigo
        AqueleAmigo

        +1 lolol

    2. Avatar de RM
      RM

      e a venda de tabaco !?

      1. Avatar de FAR
        FAR

        E alcool? E drogas? E a violência na TV? E a violência em casa?
        Isto é o equivalente a banir o uso de facas por se tratarem de objectos perigosos (ironia com a situação da venda de armas intencional), ou seja, absurdo.

        Fala mais alto o $ e os lobbys. Faz-se uma experênciazinha num estado “retrógado” e tendencialmente republicano com a nova tech, observa-se o resultado / eficácia e quando “barulho” é que levanta. Se for bem sucedido aplica-se em larga escala, se não for ataca-se noutra frente.

        1. Avatar de Euéquesei
          Euéquesei

          Essa do estado retrógrado e republicano tem muita piada.
          Sabia que as piores cidades dos EUA são todas governadas por democratas?
          Sabia que está em curso um êxodo de pessoas da Califórnia para o Texas, esse estado retrógrado que fala?
          Não sabia? Já sabe, já ganhou o dia.
          Informe se antes de dizer disparates para depois não fazer tristes figuras.

    3. Avatar de PORTUGAL
      PORTUGAL

      Que tem?
      Pessoas más vão ter armas de qualquer jeito… olha para os bairros de lisboa por exemplo.

  2. Avatar de MACnista
    MACnista

    A seguir vão obrigar esses americanos a ver a Bambi, o Tom & Jerry, o Coiote e o Papaléguas, e… e… OK!!! 🙂

    1. Avatar de iMF
      iMF

      Não porque é violência contra animais.
      Só podem ver o Oliver e Benji caso, seja adicionado a série um protagonista de cada raça e etnia, sexo e genero.

  3. Avatar de A.F.
    A.F.

    Não falem muito porque as probabilidades de chegar a Europa é muito grande.
    O argumento para tal será a protecção de menores, bla bla bla bla…….

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      … pois pois… shiuuuuu!!! LOLOL

  4. Avatar de FAR
    FAR

    E que tal usar qualquer uma das várias ferramentas disponíveis gratuitamente de controlo parental para os aparelhos que dão às crianças? Que lógica da batata este bloqueio. Porque não bloquear os computadores? Os canais de TV?

    Mas quem é que tem estas ideias e quem é que as aprova?

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Simples… quem tem estas ideia e quem as aprova são geralmente “infoanalfabetos”… que não percebem nada de nada e não se preocupam por perceber. No final de contas, somos nós que os colocamos lá….

  5. Avatar de Luis
    Luis

    pode funcionar para os pais que compram um telemóvel aos filhos, mas os adultos irão comprar o telemóvel no estado vizinho que não tem as limitações
    tecnologicamente não sei como podem fazer isso, instalam uma VPN nos telemóveis com bloqueio de conteúdos, obrigam as operadoras do estado a fazer esses filtros
    em casa com WIFI já será possível ?

  6. Avatar de AJ
    AJ

    Os rednecks não vão gostar da notícia lol

    1. Avatar de eurodoid
      eurodoid

      acho que é mais ao contrário…

  7. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Não me surpreende em nada!! Só mais uma ideia americana (estúpida e ineficaz)!!

    1. Avatar de PORTUGAL
      PORTUGAL

      Falou o gajo que vive em portugal…

  8. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Depois falam da China ….. cada vez mais estão a ficar como eles….

    1. Avatar de Rafilda
      Rafilda

      Falam da china mas sonham e muito ser como ela ou pior. Havemos de lá chegar. Sempre com muita justificação. E nós iremos deixar.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Agora disseste tudo!!

  9. Avatar de adbu
    adbu

    O problema é que isto é o abrir de uma caixa de pandora que acabará por bloquear todo o conteúdo que não for de acordo com o do regime vigente.

    1. Avatar de leme
      leme

      mas… isso já acontece agora

  10. Avatar de Tuga
    Tuga

    Regressam as revistas da Gina, Tânia e afins. Só parvoíces.

    1. Avatar de A razão manda o corpo vai atraz ...
      A razão manda o corpo vai atraz …

      Eu já disse isto antes mas cá vai outra vez,
      Se alguém, um dia, inventar um estupidómetro e criarem um imposto sobre a estupidez vão haver países a pagar a divida externa de uma só vez !

  11. Avatar de Mus
    Mus

    E uma bola de neve com um chapeuzinho vai aguentar muito tempo no Nono Círculo do Inferno…

  12. Avatar de A razão manda o corpo vai atraz ...
    A razão manda o corpo vai atraz …

    E o resto do ppl vai do tipo T´Utah é doido ! HAHAHAHAHAHA ! Como se eles conseguissem fazer isso !