Unboxing Starlink: A internet da SpaceX chegou a Portugal

107 Comentários

Depois da SpaceX ter lançado o primeiro conjunto de 60 satélites a 23 de maio de 2019, o projeto Starlink começou a desenhar uma rede global de internet. Elon Musk prometeu internet em praticamente todo o planeta quando os 12.000 satélites Starlink estiverem a operar na órbita baixa da Terra. Até à data foram já lançados cerca de 1700 satélites o que permite a mais países receberem o serviço. Portugal já está contemplado.

Hoje recebemos o kit da SpaceX e já o temos a funcionar. Este é um unboxing Pplware ao projeto mais ambicioso para levar internet aos 4 cantos do planeta.

Imagem antena Starlink da SpaceX. Internet por satélite já em Portugal


Em fevereiro deste ano, a SpaceX abriu para Portugal a pré-encomenda do kit Starlink. Depois de algum tempo à espera, e de prazos nem sempre cumpridos, o kit lá chegou. Foi esticar cabo, colocar no telhado para ter espaço amplo e seguir os passos. Internet já há!

 

O kit Starlink é simples traz o indispensável

Conforme demos a conhecer, a SpaceX, em outubro de 2020, iniciou um programa beta público para a Starlink, com serviço ao preço de 99 euros por mês. Além disso, existe um custo inicial de 499 euros para solicitar o kit Starlink, que inclui uma antena parabólica, um router WiFi, fonte de alimentação e cabos.

A curiosidade era, obviamente, grande para perceber como funcionaria esta “nova internet”.

Basicamente é esticar cabo, colocar a parabólica num ponto o mais expostos ao céu aberto possível, descarregar a app Starlink e seguir os passos.

A aplicação começa por nos orientar o local onde deve ser colocado o prato. Quando mais aberto for o espaço, melhor a receção.

Aliás, a app solicita que façamos o teste após termos dado o nome à nossa rede Wi-Fi Starlink.

 

Starlink em Portugal: 150 Mbps não é nada mau!

Com a área desimpedida, o resultado do teste irá mostrar que não existem obstáculos para a captação do sinal de satélite. Caso algum obstáculo seja detetado, o sistema a correr na app irá informar que de x em x tempo haverá uma quebra no sinal. Portanto, quando mais exposta estiver a antena ao céu aberto, mais qualidade de sinal terá.

No nosso caso, na varanda do escritório não resultou, tivemos mesmo de ir para o telhado e afastar para zona completamente desimpedida.

Agora que já há sinal Wi-Fi, a ideia é ver a qualidade da internet que nos chega aos diapositivos. A aplicação tem uma ferramenta de teste de velocidade. Estes foram os valores conseguidos:

Os dados obtidos na app Starlink mostraram que conseguimos ter uma ligação com 51 Mbps de download e 13 Mbps de upload.

Contudo, e para termos um termo de comparação com outros testes usando a mesma ferramenta, fizemos novos testes com a app Speedtest com servidor em Lugo (Espanha) e ao servidor da MEO em Lisboa:

Portanto, “aos olhos” desta app, conseguimos uma velocidade de download de 143 Mbps e de upload de 13,9 Mbps no servidor de Lugo. A latência, através da ferramenta ping, foi de 85 ms. No caso do teste ao servidor MEO, as velocidades foram melhores. Conseguimos 247 Mbps de download e 16,5 Mbps de upload. A latência, através da ferramenta ping, foi de 98 ms. Perante estes dados, não são excecionais, é verdade, mas para o mais trivial, e até usar para entretenimento, não está nada mal.

Agora é usar e abusar, afinal o preço assim o exige. Fazer uns testes mais “radicais” e puxar pela capacidade da tecnologia criada pela SpaceX.

Comentários

107

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    Por 99€ vão ter o que a Maria teve no meio do centeio!

  2. Avatar de Tiago Teixeira
    Tiago Teixeira

    Viva Vitor. Testa as rotas internacionais sff
    Faz ping a sítios como China, Portugal, América, Australia e compara com os pings que obténs com fibra nacional. O starlink faz comunicação entre os satélites em vez de usar as rotas terrestres. Seria extremamente interessante ver se com o starlink consegues ter menos latência a sítios extremamente longínquos.
    90ms de ping de Portugal para Espanha (Lugo, foi o servidor que escolheste para correr speedtest) é “mau”, mas imagina que tens 90ms de ping de Portugal para o Brasil?
    Mostra traceroutes e afins. Tenho mesmo interesse em saber como está estruturada a rede do starlink

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, vou fazer isso sim. Este foi um primeiro olhar para a tecnologia. Agora vou tentar explorar um pouco mais. Esses inputs são importantes, obrigado.

      Update: teste ao servidor da MEO, os valores já são diferentes.

      1. Avatar de rui
        rui

        e umas chamdas voip / sip o jitter parece bom talvez aguente com esse ping
        é possível ter ip fixo e ipv6? é um bom fallback para redundância de operador

  3. Avatar de Mitra
    Mitra

    Pings de 90 é mau, vi reviews na América e lá tem 20ms de ping.

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Depende de onde está a antena de distribuição. É que os satélites ligam-se a uma antena terrestre, a mais próxima está em França, em Fevereiro a de Espanha deve estar operacional já baixa mais qualquer coisa.

      1. Avatar de Vítor M.

        Em breve teremos pings bem mais baixos.

        1. Avatar de Daniel Vilabril
          Daniel Vilabril

          sim, como os novos satélites e também o novo kit vai ser possível. já há outros operadores de satélite com pings bem mais baixos. Também acredito que há medida que mais clientes se liguem à plataforma, os valores venham a ser revistos em baixa.

  4. Avatar de s_junior
    s_junior

    Feliz por haver mais opções, triste por saber que haverá mais lixo electrónico no espaço.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    lol 99 euros para ter pior net do que eu tenho com 29 euros por mes. Ok next

    1. Avatar de Vítor M.

      Óh… a beira da estrada, com a estrada da beira. Muito gostam de misturar as coisas!!!

      1. Avatar de Ana Santos
        Ana Santos

        exacto, misturar 99 euros com os 29, para se ter um serviço pior!

        1. Avatar de Vítor M.

          Um comentário sem nexo, totalmente despropositado e que demostra falta de noção.

          1. Avatar de Filipe Coelho
            Filipe Coelho

            Sr. Victor M., não adianta… Apesar do vosso esforço constante para informar as pessoas, muitas preferem escolher a ignorância e a burrice.

            Aproveito o comentário para deixar uma sugestão: testar o serviço em jogos. Por embora a velocidade não seja o mais importante nesses casos, a latência pode ser decisiva. Nesses casos, tendo a estação terrestre mais perto do servidor do jogo pode trazer benefícios.

            Obrigado pelo bom trabalho.

          2. Avatar de AJ
            AJ

            Para malta que vive literalmente no meio do mato e não tem serviço é fantástico… certamente que daqui a 2 ou 3 anos esse valor desce para metade…
            Na aldeia onde moro se não tivesse 4G da NOS e se quisesse uma largura de banda decente teria de optar pela Starlink.

        2. Avatar de rui
          rui

          á zonas que pagas quase 50€ e tens 1mbit/128kb talvez não seja tão mau quanto isso

        3. Avatar de Técnico Telecom aturar ig
          Técnico Telecom aturar ig

          Isto apenas demonstra tamanha ignorância.

          Este serviço destina-se a clientes, que possam adquirir, e que tenham casas e/ou empresas em zonas completamente remotas.
          Temos milhares de empresas que ligações ADSL/HFC/FO não chegam ou nem sequer existem na zona e a única alternativa que tem é MiniLink & Airmux ( quando existe LOS – Line of Sight), o que custa 100€ + IVA por mês só por 20mbps por ser uma ligação dedicada.

          Por isso isto não está mau para quem não tem qualquer outra opção

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      alhos e bugalhos…

    3. Avatar de JR
      JR

      Estás a comparar coisas sem nexo algum…
      Se não percebes o projecto em si, estuda primeiro

    4. Avatar de Alex
      Alex

      Em lugares aonde nem rede movel há quero ver a contratar um serviço desses a 29€. Este tipo de serviços serve mesmo para isso…. Para não falar na mobilidade……

    5. Avatar de David Diogo
      David Diogo

      Se a ideia é ter a pior net do mercado, coloquem a NOS e a sua “Fibra” a NOS está a fazer um excelente trabalho nesta área, eles tem se aplicado bastante para garantir que são os piores, para quê pagar 99 quando podes pagar 29 pelo pior serviço?

    6. Avatar de Ricardo Cristina
      Ricardo Cristina

      Miguel, nota que podes ter essa mesma velocidade no “cú de judas” onde não há rede de coisa nenhuma. Ligas um gerador ou uma UPS e tens internet decente, e hoje há uma fracção dos satélites pretendidos para o objectivo de 12000 deste projeto.
      Ai sim, não tens rede de telemóvel mas fazes uma videoconferência como se tivesses ligado por linha terrestre.
      Está em fase Beta com algumas pessoas normais, na fase Alpha ainda terá sido pior nos testes dos fulanos da StarLink.

  6. Avatar de kodiakshadows
    kodiakshadows

    “… conseguimos uma velocidade de download de 143 Mbps e de upload de 13,9 Mbps…”
    Só pode ser anedota, eu com £30 por mês tenho 500Mbps de Download e de Upload á mesma velocidade, e só não tenho um 1Gb ps por £36 porque não tinha interesse.
    Muito lento para o que se paga a não ser que seja para ter num casebre lá na aldeia porque na cidade não vejo interesse. Tudo muito caro em Portugal

    1. Avatar de Vítor M.

      Calma, vê o update aos valores. E ainda estamos a falar de um sistema em fase beta, deixa o número de satélites aumentar e eventualmente o valor da mensalidade baixar. Estamos perante uma tecnologia “nova” 😉 calma.

      1. Avatar de Gomez Santo
        Gomez Santo

        Chamar de tecnologia “nova” a algo inferior é novidade.
        Ah e bem mais caro e com pior qualidade.

        1. Avatar de Vítor M.

          Ou estás distraído, ou tens estado hibernado. Estamos a falar de tecnologia de ponta. Estamos a falar em inovação, em salto tecnológico. Não te baralhes sff.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Qual é servico de internet por satélite que é mais barato e com melhor qualidade?

    2. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      O serviço é destinado aquelas zonas onde não há fibra.
      Talvez, num futuro distante (15 a 30 anos) seja possível de usar facilmente e por preços inferiores.

    3. Avatar de Adriano Cardal
      Adriano Cardal

      O Musk referiu que este serviço não é para substituir a tradicional “land line”, é para ter serviços em zonas onde não existe nada, nem 4G, nem ADSL, nem fibra/HFC…

      link: https://telecom.economictimes.indiatimes.com/news/starlinks-internet-speed-will-double-to-300mbps-by-this-year-says-elon-musk/81167608

    4. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Que comentário mais burro

    5. Avatar de AJ
      AJ

      Pela comentário entendo porque emigrou kodiakshadows… cérebros desses só estão a ocupar espaço onde estão e começo a entender o Boris Johnson e a sua politica em relação à migração…

    6. Avatar de Ricardo Cristina
      Ricardo Cristina

      O melhor disto é poderes ter em Lisboa, no Algarve, no casebre, etc.
      É só recolher o kit e levar para outro lado.
      E isto tudo é agora, com os 12000 satélites vamos ter uma cobertura muito mais constante e uma “rede” mais ampla, abrangente e estável.

    7. Avatar de Danilo
      Danilo

      Vai pra Amazônia e testa a sua internet de 30 Libras pra ver se funciona, hehe

  7. Avatar de Helio
    Helio

    Boas, 499 o kit + 99 por mês? A sério? Ninguém acha isto um roubo? 499 eur pago 1 ano e meio de fibra em casa com TV… Abraço

    1. Avatar de Vítor M.

      Só paga quem quer e bem usado, nos cenários certos, faz o que outros serviços não fazem 😉 agora pensa.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Mas tu tens fibra em casa, há quem nem adsl tenha e as vezes com 4G intermitente

    3. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Há quem tenha 2 linhas de adsl, cada uma a ordem de 0,9 downlod e 0,6 upload e pague 100,00… ouvi dizer, mas, não acredito que é uma extorsão.

  8. Avatar de Nick
    Nick

    Não há vídeo do unboxing?

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      realmente…grande falha!

  9. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    A malta não percebeu que isso é uma alternativa, de qualidade, para quem não tem internet.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Este comentário devia estar no topo!

      1. Avatar de Pedro Ferreira
        Pedro Ferreira

        Obrigado Jorge.

    2. Avatar de Ricardo Cristina
      Ricardo Cristina

      Em em fase de testes ainda, com menos de 1/6 dos satélites em órbita e sem limites geográficos. É ter um painel solar para alimentar baterias e tá safo.
      Podes acampar e levar uma internet a sério contigo.
      A Vodafone em 4G dá pouco menos de 80Mbps Download, 15 de Upload e 159ms de ping em Vilamoura, junto à praia.
      Não temos nada assim tão fantástico na rede 4G, não pensem

      1. Avatar de Técnico Telecom Aturar Ignorantes
        Técnico Telecom Aturar Ignorantes

        Tenho testes feitos em Lagos, com um cartão não prioritario, com downloads a 300mbps/up a 40mbps e ping de 36

        Na MEO, só em alguns, chegou a 260mbps

  10. Avatar de meister
    meister

    Seria interessante saber o comportamento em dias de chuva moderada e forte.
    Sem estar a desejar chuva, embora ela também seja necessária 🙂

    1. Avatar de Alex
      Alex

      E vento….. Que acessórios tem para a fixação da mesma no local?

  11. Avatar de HUGO SANTOS
    HUGO SANTOS

    Estoua ver este tipo de serviços em locais remotos onde não existe rede fixa, nem tão pouco 4g / 5g. Em Portugal esses locais serão residuais, mas em zoans desérticas está aí a solução. Africa provavelmente agradece.

    1. Avatar de Ricardo Cristina
      Ricardo Cristina

      E expedições no Ártico,
      Ou no meio do pacífico, em navios, imagine-se o potencial.
      Um iate de luxo, com internet permanente, ou um cargueiro, o pessoal não iria gostar de ter os prometidos +de 1Gbps?

  12. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Pelo menos pode ser util para aquelas pessoas que vivem em locais sem acesso a internet.

  13. Avatar de Joao
    Joao

    Bom é onde não tem fibra, comprar isso.
    E criar uma partilha de wifi (antenas yagi) ou WiMax para vizinhança..

  14. Avatar de João Honesto
    João Honesto

    Por alguns comentários… Percebo que há gente que não faz a mínima ideia do avanço tecnológico que isto é…

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      COM ESTES PREÇOS DEVEM TER UM EXCELENTE FUTURO EM PORTUGAL, E NENHUM TARIFÁRIO É ILIMITADOO, REPARARAM NISSO? SÓ PODE SER ANEDOTA…

      1. Avatar de Vítor M.

        Possivelmente nem em Portugal nem em qualquer outra parte do mundo com serviço de fibra ou de 4G/5G. Mas em muitos sítios onde não existem estas tecnologias, o serviço da Starlink é uma possibilidade. E há muito lugar onde em Portugal onde não há internet por falta de infraestrutura.

        Claro, onde existe fibra ou GSM… com estes preços, não vão ter hipóteses, mas mesmo assim, quando impreco começar a baixar, pode em muitos locais ser uma hipótese a considerar.

        Vamos ver como evolui. Vamos ver se chega aos comboios, aos barcos, aos carros (e aos pesados) inclusive.

        1. Avatar de Técnico Telecom aturar ig
          Técnico Telecom aturar ig

          Paulo, não precisas de berrar para dizer a todos que não percebes um c&%$no disto

          1. Avatar de João Honesto
            João Honesto

            Certo!

    2. Avatar de Carla Silva
      Carla Silva

      Sim, por isso é sempre bom fazer ideia do que se fala.

      Aqui esta um vídeo bom sobre o assunto:
      https://www.youtube.com/watch?v=2vuMzGhc1cg&ab_channel=CommonSenseSkeptic

      Os fanboys não gostam muito de se informar, mas como diria o Alberto: o sabor não ocupa lagar!

      1. Avatar de Vítor M.

        Haha esse vídeo é uma treta. O serviço funciona e o cliente que não tem outra alternativa já consegue ter internet por este método. Os custos referidos estão erradamente calculados, aliás, vão buscar dados que não fazem sentido, até misturam outras empresas e projetos para iludir os distraídos que comem estás baboseiras. Aliás, diziam o mesmo da Tesla. Apesar disso, a Tesla continua a crescer e a tornar-se num gigante da indústria automóvel. Até aqui foram buscar uma mentira, a dizer que o primeiro carro de Elon elétrico fora roubado 😉 mas estas tretas mantêm ali o povo toninho atento.

        Resultados práticos disto; o cliente que compra e usa tem internet, que de outra forma não tinha. O resto é conversa para entreter os “do contra” 😉

        Claro que é ainda um serviço caro. Mas para muita gente é a única forma de ter internet. E torna-se barato. Ponto.

        1. Avatar de Vivas
          Vivas

          eu no se como e que ainda da seguimiento a estas cumbersas tolas, gabolle a paciencia

        2. Avatar de Ricardo Cristina
          Ricardo Cristina

          Caro é um conceito relativo. Se trabalhares num cargueiro e andares de porto em porto, pagas os 99€, juntas 8 ou 9colegas no barco e partilham os custos. Continua a ser má ideia?
          A nossa realidade é comodista e podemos usufruir de todas as mordomias de uma metrópole.
          Reclamamos que a água na torneira tem pouca pressão, e ignoramos que há quem ande 3km a pé para carregar 2 garrafões às costas.
          Somos privilegiados pelo sítio e condições em que vivemos.
          “Bah, tenho melhor e mais barato em casa”
          Só revela não entender o que se está a desenvolver e o potencial de evolução civilizacional que isto nos pode trazer.
          Evoluímos mais nestes últimos 120 anos do que nos 1900 anos anteriores.
          Uma evolução potencia tantas outras, uma infinidade de possibilidades.

  15. Avatar de Francisco Esteves
    Francisco Esteves

    Vitor, se usar um iPhone vou jogar alguma diferença nessas velocidades?

    1. Avatar de Vítor M.

      Com estas velocidades não se nota nada, comparativamente com a qualidade quer do 4G, quer de ligações Wi-Fi partilharas por esses locais onde usamos (fora de casa e local de trabalho). Muitas vezes temos muito pior, só que nem temos essa noção.

      Depois, o serviço vai melhorar, ainda está em fase beta.

  16. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Vendo os comentários isto é pessoal que diz que barco é algo inútil porque não dá para andar no meio do trânsito.

  17. Avatar de Samuel
    Samuel

    Já encomendei em Fevereiro, continuo na lista de espera, estou numa zona sem Fibra, nem ADSL nem 4G e vejo gente da cidade a receber o kit para “testar” e eu aqui a precisar… Não percebo. RIP lógica.

    1. Avatar de Técnico Telecom aturar ig
      Técnico Telecom aturar ig

      Publicidade

    2. Avatar de Vítor M.

      Deves estar a chegar, pois o meu também foi encomendado em fevereiro. Ainda hoje vi que mais pessoas receberam. Deves estar a receber.

  18. Avatar de Rui Machado
    Rui Machado

    Várias vezes critiquei aqui os artigos do Vitor, desta vez tenho de vir em sua defesa, ainda que ele não precise.

    Este serviço é caro para quem tem fibra, 5G por cá ainda ninguem tem e em sitios com 4G isto pode ser opção pois muitas zonas 4G tem velocidades inferiores a ADSL (limitações de largura de banda de antena ou outras).

    Dito isto o serviço é excelente para quem tem um péssimo serviço, nem todos vivemos no parque das nações.
    Muitas zonas do nosso país será uma opção a ter em conta.

    As empresas muitas delas em zonas com fraca cobertura de internet preferem pagar 99€/mês para ter internet de qualidade do que pagar 60 para ter uma pessima internet com uma televisão que não lhes serve para nada.

    Os particulares se três vizinhos dividirem a conta poderão ter uma internet razoavel em sitios onde o ADSL é mau e em sitios onde o 4G muitas vezes é igual ou pior ao ADSL em velocidade.
    Desta forma por 33€/mês já seria interessante.

    Muito provavelmente os custos nos proximos anos irão baixar e as velocidades aumentar. esperemos que tambem consigam baixar o ping.

    Eu pessoalmente tinha o kit reservado mas este ano fui contemplado com fibra e claro pago menos por 500Mb do que iria pagar pelo serviço starlink e por isso desisti.
    Mas no futuro quem sabe o serviço fica competitivo.
    Não esqueçam que a rede starlink é mundial e a economia de escala vai permitir custos de escala reduzidos. Neste momento obliterou toda a concorrencia nos servicos de internet por satelite, sendo mais rapida, sem limites de trafego e com ping bem menor.

  19. Avatar de João
    João

    Para quem viveu anos e anos com net no máximo a 2Mbs e sempre a falhar, é uma esperança.
    Agora, acho que só daqui a uns 5 anos ou mais é que será “viável”, porque tem de baixar muito de preço e melhorar os pings essencialmente.
    Mas, sendo do Musk, infelizmente não terá nada a ver com serviços. A Tesla, o SpaceX e todas as empresas do Musk não são para ter lucros operacionais. (OK, parece que a Tesla ao fim de mais de 10 anos começa a ter “lucro”). São empresas que vivem de ganhos financeiros e de marketing. Quantas vezes a Tesla esteve tecnicamente falida? Só não fechou a tasca porque teve muitas mãozinhas a ajudar.
    Aliás, o Starlink está pensado para fazer grande parte do dinheiro com micro proveitos através do ganho de ms nas transacções mundiais da bolsa. Não pela “venda” de serviços de internet ao público em geral. Além disso, as promessas de que não seriam visíveis no céu ou um impedimento à exploração telescópica a partir da terra são completamente mentira e ainda só estão instalados alguns dos muitos satélites. Mas pronto. O tempo dirá…

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas quantas multinacionais não deram 10 anos de prejuízos e hoje são colossos globais? Tirando as empresas estatais, que dão praticamente todas prejuízos (tirando algumas ligadas a determinados produtos e serviços que fazem mover o planeta), poucas são as corporações que partem para investimentos desta magnitude com salto positivo nos primeiros anos de atividade. Aliás, o problema são gigantes a darem saldo negativo com décadas de mercado. A Tesla foi vaticinada tal como estás agora a vaticinar a Starlink. E vemos como está hoje a Tesla.

      Depois, não é justo misturares alhos com bugalhos. A questão do lixo espacial na órbita baixa da Terra é um problema, mas já o era, apenas não se falava porque tinha um efeito “intangível” para o comum mortal. Com estes projetos mais de proximidade, fala-se mais. O problema tem é de ter uma resolução, porque as comunicações por satélite não são de agora, mas ainda estamos a começar uma enorme era.

      Quando falas em mãozinhas a ajudar, querias dizer investidores certo? Mas é assim que se fazem omeletes. Vamos ver no que dá. 😉

    2. Avatar de Ricardo Cristina
      Ricardo Cristina

      Eu lembro-me do modem de 56kbps fazer barulho, ficava horas a sacar alguma coisa e se me telefonasse ia tudo ao ar e começava de novo.
      O meu smartwatch tem mais capacidade de processamento do que o módulo que foi à Lua,.
      Temos que ser humildes e observar como evolui a cobertura e as condições deste serviço.

  20. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Vitor, estou a pensar adquirir uma coisa destas para a minha segunda casa que é um monte no alentejo, no entanto tenho curiosidade em testes mundo real, nomeadamente dias de nevoeiro matinal e dias fechados de chuva.
    Quando tiverem essas condições achas que podes fazer uns testes e partilhar com a malta?

    1. Avatar de Vítor M.

      Exatamente. A ideia é mesmo essa, fazer testes nessas condições para, no próximo artigo, partilhar os resultados. Até ao final de semana devo testar já com condições de céu nublado.

  21. Avatar de Luis Carlos Guerreiro Rodrigues
    Luis Carlos Guerreiro Rodrigues

    Com chuva perde sinal

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      Com comentários te enterras

    2. Avatar de Vítor M.

      Mentira. Porra malta, não inventem. Se não sabem não digam disparates.

  22. Avatar de Paulo Francisco
    Paulo Francisco

    Olá Vítor,
    A ativação implica algum compromisso de permanência? Caso não obrigue, podia ser interessante para levar para férias, por exemplo, se pudesse só pagar esse período.

    1. Avatar de Vítor M.

      1.3 – Período de Vigência. A obtenção do Serviço não está sujeita a qualquer período mínimo de vigência contratual.

      O cliente pode cancelar o Acordo e os Serviços em qualquer momento, de acordo com a Secção 3.2, podendo a SpaceX cessar o Acordo nos termos da Secção 8.

      3.2 – Direitos de Cancelamento. O cliente pode interromper o pagamento mensal recorrente e cancelar os Serviços em qualquer momento através da sua conta Starlink, acessível no Portal de Cliente Starlink.

      O cliente não terá direito a quaisquer reembolsos, exceto os previstos nas Secções 1.2 (Depósito Reembolsável), 3.3 (Cancelamento/Direito de Desistência, Devolução e Reembolso Integral) e 3.4 (Cancelamento, Devolução e Reembolso Parcial).

      3.3 – Cancelamento/Direito de Desistência, Devolução e Reembolso Integral. O cliente pode devolver um Kit Starlink não danificado, e quaisquer acessórios, para obter um reembolso integral, no prazo de 30 dias a contar da data do seu recebimento, por qualquer motivo, incluindo a incapacidade de receber os Serviços na sua morada devido a problemas relacionados com um campo de visão desobstruído. Para devolver o Kit Starlink ou quaisquer acessórios, basta seguir as instruções da Política de Devolução, acessível no Portal de Cliente Starlink.

      O cliente é responsável por embalar corretamente o Kit Starlink para devolução, e pelo pagamento da devolução. A SpaceX fará o reembolso integral logo que possível, e em qualquer caso, 14 dias após ter recebido o kit Starlink sem danos e sem estar utilizado. A SpaceX reserva o direito de cobrar a desvalorização do Kit Starlink devolvido, caso este tenha sido manuseado para além do necessário para comprovar as respetivas características.

      3.4 – Cancelamento, Devolução e Reembolso Parcial. A SpaceX dará ao cliente a opção de: (a) devolver e substituir o seu Kit Starlink em virtude de uma reclamação válida ao abrigo da garantia, com base na Secção 4.3 (Reparações Limitadas); ou (b) receber um reembolso parcial do valor do Kit, se a SpaceX implementar uma Alteração Substancial no prazo de 12 meses a contar da data de aceitação do seu Pedido, e não der ao cliente uma opção que lhe permita continuar a usar o Serviço com base nas suas condições originais durante o período restante do prazo de 12 meses. Esse reembolso parcial será calculado de acordo com uma depreciação com base no método linear a 12 meses.

      Por exemplo, se a SpaceX implementar uma Alteração Substancial três meses após a data do Pedido inicial do cliente, este terá a opção de devolver o Kit, cancelar os Serviços, e a SpaceX reembolsará ao cliente 75% do valor da compra pago pelo Kit (o cliente não tem direito a reembolso das taxas recorrentes pagas nos primeiros três meses dos Serviços). Alteração Substancial significa um aumento de preço superior a 50% ao mês, ou uma correção em baixa das metas de desempenho nas Especificações Starlink superior a 50%. Estas opções não alteram os direitos legais do consumidor ao abrigo das leis aplicáveis.

      1. Avatar de Paulo Francisco
        Paulo Francisco

        Obrigado

  23. Avatar de J
    J

    Numa moradia com 2 andares, se colocar a antena no topo do telhado como é indicado, como é que é a qualidade do sinal Wi-fi, por exemplo, no rés-do-chão? Óptima?

    Pergunto isto, porque, como leigo no assunto estou a comprar a antena a um router, e no caso do router o sinal de andar para andar perde qualidade.

    1. Avatar de Técnico Telecom aturar ig
      Técnico Telecom aturar ig

      sabes que podes meter o router dentro de casa, sim?

  24. Avatar de André Moreira
    André Moreira

    Boas,

    Vitor seria interessante para muitas pessoas perceberem, a realização de testes de velocidades pings e muito mais comparando por exemplo com o 4G ou falta dele na mesma zona.

    1. Avatar de Vítor M.
    2. Avatar de Abioper
      Abioper

      Trata-se de ter internet ou não ter, não é barato, mas é a única forma de estar ligado ao mundo e ter acesso a serviços que de outra forma não se tem.

  25. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Ah,grande Vítor Martins que já tem o iPhone 13 Pro Max,como não podia deixar de ser.E agora servido também pelos serviços da Starlink,a internet da SpaceX,da empresa do Elon Musk.Sempre na vanguarda,é assim mesmo. 🙂

  26. Avatar de Rui Machado
    Rui Machado

    Estou a tentar remover de receber notificaoes a minha resposta. No entanto clicando no link do email recebido nao da.
    GERIR SUBSCRIÇÕES
    You are not allowed to access this page.
    Alguem pode ajudar?

  27. Avatar de Ricardo Graça
    Ricardo Graça

    boas venho deixar a minha experiencia ao fim de um dia de uso do stralink na zona de Coimbra, velocidade máxima 280mb média 200mb mínima 109mb e ping de 54ms e na experiência de uso diário muito boa sem nutar nenhum problema até agora

  28. Avatar de CG
    CG

    Epá, ganhem juízo, a tecnologia está no seu arranque e neste momento é apenas viável para empresas e pessoal em lugares remotos.
    É uma absoluta certeza que as velocidades e latências vão disparar não tarda nada, e os preços vão esmagar para valores competitivos, acham que o musk brinca em serviço?
    A intolerância e ignorância são duas coisas terríveis.

  29. Avatar de B. A
    B. A

    Eu tb recebi o meu equipamento Starlink esta semana. Vivo no Alentejo e onde moro mal sinal tenho de tlm… até agora tinha Nos “4g” mas as velocidades eram tipo 2mbs de download e upload tipo 500kb… sendo que no Verão com as pessoas a virem de férias é para esquecer! Agora com Starlink velocidade mínima de down é de 50mbs! é toda uma outra qualidade de vida (lazer e profissional). Vale bem o preço. Óbvio que este serviço não é para quem tem fibra ou similar. O target são pessoas que não têm mais nada e conseguem fazer este investimento.

    1. Avatar de f
      f

      de testes que realizou chamadas voip ou whatsapp, reunicao zoom, etc têm algum feedback?
      a nivel de videos youtube, netflix acredito que funcione tudo perfeito

  30. Avatar de Ricardo Cristina
    Ricardo Cristina

    Ao pessoal das cabeças quadradas:
    Imaginem cancelar a internet em casa, comprar o kit, usar em casa, levar para o monte no alentejo, para a casa no algarve, para casa da avó que nao tem internet, etc. Não há uma linha Adsl que possamos desviar sempre que quisermos.
    Eu compraria um kit e cablagem de instalação extra e deixava a pré instalação feita na casa de férias. Tiras o prato, o modem e deixas os cabos. Na casa de férias, liga-se tudo e pronto. Eu acho boa ideia

  31. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Sempre foi assim. Numa fase inicial e sempre tudo muito caro e com pouca qualidade. Mas a medida que o tempo vai passando e mediante a lei da oferta e da procura o produto vai-se tornando mais maduro, depois o mercado dita se fica estabelecido ou nao. Mas tendo em conta o historial do Elon, nao me parece que ande a lancar produtos no mercado a ver se da nalguma coisa. Tudo isto ja foi estudado previamente, e de certeza que fizeram estudos de mercado para o efeito. Agora e esperar e recolher os louros. Mas leva sempre algum tempo ate isso acontecer.

  32. Avatar de RichardCooper
    RichardCooper

    Parece muito promissor, tendo em conta que é um tecnologia muito recente, e ainda não tem escala.
    Não tenho duvidas que isto vai ser um mercado muito competitivo, vai obrigar a baixar os preços.

  33. Avatar de Rui Machado
    Rui Machado

    Será que vou ter que apresentar queixa a alguma entidade para poder gerir, neste caso remover as subscricoes?
    Este site está horrivel. Então não é que agora que se tenta escolher não ser notificado para novos comentários a opção não funciona?

    “You are not allowed to access this page.”

  34. Avatar de ficolixado
    ficolixado

    Confirmo que a starlink não funciona com o IPTV da nowo.
    Aparece sempre a mensagem: “este conteudo não está disponível”. Mas se alterar pra net 4G por exemplo, já funciona.
    Já contactei a nowo e a starlink e nada .. ridículo.

    1. Avatar de Ricardo Graça
      Ricardo Graça

      boas já tentaste com uma vpn, eu tb tive dificuldade em ligar me a alguns servidores mas com a vpn ativada funciona bem.

      1. Avatar de Ficolixado
        Ficolixado

        Sim, o problema está na nowo.
        Eles tem que desbloquear / colocar na whitelist os IPs da starlink.

  35. Avatar de f
    f

    Muito bom, parabens quero testar uma cosinha destas!
    tenho alguns clientes em zonas remotas que a internet mesmo com antena 4G é muito complicado, falamos em fazer esforços para receber cerca de 10mb e quando está tudo bem..
    Acho que isto ia atenuar muitos problemas, mas.. quanto ao ping e jitter de testes que fizeram algum desenvolvimento? Chamadas por voip, whatsapp, reuniao zoom têm alguns testes?
    Obrigado e boa continuação de trabalho

    PS: há gente muito fraquinha de cabeça, é bom para quem paga 30€ e têm 500MB mas há quem não tenha essa oportunidade e têm possibilidade de pagar 100 ou 150 por mês desde que tenha algo rápido e fiável! 😉

  36. Avatar de Ivan Ribeiro
    Ivan Ribeiro

    Este serviço é top. Imaginem a Africa com internet. Desenvolvimento tecnológico. O melhor é que podem ligar diretamente a outro router sem ser da Starlink. A um asus ou a um Wifi Mesh. Vejam este vídeo:

    https://www.youtube.com/watch?v=K_h3_EpQTIM

    Muito bom para sítios remotos. Excelente artigo aqui da PPlware.
    Muito bons comentários Vítor M.

  37. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Podem confirmar qual foi o tempo de espera entre o pedido e a receção do kit?

    1. Avatar de Vítor M.

      De fevereiro até outubro.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Boas Vitor M.
        O kit é enviado de onde,terá “problemas” com alfândega?

        Obrigado

  38. Avatar de Madeira
    Madeira

    Tanto comentário das poucas perguntas com interesse. Fica sem resposta.

    1. Avatar de Vítor M.

      Se precisar se ajuda, disponha.

      1. Avatar de Madeira
        Madeira

        Boas Vitor M.
        O kit ,terá “problemas” com alfândega?

        Obrigado

        1. Avatar de Ricardo Graça
          Ricardo Graça

          Não, só tive de enviar a fatura na dhl.

        2. Avatar de Vítor M.

          Não. Nenhum problema, vem sempre pela mão do entregador.

  39. Avatar de Gil
    Gil

    Bom dia,
    ainda tem o serviço a funcionar?
    Durante o periodo de teste o que pode dizer da continuidade/falhas no serviço (quantidade e duração dos cortes)?
    Obrigado