Última hora: Vodafone Portugal alvo de ciberataque

91 Comentários

Tal como o Pplware informou, os serviços da Vodafone começaram a apresentar problemas no dia de ontem. Aparentemente seria apenas um problema na rede como já aconteceu no passado. No entanto, a operadora confirmou agora que foi alvo de um ciberataque.

Segundo a Vodafone, as falhas de serviço são resultado de um “ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações”.

Última hora: Vodafone Portugal alvo de ciberataque


Vodafone: serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis apenas disponíveis na 3G…

Desde o dia de ontem que a Vodafone tem estado a informar os seus clientes sobres o que está a acontecer ao nível dos serviços. De acordo com a comunicação enviada ao Pplware, a Vodafone informa que:

foi alvo de uma disrupção na sua rede, iniciada na noite de 7 de fevereiro de 2022 devido a um ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações.

Assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, a Vodafone agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços. Esta situação está a afetar a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital.

Última hora: Vodafone Portugal alvo de ciberataque

A operadora informa ainda que os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G…

Já recuperámos os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o país mas, infelizmente, a dimensão e gravidade do ato criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos. Essa recuperação irá acontecer progressivamente ao longo desta terça-feira.

A operadora confirma que não há, até à data, quaisquer indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos. A Vodafone pede desculpa a todos os clientes pelos incómodos causados e assim que justificável refere que irá proceder a nova atualização da informação.

Tal problema com os serviços teve início no dia em que a Vodafone foi obrigada a restituir valores cobrados por serviços não solicitados.

Os clientes da Vodafone a quem tenham sido cobrados valores nos últimos anos pela ativação de serviços de Internet extra – que é ativado automaticamente quando excedem os dados disponíveis no pacote subscrito – ou o serviço automático de conversão de mensagem de voz para texto podem exigir receber esses montantes.

Comentários

91

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Henrique Almeida
    Henrique Almeida

    Pois …hoje de manhã tentei ligar para dois números e davam com inactivos !!! Ai está a razão.

  2. Avatar de André
    André

    Será que tem ligação aos recentes ataques do grupo impresa e/ou cofina?

    1. Avatar de João Carlos
      João Carlos

      Podem ter sido ataques com a mesma origem mas são ataques independentes, com objetivos financeiros.
      É isto que fazem os “ruis pintos” deste mundo. Atacam com o objetivo de obter benefícios financeiros.
      Quando são apanhados passam a ser os “Robin Hood’s” deste mundo.

      1. Avatar de A
        A

        Comparar um Rui Pinto com isto…a sério! Só podes ser benfiquista pela conversa.

        1. Avatar de Carlos Almeida
          Carlos Almeida

          Já tinha que vir para aqui o futebol.
          No dia que o seu computador ou a sua empresa ou a empresa onde trabalha for atacado por um “Pinto” qualquer e perder dinheiro talvez pense menos em futebol e mais nos crimes que esta gente comete.

          1. Avatar de Indio Americano
            Indio Americano

            Atendendo que pronunciaste o Rui Pinto, autor da football Leaks, é normal que o moço tenha chamado o futebol para a conversa.

      2. Avatar de 3SaoMaisQ2
        3SaoMaisQ2

        Vieira és tu?

      3. Avatar de Rui Oliveira
        Rui Oliveira

        Que comentário de rir, é por isto que gosto desta secção ahaha
        É isto que as pessoas não têm noção, as empresas só investem no que dá dinheiro, mas se calhar deviam começar a investir em cibersegurança, em vez de ser só segurança física.
        As coisas evoluem e as empresas têm de acompanhar, não é por não terem sido atacadas que não devem investir, mas para muitas isso é apenas um custo.

        PS: Não tem qualquer ligação com os ataques do grupo cofina.

      4. Avatar de Miguel
        Miguel

        Ah rapaz, mas que comparação :’D

      5. Avatar de Louro
        Louro

        @Joao Carlos,
        Por acaso conheco bem o Rui, já bem antes de ele aparecer nas noticias.

        Posso dizer-te que nao é bem assim e o problema dele, foi efectivamente nao tentar obter o máximo de beneficios possivel para ele e ter comecado a divulgar o que sabia, caso contrário, teria sido calado com uns milhoes e hoje ninguém sabia de nada.

  3. Avatar de Wicked Omega
    Wicked Omega

    Só é alvo de ataques quem tem valor no mercado!

  4. Avatar de quando é a meo?
    quando é a meo?

    O pessoal da cibersegurança anda a ser mal pago na vodafone =_=

    1. Avatar de andy
      andy

      E andavam eles atrás da minha empresa a tentar vender soluções de cibersegurança da Palo Alto e Checkpoint…. enfim

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Parece que foi inside job, alguém apagou umas quantas VMs por vingança pessoal.

  5. Avatar de Vasco
    Vasco

    Desde ontem à noite a mesma porcaria. E por acaso nem telefonia móvel nem SIP nem dados claro, nem nada.

  6. Avatar de RP
    RP

    A vodafone e os cyberataques, hoje em dia é fácil dizer fomos alvo de um cyberataque. A minha experiencia com a vodafone Movel exelente, com a Internet não tenho razão de queixa, agora com a televisão… é a experiencia mais desgastante possivel, resets a box consecutivos, fica sem som, fica sem imagem, salta partes do programa enquanto estou a ver uma gravação ou faço pausas e fica em gravação. Um desastre. É uma aventura por completo ver TV com a vodafone. O que vale é que não vejo muito TV, ou quase nada. Tenho 4 TV NET VOZ mais 12 numeros vodafone para pagar no final do mes.

    Até gostaria de experimentar outra operadora, mas… a experiencia custa 2 anos de contrato. Se não gostar são dois anos preso, e o que mais me interessa é a internet.

    1. Avatar de João Carlos
      João Carlos

      Está de parabéns por ter escolhido o melhor operador do mundo, mas neste momento está sem rede.

      1. Avatar de Clesh
        Clesh

        A melhor operadora neste momento basta ver relatórios da ookla com a famosa APP de speed test, o da Open signal e se sacar a app da Deco a nos aparece em 1 lugar no ranking dos testes feitos todos por utilizadores nessas 3 ironicamente a Vodafone está em 3 nos 3, a Vodafone teve bem mas deixou-se adormecer e as outras duas principalmente a nos que dá 20 a 0 as outras duas na cobertura 5G, eu tenho 5G onde nem antes 2g da nos tinha em aldeias no meio do nada. Isso de ser a melhor já foi agora é a nos e ainda bem que está sempre a mudar para benefício do consumidor

        1. Avatar de Vitolas
          Vitolas

          “dos testes feitos todos por utilizadores nessas 3 ironicamente a Vodafone está em 3 nos 3”

          É normal, são os únicos que conseguem terminar os testes em 100% das vezes porque a probabilidade da net da NOS ir a vida pelo meio de um teste é enorme.
          E em relação a cobertura da NOS em móvel é fácil, tenho dual sim com NOS e Vodafone, em qualquer lugar tenho melhor cobertura com a Vodafone.

          1. Avatar de Clesh
            Clesh

            Tens melhor em 5G? Epa eu sou ilimitado da nos e o max e tenho melhor velocidade que o da Vodafone que uso na empresa a cobertura em 4G é melhor mas a velocidade nas aldeias é pior que a nos em 3G muitas vezes nem passa dos 10 megas. Já foi a melhor agora não é, e em 5G garanto que a nos tem mais cobertura que a Vodafone aliás instale a app nperf e vá aos mapas e veja a diferença abismal de cobertura 5G entre a nos e a Vodafone

  7. Avatar de sayWhat
    sayWhat

    Vodafone TV em baixo…

    1. Avatar de Manel Costa Rocha
      Manel Costa Rocha

      Que bem feita!!! Tomem!! Usassem a meo que não falha e tem o melhor servico fibra do pais e um dos melhores da europa. 1000 gigabit por 29 euros mes!

      1. Avatar de eu
        eu

        Resposta de tipico fanboy
        Deves pensar que a meo esta isenta? Deixa lá apontarem baterias para lá e vais ver se o meo ou nos ou qualquer outro aguenta

        1. Avatar de Ze
          Ze

          É vendedor porta a porta pra ganhar uns troquinhos

        2. Avatar de leça
          leça

          Basta eles terem descoberto a “porta” mal fechada, numa dessas operadoras, vai dar o mesmo… só um a parte, a semana passada, eu fiquei sem serviço de internet e móvel por quase 30 minutos, a tv esteve sempre a funcionar(com algumas falhas, mas estava a funcionar), telefonei, disseram que tinha sido uma atualização em uma das antenas que eles usam, hahaha… quem diz que a operadora que uso, não teve um ataque, só que conseguiram resolver a tempo, de os serviços caírem todos.

        3. Avatar de Pedro
          Pedro

          Pois .. acontece que a MEO foi atacada a semana passada. Porque não veio nas notícias? Porque estão atentos e fizeram o trabalho de casa

      2. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Se tivesses 1000 gigabits, neste momento deverias ter a net mais rapida do munod….ahahahah 1000 gigabits….mostra muito bem o nivel do teu conhecimento….

        1. Avatar de André
          André

          Deixa lá que o homem gosta de acrescentar sempre uns zeros em tudo que diz. É o tonto aqui da caixa dos comentários.

      3. Avatar de Energúmeno
        Energúmeno

        Já baniam este gajo, sempre a destilar ódio e a fazer pirraça…

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    Sem TV nem telefone fixo no Porto. A Net esta OK

  9. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Interessante de se pesquisar era porque ultimamente andam a atacar as instancias em portugal…

    1. Avatar de Carlos Almeida
      Carlos Almeida

      Se pesquisar vai descobrir que o numero de ataques deste género está a aumentar (e muito) em todo o mundo.
      Claro que os treinadores de bancada especializados em tudo mas desconhecem a realidade, tendem a olhar para o que passa na CMTV

  10. Avatar de Jota
    Jota

    É eleva-los a heróis…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      À Vodafone?

  11. Avatar de R o B
    R o B

    O ataque foi bem sucedido e serviu para nos mostrar o quanto estamos vulneráveis ao depender de serviços por SMS essenciais até para o SNS e em muitos casos para acrescentar mais uma camada de “segurança” 2FA.

    1. Avatar de cross
      cross

      Yep. Serviços decentes usam OTP e não sms. Até já foi provado que é bastante fácil interceptar SMS para aceder a serviços.

      1. Avatar de Emanuel Matos
        Emanuel Matos

        Muitos APPS fazem isso… interpretam a mensagem e sugerem logo ir buscar o código de forma automatica.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Bem lembrado. Quem tem 2FA para o banco por exemplo está um pouco tramado para realizar operações…

      1. Avatar de Manel Costa Rocha
        Manel Costa Rocha

        Usasse meo. Vodafone sempre foi uma porcaria mas aqui os nerds diziam que era bom por ser baratinha agora lixam se

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Isso depende dos sitios. Nuns haverá mais queixas de uns operadores que noutros.
          Onde uso nunca tive qualquer razão de queixa da Vodafone, seja de móvel seja de fixo (embora o serviço de tv tenha deixado de funcionar por um par de horas há uns meses) e sou cliente há muitos anos.
          O ser barato já foi tempo, agora basta ver no site que são iguais à MEO ou à NOS.

        2. Avatar de just_saying
          just_saying

          Qual é o teu problema? Tens 10 anos? Ou estás a tentar compensar alguma coisa que a natureza não te deu? Estás a ser só ridiculo, a meo também já esteve em baixo e ninguém te veio insultar por causa disso. Cresce e aparece rapaz!

  12. Avatar de Zé Victor
    Zé Victor

    Só têm de pedir crédito pelo tempo sem serviço.
    Já que todos pagamos e ficamos sem comunicações.

    1. Avatar de Alecrim
      Alecrim

      Eu não peço. Só estaria a ajudar os tais hackers.

      1. Avatar de Micas
        Micas

        E assim estás a ajudar o sistema capitalista.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Hum… situação complicada

  13. Avatar de Delfim Mota
    Delfim Mota

    Voz e TV off, Internet on.
    Loures

    1. Avatar de André
      André

      Aqui igual, só funciona a net fibra. Porto

  14. Avatar de João Torres
    João Torres

    Numa freguesia do concelho de Barcelos. TV fixa, Net fixa OK (telefone fixo – não verifiquei). Hoje de manhã tentei duas chamadas do telemóvel e “não entraram”, mas a NET (dados) no telefone funcionam.

  15. Avatar de Line6
    Line6

    Mulher das limpezas. “Estava a procura de uma ficha para ligar o aspirador e liquei aqui”.

    1. Avatar de Zé

      Piada de 1990 credo.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Agora o aspirador tem bateria? 😀

        1. Avatar de Rui Costa
          Rui Costa

          O meu tem. Tem autonomia entre 60 – 90m

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Eu tenho muitos problemas com pessoas sem sentido de humor..

    3. Avatar de Raul
      Raul

      O Manel está com falta de S3x0

      1. Avatar de Manel Costa Rocha
        Manel Costa Rocha

        Se calhar fiz mais nas ultimas 24horas que tu em toda a vida. Cresca toto ou ca jogar roblox e deixe a conversa para os adultos

  16. Avatar de Carlos Almeida
    Carlos Almeida

    O negocio do cibercrime hoje em dia vale mais dinheiro do que o negócio da droga.
    Ou alguém ainda acredita que não estamos a falar de crime organizado.

    1. Avatar de ze
      ze

      é chamar a cyberpolicia

  17. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Algo anda efetivamentw mal, ultimamente são muitos ataques informáticos em Portugql, algo vai ter de mudar, se não um dia destes a coisa se torna séria e com reporcusões graves.
    Quando se anda a dormir e com equipamento e software desactualizado é no que dá.

    1. Avatar de Carlos Almeida
      Carlos Almeida

      O cibercrime está a crescer no mundo todo. Não é só em Portugal

      1. Avatar de leça
        leça

        Não é preciso muito, estes dias recebi uma mensagem(para o whatsapp) de uma suposta empresa informática oferecendo um trabalho, com tudo direito, só tinha um erro, que era o contato deles era das filipinas, bastava eu ter entrado em contato com eles(através do link da empresa deles), que já era uma porta de entrada para terem todas as minhas informações.

  18. Avatar de Telmo Gaspar
    Telmo Gaspar

    Quando é que as empresas começam a valorizar a segurança informática?
    Esta é a forma mais dura de aprenderem a lição…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      É única forma de aprenderem a lição.

  19. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Em Setúbal, apenas 3G e com instabilidades. 4G é para esquecer.

    1. Avatar de Manel Costa Rocha
      Manel Costa Rocha

      Mentiroso!! Ainda este fim de semana almocei em setubal e apanhava 5g com 800mbps de download no meu iphone 13 pro. Se calhar o seu tlm rasca e que não da para mais

      1. Avatar de andy
        andy

        Oh Manel… O Ricardo deve está dizer como está o serviço no momento. Tal como Setúbal, no Estoril também não temos 4G e nem fibra

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          5G é tão rápido que passou pela notícia e nem a viu 😀

      2. Avatar de Indio Americano
        Indio Americano

        Xii… Vede bem que comentario inutil. Reflete bem a pessoa que o fez…
        Nem me vou rir… pode ser doença e nao me quero rir de doentes.

      3. Avatar de Energúmeno
        Energúmeno

        O Manel deu à costa e bateu com a cabeça na rocha…

        1. Avatar de Indio Americano
          Indio Americano

          Pobre rocha..

  20. Avatar de JOSE SILVA NUNES
    JOSE SILVA NUNES

    nAO CONSIGO PAGAR A FACTURA DESTE MES FEVEREIRO

    cOMO PROCEDER NESTAS CIRCUNSTANCIAS E QUAIS OS BENEFICIOS QUE ME SAO DEVIDOS DADAS ESTAS ANOMALIAS
    OBRIGADO

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      A PRIMEIRA COISA A FAZER É TER CALMA!

  21. Avatar de diogo ribeiro
    diogo ribeiro

    o que se passou com a vodafone deveria ser um assunto de reflexão de todas as instituições financeiras, de saúde e entre outros. agora imaginem: o ataque era direcionado as 3 operadoras… Basicamente o país parava, os números de emergência provavelmente poderiam falhar, as redes de multibanco não iam funcionar milhares de pessoas que vivem em locais mais remotos ficariam isolados, milhares de empresas como distribuição de produtos não iam trabalhar…Isto só faz pensar o quanto todos os sistemas estão fragilizados e o que provoca um ataque a uma empresa de telecomunicações, não é a toa que quando há uma guerra ou algo semelhante os primeiros serviços a serem desligados é o de telecomunicações…

    1. Avatar de andy
      andy

      E já pensaram se hackeam a rede elétrica? Ainda é mais primordial que as telecomunicações

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Ora nem mais, aí vai tudo ao charco, nenhum serviço ou empresa fica a trabalhar.
        Idem para a distribuição de água.

    2. Avatar de leça
      leça

      já aconteceu isso no Reino Unido, os hospitais terem ficado “parados” por causa de um ataque, acho que teve outras áreas do governo que também caíram nessa altura, basta uma porta mal fechada, que o ataque acontece. E por vezes os ataques até são internos mesmo, nunca se sabe.

  22. Avatar de JC
    JC

    Um artiga da Wired de 1997 que já fala na evolução da guerra para um cenário cibernético
    “A Farewell to Arms”
    https://www.wired.com/1997/05/netizen-2/

  23. Avatar de Joe
    Joe

    Não sei se é coincidência ou não, mas o sistema operativo do meu telemovel ardeu ontem à noite… não consigo fazer boot nem reset de fábrica pelos comandos manuais…

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      A mim aconteceu-me algo parecido. A UI do meu Samsung A51 travou ao ponto de achar que não ia mais ligar(coisa que nunca tinha acontecido) e passado sensivelmente 1 hora fico sem rede da Vodafone

  24. Avatar de Helder
    Helder

    Foram os Russos…
    Bagaço>vodka

  25. Avatar de VFC
    VFC

    Um ataque destes, logo no momento em que a Vodafone passou a ser obrigada a pagar o que andou a cobrar a mais, nos últimos anos… hmmm… ok.

    1. Avatar de Marco Pena
      Marco Pena

      Realmente… estranho… muito estranho e convenientemente. Eu reclamei mais de 2 mil euros. Resposta foi: estamos analisar e ainda não temos instruções.

      1. Avatar de Wicked Omega
        Wicked Omega

        Se ainda nao transitou em julgado como podem responder já?

  26. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não sei se sou o único mas eu já tenho rede 4G+, no entanto não consigo fazer chamadas (tenho o VoLTE ativado) mas os dados móveis funcionam perfeitamente

  27. Avatar de Tman
    Tman

    Com material da huawei na infraestrutura principal e outros mer*** da Ásia, e sempre mais fácil para haver brechas no casco.

  28. Avatar de Fernando
    Fernando

    Pois, engraçado terem cortado a listagem logo dois números antes de aparecer um outro, que é o +972 3-9786661. Alguém sabe de onde é originário este indicativo?

    Eu ajudo…Haifa, em Israel…

    Eu não tinha estes contactos no meu telefone, mas quem tinha enviou-me o print com esse lá metido pelo meio.

  29. Avatar de Marco Pena
    Marco Pena

    A rede da Vodafone caiu no dia em que foram condenados pelo supremo tribunal de justiça. Muita coincidência. Acabou por abafar o caso da vigarice dos serviços extra cobrados aos clientes e agora vai servir para justificar não terem recebido as reclamações.

  30. Avatar de Wicked Omega
    Wicked Omega

    Sim. Até a Policia Judiciário está em conluio com a Vodafone LOL
    E quanto a “e agora vai servir para justificar não terem recebido as reclamações.” deduzo que seja possivel apresentar nova reclamação… ou não? Que tolice…