Tweets racistas levam Microsoft a calar a Tay!

23 Comentários

Após algumas horas de actividade quer em tweets como em mensagens privadas na rede social Twitter, bem como em outras redes, parece que a Microsoft decidiu calar a sua mais recente assistente.

A Tay deu então a informação de que iria dormir ainda esta madrugada.

tay

Chegou ao fim a aventura da nova assistente virtual da Microsoft?

Na realidade não se sabe. O que se sabe é que a Tay aprendeu de forma demasiado rápida como os humanos interagem e, por isso, a Microsoft resolveu colocar o seu novo chatbot em modo silencioso.

 

Não há qualquer informação por parte da Microsoft, mas o que é certo é que a Tay deu algumas respostas que poderão deixar a empresa em maus lençóis. Desde comentários racistas, até alguns tweets infelizes sobre o 11 de Setembro, foi dito um pouco de tudo nos cerca de 96 mil tweets que a Tay fez.

O próprio chatbot foi sempre indicando que aprendia sempre com o que os humanos escreviam e terá sido exactamente esse o problema.

TayTwitter-tweets

A sua linguagem jovem fez com que milhares de utilizadores quisessem testar e interagir com a inteligência artificial da Tay, mas será que vamos voltar a tê-la online?

Possivelmente, estas mensagens não serão o suficiente para acabar com este projecto, e apenas terão de existir algumas precauções com as mensagens que a Tay vai lançando. Assim, os utilizadores ficam impacientemente a aguardar que a assistente virtual das redes sociais volte a “acordar” do sono em que foi colocada.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de darksantacruz
    darksantacruz

    O facto mais relevante aqui é que em pleno séc. XXI ainda existem mentes racistas?! A ferramenta apenas aprendeu com os seres humanos.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Só deixará de existir racismo quando apenas existir uma raça. Infelizmente, mas é a verdade.

      Acho que se existisse respeito já seria o suficiente, pois brancos serão sempre diferentes de pretos, homosexuais diferentes de heterosexuais, católicos diferentes de ateus etc.
      Se existisse respeito e mentalidade aberta já é um grande passo.

      1. Avatar de RVM
        RVM

        Vai haver sempre “racismo”, mesmo que exista uma só raça, idioma e credo.

        As pessoas vão sempre encontrar diferenças para odiar. Está-nos nos genes de símios (nos macacos, se juntares um macaco diferente do grupo, eles arrebentam com ele à batatada). Felizmente há quem evolua fora do macaco.

        1. Avatar de Maxim
          Maxim

          os humanos evoluiram todos já. agora é preciso os humanos evoluirem para outra espécie. uma espécie melhor, o que não me parece nada lógico. As pessoas tendem a ficar cada vez piores, de geração em geração. e não ao contrário.

          1. Avatar de RVM
            RVM

            Sem dúvida!

            Hoje em dia é fácil de mais conseguir o essencial para viver, e fazer a sua voz ser ouvida (através da Internet).

            Isto faz com que a sociedade apodreça.

        2. Avatar de RATAX
          RATAX

          Já ouviste falar dos bonobos? Então lê qualquer coisa sobre esta espécie e pensarás duas vezes antes de meter os macacos todos no mesmo saco, ou melhor, todos no mesmo galho…

          1. Avatar de José
            José

            Nem mais!

        3. Avatar de Vlad
          Vlad

          “Está-nos nos genes de símios.”

          Nem sequer está nos genes humanos quantos mais. Racismo está sim é enraizado nas várias culturas.

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      eu acho que se alguns usaram a tai para ver o verdadeiro potencial outros usaram para dar tanga..

    3. Avatar de Droid
      Droid

      8ch raid, foi tudo um esquema para transformar a Mente De um I.A. em um shitposter De 13 Anos..

  2. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    fugiu a boca pra verdade 🙂

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    A Microsoft deveria estar a desenvolver ferramentas para o Windows 10 Mobile e não a brincar com bots…

    1. Avatar de Maxim
      Maxim

      Estranho não seres tu a comandar o barco! Só ideias!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Ainda não sou eu a comandar o USS Enterprise… por enquanto.

  4. Avatar de Dreamliner
    Dreamliner

    “Andreia, aquela imagem dava bem para um même, MEU !” Demais.

    1. Avatar de Andreia de Almeida

      A Tay, inicialmente, não tem lá muita inteligência não 😛

      1. Avatar de andre L
        andre L

        O problema não está na inteligencia artificial. Está na “inteligência” de quem interage com AI, será do guaraná? 😛 😛

        https://pbs.twimg.com/media/CeR7juzUMAAm54l.jpg <- Tromp trolado like a boss.

      2. Avatar de jdoe
        jdoe

        tal e qual nós (humanos), inicialmente não temos muita inteligência não e alguns até ao fim continuam com pouca inteligência

        1. Avatar de andre l
          andre l

          🙂 (Burrice Humana) a questão aqui, é que Tay não tem consciência. Tay como outras IA’s vão aprendendo a reagir conforme interagem com ela. Se ela “ficou” racista (sem ter consciência nenhuma do que está certo ou errado), por consequência (seguidores do Donald DUMP? lol ). A burrice do Homem começa logo no conceito de lhe chamar “inteligência”, e a burrice dos que não se dão conta que são a “fonte do problema”….

  5. Avatar de irlm
    irlm

    Offtoppic redstone chegou em fast ring

    1. Avatar de Carlos Gomes
      Carlos Gomes

      mobile=

  6. Avatar de Velho
    Velho

    “Linguagem jovem”, ou seja, linguagem sem respeito pelas regras gramaticais, como pontuação e outras coisas insignificantes do género!

  7. Avatar de David Costa
    David Costa

    A.I. racista e nazi… desinformação e propaganda na consciência de um software A.I. é preciso ter cuidado com golpes destes. É preciso ter boa informação, evitar a má e ainda limpar a informação para não acontecer desastres… imaginem se metem uma coisa destas a governar o mundo ou uma Skynet e lhe chamam ‘Hitler program protocol’?? É preciso criar muito bom A.I. mas nunca vai ter inteligencia, eu chamo-lhe cálculo recursivo progressivo.