Turquia vai banir pagamentos com criptomoedas a partir de 30 de abril

104 Comentários

Apesar da valorização cada vez mais alta, a implementação e transações através das criptomoedas não está a ser facilitada em vários países. Já aqui falámos, por exemplo, da Mongólia Interior e da Índia que têm barrado a utilização das moedas digitais.

Mas agora é a vez da Turquia que vai banir os pagamentos com criptomoedas já a partir do dia 30 de abril. O mais curioso é que após este anúncio. o valor do Bitcoin caiu.




O mundo das criptomoedas é adorado por uns, mas detestado por outros. E alguns países já começam a mostrar claramente o seu desagrado com as moedas digitais.

No início de março, por exemplo, a Mongólia Interior proibiu a mineração de criptomoedas, poupando assim a energia do país. Também a Índia proibiu a extração e posse das moedas digitais. Por sua vez a vizinha Espanha limitou a publicidade ao Bitcoin e a outras criptomoedas e a popular rede social chinesa Weibo baniu as contas das três maiores plataformas dedicadas às moedas digitais.

Também questionámos os nossos leitores e a maioria mostrou ser contra a mineração de criptomoedas.

Turquia vai banir pagamentos com criptomoedas a 30 de abril

O governo turco decidiu banir os pagamentos com moedas digitais como forma de recuperar o controlo monetário do país. A Turquia não se encontra numa situação económica favorável, o que incentivou muitas pessoas a trocarem a lira turca por moedas digitais. Desta forma, foi então decidido que a partir do dia 30 de abril, a população não poderá realizar pagamentos no país através de criptomoedas.

O Banco Central da Turquia afirmou nesta sexta-feira que as criptomoedas são excessivamente voláteis e propícias a atividades ilegais. Com base neste cenário, então a decisão foi banir o pagamento com estas moedas. Por enquanto a posse a movimentação entre carteiras digitais ainda é permitida.

Para além disso, as autoridades turcas justificam a medida referindo que as criptomoedas “não estão sujeitas a nenhum mecanismo de regulamentação, supervisão e nem a uma autoridade reguladora central“.

Assim, a Turquia poderá recuperar parte do controlo monetário perdido nos últimos meses. Sem a possibilidade de pagamentos com as moedas digitais, a população turca terá que usar o dinheiro fiduciário para estas transações. Segundo Wolfango Piccoli, co-presidente da empresa de análise Teneo, ao Wall Street Journal:

Há um objetivo de manter um controlo rígido sobre o sistema de pagamentos, especialmente num ambiente onde o presidente Erdogan deseja muito que os turcos usem o seu dinheiro e ouro.

Bitcoin cai 6% após anúncio

Após este anúncio o preço do Bitcoin (BTC) caiu cerca de 6%. Na quarta-feira (14) a mais popular moeda digital alcançou um valor de 64 mil dólares, no entanto nesta sexta-feira (16) o valor havia caído para perto de 60 mil dólares.

Comentários

104

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sayWhat
    sayWhat

    Valentes!!!

  2. Avatar de Fifi
    Fifi

    Fazem bem , que rapidamente seja a nível mundial.

    Aos amantes disto só desejo uma queda rápida e pouco dolorosa e que não sejam arruinados por causa disso. Mas confiar tao cegamente em algo digital foi um risco muito alto.

    1. Avatar de reklex
      reklex

      Parece que alguém entrou tarde e não aproveitou

      1. Avatar de JEsteves
        JEsteves

        Se alguém entrou tarde, fica assim a saber que para se suicidar qualquer altura serve.

        1. Avatar de jorgeg
          jorgeg

          looollll,…
          o sr deve ser o centeno, nao?
          Pera la es o socrates

      2. Avatar de Fifi
        Fifi

        Nem por isso ,não tenho nem quero e sinceramente estou a aguardar por rebentar e me rir como ri dos casos do BES que sabia lhes bem as % altas de lucro mas sempre ignoraram os riscos de colapsar como foi o caso 🙂 .

        1. Avatar de scp
          scp

          Achas que quando cair não vai voltar a subir?

    2. Avatar de Rafael Cardoso
      Rafael Cardoso

      Grave é confiar em Salgados e Sócrates.
      Podem proibir, mas nunca vão acabar com o uso e posse das moedas!

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Se proíbem, basicamente estarão acabar com o uso das moedas, pois esse acto tornar-se-á ilegal. A posse provavelmente não será ilegalizada, mas sem poder usá-las pouco significado terá possuí-las.

        1. Avatar de Rafael Cardoso
          Rafael Cardoso

          Eu nunca uso as moedas, grande parte de quem as tem também não usa, por antes de usar converte em euros ou dolares e depois sim transfere para o banco

          1. Avatar de JEsteves
            JEsteves

            Você não diga isso que o gangue cai-lhe em cima! Euros e dólares não prestam. Bitcoins e afins são o futuro (até porque o tempo é relativo)…

          2. Avatar de Castro
            Castro

            Mas se proibirem permanentemente o uso destas moedas na maioria dos países, muitas das pessoas envolvidas perdem a ideia de que serão o futuro para pagamentos, que é a base de toda a corrida às moedas, pois acreditam que mais tarde haverá quem queira comprar ainda mais moedas porque muita gente irá usar. É isso que tem criado o crescimento no valor destas moedas.
            Se pessoas perderem interesse, por não se vislumbrar futuros clientes, as moedas irão perder valor (não é por acaso que o seu valor já caiu com a notícia da Turquia), o que por sua vez levará muitas pessoas a querer desfazer-se dessas moedas, podendo levar a um crash.
            O facto é que sem possibilidade de uso, estas moedas não têm valor, pois não passam de zeros e uns guardados num computador. Não são objectos para colecionismo.

          3. Avatar de Jorge Carvalho
            Jorge Carvalho

            Não transferes não.

            Abc

          4. Avatar de iDroid
            iDroid

            Converter também entra na definição de uso.

    3. Avatar de Zanoni
      Zanoni

      Se conseguissem já o tinham feito, por enquanto tem passado teste após teste. A Bitcoin até agora tem demonstrado ser antifrágil, sai sempre mais forte. Já agora estou curioso, quero ver onde ela vai chegar.

      1. Avatar de RPG
        RPG

        Associar uma correção perfeitamente normal da bitcoin, que já era esperada há alguns dias, com esta notícia Lol… Foi pura coincidência apenas.. Com ou sem Turquia a banir, haveria esta correção este fim de semana.. Esta notícia tem tanto impacto que dentro de 1 ou 2 semanas volta a bater novo record.. Nem quando a Índia baniu a bitcoin teve algum impacto, quanto mais uma mísera Turquia. Enfim, mais um drama, mais arroz por aqui.

    4. Avatar de paulo
      paulo

      amigo tu nao sabes do que falas o bitcoin vem devolver de novo o poder do dinheiro ao povo! wtf ignorancia!

      1. Avatar de JEsteves
        JEsteves

        Ignorancia:

        Etimologia. Do latim ignorantia.ae ou ignoratio.onis.

        Condição da pessoa que não tem conhecimento da existência ou da funcionalidade de algo: ignorância dos acontecimentos contemporâneos.

        Comportamento carregado de grosseria; quem se comporta de maneira incivil; grosseria.

      2. Avatar de Castro
        Castro

        o poder do dinheiro vem de ser aceite para pagamentos… Sem ser aceite para pagamentos, não tem poder.

        1. Avatar de Fifi
          Fifi

          Sem ser aceite é um numero para dizer que tenho sem valor nenhum..

        2. Avatar de scp
          scp

          Achas o governo americano vai proibir de as pessoas comprarem com bitcoin? Já o teriam feito e as instituições saberiam-no primeiro que as pessoas, e não teriam comprado tanto bitcoin como têm feito desde o final do ano passado. Eles até têm agora uma empresa de câmbio de criptomoedas na bolsa, têm a tesla que aceita pagamentos em bitcoin e antes até já tinham lojas que aceitavam pagamento em bitcoins e outras criptomoedas.

          1. Avatar de Castro
            Castro

            o meu comentário não tem nada a ver com o que eu acho ou deixo de achar sobre o governo americano! O facto é que se houver proibição generalizada, perde poder!

    5. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      Um aconselho amigável – le mais acerca das criptomoedas, blockchain, e afins para ver a sua utilidade. A unica maneira de uma pessoas se arruinar ‘e se se apostar numa moeda duvidosa (que ha por a’i bastantes!) Ja houve inúmeras moedas que deixaram de existir por uma razão ou outra e por consequência o dinheiro envolvido foi-se.
      A industria cripto ‘e gigantesca! Nem fazes idea!

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Talvez venha a existir uma moeda digital que faça sentido, mas até ver pelo menos bitcoin e outras similares não fazem muito sentido como moedas, talvez tenham outras utilidades mas como moeda não me parece bem… a volatilidade, os vários problemas de segurança que rodeiam pelo menos a bitcoin.

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      Existem varias ‘Altcoins’ cada uma com um diferente potencial, com um uso diferente e com um beneficio diferente.

  4. Avatar de JEsteves
    JEsteves

    Inevitável. A médio prazo é o que vai acontecer à escala global. Trata-se de uma burla gigantesca, bem orquestrada. Só os chicos espertos que querem encher os bolsos à custa de quem trabalha, trocando vento por dinheiro verdadeiro, é que defende uma coisa destas. São os falsos moralistas que passam a vida a falar mal de tudo e todos, mas não perdem uma oportunidade de tirar vantagem à custa de terceiros. E ainda tentam arranjar todo o tipo de argumentos e justificações, piores que os argumentos do Sócrates.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      A quantidade de economistas é especialistas e block chain neste blog é enorme

      1. Avatar de JEsteves
        JEsteves

        Vou entender isso como um elogio. É que eu não sou econonista.

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          dunning kruger no seu melhor…

          1. Avatar de iDroid
            iDroid

            Sabes que esse efeito também também se pode aplicar ao próprio que o refere…

    2. Avatar de RM
      RM

      +1
      O pior é esse pessoal querer fazer dinheiro e enriquecer sem trabalhar!
      Pensam que basta comprar Hardware, pagar pelo consumo de electricidade e depois deixar a sua preciosa máquina a trabalhar enquando andam por aí sem fazer nada e voilà, estão ricos! Ou seja, fazer dinheiro do nada. É que é só hipócrisia o que se vê!

      1. Avatar de JEsteves
        JEsteves

        A electricidade, paga o patrão ou paga os pais. O equipamento é menos umas idas às discotecas até porque elas estão fechadas. Assim é fácil fazer uns trocos.

      2. Avatar de Rafael Cardoso
        Rafael Cardoso

        Nunca minerei moedas, mas já dupliquei o meu investimento. Da mesma forma que podia ter o dinheiro no banco a ganhar nem 1% ao ano.
        Assim ganho, por exemplo, 5% ao dia. Nos mesmos valores podia investir comprando acções de empresas.
        Mas está visto que o senhor e este JEsteves não sabem nada do assunto, falam mal em completa ignorância sobre o assunto.
        Mas deixavos estar, ninguém é obrigado a ganhar dinheiro enquanto empresta o seu trabalho para meia duzia de banqueiros viverem às vossas custas.
        Eu retirei o meu dinheiro do banco e estou satisfeito.

        1. Avatar de JEsteves
          JEsteves

          Ainda bem para si e muito sucesso 🙂

        2. Avatar de RM
          RM

          A minha crítica é para quem minera apenas.
          Investir em acções, certificados ou outra coisa, é como emprestar dinheiro e esperas alguma recompensa por esse dinheiro que estás a pôr nas mãos de outros.
          Já agora, o que é que impede uma pessoa de comprar bastante Hardware e fazer muitos milhares de $$$/€€€ por mês ?

          1. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            Nada! Uma pessoa qualquer pode comprar o hardware que quiser e começar a minar hoje. A conta de electricidade ira subir bastante mas no fim teras algo em que podes vender mais tarde. ‘E um investimento como outro qualquer.

        3. Avatar de Fifi
          Fifi

          É como descontar , sabe bem mas depois quando precisares de algo do estado e nunca tiveres descontado na vida choras….

          1. Avatar de iDroid
            iDroid

            Realmente não tinha pensado nesse aspecto…

          2. Avatar de paosemsalada
            paosemsalada

            mesmo quando descontas, funciona tudo mal…. o estado so funciona para os funcionarios publicos para o resto é bola

        4. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          O problema desta gente ‘ que nao percebe nada mas acham que percebe.
          Desde Marco do ano passado ja sextupliquei (!) o meu investimento e se quisesse podia mt bem comprar uma casa so com esse dinheiro. Fora o dinheiro que investi em accoes de empresas graças ao etoro e fora o dinheiro que tenho poupado. Por enquanto vou deixar estar.

          Alias tenho utilizado o Nexo para guardar o meu dinheiro (em vez de guardar num banco) e guardar as minhas moedas crypto. So de juros ja ultrapassei o valor de 2 iPhones. Para mim juros = dinheiro de borla.
          So quem nao ‘e inteligente com o dinheiro quem nao quer!

          1. Avatar de Jorge Carvalho
            Jorge Carvalho

            “ e se quisesse podia mt bem comprar uma casa so com esse dinheiro.“

            Experimenta a ver o que acontece.

            Abc

          2. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            Perdao! esqueci-me de dizer que nao estou em Portugal.

        5. Avatar de GM
          GM

          Herbalife dos tempos modernos.

  5. Avatar de jr
    jr

    Podem a vontade banir pagamentos com cryptocurrencies
    É algo minimo tbh
    No fim cryptomoeda é apenas +1 mercado como ações, foreign exchange market e afins
    No fim o que irão fazer é com que as pessoas coloquem lá o seu dinheiro total e quando for preciso vendem x quantidade para obter o valor que precisam que é neste momento o que uma grande quantidade faz!
    Mas enfim
    Como aconteceu a com evolução da luz em si tambem ira acontecer com o mercado financeiro.

    1. Avatar de Fifi
      Fifi

      Tal e qual , existe dezenas de mercados para brincar com sobe e desce agora usar essa moeda para tudo pah tenham lá juízo.

      1. Avatar de jr
        jr

        Na verdade é bastante melhor uma moeda assim que continuar a seguir as cegas um sistema como o existente….
        USD ja nao tem valor algum basicamente nem e seguido por algo de valor
        O eur está a ir pelo mesmo caminho etc sem contar com os esquemas feitos por aqueles que as regulam….
        Existem bastantes mais beneficios na descentralizacao que a centralização…

        1. Avatar de paosemsalada
          paosemsalada

          e o bitcoin é o esquema, tudo a seguir os americanos porque eles são os donos do mundo… bora lá!

    2. Avatar de Castro
      Castro

      todos esses mercados que mencionas transacionam bens que estão associados a alguma coisa com presença real na sociedade. Uma acção representa uma parte duma empresa, tendo por isso associado bens físicos e produção de riqueza (logo tem valor); uma moeda estrangeira representa uma forma de pagamento noutro país, aceite para comprar bens (logo tem valor), etc!
      Se decidirem que criptomoedas nunca servirão nenhuma função na sociedade, então não têm como manter o seu valor. A haver um mercado de criptomoedas nessas circunstância será como ter um motor a trabalhar em vazio…

      1. Avatar de jr
        jr

        E como sabes que os reportes feitos pelas empresas são realmente reais? Porque metem ao publico? Porque são geridos por x entidade que “comprova” a sua vericidade?
        Neste momento as moedas ja ultrapassaram valores de paises por todo o mundo
        A proibição está a existir porque os “reguladores” nao conseguem parar o mesmo
        Neste momento existe bastante mais valor numa moeda que numa ação…
        Se neste momento o USD não para de imprimir sem seguir o valor do Ouro…
        Vai dar tudo ao mesmo
        A evolução é inevital e o que vivemos agora devia ja ter acabado faz anos

        1. Avatar de Castro
          Castro

          Não é por haver alguém/empresa a tentar enganar nos seus resultados, que todas as empresas cotadas valem zero. O facto é que as empresas têm património tangível e como tal, por regra, uma acção duma empresa deverá valer alguma coisa e não zero.
          o resto do que dizes revela uma grande confusão!

      2. Avatar de traveller
        traveller

        Castro um quadro de um pintor famoso tem um valor físico de quanto? e por quanto é vendido?, a moeda estrangeira representa uma forma de pagar noutro pais tanta moeda que não vale nada em outro paÍs, vai por exemplo com kwanzas a qualquer banco português e vê quanto te dão por eles.

        1. Avatar de Castro
          Castro

          um quadro dum pintor famoso é um item físico único, uma obra de arte para ser apreciada ou bem de coleccionismo. Uma cryptomoeda não é nem uma obra de arte para alguém ver, nem um bem de colecionismo que mais ninguém tem.

          Tu dares pouco ou nenhum dinheiro por outra moeda doutro país não torna essa moeda sem valor algum, já que podes usar essa moeda no país de origem para adquirir bens!

          1. Avatar de paosemsalada
            paosemsalada

            blablabla…
            sendo assim todas as obras de arte unicas deveriam ser cotadas por valores altos?

          2. Avatar de Castro
            Castro

            paosemsalada, esse argumento não tem lógica! As obras de arte não são avaliadas apenas por serem únicas, são avaliadas pela qualidade da obra, beleza, reputação do artista, enquadramento histórico, etc!

            Queres mesmo comparar isso com criptomoeda que passasse a ser proibida de se usar como pagamento? Passariam a ser objecto para coleccionadores?

  6. Avatar de JEsteves
    JEsteves

    Vou entender isso como um elogio. É que eu não sou econonista.

  7. Avatar de Antonio Conde
    Antonio Conde

    TIC TAC TIC TAC… Alguém vai ficar a arder! Com o meu dinheiro é que não brinco.

    1. Avatar de OºO
      OºO

      O Salgado e o Socrates brincam por ti.

      1. Avatar de Fifi
        Fifi

        Verdade e a saúde que aguentou em grande parte a calamidade que tivemos alguém teve de a pagar , não foram as tuas cripto moedas .

  8. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Completamente de acordo.E havia de ser a nível mundial.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      já cá faltavas tu… tu é que devias ser banido

  9. Avatar de André R.
    André R.

    Se dessem a possibilidade de os governos, ou outras entidades, de controlarem as criptmoeedas, estaríamos perante novos barris de petróleo, onde se pode subir ou descer conforme se quer e apetece…

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      As criptomoedas sobem e devem de valor diariamente sem que seja preciso um governo estar por trás, e ninguém consegue explicar exactamente quais são todos os factores que contribuem para este fenómeno.

    2. Avatar de paosemsalada
      paosemsalada

      governos ou EUA?

  10. Avatar de cel
    cel

    Esta história das moedas virtuais, desde que surgiu, os grandes(bancos) sempre foram contra pois é algo que não conseguem controlar como fazem com a moeda tradicional, e está-se a movimentar milhares sem qualquer rastreio e qualquer controlo e pelos visto a moeda virtual ganhou enormes proporções, e vai continuar a crescer.

    1. Avatar de Rogério
      Rogério

      Competition is a sin. – John D. Rockefeller

  11. Avatar de Filipe
    Filipe

    Eu hoje : Criptos vai arrebentar. vão perder dinheiro, eu não percebo o que é, por isso critico e digo que não é confiável, metam é nos bancos, esses é que são confiáveis (a ironia)

    Eu daqui a 10 anos quando o comboio já passou e quem apostou em criptos enriqueceu: :””(

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Então estás a dizer que todas as gerações que nascerem daqui para a frente vão ser pobres pois não existiam no boom das criptomoedas, é isso?

      1. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        Nao.
        ‘E como quem pensou que nunca haverá mais nenhuma empresa tech a ser rica ja que a google existe e nao ha nada melhor…
        A Facebook e afins ri-se dessa afirmacao certo?

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Estás então a dizer que aparecerão outras criptomoedas que serão até mais vantajosas que as que já existem.

          Se assim é, ninguém perdeu o comboio.

          1. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            Claro que ninguém perdeu o comboio! Nao sei se mais moedas virao (talvez sim talvez nao) mas certamente que o uso que iremos dar ‘as criptomoedas e tb ‘a sua tecnologia vai mudar.
            Mesmo quem investir em criptomoedas hoje tera a seu retorno daqui a uns meses/anos. Nunca ‘e tarde para investir 🙂

            Ultimamente tem aparecido algo chamado NFT (Non-fungible token). Sei que ‘e relacionado com arte e com ETH (ethereum) mas fora disso nao percebo muito bem como funciona. Esta a ser muito falado e a movimentar muito dinheiro! Era fixe se a Pplware fizesse um artigo acerca deste assunto.

            A verdade ‘e que isto tudo ainda esta na sua infância!

  12. Avatar de Mastermind
    Mastermind

    De todas as vezes que alguém argumenta contra as bitcoisas, surge sempre outro que o trata por ignorante… Cada vez mais acredito que andam bots por aqui a defender as criptocoisas…

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      querias que o tratasse como?
      A verdade ‘e que as coisas estao constantemente a mudar. Ora aceitas as mudanças ou então fiques preso ao passado. Quem se recusa a adaptar ‘a nova realidade acaba por morrer..Olha Nokia, Kodak, Blockbuster, etc que na sua altura eram reis mas agora fazem parte do passado.

  13. Avatar de Ben Hur
    Ben Hur

    Tou a ver que por aqui estão todos milinários com moedas virtuais…

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      Milionario nao mas estou quase a comprar uma casa graças ao dinheiro que investi em crypto em Marco do ano passado.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Para isso terás que ter investido muito dinheiro inicialmente. Mesmo com as elevadas subidas da bitcoin e restantes altcoins nos últimos meses, não conseguirias comprar uma casa investindo pouco.

        E devido às inesperadas subidaa e descidas das crypto, foi um risco que correste que compensou, mas podia não ter acontecido dessa forma…

        1. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          Tenho pena de nao ter investido mais! Sou uma pessoa poupada e felizmente tive dinheiro guardado para investir. Comprei na altura em que todos os mercados estava em baix por volta de Marco /Abril do ano passado. Ate comprei moedas físicas de ouro e prata que hoje em dia ja valem mais do que 25% do que o seu valor inicial. 🙂

          A unica ‘sorte’ que tive foi a pandemia mundial que fez com que pudesse investir ao preço de chuva então aproveitei! Naquela altura eu sabia que a situacao estava m’a. Mas tinha confiança que as coisas so iriam melhorar mais cedo ou mais tarde. E acredito que ainda vai melhorar um pouco mais.
          Tenho nocao que se nao tivesse sido a pandemia nao teria aquilo que tenho hoje. 🙂

          1. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Eu já tenho o meu investimento em crypto faz tempo mas nesta pandemia coloquei os ovos todos em companhias áreas, daqui a 1 ano falamos 😀

          2. Avatar de iDroid
            iDroid

            Sabes que muita gente não tem nem um pouco de dinheiro para investir (e isto já antes da pandemia), certo?

          3. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            @Jose
            O próximo boom será com as companhias aéreas e com empresas de entretenimento tipo restauração, cinemas, fashion, etc. Irá acontecer ainda este ano

          4. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Sim tenho noção que nem todos tem possibilidades para investir mas sinceramente quem pode não tem desculpa para não fazer! Seja em crypto, metais preciosos, ações de empresas, imobiliária, etc.

            Pessoalmente prefiro gastar o dinheiro e entreter me com os meus investimentos em vez de gastar €€€ em Netflix, idas ao cinema, roupas, etc
            Mas isso sou eu e eu sei que não somos todos iguais

    2. Avatar de Ci
      Ci

      Milionários não digo. Mas te garanto que há muitos que andam la perto 🙂

  14. Avatar de O Zé
    O Zé

    É só especialistas aqui. O dinheiro fiduciário serve precisamente para fazer pagamentos. Troca-se ouro (ou bitcoin) por euros para se pagar em euros. O euro é uma moeda de troca e não uma garantia de valor.

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Só minério é garantia de valor e mesmo esse nunca se sabe.

  15. Avatar de Filipe
    Filipe

    O relógio está a contar amigos. Quero ver o que vão fazer às dezenas de computadores que compraram. E nessa altura vou-me rir.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      I felizmente a maioria so associa Bitcoin e cripto moedas com o minar e ganhar dinheiro… é pena, nao me vou rir de ti, tanto que é triste mesmo e só atrasa o progresso.

    2. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Vão jogar… lol

  16. Avatar de José Fonseca Amadeu
    José Fonseca Amadeu

    Se ainda ninguém se lembrou disto acho que vou lançar uma pool de contra apostas ao sucesso das crypto 😀

  17. Avatar de Redin
    Redin

    Estou desejoso que o Pplware continue a existir por muitos anos e que não perca a base de dados que tem atualmente.
    Estarei daqui a uns anos a perguntar a este pessoal todo quem fica a rir e quem continua a chorar.
    Estão convidados em vir aqui (em todas as outras noticias sobre este tema no Pplware) nos próximos anos dar um “Olá” aqui ao pessoal.

  18. Avatar de Manuel Melo
    Manuel Melo

    A China tentou proibir há uns anos… Acabou por regular a atividade.
    A Índia tentou proibir e… Acabou por ser regulada a atividade.
    A UE regulou a atividade das criptomoedas apesar do banco de Portugal não as reconhecer.
    Os EUA regulamentaram.
    A Rússia proibiu e…. Regulamentou.
    A Venezuela proibiu mas ninguém quer saber porque um salário em bolivares desvaloriza em dias e esse salário em bitcoins não perde o valor (a lira na Turquia está a desvalorizar porque a Turquia é uma ditadura em colapso econômico e um salário em bitcoins dura um mês um salário em lira puf desaparece em 3 tempos com a deflação.
    A Bitcoin existe há uns 20 anos e é o futuro. Se uma ditadura tipo Turquia ou Zimbábue ou Venezuela a proíbe eu digo lol. Já lhe declararam o óbito umas largas centenas de vezes e já tentaram proibir; não dá. Na China na
    altura da proibição foi a altura em que mais transações ocorreram lá. Eu tenho as minhas poupanças em cripto. É mais seguro que um banco.

  19. Avatar de Ci
    Ci

    1- alguém me pode explicar como se bane uma rede P2P?
    2- India proíbe a posse de crypto: alguém me pode explicar como se proíbe alguém de ter crypto numa carteira offline e transaciona-la em exchanges decentralizadas?

    O que estamos aqui a ver são apenas medidas que têm efeito pelo medo. Aliás, o facto de o bitcoin ter caído cerca de 6% è o efeito medo, que não causará qualquer estrago a longo prazo. São apenas correções de mercado impulsionadas por narrativas que nunca serão suficientes a longo prazo.

    Quanto ao facto de a maioria aqui ser contra a mineração, é só dor de cotovelo por não terem comprado a um preço porreiro e por se sentirem “missing out”.

  20. Avatar de Redin
    Redin

    Pessoal.
    Aproveitem o dia 29 para se formarem um pouco em economia.
    Webinar com convidados de peso. Fred Antunes, Vitor Constâncio e moderador João Duque.
    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSetMDeMkr9DbRzCp9JUjDekSuBFFMleGVahKNILVtZwGns1Dw/viewform

    1. Avatar de António Neves
      António Neves

      Obrigado pela informação.

  21. Avatar de adbu
    adbu

    A bitcoin é demasiado volátil para ser considerada moeda e também não se pode comprar “nada” com ela, mais fácil será comparar com ações.
    Historicamente falando no final de 2017 a bitcoin estava a mais de 17k e em 2018 chegou a estar a menos de 3,5k, ou seja uma desvalorização de mais de 80%. O futuro ninguém sabe e pode continuar a subir e/ou estabilizar num determinado valor, ou pode voltar a vir a pique. Quem apostou nesta moeda espero que tenha sorte, mas como em qualquer investimento não se devem colocar todos os ovos no mesmo cesto.

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      O que estas a deixar de fora ‘e que isto tudo ainda esta na sua infância! ‘E mais do que obvio que a moeda ‘e volátil..era impossível nao ser volátil ja que ‘e uma tecnologia nova. Ainda hoje as moedas quase todas baixaram mas 1000% que vao subir.
      Eu tb tinha as minhas duvidas uns tempos atras mas esta mais do que obvio que a cripta esta para ficar.

  22. Avatar de Redin
    Redin

    Afinal é verdade.
    Só pode ser uma bolha.
    Lavagem de dinheiro financiamento do terrorismo e burla qualificada, falsificação de documento e branqueamento em esquema ponzi.
    Eu deixei de acreditar nesta moeda do link.
    https://www.policiajudiciaria.pt/operacao-jamon-detencao-de-suspeito-de-fraude-financeira/

    1. Avatar de GM
      GM

      E no entanto, é com ela que vives. Recebes o teu vencimento, pagas as contas, etc. Já com a Bitcoin, pois.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Ė verdade sim senhor. A razão disso é porque não sou dono do meu dinheiro FIAT.
        Com o BTC posso ter isso tudo sem que tenha de justificar quanto tenho ou pode posso gastar.
        São escolhas.

        1. Avatar de GM
          GM

          Pois. Não te esqueças que há um senhor que está com problemas com a justiça pois não consegue justificar a proveniência do dinheiro, ou pelo menos as justificações apresentadas não colam. Conseguiste identificar a pessoa?

    2. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      ate parece que nao havia lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e burla qualificada com dinheiro fisico…isto td so ‘e possível com as moedas digitais certo?

  23. Avatar de rui caetano
    rui caetano

    É impossível uma pessoa não se rir com tanto economista, bancário e principalmente tanta gente dos lados de wallstreet ou do banco de portugal que para aqui vêm comentar algo que basicamente percebem ZERO.
    Acho muitíssimo bem continuarem a defender um sistema ao qual vocês quando precisam de dinheiro, pagam 10% de juro, mas os grandalhões da massa pagam 0.5%, e os bancos têm-no do BCE a juros negativos. Exato, até recebem para terem dinheiro. Depois também vos pagam em juros anuais 0.3%. Engraçado, pedimos pagamos 10%, emprestamos recebemos 0.3% ou mesmo zero… Tirem as palas que ainda vão a tempo..

    1. Avatar de Castro
      Castro

      e se precisasses pedir bitcoins emprestados não te iam pedir juros de 10% ou mais?

  24. Avatar de jorge
    jorge

    As criptomoedas mais cedo ou mais tarde vao ser proibidas por todos os paises, porque apenas serve para lavar dinheiro, eu tenho um colega que ficou sem mais de 100 000€ no bes depois berrava contra o governo, como se o governo fosse o culpado, se querem comprar ou vender bitcoins, pois podem na bolsa da suéçia, o valor nao é o mesmo, e sobe ou desce quase sempre com a bolsa sueca, e a transaçao é em koroas suecas.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Também as contas bancárias em paraísos fiscais…

      Whats your point?

  25. Avatar de PedroLeal
    PedroLeal

    “o primeiro de muitos”

    Não sou vidente, mas historicamente, todos os países que baniram, voltaram atrás com a decisão, e como caso mais recente a Nigéria, que em menos de 1 mês voltou atrás com a decisão…

    A minha questão aqui é, quando vier as criptomoedas lançadas pelos governos, como vão fazer? vão estar banidas também?