Transferências Bancárias passam a identificar o destinatário

35 Comentários

É já este mês que haverá novidades no que diz respeito às transferências bancárias. Como já referimos, as transferências bancárias vão passar a ser imediatas e sem custos adicionais. Mas há mais novidades.


Confirmação do destinatário estará disponível em todas as transferências

Finalmente as transferências bancárias vão passam a identificar o destinatário. Esta funcionalidade, semelhante à que existe já no Multibanco, vai permitir a quem efetua a transferência saber se de facto o destinatário é o correto. Esta nova funcionalidade vai entrar em funcionamento já a partir do próximo dia 20 de maio.

A confirmação do destinatário estará disponível em todas as transferências e em todos os canais disponibilizados pelos bancos, caso do homebanking ou da app (aplicação) dos bancos que os clientes têm nos seus telemóveis.

Segundo refere a RTP, no Relatório dos Sistemas de Pagamentos de 2023, hoje divulgado, o Banco de Portugal considera que este serviço permitirá reduzir os riscos de fraude, ao minimizar a possibilidade de envio de dinheiro para destinatários errados.

Se o beneficiário for uma empresa poderá quem faz a transferência indicar apenas o NIPC (número de identificação fiscal da empresa).

Neste sistema, designado para já de “proxy lookup”, os utilizadores têm de associar o seu número de telemóvel (pode ser um número de telemóvel estrangeiro) a uma conta.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jose
    jose

    ha anos que ja devia ser imediatas ! mas como nao havia alternativa eles mamavam taxas! agora com crypto a chegar vao ter de se mexer !! aconcorrencia élinda e tds saiem a ganhar!!

    1. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      A questão era técnica. Não podes esquecer que há evolução tecnológica.

      1. Avatar de Toder
        Toder

        Era técnica se estamos a falar de 10 ano atrás, na Alemanha a maioria dos bancos demora de 1 a 2 dias, e depois a maioria vão fazer contas no estrangeiro, tipo revolut ou norwegianbank que mostram tudo em segundos. Eles mamao tudo que podem, pois sabem que a maioria é obrigada a ter uma conta bancária num banco alemão por causa do trabalho ou casa/apartamento.

        1. Avatar de há+cada+gajo
          há+cada+gajo

          Repito: a questão era técnica e o que tens agora é resultado de evolução tecnológica.

          1. Avatar de Rui Machado
            Rui Machado

            Entao se era tecnica porque diabos as transferencias revolut e afins eram imediatas? e Já agora o MBWAY tambem ja era imediato ha muito tempo…..

    2. Avatar de Naodou
      Naodou

      Dizes isso porque não tens a noção de como esses dados entravam nos bancos e como eram tratados internamente

    3. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Quanto custa em média uma transação em bitcoin? Quanto tempo demora? Quantos estabelecimentos aceitam pagamentos com crypto?

      1. Avatar de João
        João

        Aquela crypto que hoje vais pagar e vale 1€e amanha vais pagar e vale 0.50€

  2. Avatar de Sergio
    Sergio

    Aquela função que já devia de estar implementada há uns 10 anos..

    De resto, é esperar para ver se estas novas funções não vão ser cobradas nas despesas de manutenção mensais e anuais.

  3. Avatar de Redin
    Redin

    Deves ser amigo das CBDC então. Privacidade não te diz nada?

    1. Avatar de Professor
      Professor

      Não tem nada haver com privacidade, mas sim acabar com burlas e esquemas pois era uma falha grave e que muitos se aproveitavam para enganar outros…

      Simplesmente metam na cabeça que as coisas estão a mudar e tem de acompanhar, e essa da privacidade hoje já não pega…

    2. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Privacidade ? Então eu ordeno uma transferência e não tenho hipótese de saber em que destinatário cai o dinheiro ? Essa moda de por a privacidade acima de tudo, mesmo acima de qualquer tentativa de burla, tem de acabar. Essa faz-me lembrar uma história de um banco que instalou uma câmara numa máquina multibanco no exterior da agência bancária e que a Proteção de Dados mandou retirar porque a via publica era visível na captação de imagens. Resultado: os assaltos continuaram e os ladrões venceram ! A palhaçada tem de acabar.

      1. Avatar de Naodou
        Naodou

        Falas sem saber, é lei que não se pode filmar a via pública porque existe privacidade em público ponto final.
        Mas a camera pode ser instalada desde que seja feito um pedido, explicado o porquê e tem de cumprir certas regras.
        É assim aos anos, já antes do RGPD.

        1. Avatar de anonimo
          anonimo

          Privacidade na rua? Em espaços privados eu até entendo. Na via pública é uma parvoíce visto que qualquer pessoa de uma janela vê os outros a passar e até pode filmar com o telemóvel.

        2. Avatar de há+cada+gajo
          há+cada+gajo

          Não, falo com muito saber e mesmo que expliques o porquê e o suportes em factos, nada feito, tal a cegueira quanto ao tema Querem lá saber das vitimas. Os bandidos é que tem direitos. As vitimas, coitadas, tem sempre azar. E é assim há anos. E até antes do RGPD já era assim.

        3. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Nãodou, explique lá essa da privacidade em público.
          Se eu sair de casa em cuecas para a rua ninguém me vê, é isso que está a dizer?
          A partir do momento em que está na via pública não há privacidade nenhuma, por isso é que é via pública.
          Quer privacidade fique em casa e feche as cortinas e mande uma martelada no telefone…

    3. Avatar de Patinhas
      Patinhas

      Curiosamente se fossem a um terminal Multibanco fazer a transferência o nome sempre apareceu.

      1. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        Transferência multibanco não é uma transferência SEPA.

        Mas sim, para os que reclamam da questão da “privacidade”, é um bom exemplo.

        Mas na verdade essas pessoas estão só a encontrar uma razão para criticar. Se não fosse isso arranjavam outra coisa

  4. Avatar de PTO
    PTO

    Já tenho transferências imediatas no meu homebanking há pelo menos 2 anos e nunca paguei por as usar.

    1. Avatar de Tiago Ferreira
      Tiago Ferreira

      Se não as pagas é porque tens um pacote em que as transferências imediatas estão incluídas. Existem diversos bancos que “oferecem” em determinadas contas, um número X de transferências imediatas ou talvez ilimitadas, mas nem todos os bancos as “oferecem”, porque na pratica, talvez penses que não as pagas, mas pagas uma mensalidade ou tens que ter determinadas condições para poderes usufruir de transferências imediatas.

      1. Avatar de Mapril
        Mapril

        Banco CTT, transferências a custo ZERO, SEM CONDIÇÕES NEM TRUQUES.

        1. Avatar de Francisco
          Francisco

          E são imediatas?

    2. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Se as contas forem todas dentro do mesmo banco, até já deves ter as transferências bancárias há muito mais tempo.

  5. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Só falta adicionar uma opção que, por defeito, indique o NIF a utilizar ao pagar com aquele cartão.
    Assim evitava o “ditado” constante , evitava fuga ao fisgo, facilitava o trabalho de cliente/vendedor e dava margem para colocar um NIF diferente caso assim se pretende-se.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Treta. Não há fuga ao fisco quando há um pagamento ou transferência para uma conta de empresa, ponto. Os valores que entram necessitam ser declarados. Fuga ao fisco é apenas com pagamentos em espécie.

    2. Avatar de Naodou
      Naodou

      Não há fugas com pagamentos bancários, é por essa razão que tento pagar tudo com cartão.

  6. Avatar de Aves
    Aves

    No banco de que “gasto”, se eu (ordenante) e aquele para quem transfiro o dinheiro (beneficiário) tivermos contas no mesmo banco já me aparece o nome dele. Isto passa a ser assim em todas as transferências entre contas de bancos da UE: depois de se digitar a conta e antes de se ordenar a transferência – aparece o nome do beneficiário para se conferir.
    Sabe deus (e quem confere as suas faturas) que, por exemplo, quando se come num restaurante, em Portugal, o nome da empresa não tem nada a ver com o nome do restaurante e a empresa está uma localizada num país qualquer. Se não pagasse a fatura e fosse pagar por transferência bancária, o mais certo era não pagar quando visse que não estava a bater “a bota com a perdigota”.
    É verdade. Mas também evita fraudes – com faturas verdadeiras – como receber um mail, falso: “Tem aí a nossa fatura, mudámos de banco, agradecemos que o pagamento seja feito para o IBAN (do burlão”). Não são poucos os que têm caído nestas e noutras, o que agora se quer minimizar,

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não é só num restaurante. A maioria das empresas tem a denominação fiscal e a denominação comercial, e em muitos casos não coincide, especialmente nas unipessoais.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        A denominação ainda vai que não vai. E ter domicílio fiscal noutro país? E ir-se ver a CAE e nada ter a ver com a restauração?

      2. Avatar de Naodou
        Naodou

        Podes adicionar os CAE que quiseres a uma empresa.

  7. Avatar de OnOff
    OnOff

    Finalmente, para começar a encostar os bancos monopolista da SIBS. Vergonhoso o mercado estar tão bloqueado em 2024.

    1. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Monopolista da SIBS ? Sabes que o sistema da SIBS foi e continua a ser o sistema vais evoluído da Europa ? Por exemplo, quando foi lançado o sistema de débitos diretos pela SIBS o cliente podia ir ao banco imediatamente reverter um pagamento para depois o contestar com a empresa credora. Mais tarde a UE impediu que tal fosse feito porque contrariava regras europeias. Mais tarde, a possibilidade foi incorporada nas funcionalidades SEPA…

  8. Avatar de jorgerosa
    jorgerosa

    Há ANOS que isso já deveria ser assim! A legislação e a obrigatoriedade para a banca e os seus equipamentos já deveria ter sido feita à anos! – Mas claro, as seitas políticas têm andado ocupadas com temas mais “importantes” em prol do povinho … Que o que realmente interessa, e facil de fazer, NUNCA foi feito.

  9. Avatar de LP
    LP

    Penso que há confusão ao indicar que “Finalmente as transferências bancárias vão passam a identificar o destinatário. Esta funcionalidade, semelhante à que existe já no MB WAY, vai permitir a quem efetua a transferência saber se de facto o destinatário é o correto”. Julgo que ao invés de referirem MB WAY, querem dizer Multibanco.

  10. Avatar de Antonio Capelo Rego
    Antonio Capelo Rego

    Criar dificuldade para vender facilidade