Tráfego de Internet fixa aumentou! Qual a operadora com mais quota?

7 Comentários

A internet é hoje um serviço quase essencial! Seja através de acessos fixos ou móveis, os números mostram que o tráfego está a aumentar bastante, muito por “culpa” da necessidade que os cidadãos têm em partilhar informação.

Segundo dados da ANACOM, no final do 3.º trimestre de 2021, a taxa de penetração dos clientes residenciais de banda larga fixa foi de 88,9 por 100 famílias clássicas, mais 5 pontos percentuais (p.p.) do que no trimestre homólogo de 2020.

Tráfego de Internet fixa aumentou! Qual a operadora com mais quota de tráfego?


Acessos à internet foram feitos essencialmente via fibra ótica

Em comparação com o mesmo trimestre de 2020, o número de acessos de banda larga fixa aumentou em 162 mil acessos (+3,9%), tendo atingido 4,3 milhões. Como é natural, a fibra ótica (FTTH) foi a principal forma de acesso à Internet em banda larga fixa, atingindo 58,8% do total de acessos, mais 5 p.p. do que no 3.º trimestre de 2020. A FTTH foi também a tecnologia responsável pelo crescimento do número de acessos. Nos últimos 12 meses, o número de acessos suportado em fibra ótica aumentou em 303 mil acessos (+13,7%).

Os acessos ADSL mantiveram a tendência de queda, tendo diminuído 29,7%, substituídos por acessos de nova geração. O ADSL representava 6,6% do total de acessos (-3,2 p.p.). Os acessos fixos suportados nas redes móveis diminuíram 3,7% e tinham um peso de 6,4% (-0,5 p.p.).

Tráfego de Internet fixa aumentou! Qual a operadora com mais quota de tráfego?

O tráfego total de Internet em banda larga fixa aumentou 24,7% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. O tráfego médio mensal por acesso foi de 231 GB, mais 19,8% do que no 3.º trimestre de 2020, trimestre em que já se fizeram sentir os efeitos da COVID-19.

Nos mercados do serviço de acesso à Internet em banda larga fixa, estão presentes quatro entidades com quotas de subscritores relevantes: a MEO (40,7%), o Grupo NOS (34,5%), a Vodafone (21,2%) e a NOWO (3,2%). A Vodafone foi o prestador cuja quota de acessos mais aumentou (+0,7 p.p.), enquanto a MEO foi o prestador que captou mais clientes em termos líquidos, tendo aumentado a sua quota em 0,3 p.p. Caso se considerem apenas os acessos residenciais, a MEO apresenta a quota de subscritores mais elevada (39,1%), seguindo-se o Grupo NOS (36,8%), a Vodafone (20,2%), e a NOWO (3,7%).

Tráfego de Internet fixa aumentou! Qual a operadora com mais quota de tráfego?

No que respeita a quotas de tráfego de banda larga fixa, a MEO atingiu os 40,6%, seguindo-se o Grupo NOS com 33,6% e a Vodafone com 22,6%. A quota da NOWO foi de 1,6%.

O efeito global da COVID-19 no tráfego médio por acesso, durante os seis trimestres em que se registou a pandemia foi, em média, de +36,1% por trimestre. No trimestre em análise, estima-se que a pandemia tenha tido um efeito inferior à média (+24,0%).

 

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JS
    JS

    Imaginem agora essas receitas em investimento da melhoria dos serviços?
    Mas não!
    Há os acionistas
    O 5G agora é o que interessa ainda há milhares de casas a HFC

  2. Avatar de Swappie Guy
    Swappie Guy

    Coitadita da vodafone com a sua pequena quota, pudera, não se vê a espalhar fibra (fazer investimentos) e preços competitivos também não é com ela 😀

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Não estarás a falar da NOWO com a sua pequena quota?

      1. Avatar de AJ
        AJ

        com a excepção do pequena quota, faz todo sentido ser a vodafone.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Agora estão é mais interessados em venderem seguros ! :))

    3. Avatar de naodigo
      naodigo

      Por acaso é ao contrario, a NOS e MEO que anda atraz da Vodafone a nivel de preços, a vodafone tem investido bastante em passar fibra deles e nesses locais rouba os clientes.
      A NOS só relativamente a pouco tempo é que começou a fazer investimentos na sua rede, usavam equipamentos antigos, sem garantia e suporte dos fabricantes, a parte norte e parte sul do país usa diferentes marcas de equipamentos depois causas umas situações engraçadas.
      Sem falar das várias falhas de rede a nível nacional em que os próprios técnicos nao sabiam o que se passava nem como o resolver porque estava tudo incontactável

  3. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Isto é tudo muito bonito, mas no interior e em algumas aldeias, mesmo a ADSL que tem é do piorio.
    E agora vem o 5G onde em sitios o 4G nem velo.