Navegar em segurança na Internet? Agora já pode usar o Tor Browser no Android

12 Comentários

Navegar na Internet é, em muitos casos, perigoso e um ponto de roubo de informações dos utilizadores. As questões de privacidade são agora uma constante e as ferramentas nem sempre são simples de usar.

A rede Tor é conhecida da maioria e sabe-se que garante a proteção necessária. Se até agora era um exclusivo do desktop, agora mudou com a chegada do Tor browser ao Android, na versão estável e que todos podem usar.

Tor browser android Internet segurança

Todos reconhecem no Tor a privacidade e segurança que muitas vezes é necessária. É a ferramenta ideal para navegar na Internet e garantir a proteção do utilizador, sem comprometer todos os seus dados.

O Tor browser chegou ao Android

A versão para desktop tem estado a ser melhorada de forma gradual. Estão sempre a ser garantidos os padrões de qualidade que se esperam para esta ferramenta, algo essencial. Mas o Tor cresceu e agora deu mais um passo importante. Chegou ao Android e pode ser finalmente usada por todos.

Tor browser android Internet segurança

Navegar na Internet volta a trazer segurança

Este é o browser a que devem recorrer sempre quiserem navegar na Internet de forma anónima e protegida. Tudo se passará contido numa área isolada e que estará protegida na Internet, recorrendo a tudo o que esta rede tem para oferecer.

Na verdade, o Tor Browser estava em testes desde setembro do ano passado, mas apenas agora atingiu a maturidade esperada. Esta é a versão que removeu todas as falhas encontradas e está finalmente estável e pronto ser usado.

As muitas novidades que esta versão traz

Claro que há mais novidades para além da correção de problemas. Contem agora com novos logotipos, que se aproximam dos que a Mozilla usa no Firefox. Este é o browser de base desta proposta da Tor. Contem ainda uma melhoria ao nível das configurações, o que torna este browser mais fácil de usar.

Este é uma app essencial para quem quiser navegar na Internet de segura e anónima. Não é intrusiva e permite que nenhum dos dados do utilizador estará exposto. Está ainda longe do que a versão para desktop oferece, mas é um passo importante neste campo.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JCFB
    JCFB

    lol aos anos que o tor ja esta no android.
    simplesmente chamava-se orfox

  2. Avatar de zedoido
    zedoido

    Sim, claro…Seguro e Anonimo

    Vejamos:

    experiments.manifest.uri
    (https://telemetry-experiment.cdn.mozilla.net/manifest/v1/firefox/%VERSION%/%CHANNEL%)

    security.ssl.errorReporting.url
    (https://incoming.telemetry.mozilla.org/submit/sslreports/)

    toolkit.telemetry.infoURL
    (https://www.mozilla.org/legal/privacy/firefox.html#telemetry)

    toolkit.telemetry.server
    (https://incoming.telemetry.mozilla.org)

    toolkit.telemetry.server_owner
    (Mozilla)

    extensions.webservice.discoverURL
    https://discovery.addons.mozilla.org/%LOCALE%/firefox/discovery/pane/%VERSION%/%OS%/%COMPATIBILITY_MODE%)

    browser.chrome.errorReporter.submitUrl
    (https://sentry.prod.mozaws.net/api/339/store/)

    E agora, ainda é Seguro e Anónimo o Tor Browser?

    1. Avatar de Luisa
      Luisa

      Bem mais que o Chrome que a maioria usa!

  3. Avatar de Lcb
    Lcb

    Não existe garantia de proteção. O tor envia dados para servidores intermédios para encriptação. Existem vários vetores de ataque possíveis. As autoridades conhecem bem…

    1. Avatar de int3
      int3

      como é? “servidores inermédios” para quê?

    2. Avatar de Luisa
      Luisa

      Então crie seu próprio navegador e pare de reclamar, se tive preguiça e medinho, então não use a internet.
      ABRAÇOS!

  4. Avatar de Azulnauta
    Azulnauta

    Este browser seria o melhor a usar em redes pouco seguras ou desconhecidas certo?

  5. Avatar de JohnSnow
    JohnSnow

    2 anos a usar a navegar com o tor no Android. Not new.

  6. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    «para quem quiser navegar na Internet de [forma] segura e anónima»

    Só se for como forma de protecção contra comuns criminosos e governos com fracos recursos informáticos. Pois, se um investigador já conseguiu uma vez sozinho, usando apenas computadores normais, identificar mais de 80% dos utilizadores desta rede (https://www.news.com.au/technology/online/security/researcher-finds-way-to-reveal-the-identity-of-tor-users/news-story/fe72d9d589b487a591de422d59c19ca1) é de suspeitar fortemente que a mesma não proteja as pessoas da mesma entidade que a criou e financia o seu desenvolvimento (https://dissidentvoice.org/2014/11/darknet-sweep-casts-doubt-on-tor/) – que é o governo estadunidense, possuidor de uma panóplia de supercomputadores ao seu dispor.

    1. Avatar de BlackFerdyPT
      BlackFerdyPT

      No que toca ao Ocidente,

      Tendo sido esta rede criada pelo próprio poder estabelecido, a rede Tor é obviamente uma armadilha, usada para convencer as pessoas a fazerem nela o que pensam que não irá ser visto por outros (mas que sabem as pessoas melhor informadas que está: https://www.scmagazineuk.com/tor-network-exit-nodes-found-sniffing-passing-traffic/article/1479106).

      Porque razão é que acham que é o próprio governo estadunidense quem está por trás desta rede?

  7. Avatar de AndLop
    AndLop

    Embora o Tor efectivamente traga alguma segurança em relação a um browser normal, como é óbvio não é 100% seguro (se é que alguma coisa o seja)! Existe uma grande panóplia de coisas que se pode usar em conjunto com o Tor para o tornar bem melhor a nível de segurança e privacidade mas o problema é que a grande maioria das pessoas não tem conhecimento para tal.
    Acho que a I2P é bem melhor embora seja bem mais limitada (não permite navegação na surface web)!

    1. Avatar de BlackFerdyPT
      BlackFerdyPT

      O problema da I2P (e da Freenet) é que estas redes “à prova de censura” podem também ser usadas para difundir conteúdo verdadeiramente ilegal e que deve mesmo ser eliminado…

      Sendo até que, ao ser cada computador ligado a esta rede um redistribuidor de tal conteúdo, está com isso a ser cúmplice num crime, ainda que não saiba disso (ou possa sequer saber disso).

      E, a “táctica” de tentar fugir ao Grande Irmão, usando estas redes supostamente anónimas para se esconder, é uma muito má táctica: https://trisquel.info/en/forum/how-use-tor-trisquel#comment-26804

      Para além disso, pessoalmente, não acredito na verdadeira segurança de nenhuma destas redes…

      Pois, se se quiser vigiar as comunicações de uma qualquer pessoa, em particular, basta (a nível do ISP de tal pessoa ou de uma intercepção próxima de onde esta vive) montar um qualquer equipamento que intercepte apenas as ligações dessa pessoa, em particular – e depois reenviar toda a informação para quem seja capaz de a desencriptar.

      (Não me venham dizer que isto não é possível…)