ThingSpeak: A plataforma que precisa para IoT

21 Comentários

Pretende registar a temperatura ou a humidade lá por casa mas não sabe que equipamentos adquirir? No mercado o que não faltam são soluções mas… porque não criar também a sua própria solução? Um Raspberry ou um Arduino com os respetivos sensores servem na perfeição

E em termos de plataforma para apresentar os dados registados? Também não precisa de criar… use a fantástica plataforma ThingSpeak.



Thingspeak é uma plataforma de análise IoT (Internet of Things) que permite agregar, visualizar e analisar streams de dados, de uma forma muito simples. Uma das grandes vantagens da plataforma Thingspeak é que nos permite visualizar os dados enviados pelos nossos dispositivos, em tempo real, mas também a possibilidade de analisar os mesmo recorrendo ao poderoso Matlab.

O envio de dados para a plataforma Thingspeak é feita via HTTP/HTTPS a cada 15 segundos (no mínimo, isto na conta gratuita).

Esta plataforma permite também o envio de notificações para serviços como o Twilio ou o Twitter.

Nos próximos dias vamos ensinar como podem criar uma conta nesta plataforma e como podem passar para lá, facilmente, dados.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Gomes
    Ricardo Gomes

    Esqueçam o Thingspeak.
    É muuuito limitado e o interface simples demais.
    Usem o emoncms… é topo.
    Além de ter plataforma online onde podem registar tudo, podem ainda usar num vosso servidor (seja uma pagina que tenham, seja num raspberry por exemplo).

    https://emoncms.org/

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Muito interessante. Vou experimentar.

    1. Avatar de foiovitor
      foiovitor

      Muito bom, Ricardo! Quais os sensores de medição do consumo de cada aparelho?

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Queres fazer um artigo para o Pplware?

      1. Avatar de Ricardo Gil Oliveira Gomes
        Ricardo Gil Oliveira Gomes

        Farei com todo o gosto!
        Já tinha respondido mas não ficou como resposta à tua mensagem…

  2. Avatar de David
    David

    Boas.
    Deixo aqui um tópico (dentro do tema IoT) que julgo super interessante para “investigar”
    https://www.lora-alliance.org/
    Dá um/s bom/s artigo/s .

  3. Avatar de Ricardo Gomes
    Ricardo Gomes

    Farei com todo o gosto!
    No meu sistema, uso vários tipos de sensores.
    Tenho para o consumo total da casa um esp8266 com um ct. Tenho sonoff’s pow em vários pontos de medição (exemplo dos painéis solares, máquina de lavar…)
    Depois tenho sensores de temperatura, humidade, luminosidade, etc… pela casa.
    O tratamento dos dados é feito com a ajuda de um Raspberry, mas não é obrigatório. Pode ser feito tudo directamente para o emoncms.org.
    Uso o Raspberry pois tenho todo o comando da domotica da casa lá centralizado.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Boas amigo,

      Estava interessado em fazer alguns projectos semelhantes, com as 2 vertentes:

      * Medição do consumo. Neste ponto ainda tenho a dúvida se a melhor solução é colocar vários SONOFF’s logo á saída do respectivo disjuntor, e aí teria um para os circuitos principais. Não sei se valia mais ter essa solução ou então vários CT’s em que aí já poderia ter também que medisse o consumo total.

      * Medição de temperatura e humidade em 4 pontos da casa.

      Para cada um destes “projectos” a ideia era que as medições fossem enviadas em tempo real para alguma plataforma e pudesse ser facilmente consultado. Que soluções recomendarias para cada caso acima descrito?

      Obrigado desde já. Abraço.

      1. Avatar de Ricardo Gomes
        Ricardo Gomes

        Boas. Se queres apenas monitorização, podes enviar tudo directamente para o emoncms.
        Se quiseres controlo também, usa o hassio num Raspberry.
        Para a medição no quadro elétrico é melhor usares ct’s. Para temperaturas, há montes de soluções. Eu atualmente uso os xiaomi, com a respectiva gateway

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Boas Ricardo,

          Obrigado pelo feedback. Sobre a medição, a solução que falas é usar o ESP8266 directamente com o CT? Fazes ideia de quantos CT’s o ESP suporta? Se quiser usar vários que soluções existem?

          Também vi essa solução da Xiaomi, sobretudo porque permite depois sensores para portas e janelas.. acaba por ter uma panóplia de informações, mas não cheguei ainda ao detalhe da Gateway. Pelo que percebi aquilo é como se fosse um ponto central de todos os sensores que depois se liga directamente à tua rede Wifi certo?

          Thanks mais uma vez.
          Abraço

  4. Avatar de Diogo
    Diogo

    @ricardo que firmware usas nos sonoff?

      1. Avatar de As13
        As13

        Boas, podes dar uma ajuda. Tenho paineis solares e queria medir a produção e o consumo da casa. Podes ajudar nisso?

        1. Avatar de Ricardo Gomes
          Ricardo Gomes

          Sim, claro.
          Para os painéis, compra um sonoff pow.
          Para medição do consumo da casa, depende de como tenhas o teu quadro elétrico.
          Se fores da zona de Aveiro/arredores, diz que falamos melhor.
          Senão, envia-me mail

          1. Avatar de As13
            As13

            Não consigo ver o mail.

        2. Avatar de Ricardo Gomes
  5. Avatar de André Déo
    André Déo

    Dentro do tema,

    Gostaria de compartilhar o Radiuino que é um protocolo de Rede de Sensores Sem Fio Open Source, ele pode ser usado comercialmente sem problemas algum, mas para quem quer estudar, desenvolver pesquisas, iniciar um projeto com jovens, é mais que perfeito.

    http://radiuino.cc/o-que-e/

    Abraços do Brasil.