COVID-19: Terceira fase de desconfinamento já a 1 de outubro! O que muda?

75 Comentários

Portugal vai mesmo avançar para a terceira fase de desconfinamento contra a COVID-19 já a 1 de outubro. António Costa, deu a novidade após a reunião de Conselho de Ministros que decorreu esta tarde.

António Costa alertou para o facto de que a “pandemia por COVID-19 não acabou” e pede responsabilidade individual.

COVID-19: Terceira fase de desconfinamento já a 1 de outubro! O que muda?


O primeiro-ministro alertou que a “pandemia não acabou”, apesar da nova fase do plano de desconfinamento hoje anunciada, e apelou à responsabilidade individual dos portugueses para prevenir os contágios pelo coronavírus SARS-CoV-2.

Em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, o primeiro-ministro recordou que o “risco existe” porque, além de as vacinas não assegurarem 100% de imunidade, as crianças com menos de 12 anos não estão vacinadas e uma “faixa muito pequena” de pessoas recusa ser imunizada contra a COVID-19.

Perante isso, António Costa defendeu que “todos devem continuar a assumir o dever individual de prevenir e combater esta pandemia”, o que pressupõe o uso da máscara sempre que for obrigatório e recomendável, mantendo também a prática de higienização das mãos e do distanciamento físico.

COVID-19: Terceira fase de desconfinamento já a 1 de outubro! O que muda?

COVID-19: O que muda a partir de 1 de outubro:

  • Portugal continental passa a estar em Situação de Alerta;
  • Abertura de bares e discotecas para pessoas com certificado digital ou teste negativo;
  • Fim dos limites de horários;
  • Restaurantes sem limite máximo de pessoas por grupo;
  • Fim da exigência de certificado digital em restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local;
  • Fim do limite de lotação no comércio, casamentos e batizados e espetáculos culturais;
  • Certificado digital ou teste negativo necessário para viagens marítimas e aéreas, em visitas a lares e estabelecimentos de saúde. O mesmo é verificado para acesso a grandes eventos culturais, desportivos ou corporativos;
  • Máscara continua a ser obrigatória em transportes públicos, lares, hospitais, salas de espetáculo e eventos, grandes superfícies e locais interiores de permanência prolongada;
  • Máscaras deixam de ser obrigatórias nos recreios das escolas. A DGS irá também atualizar as normas sobre confinamento nos próximos dias;
  •  A máscara também deixa de ser obrigatória no comércio local;
  • Eliminação da testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores;
  • Fim da limitação à venda e consumo de álcool;
  • Fim da necessidade de certificado ou teste nas aulas de grupo em ginásios.

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Frederico
    Frederico

    Isto incluí hotéis? “Fim da exigência de certificado digital em restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local”

    1. Avatar de Paulo88
      Paulo88

      Sim, também incluí os hotéis.

    2. Avatar de pedro pedro
  2. Avatar de Lucas
    Lucas

    Ufa estava a ver que não…

    Só vou usar máscara quando for obrigatório. O resto sem máscara.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Aqui está o exemplo de um negacionista do bem.

    2. Avatar de Alberto
      Alberto

      Está a altura de quem acredita no uso de mascaras passar a usar sempre FFP2 para se conseguir proteger a ele, porque as outras têm o objectivo de proteger os outros

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Mesmo as FFP2 só protegem se estiverem muito bem ajustada à face da cara para que todo o ar tenha de mesmo de passar pelo tecido filtrante… do contrário se a outra pessoa estiver contaminada pode contaminá-lo a si.

        Vale lembrar que também existe a possibilidade de ser infectado, em teoria, por outras vias como os olhos e por exemplo eventuais feridas expostas… daí que seja importante todos continuarem a utilizar máscaras quando estão nas proximidades de outras pessoas.

        As máscaras têm também a vantagem de tornar mais incómodo levar as mãos a cara (boca, nariz, olhos) o que é bom porque pelo menos fica mais consciente de tal acção e poderá controlar-se melhor para garantir uma melhor limpeza das mãos e assim evitar contaminar-se por essa via.

        No Japão, e acho que em outros países da Ásia é comum as pessoas quando se sentem doentes (ou sabem estar, ou desconfiam) usarem máscaras para tentar reduzir a propagação a terceiros… claro que se não têm sintomas não a vão utilizar normalmente e essa é normalmente, lá, a fase mais perigosa.

  3. Avatar de Mitra
    Mitra

    Vota PS, bem dita eleições!

    O Covid morreu… já se pode tudo.

    1. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      Isto já estava planeado desde junho/julho. qual é a novidade?
      Devia dar graças por estarmos no pódio em termos de taxa de vacinação.
      MAS isso não quer dizer que se possa abrir tudo e deixar de ter em conta a taxa de infecção e o número de hospitalizações.
      Presumo que o próximo passo seja dar a 3ª dose aos mais idosos

      1. Avatar de Mitra
        Mitra

        A novidade é que já podia ser em Junho mas tinham que deixar estas medidas para as eleições… Queres um desenho?

      2. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        não sei como em Junho tinham dados suficientes para afirmar que em outubro iam proceder assim mas ok

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          Probabilidades, estatísticas, projeções e estudos epidemiológicos não é coisa para ti.

          1. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            estás a responder ao post correcto?
            as medidas de confinamento só seriam levantadas mediante a taxa de vacinação. havia garantias que tudo corresse como correu? olha o caso de eua, alemanha ou reino unido onde a vacinação estagnou.
            Dizer que o governo ajustou a que o desconfinamento se desse na altura das eleições acho absurdo.
            Nota: não estou aqui a defender o Governo pois também acho que falharam em algumas medidas mas neste ponto não concordo

          2. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Chamas-te “ervilhoid” ?

          3. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            Não, mas o @ervilhoid respondeu ao meu post e eu concordo com ele

          4. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Há tantas probabilidades estatísticas projeções e estudos como desculpas para se os números não baterem certo

          5. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Estás a negar a ciencia ? Em junho estavas a vacinar a população em massa. Conhecendo os efeitos da vacina e o ritmo de vacinação …é assim tão difícil estabelecer um plano e definir um periodo de tempo ? Realmente quando se é do contra só porque sim, torna-se dificil.

          6. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            @Há cada gajo
            Continuo sem perceber o teu ponto.
            Sendo que a ciência considera que com 85% de vacinados já dará para criar imunidade de grupo o que achas que o Governo deveria fazer?
            Vacinar mais lentamente para não cair em cima das eleições? Adiar as eleições para o ano?

          7. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Queria perceber a ciência porque morrem tantos agora como igual período do ano passado? Sem me tratar mal?

          8. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            @ervilhoid
            Primeiro não se deve fazer comparações desta forma. Isto não é uma análise económica ou do PIB em que se faz comparações por trimestre.
            Além disso, o ciclo de infecções desde que começou a pandemia foi sempre cíclico. Baixava quando havia confinamento e se tomavam medidas restritivas e ia subindo gradualmente quando se levantam. Não me recordo do nível de medidas que havia em Setembro.

            De facto, o número de mortes tem sido similar mas, como se sempre disse, a vacina não é 100% eficaz. No entanto o número de mortes manteve-se abaixo das dezenas de mortes desde Abril/Maio. Em Julho deste ano, houve um pico de número de casos, cerca de 3000, e não se notou uma subida de mortes.

            Ou seja, o que se espera agora é que caso haja um novo aumento do número de casos isso não dê em hospitalizações graves ou fatais.

            No entanto, não se deve baixar a guarda e ter especial atenção nos mais idosos e que não se repita o que aconteceu em Janeiro que foi o momento mais dramático.

          9. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Nuno Teixeira, se estás de acordo com o ervilhoid…então eu já respondi ao ervilhoid… qual é a tua questão ? Quem é que falou em vacinar mais lentamente ? Eu só critiquei a afirmação do ervilhoid que pôs em causa os dados de junho sobre a pandemia que permitiam fazer projeções para outubro esquecendo-se que em junho decorria a vacinação em massa da população e que o estabelecimento de projeções para outubro seria óbvia face ao ritmo de vacinação e à eficácia das vacinas. Onde é que está a dúvida ? É só fazer contas. E ervilhoid, não morrem tantos agora como no ano passado. Basta comparares os boltins da DGS e contextualizá-los. No ano passado tinhas menos casos activos com mais mortes do que agora. E no ano passado tinhas restrições que agora não tens. Há diferenças.

          10. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            @Nuno Teixeira o clima pode ser adicionado como factor?

          11. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            @Há cada gajo
            Ah ok! entendi errado 😛 Como, por vezes, usamos sarcasmo ou ironias corre-se o risco de a mensagem não passar.
            Desculpa o ruído!

          12. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            @ervilhoid
            Sim, o clima pode ser um factor, mas penso que seja indirecto. Com o mau tempo as pessoas não andam tão ao ar livre e vão para locais fechados onde há mais concentração de pessoas. Não é o clima que provoca mais transmissão.

            Isso pode ser visto se se analisar o número de casos na Europa. Nem todos os países tiveram picos no Inverno, há outros factores que pesam

      3. Avatar de Nuno Teixeira
        Nuno Teixeira

        @ervilhoid
        obrigado pelo desenho 🙂

  4. Avatar de Carolina Costa
    Carolina Costa

    por mim, a mascara vai se manter em espaços fechados, seja comercio local ou nao por mais uns bons tempos…

    1. Avatar de Gates
      Gates

      Vais tirar quando?
      Nunca?
      O vírus não desaparece.

    2. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      @Gates
      Agora além de se implicar com a vacina ser obrigatória não se pode usar máscara quando se quiser?
      Incomoda-te as pessoas usarem máscara, é?

    3. Avatar de Bicho
      Bicho

      Mas não. Discotecas

    4. Avatar de Pedro V
      Pedro V

      Airstream helm da 3m é muito mais eficiente. Experimente.

    5. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Preocupada por estar na presença de alguém que está sem máscara? Provavelmente não irás ao dentista por receio de o poderes contaminar.

      1. Avatar de Tiago Brito
        Tiago Brito

        Quem realmente vai ao dentista viu que eles andam com viseiras protectoras, máscaras e outro equipamento protector da cabeça aos pés.

        1. Avatar de Ricardo Sebastiao
          Ricardo Sebastiao

          Isso era nos primeiros meses; ao tempo que o meu dentista só usa uma máscara normal

          1. Avatar de meister
            meister

            Já o meu continua a parecer o Neil Armstrong.
            A primeira pergunta que lhe faço é:

            Dr. e mesmo você?
            Só pela voz e que sei que e ele…hehehehehe.
            Não vá ele ter trocado de funções com o meu mecânico que e praticamente ao lado.

            Mas acho bem, nada contra, cada um toma as medidas que entende ser as mais adequadas.

  5. Avatar de Jonny
    Jonny

    O normal da esquerdalha xuxalista. Vacinação em massa quase que “obrigatória” para entrar em tudo e mais o resto e agora aliviar todos os espaço. Enquanto isso o povo trabalhar e desconta para os refugiados e outros que não querem trabalhar.

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      Tanta escrita e 0 conteúdo. Nada como disseminar um pouco de ódio neste fórum.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Só disse verdades, não gostas, ouve ou rebate com argumentos.

        1. Avatar de Vilna
          Vilna

          Certamente não seria difícil. Portanto os refugiados não querem trabalhar, optar por ser refugiados porque nada melhor havia para ver naquele paraíso de países. Um bem haja a todo o amor que cultivam

          1. Avatar de Paulo Guedes
            Paulo Guedes

            Apenas um reparo, ele não disse que os refugiados não trabalham, ele disse os refugiados E outros que não querem trabalhar. Portanto existem outros que não querem trabalhar, que pelo que temos em portugal, enquadro nos que recebem o rendimento mínimo.

            Não quero tomar parte em lado nenhum desta discussão, no entanto vejo que um pequeno problema de compreenção, alterou todo o sentido desta discussão.

            Fui…

          2. Avatar de Vilna
            Vilna

            @Paulo Guedes. Em nada altera o meu comentário nem o fundamento. Ao ser posto em causa os refugiados é usar argumentos baratos e sem conteúdo.
            Aproveito a boleia e também fui.

      2. Avatar de Cristina Rodrigues
        Cristina Rodrigues

        O único ódio aqui é o teu comentário.

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          O Jonny ataca “refugiados e os que não querem trabalhar” e depois é a Vilna que lança ódio. Tá certo. Não sabes ler ou interpretar. É a única conclusão que tiro do teu comentário.

          1. Avatar de Vilna
            Vilna

            Não se trata de não saber digamos que a Sra. tinha objectivos próprios. É deixar de dar canal a esta gente. O Vitor e Pedro que moderem isto se quiserem.

  6. Avatar de A.F.
    A.F.

    Pedido de ajuda.

    Qual a Lei que obriga ainda usar mascara nos transportes públicos, lares, hospitais, salas de espectáculo, etc?
    Eu não consigo encontrar e só encontrei (links em baixo) e não esta em vigor, alguém pode ajudar?

    Lei n.º 62-A/2020
    https://data.dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/165095962/details/maximized
    Lei n.º 75-D/2020
    https://data.dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/152637736/details/maximized
    Lei n.º 13-A/2021
    https://data.dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/160772362/details/maximized
    Lei n.º 36-A/2021
    https://data.dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/165095962/details/maximized

    Obrigado

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      O que foi anunciado é de um Conselho de Ministros, ainda não foi à Assembleia para passar a ser lei, no entanto é improvável que a assembleia altere as medidas do governo.

      1. Avatar de A.F.
        A.F.

        Ok, obrigado. Vou ficar a guardar que saia a Lei.

      2. Avatar de meister
        meister

        “ainda não foi à Assembleia para passar a ser lei”

        Penso não estar errado, mas o governo tem-se escudado na lei de bases da proteção civil para aprovação das diversas medidas restritivas sem passar pela assembleia.

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          E depois ? Voltamos à questão do bom senso de cada um. É preciso haver lei para obrigar ao uso de máscaras em locais de maior aglomeração ?

          1. Avatar de meister
            meister

            “E depois ?”
            E depois o que?
            Sabes ler?
            Apenas esclareci que não precisa de ir a assembleia.

            ” É preciso haver lei para obrigar ao uso de máscaras em locais de maior aglomeração ?”

            Claro que é preciso haver lei para obrigar o uso de mascara em determinadas circunstancias, se não cada um usa o bom senso ou não e faz o que quer.
            Se queremos obrigar só pela força da lei.

            “Voltamos à questão do bom senso de cada um.”

            Se uma determinada pessoa acha que deve usar sempre a mascara mesmo não sendo obrigatória acho que faz muito bem, cada um sabe de si e deve fazer o que a consciência lhe manda.

          2. Avatar de A.F.
            A.F.

            “Há cada gajo”
            Sou contra a vacina mas não sou contra o uso de mascara.
            Agora ponho a seguinte questão exemplo.
            Hoje vou dentro dum transporte publico, entra um cidadão sem mascara, peço educadamente para pôr mascara ele recusa.
            Chama-se um agente fiscalizador, e ele recusa novamente afirmando que não há Lei que obrigue a tal, desde o dia 12/09. O fiscalizador tem que ir embora e ele continua sem mascara,porque no dia de hoje 24/09, não Lei dessa obrigação.
            Penso que é assim que funciona.

          3. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            A obrigatoriedade do uso da máscara não precisa de lei especifica, pois basta invocar a lei de bases da proteção civil. O problema é a falta de bom senso e a demasiada teimosia ou casmurrice de muitos.

          4. Avatar de A.F.
            A.F.

            “Há cada gajo”
            Obrigado pela informação, “a) Declarar a situação de alerta;”.

            “casmurrice de muitos” é saudável num País Democrático, porque senão eramos uma ditadura. (Ditadura camuflada esta acontecer agora e seria pior se não houvesse teimosia).

            Mais vez obrigado pela ajuda.

          5. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            SIm “casmurrice de muitos” é o termo adequado ao pais democrático onde tu vives que mais parece um país de burros, pois só com supostas leis é que acham que devem cumprir com as suas obrigações enquanto cidadãos. Não quererás antes uma ditadura de leis ?? Tens tantas evidencias, tens tanta informação e depois queres ter refugio na lei ou na ausência dela para não cumprires com um teu dever enquanto cidadão de uma comunidade.

          6. Avatar de A.F.
            A.F.

            Dei a minha opinião e tu deste a tua, até aqui tudo bem.

            “para não cumprires com um teu dever enquanto cidadão de uma comunidade.” , mas tu sabes se eu não cumpro com os meus deveres, ou queres dizer que não cumpro com a tua vontade e ideologia.
            Penso que sei onde tu queres chegar, mas não vale a pena trocar opiniões, vamos esperar pelo futuro e logo falamos.
            Bom-Fim-Semana e não te esqueças que hoje há “E Porque Hoje é Sexta” por volta das 17h.

          7. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            A.F. a minha ideologia não é para aqui chamada, nem nunca foi. Aliás, digo-te mais : poucos são infelizmente os que partilham da minha ideologia ou da falta dela. Não me revejo em nenhuma força partidária. Não sou nem nunca fui filiado em qualquer partido. Acredito na bondade das pessoas e no bom senso da mesmas. Acredito que podemos todos dar o nosso melhor contributo para a sociedade onde vivemos. Não precisaríamos de leis restritivas se todos respeitássemos o próximo, a propriedade e o bem comum. Não precisaríamos de policias, juízes ou tribunais. Sou romantico, sou um utópico, sou ingénuo. Sou tudo o que tu queiras. Mas eu só queria que tu e todos os outros fossem assim.

          8. Avatar de A.F.
            A.F.

            “Há cada gajo”
            Bravo, gostei do teu comentário, podemos ter ideias contrarias, mas identifico-me com algumas delas, subiste 100% na minha consideração. Obrigadão pela partilha de sentimentos.
            De certo que se todos fossemos assim como descreves o Mundo seria muito melhor.

  7. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Tenho muita pena das pessoas com mais de 65 anos tenham que levar a 3° dose da vacina.Ninguém merece passar pelo que estamos a passar há mais de 1 ano e meio. 🙁

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      tens muita pena porque? se não vês problemas na vacina porque tens pena? é só mais uma…

  8. Avatar de Sempre na boa onda
    Sempre na boa onda

    Parece que a incongruência se mantém…
    Será as “ordens” da U.E. ?! …

    Partidarismos á parte ( bato em todos ) tenho muita pena dos ” doentes partidários ” e talvez na história da humanidade ( incluindo a mais recente, no geral ) prove o porquê…
    Penso que Vilma tem razão.
    Talvez seja o efeito civid que anda a dar cabo de muita boa gente.
    Saúde !

  9. Avatar de Algo
    Algo

    Quase a perto do Inverno. Ok.
    E lol a “responsabilidade individual”.

    Isto promete.

    1. Avatar de Cristina Rodrigues
      Cristina Rodrigues

      A responsabilidade do tuga é só a melhor cena.

  10. Avatar de Gates
    Gates

    Tugas????
    Na Europa os tugas de são quem tem mais restrições e dizes isso?
    E das outras nacionalidades europeias não dizes nada?

  11. Avatar de maxim
    maxim

    Posso ir para a madeira sem certificado digital depois dessas leis serem implementadas?

    1. Avatar de meister
      meister

      Não… viagens marítimas ou aéreas é necessário teste negativo ou certificado digital.

      1. Avatar de maxim
        maxim

        okok, obrigado =)

  12. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Nao fiquem contentes. O Primeiro ministro foi bem claro “A pandemia ainda nao terminou” ou seja por outras palavras, agora fica em stand-by porque vai haver eleicoes. Se eles nao forem eleitos, alguem ha-de acordar de novo a pandemia. A palhacada e para continuar. Dessa vez ciom outras reunioes secretas para saber como enterrar ainda mais o tuga. E esperar para ver. Se estive errado podem apedrejar-me a vontade.

    1. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      Claro, o Primeiro-ministro tem um prazer imenso em enterrar o tuga. Ganha tino!
      Não sei se reparaste mas as medidas só entram em efeitos depois das eleições, quer ganhe quer não ganhe, portanto esse teu argumento cai por terra.

      1. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        Nuno por acaso acreditas na ilusao da vida e ? O governo Portugues e o primeiro a apoiar medidas vinda da UE ou doutro pais qualquer para enterrar o tuga. Ate parece que nao te recordas do Passos Coelho, todas aquelas medidas eram para ajudar o povo, ai ai, quanta incoerencia. Com o covid e a mesma coisa, estao a apoiar esta pandemia com unhas e dentes. E eu repito uma vez mais, toda esta farsa pandemica nao tem ponta por onde se pegue, e estas medidas tambem. Voces ja conhecem o que penso do virus e nao me vou repetir. Ate os numeros divulgados nos sites oficiais, a verdade e que ninguem sabe como esses numeros sao calculados. E ainda ha outra coisa, entao a mascara protege de casos de gripe e nao protege de casos de covid ? Uma vez mais nada e transparente neste virus. E estas medidas se e para terminar com a pandemia terminem de vez. Nao e andar a passar recados “atencao que a pandemia ainda nao terminou”. Ja agora que e feito das variantes ? E o plano B dos media claro. Quando eles decidirem vem de novo com essa conversa para cima do povo. Enfim mais do mesmo com esta treta pandemica. E ate agora ninguem me conseguiu desmentir sobre o que eu falo do virus.

  13. Avatar de Pe@ce
    Pe@ce

    “António Costa alertou para o facto de que a “pandemia por COVID-19 não acabou” e pede responsabilidade individual.”

    Lá vai tudo descambar novamente, como aconteceu no inicio do ano. Não existe responsabilidade individual, basta ler os comentários aqui no site.

    1. Avatar de Dorit0s
      Dorit0s

      Qual responsabilidade individual??O que vai acontecer é como lá fora quem quiser continuar a usar máscara vai ser condenado individualmente e ai de quem disser alguma coisa a quem não a usa nos sitios que deveria segundo o governo, existem casos de violência inclusivé homicidio porque só foi pedido ao homicida para usar a máscara para ser atendido 🙁

      1. Avatar de A.F.
        A.F.

        Pois é preciso ter cuidado a quem pretendemos enfrentar, ainda há muita arma ilegal (em Portugal) e vai sempre haver, e num momento menos bom, o portador dessa arma ilegal, mata um inocente. Não se armem em Heróis.

        “Mais vale um covarde vivo que um Herói morto”
        Foi há 3 dias o acontecimento:
        https://sicnoticias.pt/mundo/2021-09-21-Jovem-morto-a-tiro-por-pedir-a-homem-para-usar-mascara-o-caso-que-esta-a-chocar-a-Alemanha-b374cab0

  14. Avatar de Daniel Azevedo
    Daniel Azevedo

    Uau. 95% de pessoas legíveis vacinadas e continuamos nestas andadas.
    O maior barrete que engolimos.
    E daqui a pouco os Froes veem pedir a 4ª dose mais a da gripe que parece que este ano renasceu das cinzas

  15. Avatar de Bicho
    Bicho

    ” sítios onde as pessoas permanecem juntas durante um tempo considerável”

    Isto é também para as discotecas?

    1. Avatar de A.F.
      A.F.

      Para discotecas e eventos desportivos(futebol).
      Se isto não é coação, então não sei o que será.
      Sei em quem não vou votar, isso eu sei.