Teoria da conspiração alega que Internet ‘morreu’ há anos

41 Comentários

Sendo quase infinita, a Internet reúne incontáveis conteúdos, incluindo teorias da conspiração acerca dos mais variados assuntos. Se algumas podem ser preocupantes e desencadear ondas de desinformação, outras poderão ser apenas inofensivas e curiosas. Ora, esta em particular envolve a própria Internet.

Segundo uma teoria da conspiração, a Internet ‘morreu’ há anos e tudo o que existe online é gerado por bots.

Internet

Desde a teoria dos 27, aos reptilianos, muitas são as teorias da conspiração que se criam e disseminam, principalmente online. Embora muitas delas não reúnam crentes, existem outras que levam as pessoas a acreditar que determinadas coisas são realmente verdade. Desta forma, promovem, por vezes, um tanto de falsas informações e distorção dos factos.

De acordo com o The Atlantic, e conforme explica uma teoria da conspiração recente, a Internet, tal como a conhecemos, ‘morreu’ entre 2016 e 2017. Apesar disso, a teoria não dita que a Internet tenha necessariamente desaparecido.

Bots

Empresas e governos por trás da teoria da ‘morte’ da Internet

Ora, segundo a “Dead Internet Theory” (em português, “Teoria da Internet Morta”), a maioria das pessoas que vemos a publicar conteúdos, a atualizar as suas redes sociais e a comentar esses mesmos conteúdos são, na realidade, bots.

Segundo o Futurism, uma das publicações mais populares relativa a esta teoria da conspiração foi criada em janeiro deste ano, por um utilizador do Agora Road’s Macintosh Cafe, o IlluminatiPirate. O tópico intitulado “Dead Internet Theory: Most of the Internet is Fake” explica que, hoje em dia, a Internet é altamente gerida por sistemas de Inteligência Artificial e está cheia de bots.

Tenho visto os mesmos tópicos, as mesmas imagens e as mesmas respostas vezes sem conta ao longo dos anos, a ponto de eu as ver como banais.

Disse IlluminatiPirate.

A teoria alega que a ‘morte’ da Internet foi promovida por empresas que, em conjunto com os governos, pretendiam pressionar a presença de publicidade e coagir os utilizadores reais a comprar. Para os crentes, a teoria ganha força pela notória diferença entre a Internet de há uns anos e a de agora.

Pela constante sofisticação dos algoritmos, o que vemos online é maioritariamente resultado de sistemas de Inteligência Artificial, estando o conteúdo orgânico a ser deixado para trás. Apesar disso, a teoria menciona que, para já, ainda existe conteúdo online produzido por pessoas reais.

 

Reações às mensagens no WhatsApp? Já se sabe como vão funcionar

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vitor Tavares
    Vitor Tavares

    Não acredito que a totalidade da rede de internet seja ela mesmo virtual. Mas não tenho qualquer dúvida que já existem sites e páginas na rede “produzidas” pela chamada I.A. que apenas têm o condão de nos “conduzir” para a compra/assinatura de determinados produtos e disseminação de determinadas ideias e “conspirações”!

  2. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    Ainda me recordo da total liberdade de conteúdos da internet (mas que também era demais, pois era fácil atacar tudo e todos sem consequências). Mas agora é o inverso, também em exagero, não se pode reclamar nem de governos nem de produtos, que se fica logo sujeito a ser processado. Na internet, hoje está tudo controlado por empresas, governos e marketings. – Quanto aos “bots” ainda não estão em “todo” o lado, mas caminha nesse sentido, sim. E não são teorias da conspiração, é um facto. – Auto geram websites, criam posts, criam conteúdos, notícias, respondem em “chats” em texto e até já em voz, etc, etc…

    1. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      A liberdade de expressão derivada do exacerbar do controlo woke que está a ser impingido em todas as formas de expressão humana começou a acelerar apartir desses anos nesses anos, sem dúvida.

      Eu sonho em ver um mundo sem raças com um louro não binário drag queen a desempenhar o papel de Black Panther…vou esperar sentado.

    2. Avatar de miguelreal
      miguelreal

      pois é , todos querem tudo para ontem mas ninguém faz depuração e ‘debug’ como deve de ser – se os medicos fossem assim como seria??- claro que com o advento da IoT até as cuecas vão estar na ‘net’.
      Vivam mais devagar e com mais calma em estilo ‘retro’ e ‘minimal’ faz milagres.

  3. Avatar de Tito Portugal
    Tito Portugal

    Se pensarmos bem até parece que tem uma certa lógica.

  4. Avatar de dude
    dude

    É uma teoria? já não é.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Usando o método científico tudo é uma teoria.

  5. Avatar de Diego Fonseca
    Diego Fonseca

    depois do “anti-vaxxer” e terraplanistas agora isso…

  6. Avatar de PTO
    PTO

    Claro que morreu.
    Aliás este comentário nem fui eu que o escrevi e publiquei, foi um desses tais bots.

    1. Avatar de dqdq
      dqdq

      isso é a resposta típica de um bot. nice try

  7. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Estes das teorias devem ter uma doença mental e como tal recomendo que eles vão ao psiquiatra ou psicólogo sendo que em ultimo recurso sejam internados compulsivamente!! Há cada porcaria de teoria que nem lembra a ninguém exceto a estes!!

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Tudo não é, mas já existe uma boa parte de conteúdo feito por IA. Existe muitas ferramentas dessas a venda e funcionam bem para fazer artigos para blogs, e-Commerce, etc…

  9. Avatar de Lucas
    Lucas

    O universo é um imenso computador quântico.
    Logo nós tb já não existimos… Apenas somos IA igualmente.

    1. Avatar de nipo
      nipo

      O NPC melhor programado não saberá que o é e pensará que é real.

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      Não há forma de dizer que sim ou não, mas a probabilidade de sermos e estarmos numa simulação é bem elevada, segundo vários cientistas.

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Nunca vi um comentário de jeito, onde fosse referido “segundo vários cientistas”.

        1. Avatar de FAR
          FAR

          Confere. “Cientistas” é aquela palavra muito usada por quem quer atribuir artificialmente alguma credibilidade ao seu argumento por via do engano.

  10. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    O próprio criador dessa teoria mais tresloucada que a Terra Plana… é um bot… LOL
    Há cada maluco neste mundo.

  11. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Mais tabaco …

  12. Avatar de Cláudia
    Cláudia

    Há com cada doente mental teórico e visionário

  13. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Estamos no fim do verão e há muita gente que apanhou demasiado sol.

    1. Avatar de PostasDePescasLivres
      PostasDePescasLivres

      Ou isso, ou não apanhou sol nenhum e está com delírios por falta de vitamina D

  14. Avatar de Miguel
    Miguel

    A qualidade do bots em Portugal é tremenda como podemos ver por este artigo e por este comentário. Skynet <3

  15. Avatar de Cucu
    Cucu

    Da mesma teoria, logicamente, seguirá que a própria é gerada artificialmente, não?

  16. Avatar de Miguel
    Miguel

    O Only fans é um Bot???

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Não, é a ilusão de intimidade rentabilizada.

  17. Avatar de Miguel A.
    Miguel A.

    Os governos são fazer tudo bem, e escondem as coisas mais estapafúrdias, excepto, governar…

  18. Avatar de Vasco
    Vasco

    Teoria sem sentido, dado que a quantidade de erros de ortográficos, de lógica, até de raciocínio elementar, ou seja, a diversidade brutal de asneiras e também a própria forma de expressão escrita que traduz uma falta de educação quase generalizada entre imensos interlocutores, não parece ser obra de agentes de IA, representando antes características bem humanas, plenamente consistentes com uma distribuição por diversas faixas etárias e grupos sociais. A menos que uma IA tivesse já evoluído a tal ponto que fosse até capaz de replicar as incongruências humanas, de modo a passar desapercebida, até estarmos completamente sobre o seu domínio… Não me parece que tenhamos chegado já a esse ponto -por enquanto.

  19. Avatar de Pe@ce
    Pe@ce

    Até faz algum sentido, coincide com a período do aumento exponencial dos ditos influencers.

  20. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    A teoria falha logo na designação. Por aquilo que afirmam, será a www que está morta, não a Internet.

  21. Avatar de AlexX
    AlexX

    Nesta linha temporal parecem não restar muitas dúvidas que bots abundam. Contudo, noutra linha temporal humanóides já nem interagem entre si mas apenas e exclusivamente com bots. E noutra linha temporal a Internet ainda está no IRC e flash da adobe. Noutra ainda nem existe Internet. Noutra ainda são neandertais. E noutra os gorilas falam mandinga encriptado e 6 outros idiomas, conduzem Balls Coyce voadores e vestem Cucci enquanto humanóides limpam tudo e andam de tanga. Nas outras 7 linhas temporais que podem ser muitas mais nunca estive…

  22. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Que exagero!

    Existem bots que publicam comentários e afins, outros que escrevem notícias automaticamente mas dá para ver que aquilo tem erros etc.

    Por acaso no Youtube vêem-se bastantes bots nos comentários. Muitos com links para as pessoas clicarem.

    O mundo dos influencers é tão irreal que às vezes até parecem bots mas não são. Têm de cumprir as obrigações publicitárias e é se querem receber a guita…

  23. Avatar de Luís Manuel Ramos Anica
    Luís Manuel Ramos Anica

    “DESDE QUE OS SÁBIOS DESCOBRIRAM QUE TODOS OS GÉNIOS TÊM UM POUCO DE LOUCOS QUE NÃO HÁ LOUCO QUE NÃO SE ACHE UM GÉNIO”.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Muito bom 🙂

  24. Avatar de miguel real
    miguel real

    porque será que o ‘pai’ da Internet quer ‘refundar’ uma nova Internet???
    façam as contas de cabeça saberão.
    Tenho 54 anos sou ‘informático ‘ faz mais de 30 anos não tenho ‘redes socias’ mas já tive Aprendi na ‘NET’ mandam os grandes. da teoria se chega a pratica …

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Pelas barbaridades que escreve bem pode por informático dentro de aspas. Aliás faça assim:

      “”””””””informatico””””””””, de forma a que fique bem claro.
      Obg

      1. Avatar de miguel real
        miguel real

        se me dizer quais talvez se dialogue mandar essa pro sem explicação não se percebe !!!
        Esta é barbaridade???:
        https://www.nytimes.com/2016/06/08/technology/the-webs-creator-looks-to-reinvent-it.html
        toma outra barbaridade:
        1ºlugar⇪NOVO ALPHABET (GOOGLE INC.)
        e o 2º e 3º tambem são grandes conglomerados que sem dares por tal controlam e muito !!!mais importante que a resposta é fazer a pergunta certa !!! FAR ??? alis barbaridades é o que se ve todos os dias na “redes Sociais”

  25. Avatar de maxim
    maxim

    um exagero sem dúvida. mas daí pensar exatamente o oposto também é parvo

  26. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Agora fiquei perplexo.Nunca ouvi outra. 😐

  27. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    “Tenho visto os mesmos tópicos, as mesmas imagens e as mesmas respostas vezes sem conta ao longo dos anos, a ponto de eu as ver como banais.”

    ahahahahhah o bacano só deve saber agora que existem redes sociais ou entao eu já vi tantas vezes as mesmas imagens e videos durante muitos anos que a net nao morreu em 2016…morreu em 99 eheheheheheheh