Telemóveis podem ser proibidos no 3.º ciclo do ensino básico

34 Comentários

A partir do próximo ano letivo, que começa em setembro, será obrigatória a proibição de telemóveis nos 1.º e 2.º ciclos. No 3.º ciclo deverão ser adotadas “medidas restritivas” para dissuadir o uso desses dispositivos nas escolas, podendo estes ser mesmo proibidos.


Telemóveis podem ser proibidos! Mas também há exceções…

Numa nota explicativa destinada às escolas, o Ministério recomenda que se avalie a possibilidade de estender a proibição de uso de telemóveis também ao 3.º ciclo, sobretudo onde há instalações comuns com o 2.º ciclo. Essa medida visa garantir coerência nas regras internas, facilitar a monitorização e evitar mensagens contraditórias.

As escolas mantêm autonomia para comunicar essas normas de forma clara, indicando os horários e locais onde o uso de telemóveis é interditado, além de explicitar eventuais exceções.

No que diz respeito a exceções, podem ser consideradas razões de saúde comprovadas, atividades pedagógicas, ou quando um aluno com dificuldades na língua portuguesa use o dispositivo como ferramenta de tradução.

As escolas deverão também prever alternativas que promovam o convívio e o bem-estar dos alunos, especialmente durante os intervalos e refeições, por exemplo, através de jogos, desporto ou outros espaços de lazer, e incentivar a participação dos estudantes na organização dessas iniciativas.

 

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Almeida
    Rui Almeida

    Concordo com esta medida. É justificada.

  2. Avatar de Max
    Max

    O que está proibido no 1º. no 2º ciclo são os smartphones com internet, mas não os dumbphones em internet
    Antes de alei fazer essa distinção é que era tudo “telemóveis”.

    1. Avatar de Houss
      Houss

      Dumbphones são para dumb people, no mínimo os míudos merecem um ‘feature phone’.

      1. Avatar de Max
        Max

        É igual – a legislação só proíbe “smartphones (com internet)”, não dá nome aos que não têm.
        Mas para distinguir com/sem internet o habitual é usar-se smart/dumb phone.
        O que não se pode andar é a escrever “telemóveis” que não os distingue. O que a legislação proibiu foi os “smartphones (com internet)” … o que também deixa os “smartphones sem internet” de fora …

  3. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Os filhos dos zukas podem usar todos

  4. Avatar de Max
    Max

    Acima: dumb phones sem internet
    Até fizeram um post para o pessoal pesquisar na Amazon por dumb phones (habitualmes à venda para idosos).

    1. Avatar de Rui Almeida
      Rui Almeida

      “habitualmes” ?? Que “palavra” é essa ?? Vai prá primária para aprenderes a escrever.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Cerca de 99.99% dos leitores conseguem perceber que foi um erro e qual a palavra que deveria ter sido escrita… e depois existem 0,01% de virgens ofendidas LOL

        1. Avatar de andre
          andre

          às vezes os erros de português são propositados, serve como mel para atrair as moscas que preferem criticar o erro porque não têm capacidade de argumentar contra.

          1. Avatar de X
            X

            Tambem é interessante usar a palavra “bué” para detectar os racistas todos, os meus professores de português eram todos racistas!

      2. Avatar de Max
        Max

        Quem tem alguma coisa para dizer escreve e faz alterações – corta, escreve por cima, e nisso às vezes vão-se uma letras/palavras. Quem não tem nada para dizer escreve logo tudo bem – à 4ª classe.

  5. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    E já vai tarde !

  6. Avatar de Anti Socialista Global 2
    Anti Socialista Global 2

    em vez de ensinar o pessoal a usar um telemovel como deve ser, não, preferem proibirm, como isso fizesse alguma coisa…
    eles tem é medo la dos faike neues , é isso o medo

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      é por causa de pessoas como tu, que não entendem nem querem entender os malefícios dos smartphones na infância e na adolescência inicial (já mais do que demonstrados por variadissimos estudos a nível mundial) que a sociedade, pelas mãos do estado, tem que intervir e criar medidas deste tipo

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Também deviam proibir na universidade a ver se brincam mais nos recreios.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      nas universidades até dentro das aulas é permitido, muito comum malta levantar-se para atender o telefone, por isso deixei de aceitar convites como speaker, falar para o boneco não é a minha cena

  8. Avatar de Bruno
    Bruno

    Uma medida parva quando são os próprios professores a incentivar o uso do smartphone dentro da sala de aula para pesquisa porque nem sempre os alunos levam os portáteis para a escola

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      é por causa de pessoas como tu, que não entendem nem querem entender os malefícios dos smartphones na infância e na adolescência inicial e até depois (já mais do que demonstrados por variadissimos estudos a nível mundial) que a sociedade, pelas mãos do estado, tem que intervir e criar medidas deste tipo

    2. Avatar de fait
      fait

      Pronto, agora os professores sabem que deixa de existir essa possibilidade.
      Aliás, o uso de equipamentos eletrónicos nas aulas até é benéfico para algumas atividades (ninguém quer que os miúdos sejam info excluídos), mas o ideal é esses equipamentos permanecerem na escola.

      1. Avatar de Max
        Max

        O uso na sala de aula por indicação do professor é permitida.

  9. Avatar de Profeta
    Profeta

    Os putos estão sempre no móvel, agora aprendem mais com o chatgpt do que a escola.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      A prova de que não “aprendem mais” é precisamente confundires “aprender” com “ter determinada informação”.

  10. Avatar de Holyword
    Holyword

    Belíssima medida. Peca por tardia….

  11. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    O mais estranho é ser necessário ser o governo a promover uma medida destas, nunca os pais se lembraram de tal coisa, em fim só temos o que merecemos.

    1. Avatar de piscas
      piscas

      Falta de tomates dos directores escolares. Têm mais que autonomia para isto. Não têm é coragem e precisam que seja o estado a mandar.

  12. Avatar de MLopes
    MLopes

    ora aí está o que faltava para que a medida de impedir os telemóveis no primeiro e segundo ciclos seja realmente eficaz.
    deveria ser extensiva a todos os estabelecimentos do terceiro ciclo e obrigatória

  13. Avatar de João
    João

    100% a favor!!!

    Deve ser proibido, pelo menos, até ao 9 ano!!!

    1. Avatar de X
      X

      Os miudos deixam de brincar como crianças no 7º ano, depois ficam aborrecidos e caem nas armadilhas de imitar os adultos com insultos misoginos, homofóbicos e bullying, mais vale estarem no smartphone com net.

  14. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Que nunca nada de mal aconteça aos filhos de quem apoia essa medida! Pois existem várias maneiras de bloquear um smartphone de um filho, através da aplicação do google, podem ter o horário escolar bloqueado, era simples e eficaz. Hoje em dia o smartphone dá também alguma “segurança” aos pais, pois conseguem saber exatamente aonde andam os seus filhos, e pós horário escolar poderiam telefonar aos pais caso seja necessário ir buscar à escola outra situação qualquer. Virão aqui pessoas dizer que quando erámos crianças não havia smartphones e os nossos pais nem sabiam aonde estávamos. Contudo os tempos são outros, há mais maldade, há mais criminalidade, e esta noticia é ótima para os predadores e quiçá pior. No nosso tempo havia cabines telefónicas, as escolas também tinham telefone, nos cafés também dava para telefonar etc etc.

  15. Avatar de JMarston
    JMarston

    Mai nada! Estudem mas é!

    1. Avatar de X
      X

      Antes do ser Humano estudar o planeta ficou saudável durante milhares de anos, agora que estudamos está a arrebentar.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Olha, outro que entretanto anda a comer ovos e carne crua.

  16. Avatar de Mais um
    Mais um

    De acordo.