TDT “está morta”? CEO da Media Capital diz que sim…

63 Comentários

A TDT (Televisão Digital Terrestre) é uma realidade em Portugal. Este serviço procede à disponibilização TV a quem não tem pacotes pagos de empresas de telecomunicações. No entanto, o CEO da Media Capital afirma que a TDT está desatualizada e praticamente “morta”. Qual a solução?

TDT "está morta"? CEO da Media Capital diz que sim...


TDT: licença foi atribuída à MEO/Altice Portugal em outubro de 2008 (por 15 anos)

A TDT – televisão digital terrestre – é uma tecnologia de tele-difusão terrestre (através de antenas) em sinal digital que substituiu substituir a tele-difusão analógica terrestre (televisão “tradicional”). A MEO continua a fornecer serviço aos portugueses.

A ANACOM considera que nada obsta à renovação do DUER (Direito de Utilização do Espectro de Radiofrequências) pelo prazo de 7 anos (até 10 de dezembro de 2030), o que terá um impacto em significativos estratos da população, bem como no mercado retalhista de televisão gratuita e no mercado grossista de teledifusão digital terrestre gratuito para os utilizadores finais. Mais considera que não devem ser impostas condições distintas das fixadas anteriormente, mantendo-se estas aplicáveis.

Por outro lado, o CEO da Media Capital, em entrevista à Lusa, refere que a TDT está desatualizada e praticamente “morta”, propondo que seja renovada a licença por três ou quatro anos. Pedro Morais Leitão, referiu que “estamos com dificuldade em enterrá-la” e relembra que a licença foi atribuída à MEO/Altice Portugal em outubro de 2008 por 15 anos e cuja concessão termina este ano.

No que diz respeito a alternativas, o CEO da Media Capital refere que, “tendo chegado a este ponto, obviamente não pode ser em janeiro de 2024 que se deve fazer cair a TDT”. Mas “também não é alternativa” empurrar “com a barriga durante sete anos e daqui a sete anos alguém acordar e dizer que estamos na mesma situação em que estamos hoje”.

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Basta abrir o sinal a mais canais gratuitos que garantidamente a TDT ressuscita qual senhor jesus Cristo…

    1. Avatar de João Fernandes
      João Fernandes

      Basta que esses ditos canais paguem cerca de um milhão por ano.
      A TDT existe porque não poderia haver uma transição direta do analógico para o cabo, mas alguém tem duvidas que um dia vai ter de acabar.
      Pode demorar alguns anos, mas vai acabar por falta de utilizadores.

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Enquanto o cabo custar 430 euros anuais, fora extras, não há maneira de acabar com a TDT. Empresas de cabo portuguesas tiveram “só” 3783 milhões de euros de lucros líquidos, em 2022. já viu para onde vão os 40 euros (mínimo dos mínimos pago por cada cliente) de cada ligação?

    2. Avatar de Test User
      Test User

      Se entregassem outros operadores que não estejam no mercado . Vão dizer que Altice e Antiga PT tiveram interesse que alguma vez fosse sucesso

      Já para não falar negociatas do Sócrates para impedir que Airplus entrasse no mercado com TDT Paga. Quem paga são Portugueses por serviços de ma qualidade.

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        A air plus queria subsídios gigantes. Além do modelo assentar em pagares por um CI que terias de comprar um tv compatível, que eram menos de 2% das existentes em Portugal.

        1. Avatar de Test User
          Test User

          Nesse caso PT recebeu os subsídios gigantes , foi empresa que ganhou na TDT gratuita e na TDT Paga.
          Alem disso Airplus candidatou-se somente TDT Paga. Não deixaram ganhar para não haver Concorrência

  2. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Por mim está bem ressuscitada.

    Está ali para quando preciso – RTP1 e 2, SIC, TVI, RTP 3 e RTP Memória.

    Para mim está bem viva.

    1. Avatar de jotabê
      jotabê

      esqueceste a ARTV

      1. Avatar de EnaPá
        EnaPá

        O melhor canal de entretenimento do momento!

  3. Avatar de Aiaiai
    Aiaiai

    Está morta porque a mataram.
    E mais uma vez, quem está fora das cidades não é visto nem ouvido.

  4. Avatar de Mário
    Mário

    Quando se entregou a gestão da tdt a uma empresa que tem interesses na tv paga, o mercado estava mais que traçado.
    Portugal é um caso de estudo a nivel internacional, onde é dos paises com mais penetração da TV paga.

  5. Avatar de Driver
    Driver

    O que nasceu torto, tarde ou nunca se endireita. Ninguém tem interesse em tdt de qualidade e diversificada no nosso país.

  6. Avatar de JS
    JS

    Alias para mim ela sempre foi um Morto/vivo
    Morto em muitos locais e vivo em algumas grandes cidades
    E se não, havia empresas que disponibilizavam o serviço com contratos a pagar em locais sem TDT

    1. Avatar de Natália
      Natália

      Em muitos locais do país ( mais no Norte Centro e Alentejo apenas existe TDT). Nos grandes centros urbanos a TDT deve ser residual

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Moro numa grande cidade e foram precisos 19 meses, para ter tdt em casa. É que a empresa queria era que pagasse 24,50 euros , mensais, para me colocarem a box e o cabo. Lá resolveram e tenho 2 boxs onde gravo os programas que não estou em casa para ver. E não preciso pagar 5 a 30 euros mensais, pela box das operadoras, onde ainda seria obrigado a ver 12 horas, de publicidade mensal, para ver as gravações.

      1. Avatar de Hélder F.
        Hélder F.

        Eu tenho tenho TDT e uso apenas um fio de cobre com 30cm de comprimento como antena… Trabalhei como técnico de televisão, tenho conhecimentos na área… Uma antena interior poderia ter sido o suficiente, não precisava de ter estado à espera que os da cabo lhe fossem colocar a box. Para mim nem foi preciso, nem uma dessas antenas que dizem estar preparadas para a TDT…

  7. Avatar de ALBERTO VAZ DOS SANTOS
    ALBERTO VAZ DOS SANTOS

    Colocar noticias em que a fonte é “juiz em causa própria” é digno de paises de terceiro mundo, já está fora de moda para Portugal. Quanto ao conteudo vamos ver o seguinte,:
    1º o ADSL e a fibra ainda não chegam a todo lado! …Sim ainda é uma realidade! Portanto ainda há muita gente a usar o TDT.
    2º A alternativa ao TDT é um serviço pagp, e portanto a não ser que haja serviço fibra ou adsl gratis para televisão faz sentido existir a TDT.
    finalmente a resolução para a morte anunciada é a inserção de mais canais. Porque razão é que não existem mais canais? Não será para promover a migração para os servições das operadoras?
    Eu já tirei a minha conclusão, tirem a vossa!

    1. Avatar de João Fernandes
      João Fernandes

      Não existem mais canais porque os operadores (cabo) cobram zero ou quase zero para lá ter os melhores canais e a TDT cobra um milhão por ano, TDT essa que por acaso tambem é operadora Cabo o provider de internet.
      Resumo a TDT não deverá ser um grande negocio para a Meo, mas tambem não sei se terá muito interesse que apareçam muitos canais interessados em transmitir fora da cabo.

      1. Avatar de ALBERTO VAZ DOS SANTOS
        ALBERTO VAZ DOS SANTOS

        Cobram zero ou quase zero?! Diga-me uma, que opere num caso concreto, Freguesia de Meixedo no concelho e distrito de Viana do Castelo?

        1. Avatar de João Fernandes
          João Fernandes

          Não deve ter lido o que eu escrevi: “cobram zero ou quase zero para lá ter os melhores canais”
          O que é que isso tem a ver com a cobertura na “Freguesia de Meixedo no concelho e distrito de Viana do Castelo?”

      2. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        O cobrarem zero é porque as operadoras lhes oferecem 1000 horas mensais de publicidade gratuita, além do acesso aos vídeos das empresas de tv próprias (como a sportv). É um negócio e as empresas de tv vivem disso. Mesmo como fez a SIC (com o serviço de streaming) 98,55% da internet fixa, é fornecida por 4 operadoras em pacotes com tv. A tdt funciona se as pessoas souberem usar as box e as empresas de media usassem a publicidade, em ligação ás operadoras de cabo, que controlam o mercado publicitário. Ver o que disse o Alexandre (Altice) quando o governo decidiu que a RTP Memória e RTP Notícias (passou a 3 nessa altura), na tdt. Ameaçou que a RTP iria perder toda a publicidade e patrocínios das operadoras.

  8. Avatar de lumia
    lumia

    Solução é colocar mais canais e melhorar o sinal, pois existem ainda zonas do país onde há falhas na imagem, as pessoas pagam na fatura da edp, etc…, taxa audiovisual para alguma coisa…

  9. Avatar de LUIS
    LUIS

    PARA MIM ESTÁ BEM VIVA, ALIAS CANCELEI OS SERVÇOS DE OPERADORA E VOLTEI À TDT. PAGAR PARA VER PROGRAMAÇÃO REPETIDA?QUE XULICE…

  10. Avatar de pois e
    pois e

    esta morta e nem têm vontade de proporcionar mais canais,
    e se assim for, que acabem com a taxa audiovisual. JÁ

    1. Avatar de AJ
      AJ

      a taxa audiovisual vai exclusivamente para a RTP, canais públicos. A TDT é um serviço de divisão de sinal de televisão via ar, recebido por antenas e transmite não so os canais públicos da RTP, mas também transmite os canais privados SIC e TVI. Conclusão, a taxa audiovisual não tem nada haver com o serviço TDT.

  11. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Coloquem um Hollywood mais o História e o National Geographic e para mim fica morto e enterrado os canais por cabo. Pagar por algo que não temos tempo de ver não faz sentido!

  12. Avatar de NATALIA PINTO
    NATALIA PINTO

    A Média Capital como é sabe que só existem 150.000 lares que veem só TDT. Muitas famílias tem pacotes e também veem TDT. A TELEVISÃO DIGITAL TERRESTE CHEGA A TODO O PAIS POR ANTENA.
    Quanto á fibra óptica no nosso pais também não chega a todo lado. Quanto a veres televisão nos telemóveis ou tablets nem todas pessoas tem acesso.

  13. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Querem que fiquemos dependentes de pacotes com TV antes da entrada no mercado da Digi. Neste momento só se consegue ter NET fixa e dados móveis sem TV em operadoras pertencentes ao trio maravilha do monopólio das telecomunicações em Portugal, no meu caso Woo. Tenho TDT e uns quantos serviços de streaming que opto por aderir ou cancelar quando quiser por não haver fidelização. Mesmo assim o preço do serviço da Woo está bem acima do praticado pela Digi em Espanha. Mantenham a TDT e venha a Digi.

  14. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    A minha televisão está de castigo, desliguei-a. Repetidamente a apanhei a mentir. Possivelmente não está muito preocupada com isso e não deixará de repetir as mesmas desinformações.

  15. Avatar de António de Oliveira S
    António de Oliveira S

    A partir do momento em que pago a taxa de áudio visuais na fatura da luz e nem posso ver todas as RTPs na TDT… acho que nem há muito mais a dizer

    1. Avatar de NATALIA PINTO
      NATALIA PINTO

      Todos os portugueses pagam a taxa audiovisual para financiamento da RTP, apenas podemos ver em sinal aberto (TDT), RTP1 RTP2, RTP3, RTP MEMÓRIA. RTP AFRICA, RTP MADEIRA , RTP AÇORES , apenas no CABO.

      1. Avatar de João Fernandes
        João Fernandes

        Na Madeira a RTP Madeira é transmitida pela TDT em canal Aberto e nos açores a RTP Ações é transmitida pela TDT e canal aberto.
        Será que antes da TDT havia mais canais em sinal aberto?

    2. Avatar de Armando Gonçalves
      Armando Gonçalves

      Qual é o canal RTP que não vê?

    3. Avatar de Test User
      Test User

      Pagamos a mais, maior parte deveriam desaparecer
      RTP1 – Já que temos ter canal , este deveriam fundir com RTP Internacional (24 Horas)
      RTP2 – Acabar , para promover series estrangeiras
      RTP3 – Acabar. Já existem canais a mais de noticias
      RTP MEMÓRIA. – Para dar Macgyver,etc. Acabar com isso
      RTP AFRICA, – Acabar
      RTP MADEIRA – Governo Regional que pague se quer ter canal
      RTP AÇORES – – Governo Regional que pague se quer ter canal

      Ainda temos pagar radios publicas. Acabar com todas

      1. Avatar de AJ
        AJ

        a RTP AFRICA concordo, sempre pensei nisso. chega a RTP internacional para quem vive fora de Portugal, para cultura africana, Africa tem canais próprios,

  16. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    O Estado tem de criar a verdadeira Televisão Digital Terrestre (TDT), e administrá-la, permitindo assim que os Portugueses tenham acesso a um serviço de televisão gratuito, com uma variedade de canais considerável e qualidade na emissão e conteúdo dos programas.

    Portugal não pode continuar a permitir que empresas privadas forneçam serviços de Telecomunicações e Internet, pois colocam em causa a Soberania e a Segurança do País, assim como a segurança e privacidade dos Cidadãos, sendo obrigação do Estado de gerir, prestar, e fornecer, este tipo de serviços.

    Post-Scriptum: É preciso acabar com o financiamento dos canais privados de televisão, o dinheiro dos Portugueses que financia o Orçamento do Estado (OE), não pode ser usado para pagar os negócios e empresas privadas dos outros, que terão de passar a viver do seu trabalho e não à custa do Estado.

    1. Avatar de João Fernandes
      João Fernandes

      Os únicos canais financiados pelo estado através da “taxa audiovisual” são os da RTP, que por esse motivo têm de ter menos publicidade que os outros.

    2. Avatar de Peace
      Peace

      Ainda está para nascer o 1º português que veja o estado a administrar devidamente alguma coisa.

  17. Avatar de yamahia
    yamahia

    Só se for em PT pa aqui ao lado os hermanos não se queixam.

  18. Avatar de NATALIA PINTO
    NATALIA PINTO

    Se o grupo média capital diz que a TDT está morta, é para acabar, também devia acabar a CAV . CONTRIBUIÇÃO AUDIO VISUAL para a RTP.

    1. Avatar de João Fernandes
      João Fernandes

      A “CONTRIBUIÇÃO AUDIO VISUAL” não tem nada a ver com a TDT

  19. Avatar de GNC
    GNC

    Meus amigos, a quem pergunta para que serve a taxa audiovisual que pagamos na electricidade, a minha resposta é a seguinte: em vez de servir para fornecer uma TDT, ou qualquer outro servico “gratuito” de TV , àqueles que não podem pagar cabo, serve para pagar salários altíssimos na RTP e para financiar os programas péssimos que por la se fazem, sempre com as mesmas caras.

    Que os canais privados façam o mesmo, é-me indiferente. Não vem do nosso dinheiro. Que a RTP o faça já me incomoda. Mas infelizmente, tal como a TAP que afinal estava vendida e vai ser vendida de novo, a RTP também era “bandeira nacional”.

    1. Avatar de João Fernandes
      João Fernandes

      A taxa audiovisual não tem nada a ver com a TDT.
      A A taxa audiovisual é para a RTP.
      A TDT está concessionada à Meo que cobra ao canais que lá estão

      1. Avatar de GNC
        GNC

        Eu sei! Mas não devia de estar! Financiamento da RTP é uma das maiores aberrações que já vi. Tendo em conta a falta de serviço publico que o canal presta e tendo em conta também a falta de serviço público prestado pelo estado com a TDT, que até a deu à exploração a privado com maior taxa de mercado do cabo. Lol!

    2. Avatar de Test User
      Test User

      Pagamos a mais, maior parte deveriam desaparecer
      RTP1 – Já que temos ter canal , este deveriam fundir com RTP Internacional (24 Horas)
      RTP2 – Acabar , para promover series estrangeiras
      RTP3 – Acabar. Já existem canais a mais de noticias
      RTP MEMÓRIA. – Para dar Macgyver,etc. Acabar com isso
      RTP AFRICA, – Acabar
      RTP MADEIRA – Governo Regional que pague se quer ter canal
      RTP AÇORES – – Governo Regional que pague se quer ter canal

      Ainda temos pagar radios publicas. Acabar com todas

  20. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    Uma boa alternativa era tornar a TDT em canais de TV regionais, à semelhança das radio, que na TV tinham mais publicidade.

    1. Avatar de João Fernandes
      João Fernandes

      A TDT é um sistema de transmissão digital de TV.
      Não pode ser transformada num canal de TV!!!!

  21. Avatar de Hélder F.
    Hélder F.

    Está morta para as empresas de cabo porque não lhes dá dinheiro a ganhar… Eu só tenho TDT, chega e sobra para o tempo que tenho para ver TV…

  22. Avatar de NATALIA PINTO
    NATALIA PINTO

    Gostava de saber porque motivo a RTP AÇORES e RTP MADEIRA não estão na TDT (sinal aberto) no CONTINENTE.

    1. Avatar de AJ
      AJ

      porque não há espaço nas frequências utilizadas na TDT, as frequências que podiam servir para mais canais foi tudo vendido aos operadores moveis para o 4G e 5G.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Malandros!

      2. Avatar de Jorge Martins
        Jorge Martins

        Somos os únicos na Europa quem não tem espaço, basta ver o que se passa em Espanha

    2. Avatar de Armando Gonçalves
      Armando Gonçalves

      Tal como o nome indica, são de regiões especificas, como a África ou a internacional.

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      O problema é que no canal digital concessionado para a TDT só há lugar para mais 2 canais.
      Era preciso abrir mais 1 MUX (canal) para introduzir 9 canais. O governo levou essa proposta, para a RTP ficar com um, SIC com outro, TVI com outro e o extra para financiar a TDT e canais regionais. Só a RTP votou a favor, o resto votaram contra e não quiseram. Até as autarquias, principalmente a norte do Mondego, protestaram contra essa ideia.

    4. Avatar de Hélder F.
      Hélder F.

      Em 2016 foi aprovado um projeto de resolução na Assembleia da República para recomendar ao governo a inclusão da RTP Madeira e da RTP Açores na grelha da TDT nacional, pelos vistos ficou em águas de bacalhau… Neste momento, grande parte da programação destes canais é feito com programação da RTP 1 e RTP 3, tirando alguns programas e noticiários regionais.

  23. Avatar de is true
    is true

    Devido ao nº de comentarios PARECE QUE NÃO ESTA MORTA ou não perderiam tempo com ela.

  24. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Acho que em qualquer região de Espanha tem canais de TDT pra caraças.Mesmo quem vive na fronteira de Portugal com Espanha está melhor servido do que só estivesse com os canais de TDT daqui de Portugal.Neste assunto da TDT,Portugal está ao nível dos países do 3° mundo.É completamente vergonhoso ter 6 ou 7 canais que não prestam para nada,sem variedade nenhuma.Coitado de quem é reformado ou de quem não pode pagar os canais por TV Cabo.Realmente é uma autêntica miséria. 😐

  25. Avatar de luis
    luis

    Todos os canais RTP, além dos já existentes, CMTV,Euroneus,CNN24,SIC Noticias, CANAL 11……, já dava uma boa grelha.

  26. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Podemos ate fazer um paralelo com as AI’s …

    Só constam os que estão dentro pois o que esta fora não se perde mas é simplesmente ignorado e se pensam que isso é democracia ou justiça ou mesmo ciência, talvez se poderá dizer que é simples negócio, segregação…

    Em Espanha o TDT tem muitos mais canais só não terá “umas empresas” como as que temos por cá

    Talvez por isso cartelizar um Pais … o povinho paga e não se sente, mata a avozinha e rouba o papa, filhos não vai ter e os empregados vêm de fora … alias nem são necessários, só os escravos e os outros bem podem morrer … os objetivos é que são importantes nada mais …

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Em Espanha as operadoras de cabo mal se safam e é só nas grandes cidades. 70% do país não tem cobertura de tv por cabo. Ao contrário dos nossos 91,96%. Daí que os modelos de negócio usam a TDT.
      Uma das razões foi que os espanhóis concessionaram 1 mux a cada empresa de audiovisual (2 para a RTVE). Cá, a MEO ficou com o MUX e os outros 4 foram para o lixo. Há 3 anos e meio atrás, avançaram com a proposta para abrir o 2, só a RTP votou a favor… a MEO exigiu 74 milhões para o fazer. “É preciso mudar 83370 aparelhos de emissão.”… mesmo que seja mentira flagrante, pois todos os emissores e 90% dos retransmissores, já possuem 15 canais operacionais. É só activar na cabeça de rede e fica a funcionar, só sendo preciso sintonizar os aparelhos.

  27. Avatar de joao
    joao

    Nah!!!

    A solução é por o pessoal todo a pagar (outra vez, com subscrição à MEO e cia) os canais que já pagamos nos impostos audiovisuais!!!

  28. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Quando a fidelização terminar vou acabar com isto tudo.
    Só quero net fixa e móvel.
    Canais de TV vou buscar tudo por outro lado gratuitamente.

  29. Avatar de João Carlos
    João Carlos

    já ouço falar da TDT desde os tempos de faculdade… i.e., pr’aí 97 ou 98.