Tarifa social de internet por apenas 5 euros mês e 30 GB de tráfego

50 Comentários

Portugal é um dos países da União Europeia que oferece das melhores infraestruturas para acesso à Internet. No entanto, segundo alguns organismos, os preços são elevados. Tal como já acontece no segmento da energia, onde existe uma tarifa social, também no segmento das comunicações tal irá acontecer.

Tal como revelamos, a Tarifa social de internet em Portugal custará 6,15 euros (5 euros + IVA) e o valor mínimo de tráfego mensal a incluir na oferta passa de 12 GB para 30 GB. Mas há mais…

Tarifa social de internet por apenas 5 euros mês e 30 GB de tráfego


Tarifa Social com taxa de download mínima de 30 Mbps

A ANACOM, no sentido de contribuir para a implementação de uma tarifa social de fornecimento de serviços de acesso à Internet em banda larga em Portugal, e dando cumprimento ao estabelecido no Decreto-Lei nº 66/2021, de 30 de julho que cria esta tarifa, aprovou a 27 de setembro de 2021 um conjunto de decisões interessantes.

Segundo o que é referido em comunicado, a ANACOM efetuou uma reponderação das medidas projetadas no sentido provável de decisão de 12.08.2021, aumentando a velocidade mínima de download de 10 Mbps para 30 Mbps e de upload de 1 de Mbps para 3 Mbps. Além disso, o valor mínimo de tráfego mensal a incluir na oferta passa de 12 GB para uns mais generosos 30 GB.

A tarifa social de Internet será disponibilizada por todas as empresas que oferecem este tipo de serviço a consumidores com baixos rendimentos ou com necessidades sociais especiais e visa mitigar uma das barreiras à utilização do serviço de acesso à Internet em banda larga, os elevados preços a pagar pelo acesso ao mesmo, promovendo a sua utilização.

O universo potencial de beneficiários da tarifa social de acesso à Internet em banda larga é na ordem das 800 mil pessoas e estará disperso por todo o território nacional, podendo o número de beneficiários efetivos ser inferior ao referido.

Relativamente à mensalidade, foi aprovado que custará 5 euros (6,15 euros com IVA à taxa de 23%). Foi ainda fixado um preço máximo de 21,45 euros (26,38 euros com IVA à taxa de 23%) como contrapartida pela ativação do serviço, e/ou de equipamentos de acesso, nomeadamente routers.

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Samuel
    Samuel

    30GB ? cuidados com os updates, não deve dar pra muito mais

    1. Avatar de Gil Reis
      Gil Reis

      Se algum filho se lembra de ligar uma consola à rede… trafego limitado em 2021… enfim, sempre é melhor que nada

      1. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        Se o filho pode ter consola certamente os pais podem pagar por um tarifário normal de internet.

        Por este preço 30GB é uma oferta generosa. Suficiente para os básicos como consultar email e aceder a serviços online (banco, finanças, etc).

          1. Avatar de gfasdsdf
            gfasdsdf

            Exatamente, se tem dinheiro para consolas deveria ter vergonha de pedir subsidios.

      2. Avatar de Manuel Costa
        Manuel Costa

        Se o filho pode pagar 500 euros por uma PS5 e 6000 euros em jogos, não precisa de ter internet de 30mbs… pode pagar 50gbps.

        1. Avatar de PGR
          PGR

          Ía precisamente dizer o mesmo… 🙂

        2. Avatar de Rui Costa
          Rui Costa

          6000euros em jogos????

      3. Avatar de Trumpetas
        Trumpetas

        claramente não sabes qual é publico de uma tarifa social.

        1. Avatar de gfasdsdf
          gfasdsdf

          O problema é que toda a gente sabe quem é o publico dos subsidios e o quanto contribuem para o mau estar da sociedade…

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Querias o que? Camarão de graça era?

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    Não se aplica a mim, felizmente posso pagar 1000/400.

    Mas quem tem realmente necessidades e dificuldades em pagar Net, 30GB mensais?

    Ok limitem a velocidade e obviamente por este preço não seria ilimitado.

    Mas 30GB? Os vários updates mensais do Windows/Android’s facilmente passam 1 ou 2 ou 3 ou 4 ou 5GB e por ai fora, já para nem falar das apps que parecem cogumelos a aparecer para serem atualizadas.
    Youtube, nem se atrevam a esquecer de fechar a janela e estar em HD.
    Twich para os miudos da casa, proibido. Como se os pais soubessem o que é e que uns dias depois lá estão sem net.
    Enfim n exemplos em que este limite é ridiculo.

    Repito, cortem na velocidade e tenham limite de trafego, obvio e razoável tendo em conta o valor, mas 30GB mensais é ridiculo…

    1. Avatar de Jony
      Jony

      twitch e youtube? Amigo isto e apoio social para estudar, quem quer jogos que pague 100 euros por mes de fibra

    2. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      30 GB é 2000000 vezes mais do que se tinha em 2004. Mesmo assim, só 1 vez cheguei ao limite.
      Primeiro é preciso aprender que meter vídeos de 4k em que 1gb são 30 segundos, quando nem equipamento HD tem, é deitar tráfego ao lixo.
      30GB dá para 600 horas de vídeos no Youtube, sede que não se metam com vídeos 4k ou 1080p e 2 horas.
      Acerca das apps, 99% delas tem menos de 100mb, as que tem mais ou são serviços pagos ou coisas ligadas a serviços pagos, algo que quem vai usar este serviço não pode pagar.

      1. Avatar de Antonio Ferreira
        Antonio Ferreira

        caro Manuel Costa, verifique o seu teclado, em especial a tecla 0 (zero) que deve estar com problema, pois é recorrente nos seus comentários os zeros serem usados de uma forma disparatada, como neste caso, os seus 30GB de plafond em 2004 daria 0.01536MB de limite de trafego, pelo que definitivamente tem um problema no seu teclado.

  3. Avatar de Jonny
    Jonny

    Mais uma medida vergonhosa dos Xuxalistas para os contribuintes, como senão bastasse ainda andamos a pagar a net aos pobrezinhos que já detêm serviços pagos, dados móveis, serviços de streaming, e outras plataformas etc.

    PS: Já vem a carneirada do costumo críticar o meu post…

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Se tem dados móveis, serviços de streaming, paga 600 euros por mês, é porque tem capacidade para o pagar…
      Acerca da TUA ESTUPIDEZ, este serviço é só para casa, fibra. Incluí um router wireless e o serviço contratado.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Concordo. Todos os meses mais de 500 euros do meu salário vão para impostos. Impostos que são aplicados em pessoas que nada fazem para melhorar as suas condições de vida. Casas grátis, eletricidade grátis, estudos pagos, internet de borla. Só lhes falta darem um carro.

      1. Avatar de Inveja Alheia
        Inveja Alheia

        A inveja alheia da miséria dos outros é das coisas mais tristes de se ver. Como se o facto de os outros perderem direito ou apoios os teus impostos descessem. Não por eu perder acesso a educação, perder o subsidio de RSI, etc que tu passas a ganhar mais. Quando vemos que em 2019 a totalidade do IVA (23%) arecadado pelo estado é o mesmo valor que o NovoBanco recebeu em apoios nesse mesmo ano, isso sim me enoja. Podias dar mil€ por mês a toda a pop carenciada e até isso seria uma gota na sangria que os bancos e as PPP nos fazem todos os meses.

      2. Avatar de Tiago
        Tiago

        Deixa-los a passar fome na rua e a não ter outra solução se não roubar parece uma excelente ideia.

    3. Avatar de Inveja Alheia
      Inveja Alheia

      E só para acrescentar, dizer que tem vêm criticar quando fazes uma publicação publica, é o mesmo que ir para o facebook mostrar o rabo e dizer que as pessoas não te valorizam pelo que realmente és. Essa atitude de vítima é por norma de quem não tem muitos argumentos para debater, vive um dia de cada, de inveja em inveja. A inveja do que os outros não têm, essa é a verdadeira pobreza.

    4. Avatar de Daniel
      Daniel

      O Problema destes subsídios, é que a soma de todos eles no final dá um ordenado. sem pagar impostos. O que é injusto para quem anda a trabalhar um mês inteiro leva para casa pouco mais de 500 euros, tem que pagar um renda, agua luz e eletricidade, e tudo o resto ao preço normal. só porque ganha o ordenado mínimo.

  4. Avatar de Sergio
    Sergio

    É uma boa iniciativa mas o trafego cedido parece-me pouco, mas pronto terão que saber procurar o que é importante e nao andar a ver streamings de jogos lol

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      É super mais do que suficiente…
      Lembrar que os putos é que gastam 100gb a ver vídeos 4k, tendo écran de 600p. Não é para isto que serve… e streaming de jogos é para ricos que podem pagar 500 euros pela consola, 80 euros por um jogo e pagarem a internet para os usar.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        é mais por causa de alguma atualizaçao maior e pronto ja sabemos que de certa forma instagrams e afins gastam, nao é o recomendado mas tambem nao vamos fazer de uma prisao o acesso, mas é so a minha opiniao

  5. Avatar de Jony
    Jony

    Muito bom, isto é para os pobres terem acesso a informacao para estudar e nao para jogar nem netflixs. Quem tem dinheiro para jogar e netflix que gaste 100 euros por mes em fibra e n precisa de apoios sociais. Excelente medida do governo para apoiar quem quer estudar!

  6. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    Casas camarárias a 30 eur mês, almoço e jantar na santa casa, isenção de taxas moderadoras, rsi, daqui a pouco também os transportes públicos serão gratuitos (está na calha para desempregados). Ser classe média não é fácil em pt. Mais vale mendigar que alguém paga isso.

    1. Avatar de Jonny
      Jonny

      Exato. É o que da… Continuem a votar na esquerda…

    2. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      E? Se podes ter um automóvel onde pagar IVA sobre o IA, ao mesmo tempo que pagas 10% do IUC que paga um francês, não terás problemas.
      Votas na direita, pagas 4000 euros anualmente para poderes estacionar em Lisboa e 8000 euros se quiseres usar as estradas subterrâneas. Ao mesmo tempo podes explicar que te esqueceste de pagar o IRS, pois ganhaste 500000 euros e só declaras 6900 euros de rendimentos anuais. E que o BMW que tens à porta e gasta 700 euros mensalmente em combusível, foi pago por alguma coisa..

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Ou seja, então para si Portugal está bem como está.

        1. Avatar de Domdiego
          Domdiego

          O facto de não concordar que seja dado nos moldes em que está, não quer dizer que não deva existir. Atente que a maioria deste “não concordas, és comunista”, quer, pura e simplesmente aboli-lo…

    3. Avatar de Jorge
      Jorge

      Isso que dizes é altamente discriminatório, espero que nunca te encontres numa situação que precises da ajuda do estado. O facto de existirem pessoas que exploram o estado não significa que existam muito outras com sérias dificuldades. Existe muita miséria por este nosso Portugal, e não é só a falta de dinheiro, muitas vezes é a incapacidade de gerirem a própria vida.
      Quanto a mim viver em sociedade é isso mesmo, quem pode ajuda quem tem dificuldades.
      Outra coisa diferente é aqueles que se aproveitam dessas ajudas, esses sim deveriam ser apanhados e obrigados a restituir a ajuda prestada. O teu post deveria ser em apanhar esses xupistas.
      Esta sociedade está podre… quando aparece alguém “bonito” com um problema todos se mobilizam para ajudar, se for um pobre coitado mal vestido então ele que vá trabalhar é um malandro.
      Só para que fique claro, eu não recebo ajudas do estado aliás a única ajuda que tive foram 3 meses de desemprego em 25 de trabalho. Sejam felizes e deixem de ser “haiters”

  7. Avatar de AqueleAmigo
    AqueleAmigo

    Eu não concordo em nada com esta medida.
    Mais valia dar trafego ilimitado mas limitar a velocidade. Só porque a pessoa não consegue pagar o valor não significa que não possa usar a internet sempre que necessário.

    1. Avatar de BitorApple
      BitorApple

      Quem não tem dinheiro não tem vicios. Excelente medida para estudar, pobres não precisam de brincar senao paguem.

      1. Avatar de FAR
        FAR

        “Pobres não precisam de brincar” – bonito, mesmo muito bonito.

    2. Avatar de António
      António

      Os operadores pagam tráfego internacional e um cliente que tenha uma largura de banda de 5mega por segundo, ao fim de um mês, consegue fazer muito estrago…

  8. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Isto tem limites!! Não há youtube, netflix ou outros mas também não permite jogar 🙁

  9. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Menos que 300 GB é vergonhoso, e deveria ser tráfego ilimitado sem descriminação de tráfego.
    Não existe motivos técnicos para não ter tráfego ilimitado, isto é só a vontade dos operadores em fazer dinheiro.

    1. Avatar de Milhais
      Milhais

      Claro, e tu vais trabalhar de graca tb. Ou o pessoal que trabalha na NOS/MEO nao precisa de salarios?

      1. Avatar de DebilAlert
        DebilAlert

        E tu deves achar que para o que eles gastam/pagam nos serviços atualmente isso vai influenciar alguma coisa..

        Podiam por um limite de 100GB/300GB de dados mensais a 20mbps/30mbps que chega na boa e mal toca na rede, sendo que atualmente já consegues serviços a 10Gbps ( se tiveres o dinheiro para isso), por isso, garanto te que eles mal vão sentir na rede.

        Como é que sei?

        Técnico de redes MW e juntista de fibra

        Ah, e a MEO/NOS/VDF não tem técnicos, é tudo subcos, sai mais barato à empresa contratar de fora que ter pessoal próprio. E continuam a faturar.

        1. Avatar de Milhais
          Milhais

          Entao sendo assim, cria a tua propria empresa e vende nos internet a esse preco.
          Adoro o pessoal como tu, mandar os outros trabalhar e dar coisas de graca sao os primeiros na fila, mas fazer alguma cena de jeito e mais lixado.

  10. Avatar de NelsonR
    NelsonR

    Então mas onde estão essas ofertas nos operadores?
    É que no interior eu quero que a minha avó veja os bisnetos pela internet mas que não tenha que pagar um contrato de 35 euros por mês que lhe vai levar cerca de 13% da reforma.

    1. Avatar de Noção
      Noção

      Tens de perguntar por ele

  11. Avatar de Carlos
    Carlos

    Tarifa social é para garantir que pessoas que provavelmente não tem possibilidade de ter uma PS5, terem um acesso para utilizar no que for preciso.

  12. Avatar de Ruben Sousa
    Ruben Sousa

    Não sei qual é o problema de serem 30Gb. Isto é uma tarifa social para que quem menos posses tem, possa ter como aceder aos serviços básicos ou mesmo à educação dos filhos.

    E quando aos 30Gb, trabalhei o mês passado através de um hotspot Vodafone e o meu gasto total foi de 32GB, no entanto, estamos a falar de transferência de ficheiros constantes a rondar os 20 e 30 mb, 3 horas de vídeo chamadas diárias e restante tráfego normal.

    Por isso acho que 30GB seja mais que suficiente para poder dar acessos básicos às famílias.

    1. Avatar de DebilAlert
      DebilAlert

      Sendo que grande parte dos estudos agora é por meios digital e muitos deles dependem de videos + chamadas ZOOM ou Google. 30GB não chega para grande coisa..

  13. Avatar de contacto
    contacto

    30 Gb é pouco. Outra situação: isto deveria ser uma internet móvel. Há muita gente que não tem computador mas tem telemóvel. 25 Megas de velocidade seria suficiente mas 30GB de trafego é pouco. Se toda a internet fosse só texto 30 GB seriam suficientes. Mas a internet é video e audio. Há pessoas que ouvem rádio pela internet. 30 GB para quem ouve rádio todos os dias. NÃO DÁ! Quando se entra num site tem video e som . Em qualquer site desde o mais simples ao mais complexo. Isso com 30GB não é possível consultar sites o mês inteiro.

  14. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Boa medida.

  15. Avatar de Teixeira
    Teixeira

    Off-Topic: eu tenho 400 megas da Vodafone, e pela minha vontade, eu passei 4 cabos Ethernet para partilhar aqui com vizinhos durante a pandemia, para os filhos terem net para estudar. Eles não me pagam nada, nem pela instalação, nada absolutamente, isso é considerado ilegal? Ou apenas era ilegal se por exemplo eu exigisse dinheiro?

  16. Avatar de Daniel
    Daniel

    E quando é que o governo obriga as operadores a devolverem o valor de dados gastos na publicidade, que agressivamente entram pelos smartphones