Tarifa Social de Internet já disponível! Custa 5 euros + iva

30 Comentários

Portugal é um dos países da União Europeia que oferece das melhores infraestruturas para acesso à Internet. No entanto, segundo alguns organismos, os preços são elevados. Tal como já acontece no segmento da energia, onde existe uma tarifa social, também no segmento das comunicações tal irá acontecer.

A partir de hoje já pode subscrever a Tarifa Social de Internet por apenas 5 euros por mês (+IVA).

Tarifa social de Internet já disponível! Custa 5 euros + iva


Tarifa Social de Internet: NOWO já tem oferta disponível

Os operadores obrigados a disponibilizar uma oferta de tarifa social de Internet podem fazê-lo desde já. A ANACOM aprovou a oferta de tarifa social de acesso à Internet em banda larga da NOWO, a qual pode ser desde já disponibilizada. O grupo NOS, a MEO, a Prodevice e a Vodafone devem ajustar as suas ofertas no prazo máximo de 10 dias úteis, tal como determinado pela ANACOM, podendo, à medida que o façam, disponibilizar as respetivas ofertas.

A tarifa social de Internet, definida anualmente pelo Governo, visa permitir às famílias com baixos rendimentos ou com necessidades sociais especiais, acederem a serviços de Internet em banda larga, fixa ou móvel.

Para beneficiar da tarifa social de Internet, o pedido deverá ser formulado junto de um prestador. O pedido será depois encaminhado para a ANACOM que verificará se reúne todos os requisitos.

Tarifa Social de Internet já disponível! Custa 5 euros + iva

Todos os operadores que oferecem serviços de acesso à Internet a clientes residenciais, serão obrigados a disponibilizar a tarifa social em todo o país, desde que exista infraestrutura instalada e/ou cobertura móvel que permita prestar este serviço.

A tarifa social, que tem uma mensalidade de 5 euros mais IVA, ou seja, 6,15 euros, inclui um mínimo de 15GB de dados por mês, e os operadores devem assegurar uma velocidade mínima de download de 12 Mbps e 2 Mbps de upload, de modo a permitir:

  • utilizar o correio eletrónico;
  • procurar e consultar todo o tipo de informação em motores de pesquisa;
  • utilizar ferramentas educativas e de formação;
  • aceder a jornais ou notícias;
  • comprar ou encomendar bens ou serviços;
  • procurar emprego;
  • efetuar ligações em rede, a nível profissional;
  • utilizar serviços bancários online e serviços da Administração Pública;
  • utilizar redes sociais e mensagens instantâneas;
  • e efetuar chamadas e videochamadas com qualidade.

Pode ainda ser cobrado um valor máximo e único de 21,45 euros mais IVA para serviços de ativação e/ou para equipamentos de acesso. O beneficiário da tarifa social de Internet pode optar pelo pagamento deste valor em 6, 12 ou 24 meses a par da possibilidade de pagamento integral na primeira fatura.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lumia
    lumia

    E tv? não há tarifa social?

    1. Avatar de hug
      hug

      Não é um bom essencial e já existe a tdt.

      1. Avatar de Sapo
        Sapo

        E pagas pelo previlegio quer queiras quer não na factura de energia de cada mês

        1. Avatar de Imf
          Imf

          Na factura pagas so mesmo as RTP.
          A unica televisão que da prejuízo, va la saber se porque…
          Haaa ja sei, nao tem publicidade..wait afinal tem

  2. Avatar de EverlastingCunt
    EverlastingCunt

    “Portugal é um dos países da União Europeia que oferece das melhores infraestruturas para acesso à Internet”

    Não brinquem com coisas não muito sérias. As operadoras em Portugal sim, a nível da União Europeia são os que mais exploram os seus clientes com tarifas , a nível qualidade preço que são uma vergonha.

    1. Avatar de Antonio Jorge da silva Ferreira
      Antonio Jorge da silva Ferreira

      Somos sim, senhor:
      Repara: 100 Go 9€ 99/mois
      este país, por exemplo, não faz parte da união Europeia.

    2. Avatar de Imf
      Imf

      Calma ai… fogo eu estou no México um paia de 3° mundo, onde é mais facil se ser roubado e levar um tiro e ha internet público de bolta por toda a cidade.
      Bem como é o pais do mundo onde os transportes públicos mais bararos do mundo.

      Por isso so quero quero dizer que são uns xulos em Portugal.
      De todo que nao trocava o mau pais por este, devido as condições de trabalho, mas para viver sim sem dúvida via me a viver aqui.

  3. Avatar de Joao Goncalves
    Joao Goncalves

    “efetuar video-chamadas com qualidade”, lá se vão os 15Gb de net, e depois?

  4. Avatar de opajh
    opajh

    Discordo completamente da forma como isto vai funcionar.

    Acho melhor terem trafego ilimitado mas com velocidades mais reduzidas. Dar muitas migalhas não se forma um pão. Imagine-se uma criança com aulas online, 15GB numa semana vai embora.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Deveria ter reclamado na altura em que a Anacom estava a aceitar comentários…fiz os meus, mas não os levaram em conta relativamente ao tráfego, decidiram ficar do lado dos chulos das operadores móveis, que só limitam a quantidade de tráfego para ganhar mais dinheiro, tecnicamente só se justifica na pior das hipóteses reduzir a largura de banda quando existe demasiada gente ligada na mesma antena.

      Noticias sobre o assunto da quantidade de dados: https://money.com/internet-data-caps-bogus-ploys/ , outra notícia sobre o assunto: https://www.cio.com/article/238175/what-big-isps-dont-want-you-to-know-about-data-caps.html

  5. Avatar de erku87
    erku87

    Para mim o mais equilibrado seria 5 Mbps de descarregamento e 5 Mbps de carregamento com um tarifário de 31 GB por mês, manter o sistema operativo e os respectivos programas de acesso a Internet actualizados também é importante .

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      O equilibrado era 8 Mbps/ 8 Mbps com tráfego e tempo ilimitados.

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    Anúncios destes só me convencem que continuamos a ser pequenos enquanto País, misógonos, discriminatórios e exclusivos (não inclusivos) ainda mais por uma entidade que devia ter toda a responsabilidade em fazer o contrário do que é anunciado ! 15Gb de dados ainda assim poderá ser suficinte dependendo da utilização que se faça, agora 12Mbps de download e 2Mbps de upload ???!!! Retrocedemos ao ADSL ??!! O facto de ser uma tarifa social devia-o ser pelo lado financeiro e não pela infra-estrutura ! Pobres os que decidem não os que necessitam !

    1. Avatar de Fla
      Fla

      Quem me dera na aldeia onde moro, ou mesmo em qualquer uma das circundantes, ter 12Mbps de Download… E pago quase 50€ de serviço da MEO…

  7. Avatar de Sapo
    Sapo

    5€+IVA
    Claro que o governo não poderia abrir mão do doce confisco. Ops, quero dizer, imposto

  8. Avatar de jp
    jp

    15GB de dados, isso serve para quê?

    1. Avatar de Honorato
      Honorato

      Para os serviços que falaram não serve de nada. Mas o serviço é 4g, fibra, ADSL que vão por em casa das pessoas qual deles é ?
      Ainda ontem fui ver ao gestor tarefas e em 2h47min gastei 19Gb

      1. Avatar de jp
        jp

        Isto ou vem limitado aos 15 GB ou vai ser uma conta enorme ao final do mês…
        Parece um dja vu do programa e-escolas…

  9. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    “Pode ainda ser cobrado um valor máximo e único de 21,45 euros mais IVA para serviços de ativação e/ou para equipamentos de acesso. ”

    Mas isso é praticamente o que se paga agora

  10. Avatar de @McGoms
    @McGoms

    para alunos com aulas online, são 5min de classroom, teams, etc..

  11. Avatar de Sogood
    Sogood

    A lista do que se pode aceder não me diz nada, quais os serviços excluídos? Por%&$$) e…?

  12. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    É um contrato dedicado e especial para pessoas com iliteracia tecnológica e para controlar a dependência da internet .
    Muito bem pensado.
    Tenho que voltar a falar com essa ana com urgência, será que aceita agendamentos? !

  13. Avatar de ClixRapidix
    ClixRapidix

    15 GB isso vai dar para que? Eu no Clix tinha mais dados, ja agora se for via 4G e para esquecer mais vale ser por ADSL. E 15 GB nao dara para muita coisa se fizerem chamadas Zoom etc

  14. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Amo a facilidade de adesão a este programa de tarifa social… deverá ter o mesmo nível de sucesso que tinha o da electricidade antes do estado obrigar as empresas a atribuir a mesma de forma automática através da indicação por parte da segurança social (se não estou equivocado).

    Ou a Anacom tem um web site próprio onde a pessoa se autentica com a autenticação do cartão de cidadão ou com a chave móvel digital, e partilha os dados necessários logo na inscrição e depois escolhe directamente nesse web site qual o operador que quer utilizar, ou isto não vai sair do papel. E quem não tiver leitor de cartões nem chave móvel digital? Ou sequer Internet? Vai a uma loja do cidadão ou a um Espaço do cidadão que existe em muitas juntas de freguesia e faz a adesão lá.

  15. Avatar de Paulo
    Paulo

    Já não me basta lixarem uma enorme porção do ordenado em impostos… Agora também desconto para dar internet ao coitadinhos. Querem net à borlix? Vão aos espaços cidadão ou à biblioteca local, era o que eu fazia quando era mais moço e não tinha nada disso em casa.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Até teria pena dos operadores, mas eles andam a chupar os clientes aos anos com limites de tráfego artificiais só para ganharem mais dinheiro.

      in. https://money.com/internet-data-caps-bogus-ploys/ e por exemplo: https://www.cio.com/article/238175/what-big-isps-dont-want-you-to-know-about-data-caps.html

  16. Avatar de Bruna Oliveira
    Bruna Oliveira

    Lol
    Uma tarifa social que temos que pagar pra ter?
    Só mesmo lido porque contado ninguém acredita uma tarifa social é um desconto no total das faturas de elétricidade , água e gás não uma coisa a mais pra se pagar é só estúpido e uma falta de vergonha na cara publicar uma coisa destas sendo que já é considerado sim um bem essencial.