Tarifa Social de Internet: 10x mais barata, mas 12x mais lenta

18 Comentários

O serviço de internet não é propriamente barato no nosso país. O valor mensal que se paga pesa nas despesas e se for possível poupar uns trocos, melhor. Sabe que existe uma Tarifa Social de Internet?

Tarifa Social de Internet: 10x mais barata, mas 12x mais lenta


Tarifa Social de Acesso à Internet: 12 Mbps de download e 2 Mbps de upload

A Tarifa Social de Acesso à Internet (TSI) aplica-se a consumidores com baixos rendimentos ou com necessidades sociais especiais. Trata-se de um serviço de acesso à internet em banda larga com velocidade mínima de 12 Mbps (download) e 2 Mbps (upload) e plafond de tráfego mensal de 15 GB.

A escolha da tecnologia fixa ou móvel para suportar a TSI é feita pelo operador, de acordo com critérios de valor económico, assegurando a opção mais favorável em termos de preço e em termos de conetividade.

Segundo a Associação D3 (Defesa dos Direitos Digitais), atualmentemais de quinhentos agregados familiares vulneráveis continuam a pagar por uma ligação à Internet que é 10 vezes mais cara e 12 vezes mais lenta. As contas são fáceis de fazer: nas ofertas entre 4 e 8 euros por mês, a opção mais barata custa € 0,04 por GB, e operadores de outras redes cobram 0,08/GB. Já na TSI, o custo é bastante mais alto: € 0,41/GB.

A velocidade de ligação oferecida pela TSI – 12 Mbps de download e 2 Mbps de upload – é bem inferior, não chegando sequer a um décimo da velocidade das ofertas comerciais.

Tarifa Social de Internet: 10x mais barata, mas 12x mais lenta

A D3 recomenda o Governo a ajustar imediatamente as condições da Tarifa Social da Internet para corresponder ao menor preço disponível no mercado (€ 0,04 por GB). Isso significaria que a mensalidade de € 6,15 da TSI passaria a disponibilizar cerca de 150GB de tráfego.

De igual forma, a velocidade da ligação deve ser igualada ao padrão do mercado. Esta medida provisória e urgente visa corrigir a flagrante situação de injustiça social que afeta famílias em situação vulnerável que, por vários motivos — inclusive a falta de informação — continuam com a TSI ativa, acreditando que a tarifa social a que aderiram corresponderia, enfim, a uma tarifa social.

 

Leia também…

Pagar apenas 5€ por mês de internet? Saiba como e se pode aderir

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Byte Bandit
    Byte Bandit

    Tráfego mensal de 15 GB não é adequado por mais mínima que seja a utilização. Só hoje, em menos de 30m, o Windows usou 5GB de tráfego para atualizações.
    Ficam mais bem servidos com 1Gbps simétrico e tráfego ilimitado por 10 euros por mês (Digi).

    1. Avatar de JoãoAlves
      JoãoAlves

      Vai lá dizer isso ao meu Pai que vive numa vila do interior em que não chega nem a Digi…aliás a única opção que tem é a MEO e com velocidades de caca…

    2. Avatar de Fusion
      Fusion

      Concordo que não seja o mais adequado, no entanto, temos que ver que este serviço é mesmo serviço mínimo. Óbvio que este serviço não pode ser usado para atualizações, nem Netflix e afins, até porque, para teres este acesso, tens que demonstrar que tens dificuldades financeiras, portanto, acredito que a pessoa em questão não tenha ela dinheiro para pagar esses serviços.

      Dito isto, este serviço mínimo de internet serve para consultar páginas como Finanças, Segurança Social e por aí fora. Não serve nem foi feito para andar a “navegar livremente” pela internet.

      Agora, se concordo com os limites? Óbvio que não, nem estou a justificar os mesmos, no entanto, usando este serviço para os fins que falei, os tais 15GB servem perfeitamente.

      Corria o ano de 2009 (julgo que era 2009) e tive um daqueles portáteis do e-Escolas quando andava no secundário, e nessa altura forneciam um serviço de banda larga que tinha 1GB de plafond mensal. Lembro-me que, se não abusasse e não andasse a ver vídeos e afins, aquele plafond dava-me para o mês todo, mas lá está, era só mesmo para consultar coisas na internet, tipo Wikipédia e MSN para trocar umas mensagens com a malta.

      1. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Antes disso. Aí por 2003, é que eram esses valores.
        1gb, por mês, de limite. “Oferta de 1gb e happy hour das 22h ás 2h.” A única vez que cheguei ao limite, foi um erro da operadora, que duplicou o tráfego, num dos dias. Não notei que o windows XP, tinha recebido o SP2. Mesmo assim, foi a operadora a duplicar os valores.
        Na Happy hour, facilmente sacava 10gb, dos ftp. Noites de sábado, para domingo, era até ás 6 da manhã, pois era quando reiniciavam as ligações.
        Em 2009 já eram 125gb (os ilimitados), que evoluíram para 250gb, que ainda hoje, são parte, dos contratos.

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      15Gb chega e sobra… não é para videos, de 4k, ou pagar 90 euros, pelos serviços de streaming.
      Se usam telemóvel de 100 euros, basta configurar, o youtube, para vídeos de 250p. Conseguem ver 150 horas, com 10gb.
      Maioiria, de quem gasta 100GB, por mês, é para vídeos 4k ou 8k, em telemóveis, que nem dão vazão a vídeos de 480p.

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Tarifa social faz parte do antigo testamento, depois da entrada da DIGI deveria ser lançado novo concurso publico o governo (contribuintes) iria pagar menos e o utilizador poderia ter internet a sério isto porque 15GB de limite desaparece num rápido só em updates de Windows e software.

    Neste momento que a DIGI tirou o limite de 200GB no plano ilimitado ninguém a vence, muito pessoal opta por router 4G ou 5G com este plano para deixar de pagar balúrdios ao cartel!

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Já vão aumentar 50%, na mensalidade, em Julho. No início, de 2026, vão cortar 75% do tráfego e se quiser um router, são 804 euros, pois qualquer outro, é proibido.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Não inventes!

  3. Avatar de Rodrigo Q.
    Rodrigo Q.

    Para mim que tenho 78 anos de idade serve para ir ler nos sites de atcualidade.

  4. Avatar de sapiens
    sapiens

    Comprei uma pen de banda larga num operador e tenho 30 megas barato, Vivo numa aera que nao existe fibra e não é remota.

  5. Avatar de Fusion
    Fusion

    Imagem do artigo checks out

  6. Avatar de Roger Patrao
    Roger Patrao

    Epá ao menos oferecem trafego ilimitado e 100 megas de fibra que e o minimo dos minimos. Eu tenho 10gigabit fibra e ja acho pouco

    1. Avatar de Paulada na xarecas
      Paulada na xarecas

      Experimenta usar placas de rede de 10gigabit

  7. Avatar de Paulada na xarecas
    Paulada na xarecas

    Digi com 200GB a full power em 5G, 7eur/mês…

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      No plano 5G de 7€ tiraram o limite de dados de 200GB agora é ilimitado.

  8. Avatar de Zé

    Contratem cartões de 4 euros à DIGI e está resolvido. A tarifa social é mais um arranjinho do cartel.

    1. Avatar de Mamaki Funini
      Mamaki Funini

      Isto…

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Claro que é, 4€ com a digi tem 50GB e se nao gastarem tudo, acumula para o mes seguinte!!! e por 7€ ilimitado!!! rebentam com eles todos e ainda bem! Afinal era possivel fazer mais barato, nao acredito que a DIGI ande a perder dinheiro.