Talky: É hora de abandonar o poderoso Skype

29 Comentários

Cada vez mais as aplicações estão a transformar-se em serviços online. Isso significa que não necessita de as instalar no sistema e que estas passam a estar acessíveis a partir de qualquer lugar e em qualquer sistema.

E que tal criar uma sala de chat, com suporte para vídeo, em menos de 5 segundos? Vamos conhecer a fantástica e gratuita plataforma Talky.


O Talky é uma plataforma online que permite criar salas de chat em poucos segundos e que usa como tecnologias principais o SimpleWebRTC e Stanza.io.  Com o Talky pode juntar até 15 participantes, sendo assim um bom serviço para reunir virtualmente a família, os amigos, os amigos do running, os colegas de trabalho, etc.

Esta plataforma é de facto fantástica pois oferece suporte para video e até a partilha de ecrã.

Como criar uma sala de Chat?

Criar uma sala de chat é de facto algo bastante simples com o talky. Para tal basta aceder abrir o site do serviço aqui e depois atribuir um nome para a sala de chat.

Depois da sala criada, deverá, se assim o pretender, dar  acesso à câmara e ao microfone do sistema.

Feitas as configurações anteriores é só começar a usar e convidar participantes (partilhando o endereço da sala de chat). Como referido os participantes podem trocar mensagens de texto, partilhar o ecrã e usar a webcam e o microfone. Pelos testes que realizamos, a qualidade é muito boa e o serviço é bastante estável.

Em termos de segurança, as sala de conversação criadas podem ser públicas ou então protegidas por uma chave de acesso. Além da versão Web, este serviço tem também uma app para iOS que pode ser descarregada aqui.

Experimentem pois  este serviço é simplesmente fantástico e com a vantagem de não terem de instalar nada! Depois digam-nos se gostaram.

Partilhar:
Tags:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    talky
    appear.in
    appr.tc
    join.me

    tudo areia do mesmo saco.

    Há contudo coisas melhores e desta geração que são mais interessantes de serem faladas.
    Por ordem:

    https://jitsi.org
    https://ring.cx
    http://retroshare.net

    1. Avatar de Tec123
      Tec123

      Descilpa la… se as opções estao por ordem…. o jitsi, tem um roadmap para 2015 lancar a 3.0… estamos em 2017 (nas novas tecnologias, 1 ano já é muito…), e continua com tecnologia de 2013.

      1. Avatar de daiquiri
        daiquiri

        Se poderes explicar um pouco mais detalhadamente agradeço. Versões não são tudo. Porque dizes que tem tecnologia de 2013? e o ring? meti retroshare em ultimo porque não é bem bem bem dedicado a comunicação (embora o seu sistema de email seja espetacular e tenha videochamada)

  2. Avatar de 123logi
    123logi

    Está na hora de continuar no Skype ou em qualquer outra APP que já se usava antes.

    1. Avatar de Carlos Gomes
      Carlos Gomes

      Alguma sanidade neste site…

  3. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    Appear.in

  4. Avatar de bola
    bola

    Nada a ver, Skype dá 40 a zero….. Mas fica mais uma alternativa… 🙂

  5. Avatar de Freitas
    Freitas

    Já o abandonei desde o primeiro dia que ele saiu.

  6. Avatar de João MS
    João MS

    Quais as vantagens em relação ao Skype?

    1. Avatar de Vítor M.

      O Skype é bom, sem duvidas. Este tem a vantagem de naomprevisares de instalar nada, abres o bwowser, crias o teu grupo, partilhas e tens uma qualidade muito aceitável e que pode ser quase sempre tão boa ou melhor que o skype. Tens chat, tens até 15 pessoas em simultâneo no grupo e é grátis para isso tudo.

      1. Avatar de Faria
        Faria

        Ja tens isso no skype há muito tempo:
        https://www.skype.com/en/ e depois “start a conversation” e já está

          1. Avatar de Álvaro Campos
            Álvaro Campos

            LOL
            Então deverias ter dito “faz tudo o que o Skype faz só que permite conferencias a 15”. 😉

          2. Avatar de Vítor M.

            E não só… leste bem o post?

          3. Avatar de Carlos
            Carlos

            @Vítor
            Eu li.
            O que é que o Talky faz que o Skype não faz?

      2. Avatar de Alexandre Carvalho
        Alexandre Carvalho

        Não conehcia, mas..
        E em questão de apps? existe suporte para todos os devices como existe com o skype? (smartTv, android, ios, windows 10 e wm, etc) ?
        O skype agora é possivel se usar sem ter conta e via Browser.

        De qualquer forma é bom existir alternativas, mas penso que não seja assim tanta hora abandonar o skype, visto que o skype até esta a trazer os bots, que vai ser o futuro para N serviços e empresas

        1. Avatar de Vítor M.

          Há app para iOS e vai ser lançada para Android e WP. Mas há vários destes serviços com apps para todas as plataformas.

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Olha, o Skype, por exemplo…
            😛
            Se bem que é verdade que para Linux é a web app.

      3. Avatar de Joao MS
        Joao MS

        Mas o skype também tem versão web e chamadas em grupo. Se não me engano até 25 pessoas. A questão de não ser necesário crear uma conta vejo realmente como uma vantagem. Em determinadas situações é muito práctio.

        1. Avatar de Joao MS
          Joao MS

          Fui confirmar e efectivamente é para 25 users e tem também a opção de realizar uma chamada/chat sem crear uma conta.
          O principal obstáculo à adesão a serviços alternativos aos mais utilizados é precisamente o facto de serem os mais utilizados. Se não há qualquer vantagem na utilização de outro serviço ninguém se vai dar ao trabalho de explorar essa opção.

  7. Avatar de João Pereira Rosa
    João Pereira Rosa

    Caros

    Todas estas aplicações são iguais, no sentido que usam os mesmos Codecs de video (H.264), voz (ILBC, G.729 e muitos outros). O problema reside na rede, a rede de pacotes processa os pacotes, não é tempo real, a rede ISDN (com mais de vinte anos, têm banda estreita 128kbit/s FULL Duplex, mas é tempo real , não processa pacotes é uma rede digital de circuitos, a única latência que tem é a da propagação eléctrica). E como o H.264 coloca agora até 4cif30 (qualidade de DVD em 128kbit/s) .
    Eis o que se consegue quando se coloca este tipo Software a correr sobre esta rede, saliento o controlo remoto, que é igual entre quaisquer números ISDN do mundo )

    https://www.youtube.com/channel/UCAmLlT2YKjnTc8Lbkuw6jcg

    Bem podem aumentam a banda, pois já vão num 1 Gbit/s e a pobre rede ISDN só tem 128kbit/s . Com esforço e autorização da MicroSoft poderiam correr o Skype sobre ISDN e comandariam os robôs com o Skype !!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Avatar de RC
    RC

    Só não percebo a teima continua em fazer comparações com produtos da Microsoft.
    Será que não é possível apenas ser factual e indicar as vantagens e desvantagens de um produto e deixar ao critério do leitor fazer a avaliação do que acham melhor ou pior.
    Até aceito a opinião do autor do artigo (que sendo uma opinião será sempre pessoal e ausente de isenção), mas sempre a “martelar” em produtos, nomeadamente nos da MS, parece-me que desvirtua qualquer artigo.
    A não ser que o artigo pretenda ser um artigo de comparação entre produtos, mas aí faz sentido que se compare com outros produto para além dos da Microsoft. Embora entenda a tentação de o fazer apenas com a Microsoft.
    Mas façam por fazer comparativos entre produtos de várias empresas ou open source e seria útil. Até porque o artigo só se refere ao Skype no título.

    1. Avatar de Joao MS
      Joao MS

      +1 E neste caso dão a entender que este serviço tem vantagens em relação ao skype e não é verdade. É apenas uma alternativa. Mais pobre até, em alguns aspectos.

  9. Avatar de José Sousa
    José Sousa

    E privacidade dos dados nas aplicações e conteúdos das conversas? Sabemos que há muitas Apps, mas os nossos dados são o seu produto para troca…

  10. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    Prefiro ter que instalar e ter maior segurança. Não há nada como o qTox (videoconferência descentralizada).

  11. Avatar de Jonas
    Jonas

    Se é o Skype é poderoso para que é que eu vou abandonar? Há já sei… é da Microsoft.

  12. Avatar de khidreal
    khidreal

    o skype é de longe dos piores serviços que já usei, continuo a usar por causa de 1 familiar que só sabe trabalhar com skype, caso contrario ninguem me apanhava a utilizar…
    skype, pra começar, envia o endereço IP quando se manda uma mensagem… ou seja, se quero mandar um DDoS, é só receber uma mensagem… tem publicidade, e quando se mete em fullscreen até irrita porque esta ali sempre a aparecer e desaparecer… comparado com o Viber por exemplo, é bastante pesado e além disso o viber tem uma melhor interface…
    na vertente online sem instalar nada, uso o Riot.im porque tem integrações optimas, especialmente com o GitHub, ou o TOX se precisar de falar de modo mais privado com alguém…
    sinceramente, não vejo necessidade de instalar um programa como o skype que está a ali a devorar ram e a fazer peso no computador. Sites como o talky, tox, riot.im etc são bastante bons, alguns deles até melhores que o skype a nivel de serviços. falo do Riot.im… quando vai chegar o dia que o Skype vai ter integração com o Github por exemplo? e as atualizações? o meu skype já não me manda pedido para sacar a nova atualização à mias de 2 meses…

  13. Avatar de Lagoas
    Lagoas

    E partilhar ficheiros com drag and drop até 300mb, faz? Já agora tem uma app para todos os SO? Será que dispõe de chatbots?