Streamers serão regulados enquanto serviço de comunicação audiovisual, em Espanha

7 Comentários

A aplicação da legislação tem de se adaptar aos tempos, de modo a garantir o bem comum. Assim sendo, Espanha decidiu incluir os grandes streamers e outros criadores de conteúdo numa nova lei que pretende colocá-los no mesmo nível das restantes plataformas, como a Netflix.

Streamers. Foto de ELLA DON no Unsplash

Atualmente, há criadores de conteúdo, na Internet, nomeadamente vloggers ou streamers, que reúnem audiências verdadeiramente surpreendentes. No entanto, as exigências não lhes fazem jus, pois são inferiores às da maioria das plataformas audiovisuais.

Assim sendo, Espanha tomou uma posição e a Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) publicou um relatório no qual coloca os utilizadores de especial relevância (ou vloggers) no mesmo patamar das restantes plataformas.

 

Streamers são, agora, prestadores de serviços audiovisuais

O documento diz respeito ao Registo Estatal dos Prestadores de Serviços de Comunicação Audiovisual e dita que youtubers e influenciadores que criam conteúdos devem registar-se como fornecedores de serviços, para que as autoridades possam ter provas da sua atividade.

A lei espanhola define um prestador de serviços audiovisuais como uma pessoa que tem um controlo efetivo sobre a seleção de conteúdos. Dentro desta classificação, distinguem-se os criadores, considerando a tecnologia que utilizam – rádio, satélite, IPVT -, se o conteúdo é pago ou aberto, e o âmbito da partilha, se nacional ou local.

Foto de Jesus Loves Austin na Unsplash

A nova Lei Geral da Comunicação Audiovisual procura, essencialmente, definir a atividade dos streamers que, até agora, não era tão estreita e especificamente regulada. A inclusão desta categoria no Registo Estatal dos Prestadores de Serviços de Comunicação Audiovisual deverá resultar, por exemplo, num melhor controlo sobre as suas atividades comerciais, nomeadamente, as diferentes campanhas publicitárias, que terão de ser devidamente comunicadas.

Embora os podcasters estivessem abrangidos na anterior Lei do Audiovisual de 2010, a sua crescente relevância exige que algumas questões relativamente ao serviço sejam mais bem exploradas.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dinis
    Dinis

    Aplausos!!!

  2. Avatar de Maria
    Maria

    A única coisa que querem é cobrar impostos…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Anarquia é melhor….

      1. Avatar de andre
        andre

        Anarquia sempre será melhor, as pessoas nao sabem é o que é anarquia.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          LOL Claro. É por isso que não faltam exemplos de sucesso.

    2. Avatar de jack madruga
      jack madruga

      Opinião de quem aplude o quanto pior e mais á balda melhor, Maldito afonso henriques.

    3. Avatar de AlexS
      AlexS

      Precisamente Maria, os abutres já salivam para cobrar a sua parte pelo que os outros fazem tipo Mafia e assim começa mais um burocracia estatal gigante a ser construída…. E não só estatal, já devem estar uma data de empresas de “certificação” em linha, aquelas que dependem exclusivamente da economia politica para existir.