StayAway Covid: Apenas 3,26% dos infetados receberam código

73 Comentários

Assim não vamos lá! Depois de um período onde a app portuguesa para rastreio à COVID-19 era tema de discussão diário, agora até está um pouco “esquecida”. A aplicação já foi descarregada por 2,6 milhões de pessoas, mas continua a ter um problema (e não é um problema da app).

Para que tudo funcione são precisos os códigos! No entanto, apenas 3,26% dos infetados receberam código para introduzir.

StayAway Covid: Apenas 3,26% dos infetados receberam código


No passado dia 10 de novembro revelamos aqui que a app StayAway Covid já tinha sido descarregada 2,5 milhões de vezes. Além disso, havia informações que tinham sido gerados 4485 códigos, mas apenas 1 306 foram introduzidos.

StayAway Covid: Apenas 3,26% dos infetados receberam código

STAYAWAY COVID: Poucos códigos gerados e muito poucos introduzidos

Dados recentes indicam que já foram contabilizados no país quase 185 mil testes positivos, mas só 6.022 códigos foram gerados pelos médicos o que significa que apenas 3,26% dos infetados receberam código.

Outro número preocupante é que, apenas 1.651 códigos foram inseridos na aplicação, que permitiram alertar quem tenha estado a menos de 2 metros, durante 15 minutos ou mais, de um utilizador infetado.

StayAway Covid: Apenas 3,26% dos infetados receberam código

Talvez falta alguma sensibilização para que os profissionais de saúde passem a gerar os códigos. Do lado de quem testou positivo, também era importante que fosse sensibilizado para introduzir o código na app. De relembrar que os códigos introduzidos não identificam ninguém.

Em entrevista ao Expresso, o administrador do Instituto de Engenharia de Sistemas de Computadores da Universidade do Porto, que criou a aplicação, reconhece que o crescimento da StayAway Covid está abaixo do expectável e diz que a solução passa por tornar mais simples o processo de criação dos códigos e a forma de transmiti-los aos doentes.

A aplicação móvel StayAway Covid, lançada no dia 01 de setembro, permite rastrear, de forma rápida e anónima e através da proximidade física entre ‘smartphones’, as redes de contágio por COVID-19, informando os utilizadores que estiveram, nos últimos 14 dias, no mesmo espaço de alguém infetado com o novo coronavírus.

De relembrar que…

  • A app STAYAWAY COVID é segura
  • Não são usadas informações do GPS
  • A app é de instalação voluntária
  • Não são identificados contactos, ou seja, os dados transmitidos pela app são completamente anónimos
  • Não há registo que a app tenha influência negativa na autonomia da bateria
  • A pessoa que está infetada pode decidir se quer alertar ou não outros utilizadores
  • Não é preciso qualquer tipo de registo

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lourenço
    Lourenço

    É de lembrar que o estado gastou 400000 Euros nesta m****, há 2 milhões de portugueses com a app instalada e não há códigos. Parece que a obtenção de códigos tornou a app inoperante. Era bom que alguém se chegasse à frente para assumir as culpas.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      O dinheiro foi bem gasto, a culpa é de quem não gera os códigos e dos que não o inserem.
      Parabéns aos cidadãos que introduziram, pensaram no próximo e da minha parte merecem todo o respeito, eu faria o mesmo.

      1. Avatar de Lourenço
        Lourenço

        A tua lógica é como a de quem compra um alto carro e depois não o tira da garagem porque é difícil de conduzir. É claro que se há dificuldade em gerar códigos e fazê-los chegar s as pessoas é porque alguma coisa não está a funcionar bem. E por causa disso este sistema não serve o seu propósito. Logo dinheiro mal gasto

    2. Avatar de Tonho
      Tonho

      Assumir culpas ? lol
      A culpa é do Passos Coelho, lol

  2. Avatar de Paulo
    Paulo

    Sou 1 deles, estou em casa com o bicho desde segunda feira e códigos nada. (tenho a app instalada)

    1. Avatar de rui
      rui

      e se lhe tivessem dado se calhar não o tinha introduzido nas x horas que tem para colocar o código, por ter andado a tratar de ver como orientar a casa e a vida com miúdos pequenos e como conseguir ter “compras/comida” na mesa, etc. etc. para conseguir ficar de quarentena num quarto isolado sem contacto com o resto do agregado e afins

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        por acaso não é o meu caso, vivo sozinho e estou sempre bem prevenido, mas a questão esta em fornecerem os códigos, a DGS já me ligou coloquei a questão e nem ele sou bem explicar como isso funcionava, acho que não é preciso dizer mais nada

        1. Avatar de Tonho
          Tonho

          Somos uma maquina bem oleada no que diz respeito à incompetência e planeamento.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Embora o problema exista em não conseguir usar a app correctamente, dou-lhe os parabéns por mostrar que a atitude seria correcta.
      Desejo melhoras e que a recuperação seja rápida e suave. Espero que consiga cumprir o isolamento sem problemas de maior.

  3. Avatar de Rui Soares
    Rui Soares

    Boa tarde,
    Um familiar contraiu a doença e ao falar com o médio perguntou pelos codigos, ao que o médico respondeu, que agora já não valia a pena gerar o codigo o inserir na aplicação devido ao tempo que passou entre o resultado do teste e o contacto com o médico.

    ASSIM NÃO VAMOS MESMO LÁ.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Isso é em todo o mundo. As aplicações de contact-tracing foram mal pensadas pois deveriam ter sido feitas pelos governos, sido mandatórias e instaladas remotamente pelas operadoras. Está tudo preocupado com a privacidade mas depois tem tudo conta no gmail, facebook e instagram, abusa do whatsapp e a password de acesso ao pc é amrzinho123! Ou slbenfica1904!
      Os médicos têm mais do que se preocupar em gerar os códigos. Quando há um teste positivo deveria ser automático. Isso não é difícil. É uma regra ‘if this then that’. Simples.
      Eu já apaguei a app porque para estar a ocupar espaço prefiro ter fotos no iPhone.

      1. Avatar de Rui Soares
        Rui Soares

        CONCORDO PLENAMENTE

      2. Avatar de hdjd
        hdjd

        ja pensaste ir para stand up comedy

        1. Avatar de Milarilas
          Milarilas

          já pensaste em ir para o c

          1. Avatar de Vivas
            Vivas

            echelente resposta gustei muinto parabems

      3. Avatar de Tonho
        Tonho

        “instaladas remotamente pelas operadoras” WTF…
        A loucura está instalada…

    2. Avatar de eu2
      eu2

      Por isso mesmo (devido ao tempo que passou..) é que ele devia ter dado o código; facilmente quem esteve em contacto se isolaria ou iria ter com “ele” para testar. O desconhecimento quanto ao funcionamento da app ficou evidente.

  4. Avatar de Edu
    Edu

    Já estive infectado.
    Recebi o código que foi dado pelo médico (conheço mais pessoas que estiveram e nenhuma recebeu código) e coloquei na app.
    Ninguém que tenha estado comigo no período que supostamente daria um alerta na app recebeu qualquer notificação.
    Essas pessoas incluíam os meus filhos e a minha esposa (que também ficou infectada).
    Ou seja, a app serve para….. nada.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Estranho, mas bom feedback. Parabéns pela atitude de qualquer forma.

    2. Avatar de agamotto
      agamotto

      A minha filha teve teste positivo, tive que pedir o código à médica que me ligou. Quanto à minha app, surgiu o alerta amarelo o qual se manteve até umas 2 semanas depois de terminar a quarentena, portanto durante este período a app não serviu efectivamente para nada.

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        Pelo que descreves a app funcionou e serve para alguma coisa, não estou a perceber.

        1. Avatar de agamotto
          agamotto

          A partir do momento em recebes alta médica o status da app devia fazer reset (i.e. voltar ao status verde). Como disse, isto apenas aconteceu 2 semanas após a alta, portanto durante essas 2 semanas não havia forma de saber se o alerta amarelo ainda era o anterior ou se seria devido a um novo contacto.

          1. Avatar de Tonho
            Tonho

            Alta médica ?
            Isso não existe actualmente no Covid.
            Dizem-te vá para casa 10 dias e ao 11 dia vá trabalhar, sem o SNS fazer um teste para ver se o paciente já recuperou.
            As empresas privadas quando o trabalhador que foi infectado regressa ao trabalho, manda fazer esse teste. Aquelas empresas que ainda conseguem suportar esse custo
            E depois queixam-se que há muitos infectados…

  5. Avatar de Luis
    Luis

    LOL.. É que não há palavras para tamanha incompetência.. Por estas e por outras é que somos quase um pais do 3o mundo

    1. Avatar de Nightingale
      Nightingale

      Porquê acham que os profissionais de saúde não têm mais nada para fazer? Isto parece que estamos na idade da pedra. Se tivessem noção de como funcionam os hospitais em Portugal?!…. Estamos na cauda da Europa no que toca ao número de profissionais de saúde, por isso se há incompetência, pode ter certeza que não é da nossa parte.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Não digo que a culpa é vossa.. A culpa é do processo defeituoso implementado.
        Quando vem a confirmação que tem COVID, deveria vir automaticamente o código para introduzir na app, se desejado. Ter que ainda ir gerar um código não tem lógica.

      2. Avatar de João Pratas
        João Pratas

        Quanto tempo demora pra gerar o código?

        1. Avatar de Pedro Cunha
          Pedro Cunha

          Em teoria 30s por utente, se a plataforma estiver a funcionar correctamente e se assumirmos que o utente sabe para que serve e o que fazer com ele.
          Realidade: 1-2 minutos por utente para que a SMS com o mesmo seja entregue e se esclareça como fazer para utilizar.
          Isto multiplicado por uma carga típica de 20-30 contactos de positivos por dia por médico rapidamente atinge o ridículo (só para gerar códigos!). É suposto darmos consultas durante o dia de trabalho, estamos a ficar sem esse tempo precisamente porque estamos sujeitos a tarefas que não deviam ser nossas. Quando contactamos utentes positivos/suspeitos não estamos apenas a gerar códigos. Estamos a fazer teleconsulta, as pessoas têm queixas, dúvidas, há outras decisões mais importantes a ser tomadas nesse tempo.
          Facilmente se percebe que é insustentável que o código seja gerado pelos médicos.

          Questão pertinente: já alguém pensou se é sequer viável a aplicação a funcionar plenamente? Não parece. O SNS24 e os Centros de Saúde não têm capacidade para responder aos “Contacte o seu médico” que surgiriam aos milhares (dezenas de milhar?) POR DIA se toda a gente instalasse a aplicação. Colapsava-se toda a capacidade de acesso a cuidados de saúde só com a notificação de potenciais contactos de risco (que teriam que ser manualmente triados).

          É esse o verdadeiro problema: a ideia parece interessante, mas como não foram feitas as contas, não há noção do que o seu funcionamento implicaria.

      3. Avatar de Tonho
        Tonho

        A culpa não é dos profissionais da Saúde, a culpa é de quem MANDA, ou seja do (DES)GOVERNO.

    2. Avatar de p.rodrigues
      p.rodrigues

      A incompetência e o compadrio são características no Estado, Função Pública (directa/indirecta)… sei do que escrevo, estou numa destas situações. Muito triste mas é a realidade….

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    (Cont) as pessoas, quando estão doentes, têm mais que se preocupar do que estar a inserir códigos. Mais uma vez: deveria ser mandatório, compulsivo e deveria ser monitorizado pelo governo. Deveria ser um processo automático gerado pelo próprio governo através da ANI para tirar este peso dos doentes e dos médicos.

    Ou quando estamos com 42 de febre, tosse sem parar e com 60% de SpO2 como eu estive estamos preocupados em inserir um código que ainda por cima é difícil de colocar?

    Aprendam a fazer apps do ponto de vista do utilizador e depois esperem resultados.

    1. Avatar de Barta
      Barta

      Concordo plenamente, mas mais grave é ter a noção que esta app apenas foi um negócio de milhares para encher alguns bolsos e nunca projetada para o funcionamento prático, quer pelos utilizadores quer pelos laboratórios que elaboram as análises. Seria simples colocar o software do laboratório a gerar o código automático assim que o resultado fosse positivo.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Não é tudo neste país?
        Então agora o Governo foi “torrar” 35 Milhões de Euros em 100 mil doses de REMDESIVIR e a Org. Mund. Saude vem dizer que após os testes que não há nada que prove que este medicamente tenha algum efeito que não apenas um placebo??
        35 Milhões de Euros dava para construir três hospitais de raíz só para covid-19 e só para medicina intensivista permitindo que outros doentes (como eu cardíacos) tenham acesso ao SNS.
        Para teres +/- uma ideia: fiz um holter há um mês (pós-covid) e tive 4560 pausas, 3 extrasystoles ventriculares e 1 sístole auricular. Tive quase 10x mais pausas superiores a 3s do que no ano passado. Quando o médico me pediu um angiograms de urgência com contraste para saber se tenho de colocar pacemaker o que o SNS me disse foi que demoraria 3 anos a fazer o exame. 3 anos??? mas estamos todos a brincar com o nosso dinheiro??
        Resumo: acabei a pagar quase 200eur por um exame urgente no privado quando o poderia ter feito no SNS. Posto isto: para que é que sou obrigado a colocar todos os meses dinheiro nos cofres do estado?

        1. Avatar de paulo
          paulo

          enquanto nao houver uma maneira de fazer doer no bolso do estado ele sempre vai gastar a parva sem olhar para tras ! nas caldas da rainha gastaram 150 000 euros na iluminacao de natal em tempos de covid e disseram que era para as criacas terem um natal feliz em tempos que nao diviasmos sair de casa!

        2. Avatar de Dinis Domingos
          Dinis Domingos

          Se calhar preferias como nos EUA em que o estado não comparticipa nada? Esse exame que fizeste por 200 euros deve custar uns 10000 nos states… E 35 milhões fazem 3 hospitais mas só deves estar a contar com o cimento. Os hospitais que surgiram na China só para o covid em Wuan (feito de contentores pré fabricados) custaram +- € 43.000.000,00 fora o pessoal que é o que mais faz falta cá em Portugal e o equipamento….

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Hei.
            Esse dito exame que custou 200€ foi porque todos os mesitos pago um seguro de saude no valor de 100€/mes.
            Se não tivesse seguro era 750. Pensa antes de falar.

          2. Avatar de Luis
            Luis

            E já agora, se pagares o teu seguro nos EUA fica mais barato.. e outra, nos EUA ganhas muito mas muito mais do que neste país paupérrimo á beira mar

          3. Avatar de Faisca
            Faisca

            Há estados nós States com testes gratuitos , nem precisas de indicação médica.

          4. Avatar de Dinis Domingos
            Dinis Domingos

            Vocês não sabem nada… Mesmo esses 750 é com comparticipação do estado ( os estado comparticipa todos os exames mesmo no privado) O preço no EUA desse exame devia se atirar para os $10000,00 . No EUA SE não tens seguro NÃO TENS SAÚDE…. NENHUMA!!! As pessoas normais classe média baixa não tem acesso à saúde nos States quanto mais os pobres… Basta ver supostamente o pais mais desenvolvido do mundo (cof cof) e parece o brasil em infecções…

          5. Avatar de Dinis Domingos
            Dinis Domingos

            Um mais uma que me estava a esquecer: nos EUA os médicos também fazem o juramento de Hipócatres mas, mesmo que estejas a morrer, à porta do hospital, se não tiveres seguro não te curam. Mais: procura fotos dos poucos hospitais gratuitos que existem nos states e vê bem o horror de condições que existem, bem pior que os nossos hospitais públicos.

          6. Avatar de Tonho
            Tonho

            Não compares os EUA com Portugal.
            Nos EUA pagas tudo, mas também ganhas o suficiente para viveres (se quiseres trabalhar), e lá funcionam os seguros de saúde.
            Em Portugal ganhas muito mal, pagas o SNS e depois ainda tens que ter um seguro de saúde privado, porque com o SNS não te safas.
            Caso não saibas 2 milhões de Portugueses têm seguros de saúde.

  7. Avatar de Gonçalo Amaro
    Gonçalo Amaro

    Boas. Estou positivo desde quarta feira. Ontem em contacto com a médica pedi os códigos. Ela ficou sem saber o que fazer e disse-me que tinha de se ir informar…. Assim não vamos mesmo lá…

    1. Avatar de Vítor M.

      Realmente, quando começa mal logo pela fonte… que corra tudo pelo melhor Gonçalo.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Gonçalo,
      Não sei se está sintomático mas quero desejar-lhe as melhoras. Sugiro, que depois de isto passar, vá a uma consulta de coração porque há correlação direta entre o sars-cov-2 e o surgimento ou agravamento de doenças de foro cardíaco. Um holter de 24 ou 48h conseguem logo detetar se há algo que deve ser visto com mais cuidado. Resguarde-se e resguarde os seus. E as melhoras!

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Embora o problema exista em não conseguir usar a app correctamente, dou-lhe os parabéns por mostrar que a atitude seria correcta.
      Desejo melhoras e que a recuperação seja rápida e suave. Espero que consiga cumprir o isolamento sem problemas de maior.

    4. Avatar de Tonho
      Tonho

      O problema não é da Médica, é do planeamento que deve ser feito pela Ministra da Saúde/Governo.

  8. Avatar de paulo
    paulo

    vindo do estado !!! era de esperar a unica coisa que nao falha é a cobrar impostos!

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Nao se preocupem “vai tudo ficar bem”

  10. Avatar de Rui
    Rui

    A aplicação devia ser obrigatória e os códigos automáticos pelo número telemóvel. Mas depois apareciam os entendidos a dizer que é anticonstitucional.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      E com toda a razão, Ditador Rui.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        O senhor deve gostar de faces e afins e depois vomita bosta desse tipo.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Não tenho face, não tenho Instagram, só ando no YouTube mas começo a pensar sair com as políticas de esquerda que estão a implementar entendeu? Não foi obrigado a entrar nem a sair.. percebeu ou quer um desenho?

    2. Avatar de Tonho
      Tonho

      Ditadura ?
      NÃO OBRIGADO.

  11. Avatar de srf
    srf

    Continuo a achar que a introdução dos códigos deveria ser feita pelo laboratório que efetua a análise COVIDe não pelo utilizador final.
    Bastava um simples QR code gerado pela aplicação que identifica o dispositivo e um Scanner QR que associa o dispositivo ao resultado do laboratório. Assim, todos os Positivos seriam atualizados e não iria depender da introdução de 3ºs desse código.

    Foram complicar o que é simples, por causa da proteção de dados e da violação da privacidade
    Quem não quer, não instala, ponto.

    Agora bem vos digo, a complexidade que meteram (escusadamente) foi paga a peso de Ouro.

  12. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    O que importava era obrigar a instalar, o resto é o que se vê… da maneira que esta pandemia, em particular esta segunda vaga , está a ser gerida, só por sorte não está a ser uma catástofre.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Uma pandemia que praticamente só mata velhinhos e doentes crónicos, é dificil ser uma catástofre.

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Quando os hospitais estiverem saturados, morre toda a gente, penso que seja algo fácil de entender.

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Tipo saturados de moscas como estiveram este ano, e já morreram mais 9000 portugueses sem codid19 ?? lol

          1. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            Moscas a ocupar camas, nomeadamente de UCI e respetivos ventiladores? Nos HS João já não há ventiladores para moscas com mais de 70 anos… “velhinhos”…

          2. Avatar de Tiago
            Tiago

            Vens falar agora das ultimas semanas, que moral. É como falar com uma parede, não haja dúvidas. Os devotos do apocalipse estão a idolatrar o covid19 como se fosse o fim do mundo, vocês adoram tragédias, e quanto pior melhor. O que se quer é sangue. Sempre que alguém tenta relativizar os desagravar a situação é negacionista.

  13. Avatar de Tiago E.
    Tiago E.

    Mais que o número de vezes que a app foi descarregada, seria mais interessante saber quantas apps estão efetivamente ativas.
    Eu cá conto para a contagem das descarregadas, mas acabei por desinstalá-la por ver que a sua utilidade prática é zero, se não se geram códigos e muito menos se não se inserem os mesmos na app.
    Como eu, quantos dos 2 milhões fizeram o mesmo?

  14. Avatar de androidiano
    androidiano

    Ainda não perceberam que essa APP é completamente inútil??
    Saiu do bolso de quase todos mas alguém ficou de bolso cheio!

  15. Avatar de Algo
    Algo

    *laughs internally*

  16. Avatar de R
    R

    Há médicos que não sabem? Sim, há, mas perguntem, investiguem como é processada a geração de um código. Não é automático; vários médicos já me disseram que pediram os códigos e estes nunca chegaram aos pacientes.
    Uma app demasiado dependente do factor humano nunca poderia dar certo. Mas pronto, continuamos a constatar a falta de gente competente nos órgãos de decisão.

    1. Avatar de Tonho
      Tonho

      Não esquecer que gente competente, existe, mas aqueles que que são nomeados para cargos de relevância ou são simpatizantes ou têm o cartão do partido no poder.
      Competências ZERO.
      E estamos a ver a situação, quando é necessário haver gente capacitada, vemos baratas tontas sem saber o que fazer.

  17. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    mas desses 185mil testes positivos, as pessoas já tinham a app e pediram o codigo? é que vamos nos 250mil.

    acho que essa ideia de 3.26% esta errada.

  18. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Na minha opinião, essa aplicação nasceu para justificar uma saída de caixa exorbitante, aproveitando a pandemia, tal como outros negócios e compras de valor acrescentado

  19. Avatar de Faisca
    Faisca

    Os funcionários dos supermercados na sua maioria não podem usar tlmv enquanto trabalham. Logo a app de pouco serve para estes. Protegidos os interesses do lobby e não de quem trabalha

  20. Avatar de Lurdes
    Lurdes

    No dia em que esta app gastar tanta bateria como o gmail eu instalo.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      nao percebi, a app nao gasta bateria quase nenhuma, alias nem me aparece no top 98%.

      ou es outro que nao percebe a difereça entre ter a localização ligada e o gps ligado?