Starlink: SpaceX espera fornecer cobertura global já em setembro

14 Comentários

Elon Musk parece não querer perder tempo no que à Starlink diz respeito. A SpaceX está a construir a constelação gigante no espaço que, brevemente, fornecerá Internet ao mundo inteiro. Aliás, embora não estejam ainda abrangidos os países todos, a Starlink espera fornecer uma cobertura global já em setembro deste ano.

Apesar de o tempo estar a escassear, tendo em conta o horizonte estabelecido, ainda faltam algumas aprovações regulamentares.

Starlink

Já várias vezes que lhe falamos sobre a constelação gigante que Elon Musk projetou para o espaço. De nome Starlink e a ser operada pela SpaceX, essa constelação permitirá, de acordo com o CEO, uma rapidez como nunca antes vista, bem como permitirá às regiões mais remotas ter acesso à Internet.

Aliás, a U.S. Federal Communications Commission aprovou o plano da SpaceX para implantar alguns satélites numa órbita inferior à planeada, por forma a fornecer serviços de Internet de banda larga de alta velocidade a zonas que não têm acesso, atualmente.

 

Starlink prevê iniciar operações globais em setembro

A Starlink planeia enviar para a órbita da Terra 12.000 satélites, no total, a um custo de 10 mil milhões de dólares. De acordo com Gwynne Shotwell, presidente da SpaceX, atualmente, o serviço está disponível na versão beta em 11 países.

Enviámos com sucesso cerca de 1.800 satélites e, assim que todos eles atingirem a sua órbita operacional, teremos uma cobertura global contínua.

Disse Shotwell, numa conferência de tecnologia do Macquarie Group (MQG.AX), apontando setembro como a data prevista.

Apesar dos planos para a operacionalização da Starlink, Shotwell revelou que terão muito trabalho relacionado com a regulamentação. Isto, porque terão de obter aprovação para fornecer serviços de telecomunicações em cada um dos países onde pretendem operar. No caso, em todos.

Em maio, Elon Musk revelou que a Starlink já tinha recebido 500.000 pré-reservas, não prevendo quaisquer problemas para satisfazer essa procura.

 

Leia também:

Antenas da Starlink desligam-se quando atingem os 50 ºC

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de asdasa
    asdasa

    Ate que enfim por apenas 100 euros por mes mais 600 o router conseguimos ter uma estonteante velocidade de 100 megas variaveis que raramente passam dos 40

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      … UAUUU 100 megas, c’um caraças!!! LOLOLOL

      1. Avatar de Berto
        Berto

        Gostava que vocês estivessem na minha situação de pagar por 30Mb e ter 0,5Mb não havendo alternativa.
        Espero que chegue depressa, só queria que Portugal fizesse como Alemanha que assumiu que certas zonas não teem cobertura e pagam eles o investimento inicial.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      quem me dera, eu aqui pago 55€ por 40mb que é uma sorte quando passa dos 10 quando chegar a esta zona vou pagar os 100 sem qualquer problema

    3. Avatar de Louro
      Louro

      Quando as pessoas nao percebem que este tipo de servicos nao sao direccionados para eles…

      É tipo ter uma linha dedicada, há uns anos atrás tive um cliente empresarial a usar uma linha dedicada fez a descoberta que podia contratar um servico residencial por 1/3 do preco e que ainda por cima tinha mais velocidade, dizia ele que nao havia justificacao para o que nós cobravamos por uma linha dedicada e que ia mudar.
      Na altura estive umas 2 horas ao telefone com ele a explicar quais as diferencas, mesmo assim ele decidiu focar-se na velocidade e saiu do contrato, conclusao, “If you peanuts you get monkeys”, esteve com a ligacao residencial uns 5 meses, saiu do contrato a meio com penalizacao claro, e voltou para uma linha dedicada em que com o novo contrato pagava quase 30% a mais do que pagaria se tivesse mantido o contracto anterior.

      A maioria das pessoas só pensa “mais download” esquece da estabilidade ou neste caso especifico este tipo de ligacoes nao é para o average joe que tive na cidade e que já consegue ligacoes velocidades altas por uma fraccao do preco, mas sim para aquelas situacoes em que nao há opcoes.

      Um bom exemplo disso sao as plataformas petroliferas, se voces tivessem a ideia dos valores que pagam para ter uma ligacao a internet nas plataformas ficavam malucos, isto, a funcionar, irá reduzir o preco para menos de 1/10 e dar-lhes melhor qualidade/estabilidade.

    4. Avatar de Paulo
      Paulo

      40 ahah? com o aumento de lançamentos as velocidade vão aumentando vou só recordar que recentemente o record foi estabelecido por um utilizador alemao que conseguiu mais de 600mb d velocidade ahah
      https://wccftech.com/starlinks-649-mbps-download-speed-is-eye-popping-blisteringly-fast/?fbclid=IwAR3A655GQmFJkz6JEPgEwqANlRNQK4e-ERjrpeljqzfv3Z-_uG5yX8i4sj4

  2. Avatar de qwantum
    qwantum

    Estou curioso para saber quando vai haver disponibilidade do serviço para frota marítima.
    Vai ser um avanço enorme.

  3. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Um grande falhanço do Elon Musk!! Pelo menos no Alentejo, América Central, Brasil, Continente Africano 🙂

    1. Avatar de David
      David

      falhanço? vai ver o dinheiro que eles já estao a fazer com isto ahahah

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      não me parece um falhanço já fazem muito dinheiro com isto e já estão a fazer contratos com a google e outras empresas para o que o google cloud possa usar os starlink por todo o mundo, para um serviço ainda em fase prototipo parece-me tudo menos um falhanço

  4. Avatar de Vasco
    Vasco

    Absolutamente fantástico. A possibilidade que se nos oferece de fazermos uma ligação com velocidade de banda larga a partir de qualquer lado do mundo, com baixa latência, só consegue ser verdadeiramente apreciada por quem já teve de passar noites a enviar backups à estonteante velocidade de 1 ou 2 KB/s com timeouts pelo meio a partir de uma aldeia no meio de África, por exemplo, ligado a um gerador para poder carregar o portátil… Respeitando a opinião de cada um, não compreendo sinceramente como se pode criticar está alternativa que poderá vir a ser um game changer and m muitas áreas. Para empresas e particulares fora de Portugal o investimento inicial e os 100 euros são quase insignificantes, face à inexistência de alternativas equivalentes em termos tecnológicos.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      porque este pessoal tem o cerebro uito pequenino e acha que a internet é uma coisa que só interessa no escritorio deles que está no prior velho esquece-se que à mais meio mundo a precisar de melhores alternativas

  5. Avatar de miguel
    miguel

    O pior disto tudo é o lixo espacial, acho que quem explora o espaço deveria pagar uma taxa por cada satélite ou nave no espaço, para depois esses valores financiarem projectos para recolher esse lixo e não esperar que ele caia sempre na terra sem magoar ninguém e até é um perigo para os outros satélites no espaço.

  6. Avatar de Bibosjoao
    Bibosjoao

    Nem tinha admitido esta hipótese de eles terem acesso a todos os países. Agora sim, acredito que no prazo de 5 anos vamos ter qualquer coisa de extraordinário: não pagar a rede e pagar por conteúdos.