Starlink será global dentro de cinco semanas, revelou Elon Musk

15 Comentários

Como já estamos habituados, Elon Musk tem uma forma muito peculiar de anunciar as novidades das suas várias empresas. Se normalmente são utilizados anúncios, comunicados oficiais e afins, o CEO da SpaceX aproveita o Twitter ou eventos que aconteçam. Desta vez, o anúncio foi feito num congresso e envolveu a Starlink.

Durante o Mobile World Congress (MWC) 2021, em Barcelona, Elon Musk anunciou que a Starlink se tornará global dentro de cinco semanas.

starlink


A SpaceX tem garantido que são enviados para a órbita da Terra satélites que, todos juntos, formarão a Starlink. Apesar dos problemas que foi enfrentando, a grande promessa de Elon Musk poderá chegar a todos os cantos do mundo dentro de cinco semanas.

O anúncio foi feito pelo próprio CEO, durante o discurso de abertura que protagonizou no Mobile World Congress (MWC) 2021, em Barcelona. Ou seja, o lançamento está muito perto de acontecer e será mais cedo do que o previsto e anteriormente anunciado.

Em agosto devemos ter conetividade em todo o lado, exceto nos polos.

Disse Elon Musk, acrescentando que a Starlink pode ser pensada como o “preenchimento da lacuna entre o 5G e a fibra”. Mais do que isso, revelou que terão 500.000 utilizadores em 12 meses e que estão a crescer muito rápido.

Internet para todos com a Starlink

Embora garanta uma velocidade incrível e uma capacidade excelente, na realidade, o serviço da Starlink não será, inicialmente, para todos os bolsos. Nesse sentido, Elon Musk deixou claro, durante o congresso, que pretende reduzir o custo do equipamento.

Aliás, a SpaceX está até a trabalhar e terminais de próxima geração, por forma a garantir um custo mais baixo associado ao mesmo serviço.

Gostaríamos de reduzir o custo do terminal de $500 para $200/ $350 ou algo do género.

Além disso, explicou que muitos dos clientes da Starlink viverão em regiões bastante remotas, muitas vezes, sem acesso a eletricidade. Portanto, o sistema está a ser criado para não precisar de muita manutenção, não ser de difícil manuseamento, e funcionar de forma quase instantânea.

Por fim, Elon Musk referiu o potencial das parcerias que a SpaceX está a estabelecer com as operadoras, bem como a sua utilidade, tendo em conta os requisitos legais exigidos pelos países.

 

Leia também:

Elon Musk diz que Starlink será pública quando o fluxo de caixa for mais previsível

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Be aware...
    Be aware…

    “The system was called Skynet, which was switched on, August 4, 1997, and became self-aware on August 29, 1997.”

  2. Avatar de Knight
    Knight

    SKYNET
    3,2,1…………………

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    “Internet para todos” era se fosse de graça…. e mesmo assim eu não aprovava

    1. Avatar de David
      David

      Sim eles estao mesmo a gastar milhoes para dar de graça nem o zé da esquina dá gelados de graça

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Então não é internet para todos, tal como o sol ou o ar que respiramos.. é para quem pode pagar valores absurdos

        1. Avatar de David
          David

          Não é para todos porque não é de graça mas é para todos na medida em que qualquer pessoa no planeta terra se pagar pode ter ao contrario de qualquer outro tipo de transmissão de internet

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            OK, percebido, no entanto não gosto de privatizar o espaço, onde o Musk manda satelites para o espaço para fornecer isto e se outra empresa quiser o mesmo vai ter de mandar os seus. É por agora um monopólio onde ele controla.
            Por isso mantenho a opinião de que não aprovava.

          2. Avatar de David
            David

            Percebo isso perfeitamente mas isso é exatamente o mesmo prblema que temos aqui na terra em particular em portugal que cada empresa de telecomunicações tem que passar o seu cabo de fibra em vez de haver uma empresa que passa um só cabo e todas as operadoras usam esse

  4. Avatar de Blox
    Blox

    Vamos esperar para aqueles que vivem em zonas extremamente quentes verem o equipamento a não funcionar e continuarem agarrados a um contrato de 100 euros mensais.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Só para avisar que os satelites não tem problemas nenhuns com o calor ahah, e já há montes de clientes no texas que onde a spacex tem uma base

      1. Avatar de sergio m
        sergio m

        Sabes por acaso o que são Ejeções de massa coronal? (CME)? E tempestades solares?

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          E sabes por acaso que isso afeta muito mais coisas para alem dos satelites seja por satelite ou não podes ficar sem internet num evento desses.
          E segundo o Blox falou em zonas extramamente quente suponho que seja na terra e nao no sol

    2. Avatar de ficolixado
      ficolixado

      So pra ficar claro que a starlink não tem qualquer contrato. Pagas um mes, e no mes seguinte se preferires podes deixar de pagar.

  5. Avatar de sergio m
    sergio m

    Pretende baixar o preço do Kit para 250$ ou 300$?
    Então e depois a mensalidade dessa internet por satélite? Não compensa…

    E quando colocarem a Inteligência Artificial (A.I) a gerir essa porcaria, ui ui vamos ter problemas.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      “Então e depois a mensalidade dessa internet por satélite? Não compensa…”

      E estas a comparar com o que para dizeres que não compensa?