Starlink: Se descarregar torrents pode ficar sem o serviço de Internet de Elon Musk

64 Comentários

Prestes a começar a fornecer o seu serviço de Internet, a Starlink tem testes a decorrer para averiguar da qualidade deste serviço. Assim, e por agora, tudo é ainda uma novidade para os utilizadores, que tentam descobrir este serviço.

Algo que foi agora revelado é a impossibilidade de descarregar torrents. A Starlink parece avaliar as ligações e alerta os utilizadores, que assim se arriscam a ficar sem o serviço de acesso à Internet de Elon Musk.

Starlink torrent Elon Musk Internet serviço

Mesmo sendo um cenário já esperado, não se sabia que a Starlink estaria a monitorizar ativamente as ligações dos utilizadores. Este acesso à Internet depende de toda uma constelação de satélites que a SpaceX está ainda a colocar em órbita.

O cenário agora descrito mostra uma monitorização ativa das ligações e medidas bem definidas para quem tentar usar os torrents. Esta situação foi descrita por um utilizador deste serviço, que relatou no Reddit os passos que se seguiram.

Starlink torrent Elon Musk Internet serviço

Após tentar usar, aparentemente sem sucesso, os torrents, recebeu uma notificação por email da Starlink. Nesta mensagem, era alertado para esta proibição e que “descarregar conteúdos protegidos por direitos de autor sem a devida licença é uma violação dos termos de utilização da Starlink”.

Nessa mesma mensagem é insistido “o utilizador e/ou outras pessoas usando o acesso à Internet da Starlink evite downloads ilegais ou materiais protegidos por direitos de autor”, uma vez que esta prática “pode levar à suspensão ou encerramento do seu contrato de serviço, além de colocá-lo em risco de sofrer ações legais por parte dos proprietários daquele conteúdo”.

Starlink da SpaceX já conta com mais de 500 mil pré-reservas e algumas são de Portugal

Com um potencial muito grande de utilizadores, o serviço de Internet de Elon Musk tem tudo para ser um sucesso. Com mais de 500 mil pré-registos, este serviço da Starlink deverá seguir a mesma linha de outras propostas, quando todos os satélites estiverem instalados e a funcionar.

Esta descoberta feita agora mostra que este é, na verdade, um serviço de acesso à Internet como outro. Estes alertas são normais e revelam que a Starlink está atenta ao tráfego que os utilizadores geram.

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Adiós
    Adiós

    Ele tem é de fornecer o serviço para que é pago. O que os clientes fazem com esse serviço não é da conta dele. Como parece que ele acha que sim, então … Adiós Starlink

    1. Avatar de Elektro
      Elektro

      Concordo, e assim se mata um serviço á nascença…

      1. Avatar de MACnista
        MACnista

        … pois, começa bem LOLOLOL

      2. Avatar de João
        João

        Sem dúvida. Os clientes que precisam dos serviços da Starlink, por se encontrarem em locais onde as alterativas existentes não são suficientes ou não existem não sobrevivem sem torrents .
        Diria até que 95% dos utilizadores de internet não fazem a mínima ideia do que é um Torrent…
        Pela minha parte tenho um consumo diário de internet superior a 40 Giga e não faço downloads , nem de torrents nem de nenhum sitio ilegal.

        1. Avatar de Elektro
          Elektro

          Só porque é torrent não quer dizer que é ilegal João, trata-se de penalizarem tudo o que é P2P se eles tratarem todos os torrents como ilegais. Por exemplo, as imagens das distribuições de Linux (Debian por exemplo) por norma facultam ligações Magnet (que são bem mais rápidos do que fazer download pelo browser) dos seus torrents e não é por isso que é ilegal.

    2. Avatar de Hélio Musco
      Hélio Musco

      Mas se ele não quer que usem o seu serviço para algo ilícito então está no seu direito de bloquear, basta colocar isso no contrato.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Usar torrents não é o mesmo que usar serviços ilícitos

      2. Avatar de Jm
        Jm

        Tal e qual como o Pedro respondeu… Torrent nao quer dizer que seja ilicito. Eu posso fazer o download de um torrent e ser so o trial… Mas ja fui obrigado a fazer download de torrents para poder avancar no botao de aceitacao do conteúdo do programa porque o proprio programa tinha um bug, algo nao aceite pela marca nem respondido. So depois de instalar pelo torrent e atualizar (legalmente) pude usar o programa… O Mister Elon Musk nao sabe do que fala…

      3. Avatar de Gerundio
        Gerundio

        Não está no direito de bloquear pois nem sequer está no direito de analisar.
        É ilegal e vai contra as directivas de privacidade imposta pelo menos na UE.
        No entanto, sendo o Musk, brevemente será a norma

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          Visto que este tipo de notificação é normal em algum outros membros da UE, não fazes ideia do que dizes…

        2. Avatar de PTO
          PTO

          Obviamente não sabes nada das diretivas da UE.

          Na Alemanha se fizeres downloads ilegais tens multas bem grandes e se insistires na brincadeira tens à tua frente uma boa possibilidade de ires passar uns dias à cadeia e multas bem maiores ainda.

          E sim, a Alemanha é da UE e monitoriza ao pormenor todos os downloads feitos por torrents mesmo que uses VPN’s.

          E sim, é legal e não quebra qualquer legislação europeia.

          Aprende e deixa de dizer asneiras.

          1. Avatar de João Santos
            João Santos

            Vê-se mesmo que não sabes do que falas.

    3. Avatar de David
      David

      Se alguém se desse ao trabalho de ler o e-mail, não foi o Starlink mas sim o dono do copyright que apresentou queixa.

      A starlink, sem queixa, não quer saber, mas se há risco legal, todos os ISPs americanos te cancelam a conta.

      1. Avatar de danny
        danny

        Mas se te desses ao trabalho de ler muito bem, irias ver que “descarregar conteúdos protegidos por direitos de autor sem a devida licença é uma violação dos termos de utilização da Starlink”
        Ou seja, será que eles não querem saber, como dizes?

        1. Avatar de David
          David

          Todos os ISPs têm essas clausulas. Isso é o que ele usam caso te tenham que cancelar o serviço devido aos direitos de autor.

          Se lesses o meu comentário “se não houver queixa, não querem saber”. A não ser que haja degradação do serviço ou queixas, eles não estão muito preocupados .

    4. Avatar de Joao Cordeiro
      Joao Cordeiro

      Depende das leis do país.

    5. Avatar de João
      João

      Se eu assino um contrato para um serviço que proíbe os torrents tenho sempre a alternativa de não subscrever o serviço.

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Melhora lá essa frase porque se já assinaste já subscreveste.

        🙂

    6. Avatar de Pintor
      Pintor

      Quem pode pagar por esse serviço pode pagar por uma Seed Box de 5€ aceder a mesma por sftp problema resolvido.

  2. Avatar de André R.
    André R.

    Não posso descarregar distribuições Linux sob GPL2 usando torrents, como muitas distribuições têm? Patético…

    1. Avatar de David
      David

      Devias ter lido para além do título.

      Se tivesses lido o e-mail que está na notícia terias percebido que foi o dono do conteúdo que apresentou queixa e não a Starlink.

      Os senhores da tua distribuição de linux vão apresentar queixa de ti ao teu ISP?

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      Não leste a notícia: “descarregar conteúdos protegidos por direitos de autor sem a devida licença é uma violação dos termos de utilização da Starlink”
      Como o Linux é open source, podes descarregá-lo por torrent via Starlink.

      1. Avatar de Elektro
        Elektro

        A questão é como vão eles validar que os torrents que estás a descarregar estão protegidos por direitos autoriais ou não, mais, tu podes querer descarregar uma cópia de algum CD de música, filme, etc… que foste tu que deste upload inicialmente ripado do teu CD original

        1. Avatar de Elektro
          Elektro

          * Mesmo sendo o alegado Copyright Owner a queixar-se não é bem culpa tua (como utilizador) de o torrent estar disponível para descarregar. Mas claro, como vi nos comentários abaixo a VPN resolve isso tudo 😉 (nem me tinha lembrado)

          1. Avatar de Pastrilhas
            Pastrilhas

            Se fizeste upload de um CD, música, filme etc…. Não devias. Logo Aqui cometes uma ilegalidade que é partilhar material com Copyright.

    3. Avatar de Pedro Nogueira
      Pedro Nogueira

      Antes de dizeres disparates, lê a notícia completa. Podes fazer downloads à vontade de torrents desde que o conteúdo não seja ilegal e desde que o autor do conteúdo ilegal não apresente queixa ao ISP. Por isso se fizeres download de uma distro de Linux via torrent, ninguém te vai chatear. Percebeste agora?

  3. Avatar de Samuel
    Samuel

    Os utilizadores já contornaram a situação com VPNs.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Isso não chega. Na Alemanha podes usar VPN’s e se fizeres downloads ilegais és logo apanhado.

      1. Avatar de David
        David

        Sendo alguém que usou VPN na Alemanha e nunca foi apanhado, digo que ou fizeram mal ou não sabes do que falas.

        Uma VPN bem configurada não dá para distinguir o tráfego legítimo do ilegítimo.

        E quem manda cartas para casa não é a polícia. São advogados pagam por empresas a dizer ‘represento a empresa X e ou pagas 3000 euros ou vamos a tribunal onde pagas mais’.

        Este advogados não têm maneira de passar pôr cima de duma VPN. Portanto, vou dizer que não sabes bem do quê falas.

        Dito isto, se não sabes exactamente o que estás a fazer, por amor de tudo o que é santo, não tentes fazer downloads na Alemanha.

        1. Avatar de Hugo Silva
          Hugo Silva

          explica-me por favor o que seria necessário então para conseguires fazer download de um torrent ilegal sem ter problemas na Alemanha. Uma VPN com aplicação gráfica deveria oferecer automaticamente as configurações necessárias para estar seguro, no entanto um amigo meu usou a proton (na Alemanha) para descarregar o truk simulator ou o algo do genero e comeu com uma multa de 1500€

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            Deve ter tido um leak algures, e o tráfego não foi sempre pela vpn.

            Normalíssimo.

  4. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Uii então assim nesses termos à partida já não vai ter tantos utilizadores.
    E torrents não tem só conteudo ilegal, o problema é que metem tudo no mesmo saco.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      se leres a notificacao, vez logo que o titulo do artigo esta errado/exagerado

  5. Avatar de Blox
    Blox

    O que eu percebi foi: No nosso serviço a monitorização do utilizador faz parte da nossa politica de cobrar caro e ainda ficamos com todos os logs dos clientes. Bem vindos à China, um obrigado pelo vosso dinheiro, Elon.

    1. Avatar de rui
      rui

      assimcomo praticamente todos os ISP, faz parte dos termos de serviço e legislação.

  6. Avatar de miguel
    miguel

    Nada de anormal, muitos países já funciona assim os ISPs normais, França, Alemanha, etc… primeiro recebem uma carta, depois pode ser multa e por fim se continuarem a insistir cortam a internet.

    Resolução
    VPN e assim os operadores não sabem se estão a usar a rede com torrents, é assim que os Franceses resolveram.

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      nós próprios em Portugal temos sites bloqueados, quem nunca alterou o NS que atire o primeiro download

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Há muitas pessoas que não sabem executar esse procedimento…

  7. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Só faltava agora dizer que só se pode ver vídeos da Tesla e apenas os que dizem bem da marca e visitar a pagina da mesma

  8. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Noticia falsa. Isto é normal nos EUA. Quem descarregar conteúdos com direitos de autor, isso sim, pode ficar sem serviço. Todos os ISP no EUA fazem isso.

    1. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      “Esta descoberta feita agora mostra que este é, na verdade, um serviço de acesso à Internet como outro. Estes alertas são normais e revelam que a Starlink está atenta ao tráfego que os utilizadores geram.”

      Esta frase também está errada. A starlink só registou o IP do utilizador. A queixa veio por parte do proprietário dos direitos.

  9. Avatar de Vasco
    Vasco

    O que me parece, pela leitura da notícia, é que houve uma queixa por parte do detentor do material protegido por copyright, que até vai anexada ao e-mail de aviso.
    Na notícia, não leio em lado nenhum que a Starlink tenha proibido ou venha a proibir a utilização de “torrents”, até porque não faria sentido, dado que são utilizados também para efectuar downloads legítimos, como ISO’s de software gratuito, etc.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Sim, o título é enganado, mas ao se ler a notícia tira-se essa ilação.

    2. Avatar de Aguinaldo
      Aguinaldo

      O problema do starlink é que cada satélite tem cerca de 1000000 de ligações. Usar serviços P2P gasta isso num piscar de olhos.
      No caso parece ter sido alguém que deixou algum torrent a funcionar demasiado tempo e pumbas.
      As ligações starlink funcionam por centrais terrestres onde todo o tráfego é filtrado… Tal como fazem todos os isp do mundo.
      Quantos mais clientes pior será o serviço e se 1 das 68 centrais falhar, mais de metade dos clientes passa a ter uma ligação de 256kbps ou fica offline.

  10. Avatar de Caro como tudo
    Caro como tudo

    Era lindo na empresa onde estou.
    Um simples ficheiro Word é enviado por torrent, aqui usamos o torrent para tudo e mais alguma coisa, desde backup de discos ao servidor a atualizações de sistema ou antivírus.
    Nem sempre tudo é pirataria

    1. Avatar de Joao Cordeiro
      Joao Cordeiro

      Quando lê notícias aqui no pplware nao pode so ler o título.

      O título aqui é sempre bait click…

      1. Avatar de ChiNelo68
        ChiNelo68

        Também tenho reparado, sou novo por estas bandas e não é a primeira vez que vejo um título a puxar um pouco, mas acho que é normal hoje em dia nestes tipo de blogs.. não julgo.

    2. Avatar de João
      João

      Claro que nem tudo o que é torrent é pirataria.
      Já a utilização de torrents para o envio de todo o tipo de documentos em ambiente empresarial, obrigar-me-ia a utilizar alguns adjetivos pouco abonatórios, mas cada um é como cada qual…
      Eu posso usar a caixa de um computador para fazer uma gaiola e ninguém tem nada a ver com isso.

  11. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Isso não foi um tiro no pé… foi uma bazuca… quer ser tanto visionario do futuro que ainda vai deixar os satelites a apanharem teias de aranha no espaço… 😀 😀

    1. Avatar de Bruh
      Bruh

      Qualquer visionário sabe que as aranhas do espaço não conseguem produzir teias a não ser que sejam alimentadas de estupidez terrestre

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Então estás a dizer que as aranhas no espaço conseguem produzer teias em abundância…ok!

  12. Avatar de Atento
    Atento

    Engraçado.
    Ainda mal arrancaram e já estão a arranjar desculpas para a gestão de tráfego …
    Não há milagres.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Pois não, mas a tecnologias, é pena não acompanharem a realidade.

  13. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    R.I.P. Starlink

  14. Avatar de JJ
    JJ

    Só se eu fosse doido é que dava 100€ /mês a uma empresa destas!

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      ou se não tivesses alternativa, como eu

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Onde vives não há nenhuma oferta?

        1. Avatar de Samuel
          Samuel

          Há, 3G a 1mb, imagina para trabalhar com essa velocidade

    2. Avatar de João Corvo
      João Corvo

      Quem dá 100 euros por mês por este serviço de certeza que não utiliza software ou conteúdos piratas.

  15. Avatar de RP
    RP

    Isto a nível legal deve ser bonito. O problema é a quantidade de imberbes no sistema judicial.

  16. Avatar de VPN?
    VPN?

    Usar uma vpn não iria resolver o problema?
    A starlink ficava sem saber de onde estava a ser usado o trafego?

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      O problema de descarregarem coisas ilegais?

      Sim, mas é triste sugerir gastar dinheiro numa vpn e em Internet por satélite de última geração e depois andar a sacar conteúdo protegido /ilegal…

    2. Avatar de Elektro
      Elektro

      Sim! Isso resolve o problema, mas usar a VPN vai-te congestionar as velocidades da ligação.

  17. Avatar de Mig-21
    Mig-21

    Os torrents nem chegam a 1kb, qual é o problema?